| OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Qua Out 14, 2015 5:29 pm | |
| Boa continuação, bons relatos, parabéns. |
|
| |
francisco gouveia Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Qui Out 15, 2015 3:46 pm | |
| Continuação de boas caçadas Um abaço |
|
| |
rufi Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 563 Idade : 51 Localização : Porto Covo Ocupação : Professor de EV Humor : Bom Data de inscrição : 25/07/2014 Pontos : 588
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Qui Out 15, 2015 3:52 pm | |
| Este ano os Xibos não querem nada contigo! Ainda bem! Continuação das boas caçadas! Ainda me saiu uma Perdiz lá nos eucaliptos, mas mais uma vez larga! |
|
| |
Helder Siilva Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 302 Idade : 61 Localização : Belgica Ocupação : caça & pesca Humor : pouco Data de inscrição : 27/06/2013 Pontos : 349
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Qui Out 15, 2015 7:27 pm | |
| Continua em grande como sempre!!!!!! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 273 Idade : 45 Localização : montijo Ocupação : enfermeiro Humor : normal Data de inscrição : 12/02/2014 Pontos : 299
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Dom Out 18, 2015 3:12 pm | |
| DATA: 15/10/2015ESPÉCIE: PERDIZES E LEBRESABATES: 2 + 0COMENTÁRIO: Após uma noite de trabalho e tendo combinado de antecedência com a malta do costume como fazer lá arrancamos para a reserva chegando dentro das horas previstas e bem a tempo de caçar estas vermelhudas do diabo.Assim e com a volta já mais do que combinada começamos a caçar. Assim o fizemos e durante uma hora nada de registo. O ponteiro da linha já tinha dado 3 tiros a uma codorniz e mais nada. Chegados ao limite da reserva viramo-nos em direcção a outro limite da mesma de forma a segurar as perdizes dentro da reserva. Entretanto o amigo ponteiro já matou uma perdiz. Continuamos e o cão começa a dar sinais evidentes de caça. E assim se mantêm durante esta volta mas perdizes nem vê-las. Estas bichas são tramadas ehehe...Já estamos a chegar ao fim da reserva e eis que umas perdizes saem do meio do projecto de montado. Umas em frente outras para trás. Alguns tiros e nada. Eu só as via mas a tiro nada mesmo com o cão a fazer constantes guias. Entretanto os colegas da ponta levam a linha ao fim da reserva. Mais tiros, uma perdiz caída e quando já não se esperava levanta um bando de perdizes que vão todas no sentido dos colegas marteleiros da ponta. Mais 2 tiros e nada... É só barulho Entretanto venho para trás de forma a ir dar água ao cão. O resto da malta encaminha-se para lá de forma a passarmos para o outro lado da reserva e da estrada. Pelo meio ouço um tiro, várias risadas e o cagão do dia com a segunda perdiz abatida! Há dias que até os marteleitos matam caça .Após una dedos de conversa vamos para o outro lado. Orientamos a linha e entramos no pinhal manso onde costumam andar perdizes. Já está sol e bastante calor... No meio do pinhal ouço gritos de perdizes a arrancar. Eu vou no limite da pinhal com o cão e vejo-as a passar, rápidas que nem foguetes. Não consigo atirar dentro do pinhal. Dou uma pequena corrida e já elas estão a mais de 30 metros. Dou um primeiro tiro a uma que falho e de seguida um outro tiro que coloca abaixo uma perdiz. Eu e o cão corremos para lá ( pois foi um tiro a mais de 40 metros. que belo tiro! ) e depois de uma pequena procura o cão cobra-me a perdiz que já se "ratava" mesmo estando bem ferida. Safa a grade!Resolvemos ir atrás deste bando. Batemos de baixo para cima e junto ao limite de forma a empurrá-las para o centro da reserva. Mas perdizes nada. Só nos resta bater um montado e o eucaliptal, provavelmente onde elas se enfiaram. Fizemos isso mas nada de perdizes. Decidimos voltar a passar no pinhal manso. No entanto resolvi bater um cabeço com uns eucaliptos e estevas altas. Embora não as tenha visto, ouvi-as a levantar...Passei informação aos colegas e eles também dão com algumas perdizes.Entramos de novo no pinhal manso. O cão dá sinal de perdiz e ainda nem 5 metros andei no pinhal e elas levantam a meio do mesmo. Procuro e na última que vejo atiro-lhe. Esta arreia de imediato mas batendo as asas ainda vai cair uns dez metros em frente do local onde a chumbei. Corri de imediato com o cão, procurei, procurei o cão bateu e bateu terreno mas zonas com matos, pedaços de ramos, estevas,etc e com mais de 25ºC de temperatura a probabilidade de cobrar uma perdiz ferida é muito difícil e infelizmente esta não se cobrou...Voltamos a juntar o grupo e entretanto o cão exausto, simplesmente se deita numa poça de água a descansar. O cão quase que afegava com tanta correria na procura infrutífera desta perdiz...Já esta a chegar a hora de terminar a caçada e como tal vamos na direcção dos carros. Para isso vamos no sentido do montado e de uma lagoa. Normalmente e com este calor há sempre umas perdizes por lá.Assim que passamos a aramada, ouve-se perdiz a arrancar e 2 tiros de imediato. Continuamos e o cão começa numa busca frenética. Há caça próxima. Vai saindo perdizes mas nenhuma a tiro para ti. Estamos a chegar ao fim deste monte e a entrar no montado fechado. O cão na busca dá mais sinal de caça. Sem dar tempo de aproximar uma perdiz arranca para a minha esquerda e para trás. rapidamente viro-me e dou um tiro. Perdiz abatida e cupo atingido com belo trabalho do cão!a malta continua pelo montado a fora. Ouve-se perdizes e tiros e entretanto junto-me ao amigo marteleiro que já tem o limite de perdizes e vamos calmamente pelo montado. O meu cão vai guiando à nossa frente e pouco depois levanta-se mais umas perdizes.Por fim junta-se a malta toda. Mataram mais uma perdiz e viram várias.Sem dúvida um grande dia de caça com caça difícil mas que dá muito gozo! Uns dias viemos felizes e com caça e outros dias frustrados e sem caça mas sempre com a confirmação que por aqui se caça e muito!!!Para a semana há mais pois este fds é de trabalho e prevenção.Saudações Cinegéticas!FOTO:
|
|
| |
Ricardo Pepino Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 358 Idade : 44 Localização : Cartaxo Ocupação : Técnico Agricola Humor : Bom Data de inscrição : 29/03/2014 Pontos : 379
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Dom Out 18, 2015 4:17 pm | |
| |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Seg Out 19, 2015 4:41 pm | |
| Continuação de boas caçadas Um abraço |
|
| |
csilva Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 655 Idade : 53 Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro Ocupação : Director Comercial Humor : Algum Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 682
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Ter Out 20, 2015 8:15 pm | |
| Sempre a dar-lhe Nelson! Bons relatos, parabéns! |
|
| |
RMestre Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4218 Idade : 39 Localização : Moita Ocupação : Caça e Pesca!!! Humor : ***** Data de inscrição : 19/12/2011 Pontos : 4942
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Ter Out 20, 2015 8:54 pm | |
| Belas Perdizes!!! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 273 Idade : 45 Localização : montijo Ocupação : enfermeiro Humor : normal Data de inscrição : 12/02/2014 Pontos : 299
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Ter Out 20, 2015 10:59 pm | |
| Obrigado pessoal! Um gajo faz o que pode e o que as maganas permitem ehehe |
|
| |
rufi Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 563 Idade : 51 Localização : Porto Covo Ocupação : Professor de EV Humor : Bom Data de inscrição : 25/07/2014 Pontos : 588
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Qua Out 21, 2015 11:00 am | |
| |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Qua Out 21, 2015 12:17 pm | |
| Nem sempre é assim... Naquele dia correu bem mas só mais para o fim da jornada... Agora é sempre sobrepostos na geral: sabes com 3 tiros gasto mais cartuchos e o terceiro tiro serve mais para chumbar caça do que para matar. Acredita que isso faz mossa numa população de caça brava. Então se caçamos só de salto ainda mais mossa faz. Mas nada tenho contra quem usa semi automáticas. Então tu com a quantidade de perdizes que tens lá em baixo se calhar dava jeito uma metralhadora |
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Qua Out 21, 2015 12:27 pm | |
| Uma metralhadora dava jeito! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Dom Out 25, 2015 9:20 pm | |
| DATA: 22/10/2015
ESPÉCIE: PERDIZES E LEBRES
ABATES: 0
COMENTÁRIO: Após mais uma noite de trabalho, juntei-me à malta e lá fomos para o sítio do costume. Chegamos e definimos a volta. Conhecendo já as manhas das mesmas lá fomos batendo os cantos da reserva mas vê-las nem por isso. E assim foi durante grande parte da manhã. Sou uma perdiz morta entre a linha. Já numa fase final da caçada começamos a dar com elas mas a tiro para mim nada de nada. Vi várias perdizes mas nenhuma a tiro. O cão fez um bom trabalho com um calor fora do habitual. Dia com pouca história da minha parte. Valeu o convívio que é sempre bom com este pessoal amigo, o trabalho do cão e ninguém magoar-se. E assim chegou a primeira grade da época, em relação à caça geral. Melhores dias virão e outros piores eheh Saudações Cinegéticas! |
|
| |
csilva Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 655 Idade : 53 Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro Ocupação : Director Comercial Humor : Algum Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 682
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Dom Out 25, 2015 9:28 pm | |
| Também faz parte amigo Nelson. O essencial é ir bem e chegar bem!
E azuis, já se vê para lá alguma coisa?
Abraço.
|
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Dom Out 25, 2015 10:25 pm | |
| DATA: 24/10/2015
ESPÉCIE: PERDIZES E LEBRES
ABATES: 0
COMENTÁRIO: Após mais uma noite de trabalho lá voltei a dar o corpo ao manifesto e vamos à caça. Desta vez somos só 2. Foi caçar sempre debaixo de chuva e sem interrupção. O terreno estava bom para os cheiros e só posso dizer que o meu cão teve uma exibição espantosa. Os cheiros notavam-se bem mais. Assim sendo e como eramos 2 fui escolhendo os sítios onde pensava haver probabilidade de encontrar mais perdizes. E como disse o cão fartou-se de caçar. No entanto as espécies de caça que encontramos foram lebres. Perdizes longe. 2 lebres não se deixaram chegar. A terceira foi uma situação caricata. Paramos para falar, o cão avança para um molho de vegetação e sai uma lebre entre os 2 que o meu colega abate seguida do cobro do cão. Continuamos a caçada mas de perdizes, como referi só uma ou outra isolada e 2 que o cão guiou mas que não deixaram chegar a tiro ( mesmo com este tempo e o terreno mais macio arrancam longe ). Lá mudamos de local fomos para terrenos menos batidos. O cão volta a levantar outra lebre que se escapa in extremis de levar 2 tiros. Já estamos numa fase final da caçada e chove sem parar. Molhados da cabeça aos pés insisto numa última volta. Um monte de estevas e sobreiros, com terreno lavrado à volta. Vou caçando com o cão à frente sempre a bater terreno mas calmamente. Chego ao alto do monte e o cão como se tivesse apanhado um choque entra num frenesim louco! Super tenso e com um andamento rápido, percebo imediatamente que a caça está muito próxima. Corro para acompanhar o cão o melhor possível ( esta pode ser a minha hipótese ), este vai para direita, guina para esquerda e dá uma grande corrida a descer o monte. Eu apareço rapidamente e a tempo de ver o cão fazer uma travagem a fundo e a mudar de direcção a 180º, começando a subir. Eis que reparo que entre mim e o cão se furta como um coelho, um belo perdigão que aproveitando as árvores vai contornando o cão de forma a deixá-lo para trás. Naturalmente ao verificar que o cão detectou a artimanha e que o caçador está logo atrás, este perdigão não tem outra hipótese a não ser levantar vôo com toda a força possível. Eu sendo o mais rápido possível tento atingi-lo com o primeiro tiro antes de ele ficar entre as árvores. Não o consigo e quando mando o segundo tiro este fica na árvore e o perdigão já está a mais de 40 metros de distância e no outro monte... Que frustração!!! Após um trabalho destes não matar a perdiz foi mau mesmo sabendo que as árvores comeram muito chumbo...( que momento, no meio do montado com o terreno e pasto verde, ver o trabalho do cão e ver aquela perdiz a voar foi sem dúvida um momento de caça marcante... ) Ainda fui na procura dela com algumas guias do cão mas sem sucesso... Assim e com uma azia das grandes eheh lá fui em direcção do carro pois estava a terminar a jornada. Mesmo à entrada do montado levantam-se meia dúzia de perdizes. Toca a andar atrás delas mas no montado é muito difícil... Mesmo assim tive o privilégio de ver o cão a fazer guias atrás destas perdizes durante umas centenas de metros. Por momentos pensei que iria conseguir chegar-me a elas... E fiquei perto pois o cão guiou-me ás mesmas mas estas saíram em sentido contrário e encobertas pelas árvores. Mais uma grade, a segunda seguida e honestamente espero que não se cumpra o ditado: não há 2 sem 3... Saudações Cinegéticas! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Dom Out 25, 2015 10:26 pm | |
| Boas amigo Carlos. Já se viram uns bandos jeitosos de pombos... Pode ser que seja um bom ano... E a geral como tem corrido para ti? |
|
| |
RMestre Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4218 Idade : 39 Localização : Moita Ocupação : Caça e Pesca!!! Humor : ***** Data de inscrição : 19/12/2011 Pontos : 4942
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Seg Out 26, 2015 7:31 am | |
| Há dias assim! Mas também faz parte! |
|
| |
Manuel Rendeiro Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 390 Idade : 72 Localização : Amadora Ocupação : Reformado Humor : Só me posso rir... Data de inscrição : 27/11/2012 Pontos : 411
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Seg Out 26, 2015 8:32 am | |
| Há dias assim e dias assado. Elas andam lá são é difíceis de dar a volta. Sabem-na toda. Com esta chuva e com lama nas patas pode ser que a coisa melhore e vai melhorar de certeza. |
|
| |
rufi Membro Experiente
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Seg Out 26, 2015 11:35 am | |
| É como diz o outro: "um Xibato nunca vem só"! Quinta feira apanho-o eu! Eh! Eh! |
|
| |
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Seg Out 26, 2015 1:37 pm | |
| Não é habitual, o amigo Nelson Oliveira, não trazer nada, mas às vezes calha Cumprimentos |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Seg Out 26, 2015 2:28 pm | |
| Não é habitual mas lá calha eheh Temos é de ter fé!!! |
|
| |
Helder Siilva Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 302 Idade : 61 Localização : Belgica Ocupação : caça & pesca Humor : pouco Data de inscrição : 27/06/2013 Pontos : 349
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Ter Out 27, 2015 8:13 am | |
| |
|
| |
csilva Membro Experiente
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 Seg Nov 02, 2015 5:39 pm | |
| - nelson oliveira escreveu:
- Boas amigo Carlos.
Já se viram uns bandos jeitosos de pombos... Pode ser que seja um bom ano... E a geral como tem corrido para ti? Olha, tem corrido menos mal. Já levo umas boas lebres mortas e uns vinte e tal coelhos. Perdizes tem estado mais fraco pois também estou a tentar protege-las para ver se no próximo ano melhora o contigente. Pois, porque nem todos nos podemos dar ao luxo do nosso amigo Rufi! Os pombos estão a chegar agora em força e no próximo Domingo já vamos a eles! Grande abraço e boa continuação! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 | |
| |
|
| |
| OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016 | |
|