|
| Autor | Mensagem |
---|
moluap Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 51 Idade : 50 Localização : Penafiel Ocupação : Engº Civil Humor : Histórias de caça. Data de inscrição : 05/04/2011 Pontos : 59
| Assunto: Boato Qua Jun 01, 2011 10:44 am | |
| Caros amigos! Venho pelo presente trazer a baila o que me disseram; está em preparação uma nova medida da caça, ou seja: estão a prever que na jornada de caça esteja especificado o que se pode caçar, quero dizer com isto que um caçador que tenha a autorização de caça por exemplo para coelho só pode caçar ao coelho, para poder atirar ás perdizes tem que pagar a respectiva jornada; isto vai levar a falencia os caçadores, porque um caçador que queira ter a autorização para poder caçar no mesmo dia por exemplo, lebre, coelho e perdiz; terá que ter a autorização para os três, imaginem uma conta simples se cada jornada custar 5€ quer dizer que terá de pagar 15€ para poder caças as especies atrás referidas. Se assim for ao que vamos chegar? No sul do país é realmente facil e penso que discutivel o assunto. Aqui no norte axo uma aberração, porque devido ao relevo, densidade herborea, e escaçes de caça o caçador passará mais a fazer um dia de caminhada do que um dia de caça, ou então semeia dinheiro! Tem sempre a parte de lazer, caminhar, distração. Valá não perde tudo.
|
| | | Pintor Lopes Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 331 Idade : 70 Localização : Cascais-Cobre Ocupação : Pagador de impostos Humor : variavel Data de inscrição : 05/10/2010 Pontos : 391
| Assunto: Re: Boato Qua Jun 01, 2011 1:08 pm | |
| Cumprimentos. Estamos em época de eleições e devemos duvidar de tudo e mais alguma coisa. Mas acredito que qualquer que seja o secretário de estado ou ministro que vá sentar o rabiosque no poleiro imediatamente vai começar a " reorganizar o sector " ou seja: a nós todos! Acerca do que refere o moluap acho estranho e digo-lhe porquê. Porque foi assinado um acordo com as entidades ditas representativas dos caçadores em que durante três anos não se alterava nada afim das entidades gestoras dos terrenos de caça poderam planear os seus investimentos, sem sobressaltos. No entanto como disse de inicio, estamos em periodo eleitoral e boatos são aos montes. ressalvo, no entanto, que essa medida poderá dizer respeito ás zonas de caça turistica. Mas... Hoje em dia isso já se pratica. Portanto deve ser outra coisa. Agora não estou a ver o quê ? Lembremo-nos que terreno livre não existe. É figura de estilo. Seja no Norte ou no Sul e amigo, se me permite o termo, não dividamos mais os portugueses entre Norte e Sul para isso já basta o futebol por ex: |
| | | comando77 Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 541 Idade : 47 Localização : Mealhada Ocupação : Desenhador Humor : sim Data de inscrição : 24/09/2010 Pontos : 597
| Assunto: Re: Boato Qua Jun 01, 2011 3:50 pm | |
| - moluap escreveu:
- Caros amigos!
Venho pelo presente trazer a baila o que me disseram; está em preparação uma nova medida da caça, ou seja: estão a prever que na jornada de caça esteja especificado o que se pode caçar, quero dizer com isto que um caçador que tenha a autorização de caça por exemplo para coelho só pode caçar ao coelho, para poder atirar ás perdizes tem que pagar a respectiva jornada; isto vai levar a falencia os caçadores, porque um caçador que queira ter a autorização para poder caçar no mesmo dia por exemplo, lebre, coelho e perdiz; terá que ter a autorização para os três, imaginem uma conta simples se cada jornada custar 5€ quer dizer que terá de pagar 15€ para poder caças as especies atrás referidas. Se assim for ao que vamos chegar? No sul do país é realmente facil e penso que discutivel o assunto. Aqui no norte axo uma aberração, porque devido ao relevo, densidade herborea, e escaçes de caça o caçador passará mais a fazer um dia de caminhada do que um dia de caça, ou então semeia dinheiro! Tem sempre a parte de lazer, caminhar, distração. Valá não perde tudo.
não sei o porque do espanto visto isso já se realizar actualmente! se for a uma turística pago pelas jornadas ou peças abatidas numa municipal tenho que me inscrever ao dia para o tipo de caça que pretendo abater por isso não estou a ver onde isso vá mudar alguma coisa |
| | | João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Boato Qua Jun 01, 2011 6:53 pm | |
| Calma que só depois das eleições é que se irá saber mais alguma coisa...agora são só "promessas" vindas de bocas dos maiores aldrabões do País... |
| | | zambujal Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 141 Idade : 64 Localização : Lisboa Ocupação : Empresário Humor : :) Data de inscrição : 21/04/2010 Pontos : 163
| Assunto: Re: Boato Qua Jun 01, 2011 7:17 pm | |
| e como diz o amigo comando 77 --actualmente ja e assim ---excepto as associativas ----mesmo aqui na minha perdizes so ao domingo e feriados de manha --- |
| | | m.f Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1094 Idade : 53 Localização : sintra Ocupação : assist.operacional Humor : 9,9 Data de inscrição : 12/05/2011 Pontos : 1155
| Assunto: Re: Boato Qua Jun 01, 2011 8:26 pm | |
| primeiro os votos depois o resto... |
| | | m.f Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1094 Idade : 53 Localização : sintra Ocupação : assist.operacional Humor : 9,9 Data de inscrição : 12/05/2011 Pontos : 1155
| Assunto: Re: Boato Qua Jun 01, 2011 8:27 pm | |
| primeiro os votos depois o resto... |
| | | AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: Boato Qui Jun 02, 2011 4:08 pm | |
| Meus caros amigos o que se está por aqui a debater nada tem que ver com politicos e,ou politiquices, mas sim com os caçadores deste nosso Portugal.
Os caçadores já algum tempo atraves de gestores das suas respectivas ZCs têm o poder na mão a este respeito, acreditem que o que se está discutir neste topico é muito simples de resolver, é só as EG, atraves dos seus membros (socios) dileberarem o que se deve abater num só dia, até pode ser a mais de que uma especie, basta que no PAE se preveja um Grupo de Especies, nesse dia o caçador inscrito, em qualquer ZC, paga por todas elas, é claro que o caçador terá que respeitar os limites de abate, dou-lhes um exemplo de como assim funciona uma gestão neste aspecto, a ZCM da Freguesia de Pataias na caça ás Rolas, caçamos tambem aos Pombos Torcazes e o PAE prevê pagar taxas para Classe A 5,00€ B 10,00€ C 10,00€ e D 15,00€, na caça ao coelho podem tambem abater-se Galinholas, e todo o grupo que faz parte dos Tordos e, com é evidente que estas especies só podem ser abatidas a partir de 01-Novembro que é num dia diferente da abertura ao coelho, nós abrimos em 02-Outubro, penso que o caçador entenderá bem isto, e paga na Classe A 5,00€ B 10,00€ C 10,00€ e D 15,00€, só á perdiz e javalis é que caçamos isoladamente e só porque gostamos de tentar fazer com que o caçador cumpra o que está estipulado no PAE, na Perdiz apenas damos 10 jornadas diarias e apenas 5 Domingos e já em Janeiro, o que nos facilita um melhor controle, na caça ao Javali, só de espera, permitimos apenas 5 jornadas por cada Lua Cheia e quando o caçador abate algum animal acaba logo com esperas para essa lua.
Nas ZCAs a mesma coisa se passará e não o fazendo a gestao não está a proceder bem, é aquilo que eu penso e sei.
Nas ZCTuristicas, por norma, elas funcionam e permitem ao caçador caçar á peça, perdizes, lebres, coelhos etc, etc, mas não deixam de ter que estarem mencionados no PAE dessa ZCT, só assim lhe é permitido, legalmente, o abate.
Sem ofensa de qualquer especie alguma para ninguem, tambem já era bem tempo de os caçadores perceberem e saberem um pouco destas coisas.
Por vezes geram-se nos foruns confusões tremendas que só servem apenas e só para confundir, pelo menos, aqueles que estão já minimamente dentro do assunto.
Boas caçadas.
Última edição por AHMota em Qui Jun 02, 2011 10:19 pm, editado 1 vez(es) |
| | | moluap Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 51 Idade : 50 Localização : Penafiel Ocupação : Engº Civil Humor : Histórias de caça. Data de inscrição : 05/04/2011 Pontos : 59
| Assunto: Re: Boato Qui Jun 02, 2011 5:58 pm | |
| Obrigado, Amigo HGMota! Pelo menos fiquei mais ilucidado com a questão, fiquei com a sensação que essa gestão terá de passar sempre pelas assembleias gerais das associações, penso que aí realmente nós associados teremos uma palavra a dizer. Assim já me consigo defender, visto que por estes lados os gestores das zonas de caça pensam-se donos e senhores. Vou começar a ter mais intervenção no sentido de não tornar as Zonas de caça uma exploração monetária. O meu muito obrigado e bem ajam pela nossa defesa. Quanto ao que houvi dizer, ficamos nas expectativa que não apareça nenhum ministro desastroso e que pelo menos não estrague mais o nosso prazer, que anda pela amargura, desde as borocracias, para novos potenciais até aos impostos cobrados, não sou contra impostos, mas podiam ter a mão mais leve.
Boas caçadas |
| | | santos77 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2730 Idade : 47 Localização : coruche Ocupação : sexologo Humor : depende Data de inscrição : 09/01/2010 Pontos : 2859
| Assunto: Re: Boato Qui Jun 02, 2011 10:47 pm | |
| ó amigos já disse aqui atrazado que o estado da caça atualmente esta como a feira anual da caça em santarem, ou seja uma m¨**** |
| | | AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: Boato Qui Jun 02, 2011 10:58 pm | |
| - moluap escreveu:
- Obrigado, Amigo HGMota!
Pelo menos fiquei mais ilucidado com a questão, fiquei com a sensação que essa gestão terá de passar sempre pelas assembleias gerais das associações, penso que aí realmente nós associados teremos uma palavra a dizer. Assim já me consigo defender, visto que por estes lados os gestores das zonas de caça pensam-se donos e senhores. Vou começar a ter mais intervenção no sentido de não tornar as Zonas de caça uma exploração monetária. O meu muito obrigado e bem ajam pela nossa defesa. Quanto ao que houvi dizer, ficamos nas expectativa que não apareça nenhum ministro desastroso e que pelo menos não estrague mais o nosso prazer, que anda pela amargura, desde as borocracias, para novos potenciais até aos impostos cobrados, não sou contra impostos, mas podiam ter a mão mais leve.
Boas caçadas Claro que para isso acontecer o caçador terá que ser muito mais interventivo e participativo no que presentemente se verifica, por norma depois de os factos estarem consumados nós, os caçadores lamentamo-nos na praça publica daquilo que a gestão isoladamente propôs a quem de direito (AFN) em materia de especies, abates e taxas, não é assim que se deve trabalhar no meu entender, todos os membros da EG devem participar na discussão nesta materia, claro que vencerá a maioria e depois as minorias terão que respeitar. Sobre esta questão deixem-me dar-lhe como ex. comparativo como nós funcionamos normalmente, só se for agora que não, nos actos eleitorais, votamos 50% dos eleitores e depois queremos tudo alterado, mas porquê se não participamos?? e depois até queremos tudo ao nosso geito é impossivel isso acontecer, o nosso povo terá que se conscencionalizar, de uma vez por todas, que terá que ser ele a dar a volta ás coisas menos boas que se passam neste nosso belo País, senão teremos que aceitar e respeitar o que desse acto de lá sair, tal e qual como na caça, as coisas dependem dos interessados, não somos nós?? então. Boas caçadas. |
| | | moluap Aprendiz
| Assunto: Re: Boato Sex Jun 03, 2011 3:45 pm | |
| Amigo HGMota. Tem toda a razão, eu na ultima assembleia da Zona zona de caça aqui na minha terra fiquei pasmado quando uma associação com perto de 200 sócios aparecem dez por cento de associados á reunião, cada vês me dá mais vontade de tabalhar, não desanimo. è realmente um factor fulcrar os associados aparecerem nas assembleias, para votarem e dignificarem. mas é o país em que vivemos, criticos não faltam.... Eu aqueles que já conheço e não aparecem nas assembleias confronto-os logo, só pergunto vem ás assembleias, parte deles calan-se e ficam lixados, depois dizem que não querem ser ouvidos. Por acaso já me habituei, em portugal fazen-se as coisas a correr e a más horas de preferencia tudo em cima do joelho.
Saudações cinegéticas. |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Boato | |
| |
| | | |
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
|
X
Olá. Participe, opine e dê sugestões para melhorarmos as nossas práticas cinegéticas e piscatórias.
|
|