Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Seg Abr 09, 2012 11:49 pm
Eu acerca das almas já nem digo nada. Já fiz tanta experiência e cheguei a algumas conclusões e muitas dúvidas. Tal como o António diz, nem tudo é linear, quando se comparam aços diferentes apesar de haver um consenso geral acerca disso.
A alma padrão do calibre 12 é o 18,50mm.
Deixo-vos a apresentação da A300 que é do que se trata o tópico:
aderito Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 2461 Idade : 46 Localização : cadaval Ocupação : muito ocupado Humor : medio Data de inscrição : 17/02/2012 Pontos : 2565
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Seg Abr 09, 2012 11:50 pm
Eu nao digo que voçe nao tenha expreencia e que acredito que tenha mais conhecimento que eu tenhoisso nem meto em causa Eu quando me refiro a almas de armas em termos de perfuraçao so me baseio nas minhas armas e nas expraeencias que faço com as minhas armas Agora uma coisa eu lhe digo com toda a certeza tenho uma fabarm sobrepostos com almas 18.3 18.4 e uma brownig sobrepostos com almas 14.4 18.5 a uma distancia de 30 m meto um tiro com uma e um tiro com outra a browning faz um tiro muito bom com a chumbada toda distribuida por igual a fabarm faz o mxm tiro so com a exepçao que com esta no meio do tiro desaparece o cartao logo tem uma melhor perfuraçao quanto as almas 18.7 18.8 nao comento pois nunca atirei com nenhuma mas tenho duvidas em relaçao a perfuraço dessas armas a longa distancia.
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Ter Abr 10, 2012 12:09 am
Amigo Aderito está a fazer confusão com perfuração vs distribuição.
O conceito geral das almas é: Mais apertadas melhoram a perfuração e os tiros tem mais centro de tiro enquanto que nas largas a chumbada é mais ampla mais bem distribuído e abas de tiro bem compostas e um centro mais pobre.
Comparações entre 18,3 e 18,4 não podem ser vistas como faz e as perfurações comparam-se por profundidade que um determinado projéctil alcança. O vulgar é usar listas telefónicas para se fazer esse teste.
Como o António disse e bem os aços mandam muito.
aderito Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 2461 Idade : 46 Localização : cadaval Ocupação : muito ocupado Humor : medio Data de inscrição : 17/02/2012 Pontos : 2565
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Ter Abr 10, 2012 12:18 am
amigo helio nao tou a fazer confusão se eu tou a dizer que uma arma com almas 18.3 tem mais perfuçao que uma arma com almas 18.4 nas minhas armas a armaa com 18.3 almas no centro do cartao desfaz logo mete mais bagos no centro do tiro logo tem mais perfuraçao
SPEEDS Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1724 Idade : 41 Localização : POR AI Ocupação : SER PAI Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir! Data de inscrição : 11/04/2010 Pontos : 1793
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Ter Abr 10, 2012 12:26 am
Meus amigos, as almas não é tudo e já o Sr Silva o disse e bem...aços, comprimentos de canos, quicks... É uma variedade de caracteristicas que alteram todo o seu fim!
aderito Membro VIP
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Ter Abr 10, 2012 12:27 am
amigo helio nao me baseio so no cartao algo mais rijo a arma de 18.3 faz outro tipo de estrago que a com almas 18.4 nao faz nao digo que nao possa haver armas com almas 18.4 cm mais perfuraçao do que uma com 18.3 eu nao conheço
Hélio Moderador
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Ter Abr 10, 2012 12:31 am
Vou dar-lhe um exemplo simples de como está equivocado.
Imagine que tem um cartucho com menos força. O tiro resultante é um tiro mais frouxo que não dispersa quase nada e no cartão faz-lhe um buraco.
Imagine outro tiro com uma boa carga de pólvora e dispare à mesma distância com o mesmo choque verá que dispersará muito mais.
O 2º tiro (o mais forte) definitivamente que tem mais perfuração que o primeiro e não desfez cartão nenhum.
Repito que a perfuração tem a ver com a profundidade que um bago de chumbo alcança. Não tem a ver com a quantidade de bagos que mete ao centro.
Mais uma vez refiro que este tema não se enquadra dentro deste tópico desta nova arma. Se pretender continuar a debater faça-o neste tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Ter Abr 10, 2012 10:14 am
Amigo Hélio, ainda existe outro elemento que ninguém pensa, um tiro ao levar mais velocidade, também deforma mais o chumbo, quando este tem o impacto com o alvo, por isso pode perfurar menos que outro com menos velocidade, isto por vezes observa-se nas carabinas.
juari Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6476 Idade : 41 Localização : Ponte de Sor Data de inscrição : 23/03/2011 Pontos : 6886
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Ter Abr 10, 2012 11:50 pm
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Amigos o mais importante não é as almas nem os chokes, é o que esta ataz da arma. Isso sim. E se for num dia daqueles a seguir a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] , não me venham com converssas, Os chokes e as almas são iguais aos outros. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 10:04 am
Amigo juari as almas choques aços é tudo importante mais no tiro desportivo que propriamente na caça, mas em todo o caso o mais importante é mesmo o que funciona antes da coronha disso ninguem tenha duvidas.
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 11:07 am
Ora bem se tiver por trás da coronha um marteleiro como eu não há velocidade nem perfuração que valha
Mota Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 937 Idade : 35 Localização : Covilha Ocupação : Estudante Humor : Bom Data de inscrição : 22/11/2011 Pontos : 999
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 11:18 am
Sim toda a gente tem a sua opiniao acerca de armas...uns gostam de umas, outros de outras E porque nao reflectirmos um bocado e pensarmos que o que e bom ou mau pode estar atras da coronha?? Eu ja vi caçadores que matam com tudo, ate com ferro velho..porque o que esta atras da coronha e muito bom. O que nao e o meu caso eheh
aderito Membro VIP
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 7:30 pm
Mota escreveu:
Sim toda a gente tem a sua opiniao acerca de armas...uns gostam de umas, outros de outras E porque nao reflectirmos um bocado e pensarmos que o que e bom ou mau pode estar atras da coronha?? Eu ja vi caçadores que matam com tudo, ate com ferro velho..porque o que esta atras da coronha e muito bom. O que nao e o meu caso eheh
amigo o tempo das vacas gordas ja acabou hj em dia quem nao tiver conhecimento de causa e expreencia do assunto ja era perto toda a gente mata, de lado mais torto mais direito agora akelles que uma pessoa olha la para cima e pensa sera que atiro sera que nao atiro esses sim gosto de os ver cair quando uma pessoa ate nem pensava em lhe atirar agora perto ixo ate o meu primo com 16 anos mata
Mota Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 937 Idade : 35 Localização : Covilha Ocupação : Estudante Humor : Bom Data de inscrição : 22/11/2011 Pontos : 999
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 8:21 pm
Sim ha tiros que parecem impossiveis e as vezes resulta...ja aconteceu muita vez atirar por descargo de consciencia e la vem o bicho ca pa baixo...mas na minha opiniao o que define um bom atirador nao e matar algo longe...bom atirador e aquele em que a razao de tiros dados e peças abatidas e inferior a 3....atirar pela certa para nao ferir desnecessariamente...Abraço.
artmar Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 161 Idade : 61 Localização : aveiro Ocupação : trabalho Humor : Q.B Data de inscrição : 08/08/2009 Pontos : 165
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 8:30 pm
aderito escreveu:
amigo o tempo das vacas gordas ja acabou hj em dia quem nao tiver conhecimento de causa e expreencia do assunto ja era perto toda a gente mata, de lado mais torto mais direito agora akelles que uma pessoa olha la para cima e pensa sera que atiro sera que nao atiro esses sim gosto de os ver cair quando uma pessoa ate nem pensava em lhe atirar agora perto ixo ate o meu primo com 16 anos mata
Boa noite confrade Aderito ! Essa ideologia de que perto qualquer um mata, até o seu primo de 16 anos, não me parece que sirva de regra só porque é perto. Até porque os meus olhos já viram atiradores de top a nivel nacional e catedraticos do tiro a errarem a essas pequenas distancias, como qualquer outro mortal. Agora aqueles tiros feitos a distancias fora daquelas medidas racionais em que se atira como normalmente lhe chamamos de tiros pro milagre, esses acontecem muito esporadicamente não servindo para qualquer estatistica nem experiencia.
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 9:00 pm
Amigo Artamar esses tiros nem se deviam fazer, pois fere-se bastante caça se reparar-mos nos ultimos dias de caça, tanto nos pombos como nos tordos, aparecem bastantes com sinais e infecções de chumbo, alguns já com feridas cicatrizadas reparo algumas vezes caçadores a atirarem a distancias disparatadas que embora não matem pode ferir a peça, criar infecção e levar mais tarde á morte este fenomeno deve-se tambem á pouca caça em que tudo o que mexe leva tiros antigamente com este tipo de comportamento seriam nesseçãrios uns bons centos de cartuchos por dia.
artmar Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 161 Idade : 61 Localização : aveiro Ocupação : trabalho Humor : Q.B Data de inscrição : 08/08/2009 Pontos : 165
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 9:37 pm
A.silva escreveu:
Amigo Artamar esses tiros nem se deviam fazer, pois fere-se bastante caça se reparar-mos nos ultimos dias de caça, tanto nos pombos como nos tordos, aparecem bastantes com sinais e infecções de chumbo, alguns já com feridas cicatrizadas reparo algumas vezes caçadores a atirarem a distancias disparatadas que embora não matem pode ferir a peça, criar infecção e levar mais tarde á morte este fenomeno deve-se tambem á pouca caça em que tudo o que mexe leva tiros antigamente com este tipo de comportamento seriam nesseçãrios uns bons centos de cartuchos por dia.
Concordo consigo plenamente. Por o amigo falar nesse assunto, este ano abati um pombo na qual reparei que já não tinho um olho encontrando se o buraco do mesmo tapado mas cicatrizado. Nos tordos aconteceu cobrar dois que já não tinham uma das patas encontrando se apenas o tocozito tambem cicatrizados. Estes casos provavelmente derivados a tiros fora de medidas em que um bago perdido tenha feito essas avarias.
aderito Membro VIP
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 9:52 pm
artmar escreveu:
Boa noite confrade Aderito ! Essa ideologia de que perto qualquer um mata, até o seu primo de 16 anos, não me parece que sirva de regra só porque é perto. Até porque os meus olhos já viram atiradores de top a nivel nacional e catedraticos do tiro a errarem a essas pequenas distancias, como qualquer outro mortal. Agora aqueles tiros feitos a distancias fora daquelas medidas racionais em que se atira como normalmente lhe chamamos de tiros pro milagre, esses acontecem muito esporadicamente não servindo para qualquer estatistica nem experiencia.
caro amigo o mata tudo nao existe agora tiros perto amigo garanto lhe que ate as empurro e nao sou professional nenhum ainda agora na caçada aos faisoes tirei a cabeça a 1 por ser perto demais agora tiros largos só os faço pela certa nao atiro tiros para o ar so para textar se chega la ou nao quando atiro 80 % das vezes tenho a certeza queé para vir seco os tiros na incerteza se o derrubo ou nao,nao atiro
aderito Membro VIP
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 9:56 pm
acrescento: aliás tiros largos para além do que temos noçao dos nossos tiros ixo para mim nao se chama caçador mas sim só estorva
artmar Aprendiz
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 10:07 pm
aderito escreveu:
acrescento: aliás tiros largos para além do que temos noçao dos nossos tiros ixo para mim nao se chama caçador mas sim só estorva
Sendo assim como o amigo Aderito explica, estou esclarecido......
aderito Membro VIP
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qua Abr 11, 2012 10:42 pm
artmar escreveu:
Sendo assim como o amigo Aderito explica, estou esclarecido......
nós estamos cá para trocar expreencias e aprender um pouco mais com todos os foristas
Mota Membro Experiente
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qui Abr 12, 2012 12:58 am
Quem nunca errou um tiro perto e supostamente facil que atire a primeira pedra :D
SPEEDS Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1724 Idade : 41 Localização : POR AI Ocupação : SER PAI Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir! Data de inscrição : 11/04/2010 Pontos : 1793
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qui Abr 12, 2012 1:18 am
Aderito, quando for o dia dos pratos, esta lá um manhozo que vou gostar de vêr quem o parte...
Uns com mais jeito outros com menos jeito, outros viram para lá outros apontam mais...o objectivo é o mesmo, mas nem sempre se consegue.
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qui Abr 12, 2012 12:36 pm
Amigo Adérito, explique-me lá a teoria de tiros largos pela certa! Por muito bom que seja um atirador, milagres só Deus e este não se mete em assuntos de caça. Acima dos 40 metros, fere-se mais caça do que se mata! Tenho ouvido comentários de caçadores que se gabam de matar tordos e pombos a 100 metros, o problema é que esses mesmos caçadores são sabem o que é um metro quanto mais 100.
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm Qui Abr 12, 2012 2:30 pm
Há sempre a possibilidade de usar os Black cloud
Conteúdo patrocinado
Assunto: Re: Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm
Semiautomática Beretta A300 OUTLANDER cal.12 MCH 71 cm