Andrea Woman
Sexo : Nº. Mensagens : 282 Idade : 40 Localização : Vila Viçosa Ocupação : * Humor : algum Data de inscrição : 19/06/2008 Pontos : 279
| Assunto: Deutsch-Drahthaar Sáb Jul 12, 2008 12:26 pm | |
| A origem desta excelente raça de cães é a Alemanha. A sua denominação de origem é: Drahthaariger Deutscher Vorstehhund, cuja tradução é Braco Alemão de pelo cerdoso, o que não quer, nem pode dizer que a mesma deva ser assim designada em português –, e é só o cão de parar mais popular, recente e com maior número de registos no seu país de origem, apesar dos condicionalismos colocados pelo Clube de Raça, em relação aos progenitores. Esta raça esta inserida no 7.º Grupo na F.C.I., em continentais, sendo as suas características básicas as seguintes: A Altura do garrote, irá de 60 a 67 cm nos machos e de 56 a 62 cm nas fêmeas, o seu peso, será entre os 25 e 30 kg a pelagem variará entre o castanho com branco e ou bege e preto com branco. Possui uma Longevidade de entre 12 a 14 anos, com um Carácter, nervoso, apegado ao dono e enérgico, sendo que a sua Relação com outros cães e crianças boas e muito boas respectivamente. É necessário possuir um bom Espaço, para que se possa exercitar. A Alimentação, deve ser composta por um alimento seco de boa/muito boa qualidade, na ordem de 400 a 450 gramas por dia e em idade adulta. Como Aptidões, é um cão de parar muito polivalente, chegando no seu país de origem, a ter que ser submetido a provas que englobam rasto de sangue sobre raposas e caça maior.
O Deutsch-Drahthaar nasceu da ideia de criar um cão polivalente para a actividade cinegética, partindo de várias raças especificas, vocacionadas para os mais variados tipos de caça. Dos melhores cães de pelo áspero e com os cruzamentos das melhores genéticas de pelo curto. foi assim criado na Alemanha nos finais do Sec. XIX o Deutsch-Drahthaar. Os caçadores alemães sempre sentiram o desejo de melhorar o velho Pointer Alemão, o qual ainda que possuidor de excelente olfacto, era lento, pesado e muito carenciado em ritmo e resistência. Não tinham como objectivo o mínimo desejo de produzir uma raça especializada e foi desta forma que nasceu o conceito de cão de caça versátil. A sua ideia inicial era a de obter um cão eficaz de aptidões variadas, capaz de caçar uma ampla variedade de espécies, apto para a busca, paragem e cobro da peça tanto em terra como na água, mas também excelente para perseguição e seguimento de rastos de lebres, cervídeos, raposas e javalis e fazer o respectivo agarre, bem como extremamente útil para a guarda das habitações, não ficando no entanto com aptidões cinegéticas muito diferentes do Pointer Inglês. Alguns grupos de entusiastas experimentaram varias combinações de cruzamentos, na tentativa de alcançar o cão ideal. Aqueles que desejavam um animal de pelagem suave cruzaram o velho Pointer Alemão com um sabujo puro sangue, o Schweisshund e o Pointer Inglês, para obter o Braco Alemão de pelo curto ou Deutsch-Kurzhaar. Outros consideravam que a nova raça deveria possuir, para protecção contra os densos matagais e águas frias, um pelo exterior espesso e duro e uma pelagem interior suave e impermeável (sub-pelo). Assim, criaram com varias raças as mais diversificadas experiências de cruzamentos. O comum cão de pastor alemão de pelo cerdoso, foi o eleito pela sua inteligência e habilidade para o cobro tanto em terra como na água, cruzando-o com o Pointer Inglês, resultando daí o Pudelpointer, uma raça de pelo espesso de cor parda.
O Stichelhaar, uma raça de cor branca ou parda, derivou do cruzamento de antigos cães de parar alemães de pelo áspero com o Fox Terrier Inglês pela sua fibra e olfacto e, ainda, com uma raça relativamente desconhecida, o Cão de Água Polaco, apreciado pela sua destreza na água.
O Holandês, Edouard Korthals, criou na Alemanha um cão de parar de pelo duro cinza e pardo a partir de uma amalgama de Pointers de pelagem áspera, Grifons provenientes da Holanda, Bélgica e França, que cruzou com Setters e Spaniels, obtendo assim, o Grifón Korthals.
Nos finais do Sec. XIX , pela mão do Barão Sigismund Von Zedlitz und Neukirch e mais alguns entusiastas, seleccionaram e cruzaram estas quatro raças – Deutsch Kurzhaar; Pudelpointer; Stichelhaar; Grifón Korthals - no sentido de obter um cão de parar de pelo duro, versátil e apto para a caça das mais diversas espécies cinegéticas e capaz de lutar contra a dominância de cães Ingleses. Foi assim, e depois de anos de selecção e experiências com os mais diversos cruzamentos, que surgiu aquela que nos dias de hoje se converteu numa das raças de cães de caça mais valorizada tanto na Alemanha como no resto do mundo, o DEUTSCH-DRAHTHAAR
Ainda que a sua paixão seja a caça de pena, não nos podemos esquecer quando o julgamos numa prova de caça, que é um cão apto para seguir rasto de caça e rasto de sangue. O Deutsch-Drahthaar é um GALOPADOR médio com momentos de trote. No acto de caça guarda um contacto bastante estreito com o seu proprietário ou condutor, dando ao mesmo tempo a impressão de que nada o pode desviar da busca de caça. O seu GALOPE deve dar a impressão mais de poder do que de ligeireza. Na sua busca, os lanços quando efectuados a TROTE o Deutsch-Drahthaar pode chegar a efectuar ligeiros controlos no solo. Esta situação no entanto não se pode prolongar.
A PARAGEM (MOSTRA) do Deutsch-Drahthaar muita das vezes dá a impressão de que se encontra na presença de um “muro”, pois a sua mostra é repentina, autoritária e de pé. Por vezes acontece o mesmo após alguns metros de rastro. Na sua posição de paragem deixa ver todo o seu porte poderoso e autoritário, nada pode separá-lo do seu dever e isto compreende a guia à ordem do seu condutor. |
|