|
| Melior especial batida plus | |
| |
Autor | Mensagem |
---|
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Melior especial batida plus Qua Out 31, 2012 12:51 pm | |
| Amigo Silva, actualmente, para além da Fatub no Porto, não sei quantos produtores nacionais ainda estarão a produzir algum chumbo, o que sei é que os Espanhóis produzem de acordo com a tabela que indiquei acima, e que essa tabela métrica europeia está correcta, e não são os Espanhóis que estão errados na numeração.
Sobre a dureza do chumbo, o chumbo um pouco de nada mais duro com apenas 2 ou 3% de antimónio como é o caso do espanhol de caça, nunca me mostrou em nada ser pior para abater caça larga e seca, e se formos a ver bem as coisas, os melhores e mais caros cartuchos para atirar ao voo e para tiros largos não utilizam chumbo mole puro, e alguns até utilizam chumbo magnum com 4 a 5% de antimónio, pois é certo e sabido que chumbo puro (mole) só é verdadeiramente indicado para uma coisa, para ser seguro a atirar para o chão, porque de resto, em questões balísticas a maior distância deixa muito a desejar.
Chumbo mole que ao levar mais carga de pólvora antes de sair do cano já vai achatado, devido a perder mais a sua aerodinámica perde mais depressa velocidade, escangalha a chumbada e chumba pior.
Nunca vi nenhum cartucho de chumbo mole da mesma gramagem a chumbar melhor ou a matar melhor um pombo ou uma perdiz larga que aquilo que faz um destes http://rws-munition.de/en/hunting/products/rottweil-shotshells.html#!1/159/0 e uma coisa garanto, o chumbo utilizado nestes cartuchos é muito mais duro que o normal espanhol utilizado por cá nos cartuchos de caça.
Chumbo mole é indicado para o chão, e pode também ser usado em cartuchos "lentos" ou com pólvoras muito progressivas sem sofrer muita deformação, porque a maioria dos cartuchos de caça que estão no mercado, se só utilizassem chumbo puro, certamente que chumbavam e matavam a caça larga bem pior.
abraço, joão |
| | | A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Melior especial batida plus Qua Out 31, 2012 1:37 pm | |
| Ainda á meia duzia de fabricantes nacionais de chumbo e todos eles utilizam a muitos anos o mesmo diametro de chumbo até porque os crivos vieram do mesmo fabricante, não estou a afirmar que os Espanhois estão errados ,apenas disse que á diferença dos fabricantes Portugueses, quanto ao chumbo mole e a sua deformação é teoria? ou já testou na prática? por exemplo numa placa de gel balistico a uma certa distancia. |
| | | João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Melior especial batida plus Qua Out 31, 2012 4:27 pm | |
| Amigo Silva, o chumbo mole não é teoria, em superfícies muito duras amola (deforma) mais. Quando se alveja vê-se isso de várias formas, como bem sabe, e numa lista ensopada (que dá uma textura semelhante à carne), o amigo sabe bem que um bago de 8 tanto fica redondo sendo mole, como rijo, e quem já tirou chumbo debaixo da pele sabe bem disso O que eu nunca encontrei em carnes moles como os tordos ou pombos, foi nenhum chumbo deformado (seja ele mole ou rijo) por ter batido nas carnes desta passarada a 30 ou a 40 metros. Já nos patos sim, já apanhei patos vivos em tiros perto por os chumbos moles dos cartuchos de dispersor terem batido no osso da quilha e se terem espalmado ou quase desintegrado, sem sequer terem perfurado o osso até ao outro lado. Como em tudo na vida, não há só vantagens de um lado, nem do outro, e eu sei ao que se quer referir, só que, a falta de densidade que poderá ter um bago de chumbo por ter antimónio, não é com 2 ou 3% versus bago puro que faz grande diferença, se começarmos a ir para extremos de 7 a 8%, aí sim, a grande distância a maior esfericidade poderá não conseguir compensar a menor densidade. Aliás, chumbo com falta de densidade aparece no mercado e não é por ter antimónio e ser de qualidade, mas sim porque é chumbo reles com pouco pureza e tem outras ligas à mistura, o que também é fácil de ver, basta pesar uma grama de cada tipo de chumbo com o mesmo diâmetro e ver qual tem menos bagos por grama (o que tem menos bagos por grama é mais puro). Aproveito para lhe fazer uma pergunta, já comparou com verdade a dureza dos bagos brilhantes de alguns dos fabricantes nacionais com o tal chumbo espanhol sem brilho que vem nos Melior, por exemplo? Então faça-o, é capaz de ter uma surpresa. Também me diziam que o chumbo de caça da Fatub (que brilha parece ele niquelado) era muito mais mole que o chumbo de caça espanhol, e não foi isso que os meus dentes me disseram Mole mesmo mole, eram umas sacas de chumbo marca Perdigão e uns IPM que eu tinha cá por casa, e na actualidade não tenho visto desse chumbo em lado nenhum, e tudo o que tenho visto tem sempre alguma percentagem do endurecedor antimónio. |
| | | A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Melior especial batida plus Qua Out 31, 2012 10:08 pm | |
| Sobre este assunto haveria muito para se dizer, mas tem razão, o chumbo mole quando embate com a lista deforma mais que o mais duro, perde tambem perfuração em relação ao mais duro apenas e só pelo facto de deformar mais, á até algum que circula no mercado que nem deforma, quanto ao facto do que se afirma em certos artigos que o chumbo mais rijo mata mais longe a experiencia não me diz isso, mas é apenas e só a minha opnião, outros terão outra, quanto a esse sem brilho tenho alguns sacos á bastantes anos (possivelmente não é do mesmo fabricante)é tão rijo que num forno normal de um fabricante de chumbo não derrete, esse ninguem mete o dente, quanto a chumbo deformado em peças de caça em tordos ainda não reparei mas em pombos já encontrei alguns deformados. |
| | | JCarpelho Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 243 Idade : 55 Localização : cabeção setúbal mértola Ocupação : caça Humor : muito Data de inscrição : 24/05/2010 Pontos : 263
| Assunto: Re: Melior especial batida plus Qua Out 31, 2012 10:25 pm | |
| |
| | | la.satel Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 144 Idade : 37 Localização : Outeiro - São Pedro de France Ocupação : tecnico de electronica Humor : Rir pra não chorar Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 174
| Assunto: Re: Melior especial batida plus Qui Nov 01, 2012 2:41 am | |
| tem fama de ser bons eu gosto e conheço mt gente que so utiliza esta marca de cartuchos |
| | | ratinhu Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 130 Idade : 32 Localização : almodovar Ocupação : caça Humor : assim k o vi morto vi logo k nao escapava Data de inscrição : 04/11/2012 Pontos : 162
| Assunto: Re: Melior especial batida plus Seg Nov 19, 2012 9:26 pm | |
| boas. eu atiro com o batida 36 chumbo 6 e sao espetaculares. o meu pai caça a quase tudo com o plus chumbo 5. e utiliza a ponteira ***** aqui na serra e mata perdizes bem largas com eles por isso nao acho que abram muito. |
| | | juari Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6476 Idade : 41 Localização : Ponte de Sor Data de inscrição : 23/03/2011 Pontos : 6886
| Assunto: Re: Melior especial batida plus Seg Nov 19, 2012 9:29 pm | |
| - la.satel escreveu:
- tem fama de ser bons
eu gosto e conheço mt gente que so utiliza esta marca de cartuchos apesar de muita gente criticar porque são carregados em espanha, etc.... Melior é Melior. è como os carros, só existe dois bons, é o mercedes antigo e o mercedes novo. he he he he |
| | | ratinhu Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 130 Idade : 32 Localização : almodovar Ocupação : caça Humor : assim k o vi morto vi logo k nao escapava Data de inscrição : 04/11/2012 Pontos : 162
| Assunto: Re: Melior especial batida plus Seg Nov 19, 2012 9:35 pm | |
| - juari escreveu:
apesar de muita gente criticar porque são carregados em espanha, etc.... Melior é Melior. è como os carros, só existe dois bons, é o mercedes antigo e o mercedes novo. he he he he o meu pai quando me manda comprar cartuchos e nao ha plus . dis tras uns quiasquer que isso e tudo igual. so nao caça com eles ao tordo. |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Melior especial batida plus | |
| |
| | | | Melior especial batida plus | |
|