boa tarde
há poucos dias comprei uma carabina, passo a explicar as voltas que dei, tudo por causa de foruns.
tenho uma carabina de ferrolho em 9,3X62 e queria uma carabina semi-automatica que me service um pouco para tudo, porque o calibre 9,3 é excelente mas com algumas limitações em termos de distancias, como todos concordamos.
que calibre então para portas de montarias, umas mais fechadas, outras mais abertas.
pensei nos 8X, mas deparei-me com um grande problema.... poucas opções de armas neste calibre e tambem de munições.
300wm nunca foi um calibre que me chama-se há atenção, não sei porquê, mas acho muito power e pouco progectil.
30.06 já vi tanta gente a queixar-se, tipo "bolas que se passa um acertei-lhe, e foi embora" " bem acertei com os 3 tiros estava a ver que ia embora" volto a dizer é a experiencia de cada um...
pensei voltar ao 9,3.
já tinha ouvido falar no 338wm, tipo bem aquilo é um abuso..... bem dá cá um coice..... parece uma bazuca....
foi a um armeiro amigo ver o valor que me fazia por uma 9,3 semi automática.
ele disse-me assim tenho aqui um negocio bom para ti, uma bar safari em 338 com sistema Boss. e eu
que é isso???
bem isso deve ser para bufalos não???
e disse-lhe é pá isso deve ser muito desconfortável atirar com isso, pelo menos é o que dizem...
ele disse-me olha não te vou dizer mais nada, vamos dar uns tiros e depois vês o que fazes.
assim foi.
qual o meu espanto!!!! o tiro é mais confortável que a minha carabina de colatra em 9.3.
depois veio outro problema.... munições...
é um calibre muito pouco usado em portugal, e mais uma vez uma coisa que desconhecia
este calibre tem progecteis desde 180grm a 285grm.
portanto no meu ponto de vista de leigo neste assunto, pode ser uma 300wm ou uma 9,3 com mais potencia.
pensei eu era mesmo isso..... vou a uma montaria que posso atirar a 200m ou mais ( há poucas mas há, então em espanha há bastantes ) uso a munição com 180grm.
esperas posso usar munições de 225grm ou 250grm.
montarias com portas curtas, 285grm. e fico com uma 9,3.
posso estar a dizer barbaridades..... mas acho que é dos calibres que mais amplitudes de pesos de progecteis.
há estava me a esquecer com o sistema boss a arma fica com 65cm de cano, e sem este sistema fica com 54 salvo erro.
portanto acaba por na prática ter 2 canos.
um conselho, quando comprárem uma carabina se tiverem oportunidade vão a uma carreira de tiro e atirem com mais que um calibre, para se apreceberem se será confortável e mais escolham um calibre que os vossos companheiros de caça tenham.
por 2 grandes razões
o grupo nunca fica sem balas ( se um se esquecer o outro tem ) e
porque se pensamos que o manuel ou o jaquim matam mais porque o calibre deles é muito melhor e que afinal a compra que fizemos foi má, porque não temos termos de comparação entre colegas, começamos a desconfiar da arma, do calibre.
e de orgolho passa a ser um transtorno, quando isto acontece nunca mais acertamos em nada, nem num comboio parado.
desculpem a extenção mas acho que isto é um exemplo de que os forum numas coisas são optimas, mas noutros criam grandes confusões.