Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Alimentação das cadelas durante a gestação Sáb Jun 21, 2008 8:11 pm | |
| Quando se pensa em acasalar uma cadela, um fator muito importante deve ser levado em consideração: a alimentação, já que das boas condições físicas da mãe dependerá o nascimento de uma ninhada forte e saudável. Os cuidados alimentares devem ter início antes mesmo do acasalamento e prosseguirem, pelo menos, até o desmame dos filhotes, pois a cadela precisará de muita energia durante a amamentação.
A fêmea não deve estar gorda quando cruzar e não pode receber gorduras na alimentação. A obesidade em uma cadela grávida pode ter conseqüências sérias. Por exemplo, no caso de haver necessidade de um parto por cesariana, a gordura atrapalha muito.
A cadela em gestação tem necessidade de muitas proteínas e uma complementação alimentar de cálcio e sais minerais. As proteínas podem ser encontradas nos próprios alimentos como a carne, o leite, verduras ou ração. No entanto, o cálcio e os sais minerais como ferro, cobre, flúor, manganês e outros, só devem ser ministrados com orientação do veterinário. O proprietário deve estar sempre atento para que a cadela tenha água limpa e fresca à vontade.
Com o passar do tempo, os filhotes começam a crescer no útero da mãe. Este se distende e passa a ocupar um espaço maior. Isso faz com que o útero acabe por deslocar outros órgãos como a bexiga, o intestino e o estômago, provocando uma diminuição do movimento intestinal. Nesse período da gestação é importante evitar que a cadela receba alimentos que possam aumentar a fermentação em seu organismo. Assim, os farináceos devem ser totalmente evitados, pois propiciam a formação de gases e, como conseqüência, aparecem as cólicas intestinais.
Um cuidado para evitar problemas digestivos é oferecer à cadela um maior número de refeições por dia, com quantidades menores de alimento de cada vez. Exercícios moderados até a época do parto também ajudam a manter a forma e a disposição da futura mamãe.
A alimentação indicada, rica em proteínas, deve inclusive ser mantida depois do nascimento dos filhotes já que, durante a amamentação, as exigências alimentares da cadela continuarão.
Se dermos condições ideais de alimentação à cadela, desde o cruzamento até o desmame, teremos filhotes bem formados, fortes e saudáveis e, principalmente, uma mãe sem deficiências, que não terá corrido riscos desnecessários e trará, ainda, muitas alegrias a seus donos. |
|
vcanossa Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 293 Idade : 46 Localização : arcos de valdevez Ocupação : op.fabril /caçador,pescador, motocross Humor : bom Data de inscrição : 24/07/2008 Pontos : 193
| Assunto: Re: Alimentação das cadelas durante a gestação Sex Out 10, 2008 10:50 pm | |
| eu quando tenho uma femea em gestaçao dou-jhe uma raçao energetica que lhe tudo o que ela precisa durante e depois do nascimento dos filhotes vcanossa |
|
helder cadete Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 3 Idade : 28 Localização : 16 de julho de 1996 Ocupação : maçal do cahao Humor : acompanhante Data de inscrição : 24/08/2009 Pontos : 4
| Assunto: Re: Alimentação das cadelas durante a gestação Seg Ago 24, 2009 2:39 am | |
| Eu quando tenho uma cadela para acasalar dou-lhe uma reçao propria para caes em gestaçao :xx: |
|
TOMÁS Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 4 Idade : 57 Localização : Loures Ocupação : Operador de Tráfego Humor : muito Data de inscrição : 14/11/2009 Pontos : 4
| Assunto: Re: Alimentação das cadelas durante a gestação Sex Jan 15, 2010 11:42 am | |
| Tenho uma perdigueira Nacional já quase a parir e cozo-lhe carne com massa e bastante hortaliça e todos os dias ela sai para a rua onde pode correr à vontade, acho que estou a proceder da melhor maneira, visto já ser a 3ª vez que ela tem crias e tem corrido sempre bem. |
|
TOMÁS Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 4 Idade : 57 Localização : Loures Ocupação : Operador de Tráfego Humor : muito Data de inscrição : 14/11/2009 Pontos : 4
| Assunto: Re: Alimentação das cadelas durante a gestação Sex Jan 15, 2010 6:48 pm | |
| - TOMÁS escreveu:
- Tenho uma perdigueira Nacional já quase a parir e cozo-lhe carne com massa e bastante hortaliça e todos os dias ela sai para a rua onde pode correr à vontade, acho que estou a proceder da melhor maneira, visto já ser a 3ª vez que ela tem crias e tem corrido sempre bem.
|
|
Marcodatsun Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 641 Idade : 38 Localização : Figueira da foz Ocupação : Escritorario Humor : Acima da media Data de inscrição : 07/07/2009 Pontos : 727
| Assunto: Re: Alimentação das cadelas durante a gestação Seg Jan 18, 2010 8:14 am | |
| a melhor opcção é ração dos cachorros |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Alimentação das cadelas durante a gestação | |
| |
|