Nome científico - Sander lucioperca
(valido)
(outros) - Lucioperca lucioperca
Stizostedion lucioperca
Família - Percidae
Nomes comums - Lucioperca
Distribuição Global - Distribui-se desde o centro e Este da Europa até ao Oeste da Ásia, também presente na Escandinávia; foi introduzida em pelo menos 14 paises África, Ásia e América do Norte.
Morfologia - Peixe de tamanho médio, com corpo alongado com a cabeça grande, boca com dentes proeminentes, fortes e maxilar largo. O lucioperca apresenta duas barbatanas dorsais espinhosas, com escamas pequenas.
Coloração - Dorso esverdeado com oito a doze bandas transversais.
Migrador anádromo - Não
Migrador catádromo - Não
Longevidade - 6
Tamanho máximo (cm) - 83.2 CT
Maturação sexual machos - 25 CT
Maturação sexual fêmeas - 25 CT (3 a 4); 50 cm
Época de reprodução - Primavera
Habitat geral - A lucioperca surge em zonas profundas e tranquilas com fundos rochosos e águas turvas. Ocorre também na coluna de água.
Habitat de reprodução - Na Primavera realiza migrações para montante. Realiza-se sobre grandes pedras, quando a temperatura atinge os 11ºC e elevadas velocidades de corrente; Após a reprodução regressam a jusante para locais profundos; Os machos vigiam os ovos, algumas fêmeas morrem após a reprodução.
Alimentação - Os adultos alimentam-se exclusivamente de peixes (escalos), enquanto os jovens alimentam-se de crustáceos (dafnias).
Curiosidades - Introduzida ilegalmente em Espanha, dispersando para Portugal.
Tamanho mínimo de captura - 0
Período de pesca - Todo o ano
Medidas mitigadoras - Espécie altamente especializada no consumo de peixes torna-a uma grande ameaça para a fauna autóctone.