Porsche bate Audi nas 24 horas de Le Mans
Nico Hulkenberg dá vitóriaA Porsche terminou este domingo com a série vitoriosa da Audi nas 24 horas de Le Mans e venceu a prova, com Nico Hulkenberg a brilhar com uma vitória à primeira tentativa.
O piloto alemão, a conduzir o carro número 19 da prova com o neozelandês Earl Bambar e o britânico Nick Tandy, deu a primeira vitória à marca desde 1998. Ao todo é a 17.ª vitória da Porsche.
O melhor que a Audi conseguiu fazer foi rodar, por alguns momentos, na liderança da prova. Por lá passaram o carro número sete e o número nove, este último também pilotado pelo português Filipe Albuquerque, que durante grande parte da corrida chegou mesmo a ter o melhor tempo da prova.
Com o tempo de 3.17,647 minutos, o piloto de Coimbra estabeleceu o tempo mais rápido da atual configuração do circuito, marca essa que foi mais tarde batida pelo Audi número sete, baixando essa a marca para os 3.17,475 minutos.
De resto, com todos os três Audis a terem problemas, os Porsches acabaram por, justamente, vencer a prova, pois mostraram ser os carros mais fiáveis e, por isso, com o andamento mais constante ao longo das 24 horas.
Numa das edições mais rápidas de sempre, o carro vencedor terminou a prova com 395 voltas ao traçado de 13,6 quilómetros, concluídas a uma média de 247,1 Km/h com um total de 30 passagens pelas boxes.
O segundo posto ficou para o Porsche número 17 do alemão Timo Bernhard e dos neozelandeses Mark Webber e Brendon Hartley, sendo que o degrau mais baixo do pódio ficou para o Audi sete do fancês Benoit Tréluyer, do suíço Marcel Fassler e do alemão André Lotterer.
Numa luta acesa contra a fiabilidade, e ainda na categoria LMP1, o ByKolles de Tiago Monteiro não conseguiu resistir a inúmeros problemas que, em especial nas primeiras horas de prova, o obrigaram a constantes incursões pela boxe.
O CLM da equipa austríaca, que o português dividiu com o suíço Simon Trummer e o alemão Pierre Kaffer, não se qualificou.
Na categoria LMP2, o vencedor foi o Oreca da equipa KCMG, numa classe em que o carro do português João Barbosa teve também problemas mecânicos. O Ligier da Krohn Racing ficou-se pelo 32.º posto.
Nos GTE-pro, vitória confortável para o Corvete número 17 do britânico Gavin Oliver e dos norte-americanos Tommy Milner e Jordan Taylor, enquanto nos GTE-am a equipa de Pedro Lamy "ofereceu" o triunfo ao Ferrari dos russos Victor Shaytar e Aleksey Basov e do italiano Andrea Bertolini.
Depois de uma corrida perfeita, o Aston Martin número 98 liderava confortavelmente a categoria (sendo inclusivamente segundo na categoria GTE-pro), mas um erro do patrão da equipa Paul Dalla Lana, a 47 minutos do final, deitou por terra as hipóteses do português conseguir a segunda vitória na categoria em Le Mans.
Quanto a Rui Águas, ao volante de um Ferrari, terminou no 26.º posto, quarto entre os GTE-am.
Em 2016, as 24 horas Le Mans estão previstas para o fim de semana de 18 e 19 de junho.
in: record.pt