* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Button10  Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptySeg Abr 16, 2012 12:59 am

Por se debater tanto neste momento a defesa da natureza ou falta dela, aqui deixo um copia de um texto que axo brilhante e nao passo uma semana sem o ler.

Carta aberta a um amigo ecologista
Sou um ser humano falso, um fingido, um sádico mascarado de caçador, um mau tipo, um insensível, um mentecapto, um mestre do eufemismo, alguém a quem, por favor, nunca voltes as costas...

Podes tu pertencer aos que dizem que ficas encantado com o campo e com os animais, que amas a mãe natureza e todos os seres que nela habitam, sem exceção. Que te dá prazer visitá-la, se possível na companhia do teu cão, que adotaste, de passar um fim-de-semana com a tua família ou amigos numa casa rural, esse será sempre o teu plano perfeito.

Desfrutas então quando observas de longe o majestoso voo do abutre, ou o voar rápido do falcão peregrino ou o esvoaçar imóvel do peneireiro.

Sonhas em conseguir juntar o dinheiro suficiente para conseguires comprar aquele magnífico telescópio austríaco que te irá permitir ver tudo nessas idílicas paisagens, até mesmo o fundo da tua alma.

Em casa reciclas tudo, para o trabalho vais sempre em transporte público e sempre que podes colaboras com uma organização ambientalista. Sim, decididamente estás comprometido para sempre. Para ti, é isso que é amar a Natureza, o resto - dirás tu - serão cantigas.

Por isso, meu amigo ecologista, que tão bem nos conhecemos, és incapaz de entender porque razão sou eu um caçador e falo de uma estupidez tão grande como o acto de caçar. Como assim? - Eu não posso de forma alguma amar a natureza e os animais pois acabo por, no final, procurar matá-los. Não, para ti amar a Natureza não é isso.

A minha espingarda será sempre um objeto tétrico, um objeto artificial, que provoca um imenso ruído na paz dos campos, sempre que eu disparo... Nunca este cenário poderia encaixar numa tela a óleo de Monet, dirás.

Apesar disso, digo-te e redigo que proclamo o meu amor por esta mesma amante, que tu também amas. Mas isso é impossível, dirás. Sou um falso humano, um fingido, um sádico mascarado, um mau tipo, um insensível, um mentecapto, um mestre do eufemismo, alguém de que desconfias e a quem nunca voltarás as costas...não vá o Diabo tecê-las.

Mas deixa-me só dizer-te uma coisa, gostaria muito que, por uma só vez que fosse, te debruçasses comigo sobre a Natureza, aquela que eu verdadeiramente conheço. E que te fundisses com ela tal como eu faço muitos fins-de semana.

Vem então. Parte essa vitrina que te aprisiona, sai dessa maldita rota do sedentarismo e vem pisar a erva molhada da madrugada ainda escura, que te encharca os pés, sente que és tu o dono do teu caminho e que encaminhas os teus passos para qualquer lado, não te importes nem com o destino nem com a direção, nem com o resultado.

Esse é o caminho que nós, caçadores, seguimos durante algumas horas, os que deixamos de sonhar em sermos livres para passarmos a sê-lo verdadeiramente, nas nossas jornadas. Sente aquele vento áspero e gelado na tua cara, suja as tuas calças de barro quando saltas aquela charca que está atravessada no teu caminho, treme, encharcado de chuva, frio ou de nervos, quando te sentas um pouco no meio do nada, a descansar, ofegante, naquela imensidão, compreende que, ali, a tua vida, naquele momento, depende única e exclusivamente de ti, pois estás só, ali não existem óleos de Monet, nem a policia, nem a cobertura de telemóvel que tanta falta te fazem. Possivelmente, só os teus companheiros de caça e o teu cão fiel amigo.

Sente-te livre. Pica-te, arranha-te nos tojos quando procuras romper pelo monte acima em busca das perdizes esguias. E sangra das pernas. Acaricia o teu cão companheiro de caça e tenta olhá-lo nos seus olhos fugidios e esquivos. Vais ver que não consegues pois ele está é absolutamente compenetrado em procurar aquela perdiz para ti, que tanto pretendes. Depara-te com a lebre matreira que, dormindo nos pastos, salta à tua frente, em desafio e corrida desenfreada.

Sente as horas, o dia, a fugirem, a escaparem rapidamente debaixo dos teus pés. Desafia essa Gigante toda-poderosa que é a Mãe Natureza. Desfruta-a com toda a atenção a que és obrigado e olha-a com respeito.

Observa como espera a raposa, sinistra, imóvel, como ela salta sobre a ratazana ou o coelho, observa como o falcão peregrino "rasga" aquele bando de torcazes que vem para o Alentejo, onde alguns perdem a vida.

Encontra pelo caminho a cama do Javali, ainda quente, e faz uma careta com o mau cheiro pestilento do animal que ali esteve. Se o encontrares pela frente, vê como o teu sangue parece congelar nas veias durante cinco segundos. Observa como a raposa agarra com os dentes na jugular daquela lebre menos atenta e mais afoita. Sente a fuga do veado, a partir as ramadas das giestas, e que é bem capaz de saltar por cima de ti enquanto foge e escapa aos seus perseguidores, envolvendo o teu coração numa autêntica revolução de sentidos.

Observa muito bem todo esse cenário que nós caçadores vivemos, pois é o mais real que vais ver na puta da tua vida. Aqui estão escritas todas as leis da existência e da sobrevivência. Assim é, há milhares de anos, ainda que tu não o saibas. Uma dessas leis, a mais lapidar, é a da vida e da morte, a de comer ou ser comido, a de fugir ou ser abatido, a de caçar ou ser caçado.

Se tens sangue nas tuas veias, o teu coração irá acelerar e muito ao ser testemunho direto de tão maravilhoso e grandioso espetáculo.

E então talvez compreendas que a única diferença que existe entre nós é que eu não me conformo em ser um mero espectador desta maravilha que é a gloriosa Natureza.

Que eu quero ser o que sempre fui, e que desfruto vivendo a vida da maneira mais simples, esquecendo nestes dias tudo o que aprendi na escola e na universidade, participando nesse formidável jogo de vencedores e vencidos.

Talvez assim entendas porque sou verdadeiramente capaz de me integrar na Natureza como qualquer outro animal. Como animal que tu também foste antes de te tornares completamente artificializado com as tuas teorias humanistas, antes de distorceres a realidade para não sentires o tacto pegajoso do sangue da peça de caça ou do estertor da morte da peça que capturaste e que ainda bate na tua perna, à medida que caminhas.

Nesse dia, depois de veres a vida através dos meus olhos, talvez penses que o meu melhor não é a falsidade e que eu, de facto, amo profundamente a natureza. O meu amor talvez não seja tão idílico, nem tão casto, nem tão puritano como tu gostarias que fosse. Mas é um amor real, longe de ser perfeito, como o que um filho sente pela sua mãe e não como o que uma mãe sente pelo seu filho.

Um amor que por muito que tentes, nunca mo poderás arrebatar.

Um abraço de amizade, de um caçador.
Ir para o topo Ir para baixo
moluap
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 51
Idade : 49
Localização : Penafiel
Ocupação : Engº Civil
Humor : Histórias de caça.
Data de inscrição : 05/04/2011
Pontos : 59

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptySeg Abr 16, 2012 10:57 am

Assim caro forista, Mota, como não deixaria de ser assino por baixo com todo o gosto.
Ir para o topo Ir para baixo
cruz
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 497
Idade : 54
Localização : cacem
Ocupação : caçador
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2008
Pontos : 526

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptySeg Abr 16, 2012 11:17 am


Revejo-me perfeitamente neste texto.

Tambem eu tenho um amor incondicional pela Mãe Natureza.

Bravo!

Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptySeg Abr 16, 2012 11:43 am

É na verdade um texto muito bem conseguido do Mario Pedroso, sem duvida a expressão do caçador, apenas falta algo que o verdadeiro caçador tambem faz e que aqui não é citado, que é o de tantas e tantas vezes gastar o seu tempo em prôle da caça dando-lhe meios de subsistencia que a natureza por si só já não faculta, e que ecologista algum preza fazer...
Grande Mario PedrosoCarta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] 207862
Ir para o topo Ir para baixo
artmar
Aprendiz
Aprendiz
artmar

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 161
Idade : 60
Localização : aveiro
Ocupação : trabalho
Humor : Q.B
Data de inscrição : 08/08/2009
Pontos : 165

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptySeg Abr 16, 2012 12:59 pm

DIVINAL !!!
Neste momento e depois de ler este fabuloso texto, apenas consigo dizer:
Um bem haja ao Mario Pedroso.
Com os melhores cumprimentos
Artmar
Ir para o topo Ir para baixo
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1724
Idade : 41
Localização : POR AI
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Data de inscrição : 11/04/2010
Pontos : 1793

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptySeg Abr 16, 2012 4:56 pm

O mário quando quer é uma máquina.

Exelente texto
Ir para o topo Ir para baixo
juari
Moderador
Moderador
juari

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6476
Idade : 40
Localização : Ponte de Sor
Data de inscrição : 23/03/2011
Pontos : 6886

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptySeg Abr 16, 2012 5:20 pm

Excelente texto. Parabens!!!
Ir para o topo Ir para baixo
pinto21
Membro Veterano
Membro Veterano
pinto21

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1852
Idade : 41
Localização : leiria
Ocupação : trabalho
Humor : tem dias
Data de inscrição : 26/12/2009
Pontos : 1967

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptySeg Abr 16, 2012 6:46 pm

Acho que todos os amantes da caça em geral deveriam se rever nestas palavras!É pena que na realidade isso não aconteça em alguns casos pontuais!Respeitar a Natureza e respeitarmos nos a nós proprios e aõs outros! fixe
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptySeg Abr 16, 2012 8:28 pm

Um excelente texto que adorei ler, ao pôr do sol...obrigado fixe
Ir para o topo Ir para baixo
j.carvalho
Membro VIP
Membro VIP


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1894
Idade : 60
Localização : benfica-lisboa
Ocupação : chef.sec.super.-- caça e futebol
Humor : as vezes
Data de inscrição : 14/07/2008
Pontos : 1982

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptySeg Abr 16, 2012 10:51 pm

Ama a Natureza que ela também te Ama, Puro e simples.
Ir para o topo Ir para baixo
reizinho
Moderador
Moderador
reizinho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1499
Idade : 59
Localização : PORTO
Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER
Humor : SIM
Data de inscrição : 27/08/2008
Pontos : 1773

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptyTer Abr 17, 2012 3:31 am

carlosgarcia escreveu:
É na verdade um texto muito bem conseguido do Mario Pedroso, sem duvida a expressão do caçador, apenas falta algo que o verdadeiro caçador tambem faz e que aqui não é citado, que é o de tantas e tantas vezes gastar o seu tempo em prôle da caça dando-lhe meios de subsistencia que a natureza por si só já não faculta, e que ecologista algum preza fazer...
Grande Mario PedrosoCarta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] 207862
Nem mais caro Carlos, hoje em dia temos de fazer pela caça para que ela nos brinde em dividendos.
Somos "pais" e somos caçadores, não que os "pais" queiram mal a seus filhos, mas temos de fazer pela caça.
Este Senhor Mario Pedroso sem dúvida que disse muito daquilo que sente, todos ocupamos um lugar neste pequeno grão de areia que gira pelo Universo, saibamos nós caçadores respeitar quem tem ideias diferentes das nossas, deixemos as "guerras" para os burocratas, a paixão de irmos para os campos exercer este nosso desporto, não serão "ELES", quem nos irão impedir.
Seremos impedidos isso sim pelo abandono, pela desertificação, pelo envelhecimento e posterior desaparecimento dos nossos entes queridos que estão nessas aldeias do interior e que ainda vão cultivando uns campos por onde se passeiam perdizes, coelhos e lebres.
Quando isso acabar será o fim da caça, tal como nós a conhecemos hoje, livre e selvagem.
Dominarão esses alqueves somente javalis.
Nos campos de cultura, agora cheios de eucaliptos, haverá um ou outro grupo de veados.
Nessa altura ganharão os AMBIENTALISTAS que só vêm numa direcção, e é contra nós que se viram porque a caça e a população do interior não interessa, não é politicamente correcto falar disso, interessa sim mandar abaixo a nós caçadores, "ELES" não vêm que nós fazemos parte da solução e não do problema, triste país onde gravitam tantos parasitas enclausurados nos seus escritórios e para aliviar o stress, a melhor forma que encontram é virarem-se contra tudo e contra todos os que tiverem uma orientação diferente.
Pela parte que me toca, não estou preocupado com "ELES", quero é manter como até aqui a minha relação com a minha aldeia e manter as minhas terras tratadas e semeadas para que a CAÇA tenha possibilidade de sobreviver, LIVRE e SELVAGEM.
Ir para o topo Ir para baixo
http://abertura-geral.blogspot.com
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] EmptyTer Abr 17, 2012 8:05 am

Muito bom texto.

E os comentários do Carlos e do José também não ficam atrás.

Não há nada mais lindo do que estar na Natureza, apreciar toda a sua vida, caçar, pescar, passear, viver, esquecer o stress e as preocupações diárias.
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Conteúdo patrocinado




Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty
MensagemAssunto: Re: Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]   Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com] Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Carta aberta a um amigo ecologista. [retirado de alectorisrufa.blogspot.com]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» locaisevinhos.blogspot
» Para ficar de boca aberta :D
» Amigo é...
» Qual o melhor cartucho para a Perdiz
» Apresentação do amigo TZG

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-