|
Autor | Mensagem |
---|
pintas Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 85 Idade : 45 Localização : algures no norte Ocupação : ir a pesca Humor : quanto baste Data de inscrição : 27/07/2008 Pontos : 14
| Assunto: Ações das canas de pesca Qui Jul 31, 2008 11:44 pm | |
| Ações das canas de pesca Por Chrony Joseph Ao flexionar uma cana esta pode dobrar de diferentes formas, e de acordo com a forma da curva, podemos classificar basicamente em três ações: Rápida (ou de ponta), Média e Lenta (ou total). As ações estão relacionadas com o material e sua densidade como também a forma do afunilamento (Taper) da vara.
O Taper (afunilamento) tem relação inversa com a ação, um Taper rápido tem ação moderada, já um lento proporciona uma ação mais rápida
Rápida - São mais sensíveis, porém menos eficientes para arremessos longos. Curva-se basicamente a ponta (extra rápida) ou a terça parte superior.
Média - São as varas "curingas", pois ficam no meio termo e possibilitam uma sensibilidade e arremessabilidade. Curva-se em toda metada da parte superior.
Lenta - Indicadas para facilitar os arremessos, principalmente os que exigem maior precisão com iscas artificiais, porém são pouco sensíveis para fisgadas e nos momentos onde precisamos velocidade para que o peixe não entre nas estruturas. Curva-se progressivamente em toda parte. |
|
| |
Flamingo Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 6 Idade : 55 Localização : Marinha Grande Ocupação : Empregado por conta de outrém Humor : Alegre e bem disposto. Data de inscrição : 06/05/2010 Pontos : 8
| Assunto: Re: Ações das canas de pesca Ter maio 18, 2010 9:57 pm | |
| Tenho uma questão de Spinning a colocar, se alguém me souber responder agradece-se. Estou para comprar uma nova cana de Spinning, ou para mim ou para meu filhote (só tenho uma), e vi duas que me apaixonaram principalmente pelo preço que estavam. São as canas: SpeedMaster 3,3 mts, 20-50 e a Tica Splendor Spin 3,3 mts 20-80 . Estão as duas a 90€. O que é que me aconselham entre estas duas? |
|
| |
cavaleiro Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 129 Idade : 48 Localização : figueira da foz Ocupação : pedreiro Humor : bom Data de inscrição : 19/12/2009 Pontos : 134
| Assunto: Re: Ações das canas de pesca Ter maio 18, 2010 11:50 pm | |
| ja que estamos a falar de canas eu gostva de saber qual o vernis indicado para as canas caso me sobesem esclarecer pois eu pesco na maior parte a boia em agua salgada ao robalo e existe um grande desgaste de passadores aonde a nessecidade de haver algumas trocas e alguns riscos que teem que sere reparados |
|
| |
nitrito Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 28 Idade : 51 Localização : seixal Ocupação : militar armada Humor : rir e o melhor remedio Data de inscrição : 18/01/2011 Pontos : 30
| Assunto: Re: Ações das canas de pesca Seg Mar 21, 2011 10:46 pm | |
| boas companheiro Cavaleiro. nas canas só se utiliza verniz na vara, um bom verniz acrilico. nos passadores ja é outra historia, deves colocalos primeiro com fio de nylon fininho,(usa um nó do tipo do de empatar anzois só com uma ponta livre) e de pois cobres o fio com cola epoxica ( do tipo da araldite de dois componentes, ja existem bisnagas tipo seginga que doseiam a cola e a resina nas quantidades certas). só um pequeno truque: aplica pouca cola de cada vez para não ficar escorridos. espero ter sido util. um abraço. |
|
| |
Foeverlion Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 159 Idade : 71 Localização : Charneca da Caparica Ocupação : Consultor Técnico Humor : Recomenda-se Data de inscrição : 01/05/2010 Pontos : 191
| Assunto: Re: Ações das canas de pesca Qua Ago 08, 2012 4:34 pm | |
| Eu apontaria para a cana que aguenta mais peso no lançamento, pois hoje qualquer amostra com cabeçote de chumbo pesa á volta de 40 gramas, se necessitar mais um pouco é um risco. Por outro lado se quiser usar CHIVOS o peso destes começas nas 50g, portanto já vê! |
|
| |
Foeverlion Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 159 Idade : 71 Localização : Charneca da Caparica Ocupação : Consultor Técnico Humor : Recomenda-se Data de inscrição : 01/05/2010 Pontos : 191
| Assunto: ESCOLHA DE CANA DE SPINNING Seg Set 24, 2012 6:11 pm | |
| Eu compraria a segunda, porque: - Para pescar com vinis chumbados pode contar com 40-50 gr de peso. - Para pescar com chivos ainda pior, pois estes vão de 50-120 gr de peso.
Espero ter ajudado. cmps
|
|
| |
j.henriques Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 401 Idade : 41 Localização : caldas da rainha Ocupação : ramo auto Humor : bué Data de inscrição : 21/08/2012 Pontos : 420
| Assunto: Re: Ações das canas de pesca Seg Set 24, 2012 7:27 pm | |
| sinceramente penso que sao ambas excelentes canas segundo o que ja ouvi de ambas,mas concordo com a observaçao do amigo Foeverlion.... fica mais bem servido em preço por preço,pela segunda opção..
|
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ações das canas de pesca | |
| |
|
| |
|