Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Código de Ética do Monteiro Seg Jul 06, 2009 1:22 pm | |
| 1º O Monteiro cumpre e faz cumprir a lei e as normas que rege a Caça Maior, bem como as regras de Segurança com Armas.
2º O Monteiro respeita os princípios da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, sabendo que deste modo contribui para que as gerações vindouras possam usufruir da Natureza, tão bem ou melhor que ele.
3º O Monteiro sabe que caçar significa colher o acréscimo de animais bravios e que isto deve ser feito infligindo o menor sofrimento possível aos animais.
4º O Monteiro é pontual, afirando deste modo o seu respeito por companheiros e organizadores.
5º Pistear um animal ferido é um dever ético do Monteiro; faça-o, no entanto, apenas nas devidas condições de segurança.
6º Quando atirar a uma rês deve comprovar se a feriu, pois por vezes julgamos ter errado e encontramos uma pista de sangue.
7º O Monteiro respeita os Matilheiros e seus cães. Nunca atire a reses que tenham cães próximo e muito menos num agarre. Se o fizer destroça a matilha que, no futuro, soltará o animal sempre que alguém se aproxime.
8º Quando existem dúvidas sobre a pertença do troféu, dialogue e tente chegar a acordo com o seu companheiro de um modo afável e cortês; faça-o no próprio local recorrendo apenas ao Director de Montaria em último caso.
9º O Monteiro Utiliza na Caça apenas e tão só os meios éticos razoáveis para a praticar.
10º O Monteiro cumpre sempre as indicações de Organizadores, Postores, Guias e Guardas de Caça.
11º O Monteiro tem obrigação de participar em Organizações que defendam a Actividade Cinegética e da Conservação da Natureza.
12º A Caça Maior privilegia a qualidade do acto venatório e não a quantidade de reses abatidas. Por isso o Monteiro deve, por respeito às Organizações e Gestores de Caça, mandar homologar os seus troféus sempre que estes sejam significativos.
13º Se respeitar este Código de Ética, será mais fácil para si defender conscientemente a caça, junto dos que conhece e da sociedade. |
|