| Normas de Segurança com Armas de Fogo | |
|
Autor | Mensagem |
---|
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Normas de Segurança com Armas de Fogo Seg Ago 04, 2008 7:03 pm | |
| 1 - Trate sempre qualquer arma como se estivesse carregada. 2 - Atenção à "boca do cano". Saiba sempre para onde está virada, mesmo no caso de escorregar ou tropeçar. 3 - Certifique-se que não há obstruções no cano ou na culatra. Use apenas e só munições do calibre correcto para a sua arma.
4 - Identifique com clareza o alvo antes de disparar. Não atire ao vulto. conheça bem o aspecto físico dos animais que está a caçar. 5 - Nunca aponte uma arma a nada que não tenha a intenção de atirar. 6 - Nunca suba a uma árvore, salte uma vala ou uma cerca com a arma carregada. Não confie na segurança, retire mesmo as munições das câmaras. Nunca peque numa arma com a "boca do cano" virada para si. 7 - Nunca atire contra superfícies planas e duras ou para a água. Quando praticando assegure-se de que o pára-balas é adequado. 8 - Não misture bebidas alcoólicas com armas. 9 - Nunca entre num carro, casa ou tenda com uma arma carregada. Descarregue as armas quando não estão a ser utilizadas. 10 - Nunca encoste uma arma ao carro ou a uma árvore, é quase certo que vai cair. Se estiver carregada pode disparar e atingir algém. 11 - Guarde sempre as armas separadas das munições e fora do alcance das crianças. |
|
| |
Pangolim Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 10 Idade : 58 Localização : Moreira da Maia / Maputo Ocupação : Empresario / Caça e Pesca Humor : Muito Data de inscrição : 30/09/2008 Pontos : 3
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Qui Out 02, 2008 7:28 pm | |
| Posso acrescentar mais algumas?
12 - Não cace sobre o efeito de qualquer medicação entorpecente,
13 - Nas progressões do terreno active sempre que possível a patilha de segurança da arma.
14 - Sempre que possível ponha a arma inactiva quando a guardar, retirando o percutor, o ferrolho ou qualquer outra peça e guarde-a separadamente.
15 - Evite caçar debaixo de temperaturas muito elevadas, a onda de calor pode perturbar a sua visão e a focagem correcta do alvo.
16 - Certifique-se que as munições estão em perfeito estado de conservação, dentro do prazo de segurança, sem qualquer amolgadela, rachadela ou reacções.
17 - Se caça em linha com mais caçadores nunca ande avançado ou atrasado em relação aos seus companheiros.
18 - Em viagem transporte a arma sempre dentro do estojo, com o cadeado de gatilho colocado, sem munições, deitada na bagageira da viatura e com os canos perpendiculares à mesma. |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Sáb Abr 03, 2010 7:48 pm | |
| Boas Amigos Eu entrei neste tópico porque tenho-me apercebido que temos Membros que se vão iniciar agora nestas lides e outros que começaram á pouco tempo e é do mais importante darem uma vista de olhos nestas regras de segurança que tão sabiamente foram colocadas pelo Rogério e o Pangolim. Cumprir as regras de segurança é meio caminho andado para um excelente dia de caça. Cumprimentos |
|
| |
litofaria Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 56 Idade : 29 Localização : ponte de lima Ocupação : estudar , caçar com o pai Humor : muito Data de inscrição : 16/11/2009 Pontos : 66
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Dom Abr 04, 2010 6:02 pm | |
| - joão gil escreveu:
- Boas Amigos
Eu entrei neste tópico porque tenho-me apercebido que temos Membros que se vão iniciar agora nestas lides e outros que começaram á pouco tempo e é do mais importante darem uma vista de olhos nestas regras de segurança que tão sabiamente foram colocadas pelo Rogério e o Pangolim. Cumprir as regras de segurança é meio caminho andado para um excelente dia de caça. Cumprimentos ja tive a dar uma vista de olhos |
|
| |
reizinho Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 1499 Idade : 59 Localização : PORTO Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER Humor : SIM Data de inscrição : 27/08/2008 Pontos : 1773
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Sex Abr 30, 2010 7:37 pm | |
| Boa tarde, Só um aparte e que penso ser de interesse não como norma mas como experiência pessoal, infelizmente. - Quando carregar a sua arma para iniciar a caçada tenha sempre em atenção a posição dos canos. - Quando acabar a época venatória, limpe sempre a sua arma, o mau funcionamento da mesma pode dar origens a acidentes, tais como disparos involuntários por acumulaçao de residuos de pólvora. Infelizmente aconteceu com um colega de caça este tipo de acidente e só não me matou a mim e a um colega que estava ao meu lado bem como á minha cadela porque o a chumbada ainda ia muito fechada e passou pelo meio de nós os dois indo bater no chão por debaixo da barriga da cadela. Com as armas todo o cuidado é pouco. |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Sex Abr 30, 2010 9:00 pm | |
| |
|
| |
AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Sáb maio 01, 2010 1:30 am | |
| Para quem está para adquirir carta de caçador atravé de exame proprio, será muito vantajoso darem uma vista de olhos ao que está escrito por aqui, tenho a certeza que os interessados em serem caçadores no futuro vão muito mais preparados para esse exame. |
|
| |
carlosgarcia Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1531 Idade : 59 Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral Ocupação : muito ocupado Humor : relativo Data de inscrição : 10/11/2009 Pontos : 1587
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Qua Jul 07, 2010 10:47 pm | |
| O manuseamento de armas deve ser sempe uma mais valia que em concordancia com a segurança, devem estar sempre presente, antes, durante e após o acto venatorio, muitas das vezes observar actos de caçadores experientes em nada contribui para a evolução do acto venatorio, nem em termos legais nem de segurança.A grande evolução foi a aceitação, por vezes a força, de regras estipuladas por lei para o manuseamento e utilização das armas de fogo durante o acto venatorio.Estou habituado, por inerencia da minha profissão, que por vezes as regras elementares de segurança com armas de fogo sejam suprimidas em detrimento do espaço de tempo e e isso é um erro, nunca a pressa foi boa conselheira assim delapido e constantemente as normas de segurança com armas de guerra que são as mesmas que devemos ter com armas de caça.Regra basica a arma esta sempre municiada até prova em contrario, assim nunca, nem de maneira alguma, se aponta ou se direcciona a arma para alguem porque no limiar da desgraça ou do descuido ela esta carregada e se dispara...outra regra basica o sabe tudo..é o que mais erra..voltem a verficar por isso, se la tem mais algum cartucho, depois tudo o que alguem vos diga nada tem a eficacia de abrirem a culatraou os canos para ver se ha algum cartucho introduzido...Um abraço a todos vós e mais que tudo a segurança nunca é demais.. |
|
| |
Vitaro Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 14 Idade : 45 Localização : Alto Douro Ocupação : muito ocupado Humor : com 1 sorriso de orelha a orelha Data de inscrição : 11/06/2010 Pontos : 20
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Sex Jul 09, 2010 1:34 am | |
| Olá amigos. Queria aqui deixar mais um alerta, quando forem almoçar ter atenção onde deixam a viatura, não facilitem, deixem a viatura perto de uma janela, onde possam tar de olho, se lhes roubarem uma arma as multas são pesadas. |
|
| |
Vitaro Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 14 Idade : 45 Localização : Alto Douro Ocupação : muito ocupado Humor : com 1 sorriso de orelha a orelha Data de inscrição : 11/06/2010 Pontos : 20
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Sex Jul 09, 2010 1:35 am | |
| Olá amigos. Queria aqui deixar mais um alerta, quando forem almoçar ter atenção onde deixam a viatura, não facilitem, deixem a viatura perto de uma janela, onde possam tar de olho, se lhes roubarem uma arma as multas são pesadas. |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Sex Jul 09, 2010 10:33 pm | |
| Infelizmente é mesmo assim. Se nos roubarem a arma quando se deixa no carro estamos metidos numa série de sarilhos grandes. Se for provado que a arma estava à vista pior.
É chato mas a arma devia sempre acompanharmos até quando vamos almoçar ou tomar café quando andamos em transporte da arma. Não a devíamos abandonar onde quer que seja. |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo Sex Jul 09, 2010 11:11 pm | |
| Realmente é um grande problema, é preciso ter sempre muito cuidado com a ladroagem que por aí anda. Eu nesse caso estou um bocado mais á vontade, pois dia de caça para mim, ainda continua a ser com farnel no campo |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo | |
| |
|
| |
| Normas de Segurança com Armas de Fogo | |
|