Nome científico - Cyprinus carpio
(valido)
(outros) - Cyprinus specularis
Família - Cyprinidae
Nomes comums - Carpa, Sarmão
Distribuição Global - Originário da Euroasia. No entanto é um dos peixes mais introduzidos em todo mundo estando presente em mais de 60 paises nos cinco continentes.
Morfologia - Peixe de tamanho médio a grande, com uma barbatana dorsal grande com pelo menos o dobro do comprimento da anal. A boca apresenta 2 pares de barbilhos sensoriais sendo terminal e protráctil. Podem existir formas sem escamas no corpo.
Coloração - Variável geralmente verde-acastanhada, os flancos em tons dourados que escurecem em direcção ao dorso.
Migrador - Não
Longevidade - 16
Tamanho máximo (cm) - 85 CT
Maturação sexual machos - (3+ a 4+); Guadalquivir: 110 mm (2+)
Maturação sexual fêmeas - (3+ a 4+) Guadalquivir: 110 mm (2+)
Época de reprodução - Abril-Junho; Guadalquivir: 1ª Quinzena de Abril; Açores: Maio a Junho
Nº médio de ovos por fêmea - Guadalquivir: 45700 (CF-300mm); 100000-200000 por Kg; Guadiana: 41000 ovos/ Kg
Habitat geral - A carpa vive sobretudo em águas paradas ou com pouca velocidade de corrente e com fundos vasosos, preferindo rios com grandes profundidades. É uma espécie bentónica que ocorre nas zonas litorais dos rios e barragens. Na Primavera surgem em habitats pouco profundos com vegetação para realizar a postura.
Habitat de reprodução - Zonas de escassa profundidade e densa vegetação à qual os ovos aderem. Temperaturas de postura: 18 a 23ºC. Resistente à escassez de oxigénio e poluição; Temperatura e oxigénio dissolvido explicam o inicio da migração
Alimentação - É uma espécie com uma alimentação generalista (omnívora). Ingere nemátodes, cladóceros, larvas de dipteros e copépodes, crustáceos e alevins de outros peixes. Também come plantas (gramíneas), larvas de tricópteros (hidropsíquideos) e efemerópteros (caenídeos). Em barragem alimenta-se de crustáceos planctónicos e detritos.
Curiosidades - Introduzida em Portugal pelas ordens monegásticas que devido à proibição de comer carne nos dias santos, levou ao cultivo desta espécie pelos monges. Existem diferentes variedades, a carpa espelho com menos escamas e espinhas; a carpa Koi, multicolor; a carpa couro, com pele mais dura e sem escamas. Foi difundida pela Europa pelos Romanos apartir do Danubio e posteriormente pela dinastia dos Hasburgos.
Interesse comercial e Usos - Espécie com elevado interesse comercial. No rio Guadiana estimou-se que em 1998 pescaram-se 6.4 toneladas de carpa a preço por kilo de 2,5 euros.
Tamanho mínimo de captura - 20
Período de pesca - 1 de Junho a 14 de Março
Medidas mitigadoras - Esta espécie destrói a vegetação submersa, aumentando a turbidez dos rios. Criação de uma base de dados nacional com a informação dos pescadores; programa de monitorização das provas de pesca; educação ambiental; código de boa conduta para pescadores.