Nome científico:
Salminus maxillosusDistribuição: América do Sul, desde o norte do pantanal brasileiro até o sul do Paraguai, embora a pesca predatória tenha feito a espécie desaparecer de muitos rios.
Muito apreciado pelos pescadores esportivos, é lendário por sua bravura e resistência uma vez fisgado.Podem alcançar mais de 1m de comprimento total e 25kg, mas exemplares desse porte são raros.Espécies piscívoras, predadores vorazes, alimentam-se de pequenos peixes nas corredeiras e na boca das lagoas, principalmente durante a vazante quando os outros peixes migram para o canal principal. Nadam em cardumes nas correntezas dos rios e afluentes e realizam longas migrações reprodutivas.
Equipamentos :
Varas de ação média a pesada com linhas de 17, 20, 25 e 30 lb. É indispensável o uso de empate de arame ou de cabo de aço encapado com no mínimo 30cm de comprimento ou a utilização de um líder. Os anzóis mais usados são os de n° 5/0 a 8/0.
Iscas :
Entre as iscas artificiais, as que apresentam melhores resultados são os plugs de meia água e as de fundo, que podem ser utilizadas no corrico ou no arremesso em direção às margens. Iscas naturais como tuvira, sarapó, lambari, curimbatá e piraputanga também são bastante produtivas. Podem ser utilizadas na rodada, com um pequeno chumbo para afundar a linha e mantê-la na coluna d'água, ou deixando o barco rodar perto das margens, onde a isca é jogada repetidamente em direção às galhadas.
Os melhores locais de pesca são as águas rápidas, corredeiras e cachoeiras, assim como as margens de barranco, onde se pratica o corrico com isca artificial.
Dica: Ao ataque do Dourado, fisgue com bastante força, pois a boca deste peixe é muito dura, dificultando a fixação do anzol.Também é muito importante o uso de alicate para retirar a isca e para segurá-lo.
Fonte: http://pescabr.blogspot.com/2010/11/dourado-o-rei-do-rio.html
Experiência pessoal:no meu país, o dourado é com certeza o peixe mais apreciado pelos praticantes da pesca esportiva, por sua beleza, seu tamanho, sua força e os saltos espetaculares que faz quando fisgado.Pescar um dourado é uma experiência que vale a pena viver!