Eurojunior: Portugal de bronze na festa francesa
E não foi desta que a Seleção Nacional comandada por José Manuel Braga conseguiu conquistar o título europeu de juniores, tendo de se contentar com o bronze, atrás da Espanha, numa jornada completamente dominada pelas cores francesas, que consagraram seis campeões europeus individuais em oito categorias possíveis.
Face a esta avalanche tricolor, os portugueses conseguiram três medalhas de prata e um bronze, com Pedro Neto Silva (bodyboard sub-18), Madalena Pereira (bodyboard feminino sub-18) e Miguel Adão (bodyboard sub-16) a subirem ao segundo lugar das respectivas categorias e Vasco Ribeiro a ser surpreendido pelos irmãos Cloarec, Nelson e Tom, e a ter de contentar-se com o bronze.
No balanço final, José Manuel Braga, lamenta o bronze, mas salienta a experiência altamente positiva para "a melhor equipa que já tivemos":
"Já sabíamos desde ontem que os franceses tinham a vitória nas mãos, pois estávamos a 640 pontos deles, pelo que lutávamos agora pelo segundo lugar. Infelizmente, as contas saíram-nos furadas, com a machadada ?nal a ser dada no heat do Vasco, com os dois franceses a surfarem como nunca surfaram na vida. Isso e a eliminação da Carina Duarte acabou por nos trair. No caso da Carina, devo dizer que o seu desempenho na ?nal de quali?cação foi mal pontuado e, depois, na repescagem, não conseguiu encontrar-se face à marcação impiedosa das espanholas", disse.
O selecionador lamenta ainda a falta de "fair play" dos an?triões: "Fomos muito mal recebidos, com os atletas franceses a ameaçarem-nos na praia e a cultivar um péssimo ambiente, chegando-nos a dizer que iam ganhar para 'desforra' da nossa vitória no Eurosurf da Irlanda, o ano passado. Acho inconcebível que se passem sentimentos e atitudes destas para atletas jovens, em formação. Em contrapartida, posso dizer que esta é a melhor equipa que já orientei, com uma dedicação, entrega e concentração inexcedíveis. Podemos ter perdido o Eurojunior mas ganhámos aqui um excelente lote de atletas para o futuro das nossas Seleções."
Record