fabarman-joao marques Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 656 Idade : 33 Localização : Alcobaça Ocupação : Militar Humor : Mediano Data de inscrição : 16/09/2011 Pontos : 753
| Assunto: Qual a diferença entre pólvoras vivas e progressivas? Ter Nov 08, 2011 10:40 am | |
| Bom dia a todos foristas, tenho andado a ler alguns topicos e por vezes deparo-me com termos como pólvoras progressivas, pólvoras vivas, etc. O que eu queria saber é o que realmente é cada uma destas polvoras, a diferença entre elas, e mais importante, qual delas se deve aplicar em cada tipo de caça.
Era uma dúvida que eu realmente gostaria de ver esclarecida.
Cumprimentos a todos os foristas. |
|
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Qual a diferença entre pólvoras vivas e progressivas? Qui Nov 10, 2011 8:58 pm | |
| Boa noite
Não sendo talvez o mais indicado para responder mas vou tentar...
Pólvoras progressivas É uma pólvora com um inicio de queima suave, que vai aumentado a sua pressão para optimizar ao máximo a velocidade do tiro, ou seja, pressão inicial baixa, pressão final alta.
Pólvoras vivas É uma pólvora de queima rápida, mas como têm uma pressão inicial maior, não se consegue uma velocidadeou desempenho tão elevados.
Acho que é algo deste género, se estiver errado corrijam-me se faz favor :p
Abraço Rogério
|
|
pimentinha85 Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 14 Idade : 39 Localização : Presa - Alcaravela Ocupação : Medidor-Orçamentista Humor : Bem-disposto! Data de inscrição : 24/10/2011 Pontos : 16
| Assunto: Re: Qual a diferença entre pólvoras vivas e progressivas? Seg Nov 14, 2011 2:51 pm | |
| Dentro disso! As pólvoras vivas fazem altas pressões. As pólvoras muito vivas são totalmente desaconselháveis a gramagens altas porque desenvolvem pressões exageradas o que pode levar a problemas na arma e leva seguramente a uma má formação de chumbada. Em gramagens ligeiras é bastante bom porque as pressões são expelidas mais fácilmente e dão boa uniformidade ao agrupamento da chumbada. A minha escolha recai sobre pólvoras vivas apenas para gramagens ligeiras (28 / 30 gr) - cal.12 A escolha da pólvora não é feita relativamente à espécie a abater, mas sim relativamente á carga da munição. Por exemplo: Aos tordos com 32gr prefiro PSB3 - menos viva que a AS, no entanto nas minhas armas com muito melhor desempenho! Não foi a melhor explicação, mas foi o que se conseguiu! |
|
fabarman-joao marques Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 656 Idade : 33 Localização : Alcobaça Ocupação : Militar Humor : Mediano Data de inscrição : 16/09/2011 Pontos : 753
| Assunto: Re: Qual a diferença entre pólvoras vivas e progressivas? Ter Nov 15, 2011 1:17 pm | |
| já deu para perceber amigos, muito obrigado |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Qual a diferença entre pólvoras vivas e progressivas? | |
| |
|