* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Sabia que... - Página 2 Button10  Sabia que... - Página 2 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Sabia que...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySeg maio 11, 2015 10:50 am


Sinal rádio que intrigava astrónomos há 17 anos afinal era o micro-ondas


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Desde 1998 que os astrónomos que operam o telescópio do observatório Parkes, em New South Wales, na Austrália, captavam, duas ou três vezes por ano, um misterioso sinal de radio. A sua origem deu dores de cabeça aos cientistas durante quase 20 anos.


O estranho sinal, cuja origem os cientistas nunca conseguiam identificar, foi classificado como um peryton, e descrito como um “sinal transitório com duração de milissegundo de origem terrestre”.

Os astrónomos acreditavam que os perytons estariam relacionados com certos tipos de actividade atmosférica, como os relâmpagos, e mantiveram esta teoria durante 17 anos.

Mas no passado dia 1 de Janeiro, o observatório instalou um novo receptor para analisar a interferência, e a sua origem foi finalmente identificada.

O sinal radio que intriga os astrónomos há quase duas décadas é afinal…um micro-ondas.

O aparelho, instalado na cozinha do próprio observatório, emitia sinais de 2.4 GHz de frequência que eram captadas pelo telescópio e identificadas como estando muito perto, “num raio de 5km” de distância.

“A interferência apenas ocorria quando os funcionários do observatório, ao aquecer a comida, abriam a porta do micro-ondas quando ainda não tinha acabado de aquecer“, explicou ao The Guardian o astrofísico Simon Johnston, director da CSIRO, a Agência Australiana da Ciência.

A descoberta foi publicada a 10 de abril, num paper com o título “Identificando a origem dos perytons do radio-telescópio Parkes”. 15 cientistas assinam o estudo.


Interferência humana

Parece agora estranho que o sinal tenha levado 17 anos a ser identificado. É um facto que a imponderabilidade de apenas ocorrer em determinadas circunstâncias não ajudou a identificar o seu padrão.

Mas o facto de apenas ocorrer durante o dia, normalmente à hora do almoço, talvez pudesse ter dado mais cedo algumas pistas aos cientistas que analisaram o mistério.

A interferência humana é desde sempre uma preocupação dos astrónomos – nomeadamente, a luminosidade crescente que as cidades lançam para os céus, ofuscando as estrelas.

Por essa razão, os observatórios astronómicos são normalmente instalados em montanhas em regiões despovoadas, onde o céu é mais límpido.

Mas não há isolamento que evite a interferência humana quando ela vem de dentro do próprio observatório.
in: zap.aeiou.pt
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyTer maio 12, 2015 9:02 am


As Bactérias podem servir para identificar uma pessoa


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As bactérias que vivem no corpo humano, sobretudo as do intestino, podem servir como identificadores únicos, um pouco à semelhança das impressões digitais, revela hoje um estudo.

A investigação, conduzida pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é a primeira a avaliar até que ponto as pessoas podem ser identificadas a partir de microrganismos que habitam naturalmente o corpo, a chamada microbiota, e que podem variar consoante a idade de uma pessoa, o seu regime alimentar, a sua origem geográfica e o seu estado de saúde em geral.

O estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, baseou-se num grupo de 120 pessoas, entre 242 que deram amostras de fezes, saliva e pele ao Projeto Microbioma Humano, que conserva uma base de dados pública para as pesquisas científicas.

Os cientistas concluíram que as amostras de fezes são particularmente fiáveis, com 86 por cento das pessoas a serem identificadas depois de estudadas as bactérias do intestino, um ano após as primeiras colheitas.

No caso das bactérias da pele, os resultados foram menos promissores, uma vez que apenas um terço das pessoas foram identificadas.
in: zap.aeiou.pt
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyQua maio 13, 2015 10:10 am


Cérebro


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Todos os seus pensamentos, as suas memórias e os comandos – voluntários ou não – que seu corpo recebe estão concentrados em uma massa relativamente pequena, de consistência gelatinosa, cheia de dobrinhas curiosas. É graças a esse órgão gosmento que você consegue ler, falar, comer, dormir, respirar – só para citar algumas das atividades incríveis que seu corpo realiza.

E tem mais! A sua personalidade, essa espécie de identidade comportamental, digamos assim, também está diretamente relacionada à gelatina que está dentro da sua cabeça. Ela contém células microscópicas que se comunicam entre si com maestria, e, enquanto um grupo de neurônios cuida da respiração, outro grupo organiza seus pensamentos (ou tenta), e outro faz com que as imagens que você veja não sejam invertidas. E por aí vai. Isso tudo, sem descanso, a todo momento, durante sua vida inteira. É ou não é fascinante?

O fato é que o cérebro humano é tão cheio de complexidades que volta e meia a ciência descobre algo novo sobre esse órgão inteligentíssimo. O Live Science reuniu alguns fatos que você talvez desconheça sobre essa bolota gelatinosa que faz de nós, seres humanos, pensantes. Confira a seguir:


1 – Características e comparações

Em média, o cérebro de uma pessoa adulta pesa algo entre 1,3 e 1,4 kg. Segundo a neurocirurgiã Katrina Firlik, a melhor comparação relacionada à textura do órgão é o tofu. Agora pare e pense: 80% do conteúdo do seu crânio é preenchido com o seu cérebro, sangue e outros fluídos. Se você retirasse o cérebro, o sangue e os outros líquidos, poderia quase encher uma garrafa grande de refrigerante – ou, para sermos mais precisos, 1,7 litro!


2 – Estão ficando pequenos

Se você acha que ter um cérebro que quase preenche uma garrafa de refrigerante é uma grande coisa, saiba que a evolução tem diminuído o tamanho de nossos miolos. Só para você ter ideia, há 5 mil anos, as pessoas tinham cérebros muito maiores.

De acordo com o paleontólogo John Hawks, da Universidade de Wisconsin, em Madison, nos EUA, o cérebro humano hoje é 10% menor do que foi há 5 mil anos. Acredita-se que o órgão está diminuindo para ficar mais eficiente. Outra teoria que explica a diminuição do cérebro é a de que nossos crânios diminuíram à medida que começamos a não fazer tanto esforço na hora da mastigação. A lógica aqui é: crânio menor, cérebro menor.


3 – Sugador de energia

Ainda que, em média, o cérebro represente apenas 2% do peso corporal, o danado não economiza na hora de “roubar” a nossa energia. Para falar em números: o cérebro humano usa 20% do oxigênio disponível em nosso sangue e 25% da glicose que circula pelo nosso corpo.

Como nossos ancestrais não tinham acesso a uma grande variedade de alimentos, como nós temos, alguns antropólogos acreditam que os humanos antigos comiam frutos e vegetais para suprir essa necessidade de açúcar.


4 – Quanto mais curvas, melhor

Não é irônico que nós, que geralmente odiamos curvas e rugas, sejamos inteligentes graças às curvas e rugas do nosso cérebro? A superfície do órgão é feita de ruguinhas chamadas “sulcos” e curvinhas conhecidas como “giros”, no conjunto chamado de “córtex cerebral”. Nessa região, cerca de 100 bilhões de neurônios trabalham sem descanso.

Quanto maior for o número de curvinhas na superfície do cérebro, mais poderoso o órgão se torna. O único animal que tem um cérebro mais cheio de curvas do que o nosso é o golfinho.


5 – A maioria das células do cérebro não são neurônios

Por essa você não esperava. Se por um lado já se sabe que não é apenas 10% do cérebro que “funciona”, agora talvez venha a novidade: apenas 10% do órgão mais inteligente de todos é composto por neurônios, as tais células nervosas.

Os outros 90% de células se chamam “glia”, palavra de origem grega que significa “cola”. O nome tem a ver com o fato de que, antigamente, acreditava-se que a glia era responsável apenas por dar “liga” aos neurônios, mas pesquisas mais recentes já revelaram que, na verdade, esse material serve para mais coisa.

Uma pesquisa publicada em 2005 pelo Current Opinions in Neurobiology revelou que a glia age também para limpar, digamos assim, o excesso de neurotransmissores e, dessa forma, melhorar a qualidade e a saúde das sinapses (as ligações entre os neurônios).


6 – A formação cerebral

Três semanas depois de o feto ser concebido, um grupo de células neurais se funde no tubo neural e forma a estrutura que conhecemos como sistema nervoso central.

Esse tubo neural cresce muito no primeiro trimestre, e, a partir daí, o cérebro já é dividido em áreas responsáveis por criar e coordenar cada parte do corpo do feto. A glia e os neurônios, no entanto, só se formam por volta do segundo trimestre de gestação, e as curvinhas do cérebro são geradas na sequência. Depois da 26ª semana, o cérebro do feto começa a ter o tradicional formato ondulado.


7 – Mudança constante

Você provavelmente já deve ter ouvido por aí que depois que uma pessoa chega à fase adulta, seu cérebro deixa de produzir novas conexões neurais. Essa foi uma teoria aceita até 2007, quando foi divulgado um novo estudo, feito a partir da análise do cérebro de uma paciente que tinha sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) – ou “derrame”, como é popularmente conhecido.

A equipe médica do estudo em questão reparou que em vez de simplesmente deixar de realizar determinadas atividades depois do ocorrido, o cérebro da paciente, mesmo prejudicado, conseguiu usar grupos de células não prejudicadas para realizar outras tarefas, que tinham sido afetadas pelos danos provocados pelo AVC.

Outras pesquisas, realizadas depois desse caso, mostraram que, de fato, em alguns pacientes é possível que haja essa “revisão de tarefas” nas células cerebrais, inclusive em pessoas já adultas. E se você se identifica com o lado zen da coisa, saiba que a meditação é outro fator que não só pode mudar a estrutura do seu cérebro, como a função dele.


8 – As diferenças entre os sexos

Eis outra história que você já deve ter ouvido por aí: homens e mulheres têm cérebros diferentes. Na verdade, o que ocorre é que a produção hormonal, diferente em cada gênero, afeta o desenvolvimento cerebral. Nesse sentido, já se sabe que mulheres e homens têm uma relação diferente no sentido da dor, das decisões sociais e do stress.

A questão é que, no geral, o cérebro masculino é muito parecido com o feminino, inclusive no quesito inteligência. Um estudo de 2005 chegou à conclusão de que todas as diferenças cerebrais anteriormente citadas com base no gênero estavam, na verdade, equivocadas, e consideravam oscilações menores que 1%.


9 – Se você é adolescente, seu cérebro ainda não está completamente formado

O comportamento geralmente agressivo de alguns adolescentes pode ter relação com o fato de que o cérebro deles ainda não está totalmente formado. A chamada massa cinzenta passa por um período de “recolhimento” na adolescência para que o lobo frontal se desenvolva completamente. Essas mudanças visam estabelecer os sensos de julgamento e de tomadas de decisão.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2005, as áreas cerebrais responsáveis pela nossa capacidade de realizar múltiplas tarefas só podem ser consideradas completamente desenvolvidas depois dos 17 anos. Os adolescentes também têm mais dificuldade de empatia, que é o exercício de se colocar no lugar de outra pessoa. Esse tipo de inteligência emocional que é a empatia se aprende por meio do convívio social.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyQui maio 14, 2015 10:27 am


O CHOCOLATE DO MUNDO VAI ACABAR ATÉ 2020.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma notícia desesperadora,pode ser que até 2020 o doce mais amado da população acabe. Pode parecer loucura, mas é verdade. Quem deu essa informação foi nada mais nada menos do que a Mars Inc. e a Barry Callebaut, as gigantes da indústria dos chocolates.

A extinção do chocolate pode acontecer pelo fato de os produtores da cacau não estarem dando conta de produzir tanta matéria prima quanto a indústria precisa. Em 2013 a indústria consumiu mais de 70 mil toneladas métricas de cacau a mais do que a quantidade produzida, e a expectativa é a de que esse número aumente para 2 milhões de toneladas!!

Um dos fatores que prejudica a produção do cacau é um fungo chamado Moniliophthora roreri que atacou o fruto e reduziu quase 40% do cacau do mundo. Além disso, o clima muito seco da África Costa do Marfim, principal local de produção da matéria prima (cerca de 70% de todo o cacau mundial vem de lá), que reduziu a quantidade de plantas.

Muitos agricultores decidiram trocar o plantio do cacau pelo do milho, que é mais fácil e rentável, o que também prejudica as previsões da quantidade de fruto até 2020. Por fim, o excesso de consumo do chocolate, principalmente na Ásia, preocupa.


Todos esses motivos preocupam e, de certa forma, explicam porque o chocolate anda tão caro ultimamente: as empresas foram obrigadas a reajustar os seus valores.

Se você já está entrando em pânico, procure ficar tranqüilo sabendo que diversos agrônomos da África estão tentando produzir árvores que dão mais frutos. Vamos torcer para que tudo dê certo e que nossos filhos e netos consigam conhecer as maravilhas do que é o chocolate.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySex maio 15, 2015 10:17 am


O QUE SIGNIFICA QUANDO O CACHORRO PRESSIONA A CABEÇA NA PAREDE? CONFIRA

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Caros foristas, fiquem atentos aos seus cães e gatos! Se eles estiverem encostando a cabeça na parede como mostra a foto acima, é um sintoma gravíssimo, ele deve ser levado ao veterinário para verificar o seu estado de saúde. Essa reação do seu amiguinho pode estar relacionado a: Doença no cérebro, traumatismo craniano, enfarte, toxinas entrando no sistema, tumores no crânio ou no cérebro.

Vale ressaltar que nem sempre pode ser algum dos casos citados acima, ele também pode indicar: Estar ansioso, reflexos irregulares, sustos constantes e deficiência visual.
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySáb maio 16, 2015 9:29 am


O que nunca lhe contaram sobre a estreia na meia maratona


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Correr uma meia maratona é um dos desejos/objetivos mais comuns à passagem do ano. Mas será que quem se compromete com esta tarefa sabe, realmente, para o que vai?

Completar uma meia maratona não é fácil, mas este é um dos desafios mais comuns entre os jovens adultos da atualidade, principalmente entre mulheres que vêm na corrida uma forma de combater o stress do dia a dia e os quilinhos a mais ganhos no ano passado.

Mas se correr uma meia maratona (cerca de 21 quilómetros) não é fácil, o que dizer quando se vai para uma competição sem ter um conhecimento total do treino e dedicação que deveria ter tido nas semanas antes.

A revista Self publicou no seu site as sete coisas que os estreantes nestas ‘correrias’ deviam saber mas que, até agora, nunca lhes foi dito.

Treine no terreno da corrida – para uma meia maratona não basta correr, é preciso correr em sítios adequados e, se possível, no local onde vai decorrer a derradeira prova. Se tiver a oportunidade de treinar pelos caminhos da competição, faça-o sem hesitação.

Melhore a sua flexibilidade – uma boa maneira de manter a melhor postura durante a corrida é ser flexível. Os alongamentos são obrigatórios e essenciais neste aspeto, principalmente para descomprimir a zona da anca e da cintura, que acaba por ficar tensa e presa após o acumular de quilómetros.

Faça uma lista de objetivos – a organização é fundamental em tudo e a corrida não é uma exceção. Se vai fazer uma meia maratona, convém não treinar à toa, correr quilómetros a fio sem ter um plano definido. O ideal é apontar os seus objetivos e a sua disponibilidade para os concretizar. Assim, não só fica a par do que tem que fazer, como fica com um registo da evolução do seu treino.

Não se ponha com invenções no dia da prova – se nunca comeu barras energéticas durante os treinos, não o faça na prova. Mas também não estreie calçado no dia da prova, nem outro tipo de equipamento. O ideal é manter todos os seus hábitos no dia da competição.

Tenha sempre um plano B, e C se necessário – idealize a sua prova (sem ilusões) e imagine os vários cenários e obstáculos que podem aparecer, como é o caso do calor excessivo, chuva repentina, vento ou até mesmo dores e calçado estragado. Pensar em todas as hipóteses ajuda a que, caso aconteça, consiga resolver a situação sem grandes problemas.

Esteja atento ao que está ao seu redor – quando corre, não olhe apenas em frente. Veja o que se passa à sua volta, faça de conta que está a conduzir e fique atento a tudo. Mais não seja, olhar para os lados ajuda a ver onde estão as águas e os suplementos normalmente distribuídos na prova.

A meia maratona é para correr, mas pode caminhar sempre que quiser (precisar) – terminar uma meia maratona é um feito, mesmo para os experientes, mas a verdade é que o esforço em excesso é bem mais prejudicial do que pode imaginar. O melhor, para si, para o seu rendimento e para a sua saúde, é fazer alguns abrandamentos (nunca paragens) e caminhar por uns metros. Alguns segundos são suficientes para ganhar um novo fôlego.
in: noticiasaominuto.com
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 39
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySáb maio 16, 2015 9:48 pm

fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyDom maio 17, 2015 10:50 am


Como os astronautas vão ao banheiro?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Astronauta italiana Samantha Cristoforetti explica como ela e colegas da Estação Espacial Internacional mantêm higiene pessoal


Com riqueza de detalhes, astronauta italiana explicou como ela e os colegas da Estação Espacial Internacional mantêm a higiene

Astronauta italiana Samantha Cristoforetti explica como ela e colegas da Estação Espacial Internacional mantêm higiene pessoal em gravidade zero.

Certamente você já se fez a seguinte pergunta: como é que os astronautas vão ao banheiro quando estão no espaço? E escovam os dentes? Ou tomam banho?

Com grande delicadeza e riqueza de detalhes, a astronauta italiana Samantha Cristoforetti explicou em uma série de vídeos divulgados pela Agência Espacial Europeia como ela e seus colegas da Estação Espacial Internacional mantêm a higiene pessoal como estivessem na Terra.

Ao contrário do que se pode pensar, muitos instrumentos que são utilizados para o asseio – escova de dente, banho e desodorante não diferem muito daqueles que usamos.

As toalhas, porém, são um assunto à parte: possuem um material absorvente, mas fino, e são substituídas uma vez por semana.

A cada dois dias, os astronautas podem, no entanto, se dar ao luxo de usar outra toalha que Cristoforetti chama de "acampamento", usada úmida para esfregar o corpo.

A água é armazenado em um pequeno recipiente e, em seguida, aplicado ao corpo.

Pela falta de gravidade, no entanto, a água não cai no chão, mas permanece sobre a pele em forma de bolhas.

E adicionando um pouco de sabão líquido, que não faz muita espuma e não requer enxágue, o astronauta pode "tomar banho" e desfrutar de uma sensação de limpeza igual a que tinha em terra firme.

No entanto, explica Cristoforetti, nem sempre esse processo pode ser feito por falta de tempo.


Cabelo limpo

Lavar o cabelo não é tão complicado.

Só é necessário um shampoo que não exige enxágue, adicionar algumas gotas de água e massagear o cabelo normalmente. O excesso de água é então removido com uma toalha.

As toalhas são depois deixadas para secar nas proximidades do sistema de ventilação. A água evapora e um sistema de ar condicionado a condensa e a recupera.

"Não desperdiçamos nenhuma gota de água que usamos para o banho", diz a astronauta italiana.


Cortar as unhas

Escovar os dentes é uma tarefa um pouco mais difícil: o processo é semelhante ao realizado na Terra até chegar a hora de cuspir a água misturada com pasta de dente.

Como não há uma pia onde cuspir, "alguns astronautas simplesmente engolem: é rápido e simples. Mas eu, pessoalmente, não gosto, então eu cuspo tudo em uma toalha", diz Cristoforetti.

"Não é muito elegante, mas você faz o que tem de fazer."

Na hora de cortar as unhas, também é preciso ter cuidado para que – por causa da gravidade zero – não espalhar pedaços flutuantes em todos os lugares.

"O melhor é fazê-lo é perto da saída da ventilação para que os pedaços de unha sejam sugados e fiquem ali", diz ele. "Aí depois você remove tudo com um aspirador de pó."


'Número um, número dois'

Quando se trata de ir ao banheiro, há uma pequena sala com um sistema para que os astronautas possam se aliviar.

Para urinar, os astronautas usam um pequeno funil ligado a um tubo com um aspirador para que o líquido não saia flutuando.

A urina é, então, filtrada e, por uma série de processos químicos, se torna potável e adequada para o consumo humano.

E quanto ao "número dois"? Segundo Cristoforetti, "o princípio é exatamente o mesmo: o de sucção".

O vaso sanitário está conectado a um recipiente para resíduos sólidos, que, com uma tripulação de três astronautas, é trocado aproximadamente a cada dez dias.
in: ultimosegundo.ig.com.br
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySeg maio 18, 2015 9:29 am


CONFIRA 12 FUNCIONALIDADES DOS FONES DE OUVIDO DA APPLE QUE VOCÊ NÃO SABIA!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se tem uma coisa que hoje em dia quase ninguém faz é ler manual de instruções dos produtos. Ainda mais se ele for uma coisa com a qual nós já estamos habituados, como por exemplo, telefones celulares. Porém, com essa falta de atenção, algumas funcionalidades incríveis dos aparelhos acabam sendo deixadas de lado. A maioria das pessoas que têm celulares da Apple não sabem que aquele fone de ouvido branquinho serve para uma série de coisas que vão muito além de apenas reproduzir as músicas.

O site InfoMoney fez uma seleção de 12 coisas que esses fones de ouvido da Apple podem fazer. Elas são tão simples e legais!

Pegue o seu fone de ouvido da Apple e observe: o fio que fica na orelha direita tem o controle de regulagem de volume, e é lá que todos esses truques são realizados.


Ouvindo música

1- Se você clicar apenas uma vez, vai pausar a música

2- Se clicar duas vezes rapidamente, pula para a próxima música

3- Ao clicar três vezes de forma rápida, vai voltar para o início da música ou então para a faixa anterior.

4- Ao clicar duas vezes rapidamente e manter o botão pressionado, a música que está sendo ouvida será avançada.

5- Com três cliques rápidos e o botão pressionado, a música que está sendo ouvida será retrocedida.


Ao fazer ligações

6- Com um clique você consegue atender e desligar as chamas

7- Ao manter o botão pressionado por dois segundos você pode ignorar aquela ligação que não quer atender.

8- Se você estiver em ligação e começar a receber outra, pode apertar uma vez no controlinho para colocar a primeira em espera. Para voltar para a outra ligação é só apertar mais uma vez.

9- Agora, se você estiver em uma ligação e começar a receber uma outra que você não quer atender, é só pressionar o controle por dois segundos que a chamada indesejada será ignorada.


Usando a Siri

10- Ao manter o controle pressionado você pode acionar o comando de voz


Tirando fotos

11- Ao clicar uma vez a câmera fotográfica será acionada


Para mudar o volume

12- Por fim, o uso que todas as pessoas conhecem! Para aumentar e diminuir o volume é só apertar uma vez no controle e depois selecionar o + ou o -.
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyTer maio 19, 2015 9:13 am


Nas sociedades pré-históricas não havia desigualdade entre os sexos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Um estudo revelou que as primeiras sociedades pré-históricas praticavam a igualdade entre os sexos, com figuras masculinas e femininas a ter o mesmo poder para decidir questões importantes.

Os resultados da investigação, realizada por antropólogos da Universidade College London, na Inglaterra, e publicada na revista “Science”, contestam a perceção de que a equidade sexual é uma invenção recente e as sociedades pré-históricas seriam dominadas por figuras masculinas. Porém, o que acontecia é que havia o mesmo nível de poder entre os sexos.

“A igualdade entre homens e mulheres é o único cenário em que poderiam ter surgido características humanas como a cooperação com outros indivíduos”, afirmou Andrea Migliano, uma das autoras do estudo.

Os investigadores chegaram a estas conclusões ao recolher dados, durante dois anos, em duas comunidades de caçadores-coletores ainda preservadas, uma no Congo e outra nas Filipinas.

Nestas tribos, homens e mulheres têm igual influência na decisão de onde o grupo vive e com quem vive – homens e mulheres partilham tarefas no cuidado das crianças e contribuem com a mesma quantidade de alimentos.

As descobertas contrariam ainda a ideia de que a igualdade de género é uma invenção recente, sugerindo que tem sido a norma para os seres humanos durante a maior parte do tempo.

“Há esta perceção de que os caçadores-coletores são mais machos ou se trata de um grupo dominado pelo sexo masculino. Mas podemos dizer que foi apenas com o surgimento da agricultura, quando as pessoas começaram a acumular recursos, que a desigualdade começou”, explica Mark Dyble, o antropólogo responsável pelo estudo.

Os dados, sistematizados e confirmados através de um modelo matemático usado para simular a formação de redes de pessoas, mostram que quando as mulheres estão em pé de igualdade com os homens na decisão do sítio onde viver e com quem viver, as redes tendem a ser mais amplas e colaborativas.

“Quando são apenas os homens a decidir com quem viver, o núcleo de qualquer comunidade torna-se uma rede densa de homens, com as suas mulheres em posições periféricas”, referiu o investigador.
in: zap.aeiou.pt
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyQua maio 20, 2015 10:13 am


Hoje, dia 20 de maio é o 140.º dia do ano. Faltam exatamente 225 dias para acabar o ano de 2015.
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyQui maio 21, 2015 9:15 am


Pattie Mallette engravidou aos 17 anos, e foi empurrada para o aborto, mas ela se recusou. Esse bebê se tornou conhecido como Justin Bieber.
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySex maio 22, 2015 9:44 am


Tudo aquilo que diferencia os madrugadores das outras pessoas

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Acordar cedo não é uma rotina que agrade a gregos e a troianos, mas é hábito imprescindível para um determinado grupo de pessoas, os chamados madrugadores.

Vários estudos sugerem a existência de uma ligação direta entre a felicidade e os hábitos diurnos. Embora todos aqueles que não conseguem (leia-se, gostam) de se levantar cedo tenham tendência a refutar esta tese, a verdade é que são vários os aspetos que diferenciam pela positiva as pessoas diurnas.

Segundo o Huffington Post, a Universidade do Texas analisou os hábitos de um grupo de pessoas e descobriu que aquelas que saem mais cedo da cama tendem a ter uma atitude mais positiva e dinâmica perante a vida do que aquelas que dorme ‘até à eternidade’.


Assim sendo, lê-se na publicação, as pessoas madrugadoras:

1. São mais felizes: Um grupo de investigadores da Universidade de Toronto crê que as pessoas madrugadoras são mais felizes pois tendem a vivenciar experiências mais positivas ao longo do dia e, por consequência, da vida.

2. Têm melhores resultados: No caso dos estudantes, as manhãs são sinónimo de mais produtividade e, com isso, melhores notas. Mas o mesmo se aplica nos adultos, que se mostram mais eficazes e eficientes naquilo que fazem se começarem a trabalhar logo de manhãzinha.

3. Não precisam de adiar o alarme do despertador: As pessoas que acordam cedo tendem, por norma, a ter uma rotina específica e, muitas vezes, nem sequer necessitam de ouvir o despertador pois o corpo já ‘sabe’ que é hora de acordar.

4. São altamente produtivos da parte da manhã: ‘Deitar cedo e cedo erguer dá energia para tudo o que tem que fazer’. Este bem que poderia ser o ditado popular de todos aqueles que madrugam por gosto. Acordar cedo dá energia e aqueles que os fazem rotineiramente acabam por ter melhores níveis de produtividade do que os restantes.

5. São mais meticulosos: As pessoas que acordam cedo todos os dias são, quase sempre, adeptas de um estilo de vida rigoroso e organizado, onde tudo é planeado para que os imprevistos sejam calculáveis e ultrapassados sem grandes dificuldades. Do planeamento alimentar, à rotina de treinos, passando pelos momentos de lazer e viagem: tudo é previamente pensado.

6. Estão mais ‘protegidos’ dos riscos de depressão: como são mais ativas, dinâmicas e positivas, as pessoas que acordam cedo não correm tanto risco de vir a sofrer uma depressão como as restantes.

7. Podem ser mais simpáticas: Embora esta caraterística dependa da pessoa, o facto de os madrugadores serem mais positivos leva a que sejam mais simpáticos e amáveis para os outros.
in: noticiasaominuto.com
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySáb maio 23, 2015 8:35 am


O cérebro humano não está totalmente funcional para aprender até antes das 10 AM , a ciência provou que as escolas começam muito cedo.
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyDom maio 24, 2015 12:21 am


Não basta beber água todos os dias. Deve saber fazê-lo


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

É frequente ouvirmos (por vezes sermões) de que devemos beber diariamente entre um litro e dois litros de água. O corpo agradece, mas será que está a fazê-lo da forma correta?

Não é preciso grande ciência para beber água. Nem sede. E é mais do que uma questão de hidratação.

Mas é preciso saber quando e como fazê-lo para que não se torne prejudicial à saúde ou de não fornecer os benefícios máximos.

O site Health Food revela, agora, apenas alguns exemplos das quantidades e dos momentos do dia mais indicados para ingerir este ‘elixir’ natural.

- Dois copos de água logo ao acordar ajudam na ativação de órgãos internos.

- Um copo de água meia hora antes das refeições ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo.

- Um copo de água antes do banho ajuda a baixar a pressão arterial.

- Um copo de água antes de ir para a cama diminui o risco de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco e reduz a possibilidade de sofrer cãibras durante a noite.
in: noticiasaominuto.com
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySeg maio 25, 2015 9:40 am


Chá de camomila ajuda a prolongar a vida das mulheres


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Há uma bebida que pode ajudar as mulheres a viveram mais anos: o chá de camomila. Esta é a conclusão a que chegou um estudo da Sociedade de Gerontologia norte-americana.

O consumo desta bebida está relacionado com a diminuição em 29% de morte precoce - independentemente da causa, de acordo com a pesquisa. No entanto, este efeito não é visível nos homens. Os investigadores do University of Texas Medical Branch ainda não conseguiram arranjar uma explicação para esta diferença entre os sexos.

Durante o estudo os cientistas observaram mais de 1.600 homens e mulheres mexicanos e norte-americanos ao longo de sete anos. Apenas 14% dos voluntários bebiam chá de camomila com regularidade.

Os cientistas tiveram em conta as diferenças demográficas, as condições de saúde de cada participante e os seus comportamentos no que diz respeito aos cuidados de saúde. Mesmo assim, o chá de camomila teve sempre um efeito positivo nas mulheres que o consumiam, que tinham uma probabilidade de morrerem mais tarde que as restantes.

Agora, o grupo de investigadores procura uma explicação para este fenómeno — e também para o facto de o efeito não se verificar nos homens.
in: zap.aeiou.pt
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyTer maio 26, 2015 2:41 pm


Mitos e verdades sobre a amamentação


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A amamentação parece ser um assunto dominado pela generalidade das pessoas mas para as futuras e recentes mães pode ser difícil distinguir os mitos das verdades relacionadas com esta experiência.

A amamentação, que pode muitas vezes parecer do domínio do senso comum carrega muitos mitos que podem deixar as mães confusas e com ideias erradas. A publicação O Nosso Bebé reuniu um conjunto de mitos e verdades associados à amamentação e que geram muitas dúvidas nas mães. Damos-lhe a conhecer alguns deles.

1. Amamentar ajuda a recuperar a forma a seguir ao parto: Verdade. A amamentação ativa a produção de hormonas como a ocitocina, o que vai ajudar o útero a contrair para voltar ao seu tamanho normal antes da gravidez e na recuperação no pós-parto.

2. Se tenho o peito pequeno, não produzo leite suficiente: Mito. A capacidade de amamentar não depende do tamanho do peito. A produção de leite tem origem nas glândulas mamárias, que quase sempre produzem leite em quantidade suficiente, independentemente de a mãe ter um peito pequeno ou grande.

3. Mais vale um biberão dado com amor do que o peito de forma contrariada: Verdade. A mãe alimentará bem o seu filho independentemente de o fazer com leite materno ou leite artificial. Os sentimentos de culpa por parte da mãe por não amamentar só a levarão a sentir-se menos tranquila e menos feliz, o que se repercute no bem-estar do bebé.

4. Se os bebés mamarem muito, é porque o leite não é suficiente: Mito. A frequência da mamada não se relaciona com o facto de o bebé estar a receber pouco leite. Os bebés amamentados têm necessidade de comer mais cedo do que os que são alimentados com a fórmula látea.

Em caso de dúvida, deverá recorrer ao apoio de técnicos de saúde para receber informação científica e fundamentada, recomenda a mesma publicação.
in: noticiasaominuto.com
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyQua maio 27, 2015 12:32 am


Sabia que beber café de manhã não o ajuda a acordar?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Beber um café ou uma bebida com cafeína assim que se acorda é um ritual de muitas pessoas. Mas se acha que é isso que o ajuda a manter-se acordado ao longo do dia está enganado.

Cientistas comprovaram que as pessoas têm andado a beber o seu café de maneira ‘errada’.

Tal como explica o canal do YouTube AsapSCIENCE, os seres humanos têm um relógio biológico, de nome ritmo circadiano, que regula vários processos no nosso corpo, incluindo a quantidade de sono que temos durante o dia.

Esse relógio interno controla a libertação de cortisol, uma hormona que está ligada ao nosso estado de alerta ao longo do dia.

Ao longo do dia vamos tendo vários picos de cortisol, mais precisamente entre as 8h e as 9h. Isto é, o nosso corpo tem mecanismo automático para nos acordar. Os investigadores descobriram que beber café à mesma hora deste ‘despertador interno’ diminui o efeito da cafeína e, a longo prazo, cria resistência a esta ‘droga’.

Ao longo do dia, há vários picos de cortisol, nomeadamente entre 12h e as 13h e entre as 17h30 e as 18h30. Portanto o melhor é beber café fora destes horários

No caso de ser daquelas pessoas que acorda muito cedo ou muito tarde – e fora destes horários -, também não é uma boa ideia beber café assim que acorda. Os cientistas descobriram ainda que os níveis de cortisol aumentam em 50% quando acordamos, independentemente da hora. O ideal será esperar cerca de uma hora.
in: sol.pt
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyQui maio 28, 2015 9:42 am


Saiba quais são as principais causas de morte dos portugueses

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Portugal registou 106.876 óbitos em 2013, menos 1.093 face ao ano anterior, mais de metade devido a doenças do aparelho circulatório e a tumores malignos, de acordo com estatísticas do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

As doenças do aparelho circulatório continuaram a ser a principal causa básica de morte, tendo originado 31.528 óbitos, representando 29,5% da mortalidade total ocorrida no país, menos 4,1% face a 2012. No conjunto destas doenças, destacaram-se as mortes devido a acidentes vasculares cerebrais (AVC), que representaram 11,5% do total (12.273 óbitos), contra 12,5% no ano anterior, refere a publicação do INE “Causas de morte 2013″.

Já a doença isquémica do coração provocou 6.936 óbitos em 2013 (6,5%) e o enfarte agudo do miocárdio 4.568 mortes (4,3%). Em média, as doenças do aparelho circulatório atingiram os homens cinco anos mais cedo, com uma idade média ao óbito de 78,5 anos, contra 83,5 anos das mulheres.

Segundo o instituto, estas doenças mataram mais mulheres (55,7%) do que homens (44,3%) e causaram uma mortalidade prematura de 12,3% (proporção de indivíduos falecidos com menos de 70 anos no total de mortes por esta causa) e 40.956 anos potenciais de vida perdidos no país em 2013.

Os tumores malignos foram a segunda causa de morte em 2013, provocando 25.920 óbitos, o que correspondeu a 24,3% do total da mortalidade, mais 0,6% relativamente a 2012. Sendo que se evidenciaram 4.010 mortes causadas por cancro da traqueia, brônquios e pulmão, mais 9,1% do que em 2012, enquanto os tumores malignos do cólon, reto e ânus foram responsáveis por 3.848 óbitos (3,6%).

O cancro matou mais homens (59,7%) do que mulheres (40,3%), tendo a idade média ao óbito se situado nos 72,4 anos, mais elevada para as mulheres (73,7 anos) do que para os homens (71,6 anos).

A mortalidade prematura situou-se em 9,2%, mais elevada para os homens (11,7%) do que para as mulheres (6,7%).

As mortes por cancro do cólon, reto e ânus ocorreram em média cinco anos mais tarde (74,6 anos) do que as devidas a cancro da traqueia, brônquios e pulmão (69,3 anos).

No caso das mulheres, o cancro da mama provocou 1.646 óbitos, menos 6,4% face a 2012, tendo sido a idade média ao óbito de 70,5 anos, mais 1,2 anos do que em 2012.

Enquanto o cancro da próstata causou 1.717 óbitos em 2013, menos 5,3% do que em 2012, mantendo-se a idade média ao óbito próxima dos 80 anos.

O cancro do estômago foi responsável por 2,1% do total de óbitos, menos 4,6% face a 2012, e o cancro do pâncreas por 1,3%, um aumento de 5,9% face ao ano anterior.

Quanto às doenças do aparelho respiratório, a pneumonia com 5.935 óbitos e a doença pulmonar obstrutiva crónica com 2.537 óbitos, foram as causas com maior número de mortes (representando, respetivamente, 5,6% e 2,4% do total de óbitos no país).

As doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas causaram 5.775 óbitos em 2013, menos 4,6% do que no ano anterior, tendo a diabetes mellitus sido a causa que provocou mais mortes (4.548 óbitos), embora tendo baixado 6,7% relativamente a 2012.
in: movenoticias.com
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySex maio 29, 2015 10:41 pm


Já existe um semáforo para quem não enxerga cor

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As pessoas que não enxergam cores ou daltônicos foram a inspiração das estudantes Paloma Bellatrix e Bianca Ochsenhofer do curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, da Fundação Educacional Inaciana (FEI) em São Bernardo do Campo para criar um semáforo que funciona (muito bem) para quem não enxerga.

Hoje a legislação brasileira impede que pessoas com dificuldade para identificar as cores do semáforo dirijam. Mesmo assim, muitos daltônicos (os principais afetados pela regra) tiram carteiras de habilitação e dirigem todos os dias por aí.

A ideia surgiu quando um amigo das estudantes comentou que, apesar de ser daltônico precisava encarar o trânsito. No entanto o motorista tinha dificuldade para identificar os estágios do semáforo (verde, amarelo e vermelho); isso porque os equipamentos na cidade de São Caetano, onde ele dirige, são posicionados na horizontal, o que dificulta a observação do motorista daltônico.

Para responder a este tipo de necessidade as estudantes criaram o “Detector de estado de semáforo”.

O protótipo mostra para o motorista, de forma escrita, o estado do semáforo.

A criação funciona a partir de dois circuitos: o primeiro fica no próprio semáforo, de onde os estados são enviados via wireless (internet sem fio) para um segundo circuito, que é fixado no carro e serve para captar os sinais e decodificá-los. Para evitar transtornos em cruzamentos, o sensor do carro identifica a posição do veículo em relação ao norte magnético da Terra e, baseado nisso, decide de qual dos semáforos vai captar a informação.

As engenheiras pensam em melhorar o protótipo e colocá-lo no mercado, mas ainda faltam patrocinadores ou empresas que invistam na ideia.

O objetivo é adaptar o equipamento para incluí-lo em sistemas GPS com avisos sonoros, para que a pessoa escute o estado do semáforo ao invés de ler no equipamento. Desta forma o projeto poderá ajudar não só os daltônicos, mas também pessoas com visão normal, quando o motorista não consegue identificar o estado do semáforo por causa da neblina ou quando incide muita luz sobre o semáforo.
in: vocesabia.net
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySáb maio 30, 2015 10:46 pm


Por que o leite sobe quando ferve?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para começo de conversa, é preciso entender uma característica básica do leite.

Ele não é apenas um líquido, como a água, e sim uma composição orgânica que também contém sais minerais, gordura, proteínas e açúcar (a famigerada lactose, que o organismo de muitos adultos não tolera).

Ao serem aquecidas, a gordura e as proteínas tendem a subir para a superfície do leite, formando uma película. Isso ocorre antes de a água presente no leite ferver.

Quando isso acontece, a água começa a borbulhar e as bolhas de vapor empurram a tal película para fora e o leite passa a espumar.

Todo mundo sabe que, se apagar o fogo, o processo é paralisado instantaneamente.

“Isso acontece porque as proteínas voltam a dissolver-se na água do leite quando ele esfria”, diz Paulo César Queiroga, gerente industrial de uma fábrica de laticínios. O que sobra na superfície é a popular nata: a gordura do leite.

Fervura incontida

Gordura e proteína do leite criam película que provoca o transbordamento

1 – Quando o leite é aquecido, a gordura e as proteínas sobem para a superfície, formando uma película

2 – Quando a água contida no leite começa a ferver, as bolhas de vapor empurram a película para fora, formando a espuma que transborda.
in: vocesabia.net
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyDom maio 31, 2015 10:07 am


10 Mitos Sobre Cerveja


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cerveja normal ou light – As cervejas light têm em geral entre 90 a 100 calorias, contra as menos de 200 calorias das convencionais. Um amante de cerveja diz que a diferença é a mesma entre comparar um McDonalds com um Restaurante 5 estrelas. Os que buscam uma vida mais saudável e estão acostumados com dietéticos e light, dizem que a diferença é imperceptível. Portanto, a menos que você beba 300 cervejas por semana, opte por uma cerveja boa e convencional, nada de light.

Quanto mais escura é a cerveja, mais álcool contém – Nem sempre. A cerveja Guinness, por exemplo, é preta, e tem 4,2% de álcool. A cor da cerveja vem do malte torrado, o que não representa nada no teor alcoólico. Já os demais componentes são responsáveis pelo álcool, mas não influenciam na cor.

A cerveja fica com o gosto ruim se esquentar e gelar novamente – pode acontecer caso a cerveja passe pelo processo de gelar/descongelar por muitas vezes. Mas muitas pessoas acreditam que o gosto fica esquisito quando se gela uma cerveja que já foi gelada e voltou à temperatura normal. A cerveja pode estragar com o ar, a luz e o tempo. A temperatura não estragará sua cerveja a menos que seja extrema.

As cervejas dos EUA têm menos álcool que as demais – Algumas pessoas notam uma diferença no rótulo, sobre o teor alcoólico das cervejas comercializadas nos EUA. Os americanos usam a média de álcool por peso, enquanto os demais países adotam o padrão de álcool por volume. Uma vez que a cerveja pesa menos que a água, as cervejas americanas apresentam números menores, mas não menos álcool.

A cerveja Guinness servida na Irlanda é melhor - O processo de fabricação da cerveja é de baixo custo, então porque essas marcas arriscariam sua reputação ao fabricar cerveja diferente para exportação? Não faz muito sentido, e não é verdade. Com raras excessões, a cerveja exportada é exatamente igual à local. A única diferença é o frescor devido ao tempo gasto na exportação.

A cerveja não deveria ser amarga – O amargo da cerveja vem de um componente (presente em todas cervejas) responsável pelos maltes doces e que age como conservante. Algumas cervejas têm mais (como a India Pale Ales) e outras têm menos, caso da Wheat Beer.

As melhores cervejas estão nas garrafas verdes – as garrafas escuras (em geral marrons) protegem muito mais a cerveja da luz do que as claras (verdes ou transparentes). O mito surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, quando os europeus consumiam cervejas importadas que eram produzidas e envasilhadas em garrafas verdes devido à escassez local.

As cervejas da Tailândia contêm formaldeído – Acredita-se que as cervejas fabricadas em Singha contêm na fórmula formaldeído. A explicação mais aceitável é que as cervejas fabricadas em Singha contêm muito mais álcool e são muito mais amargas. Quando soldados americanos ou ingleses bebiam na Tailândia, ficavam bêbados com maior facilidade e muito mais rápido do que costumavam, além de sentirem um amargo muito mais intenso. A explicação sugerida é que continha formaldeído em sua fórmula. Loucura.

A cerveja Corona é urina mexicana – Durante a década de ‘80, surgiu um rumor de que trabalhadores da fábrica de cerveja Corona (bem popular nos EUA) estavam urinando nos tanques das cervejas destinadas aos EUA. Certamente seria, no mínimo, desagradável, se fosse verdade. Mas como todo mito, isso causou transtornos para a fábrica – sua popularidade foi diminuindo entre os consumidores de cerveja americanos e quem se beneficiou com isso foi a Heineken. Peraí, e onde a Heineken entra na história? Ela foi a responsável por espalhar o rumor (aconteceu um caso similar a este aqui no Brasil, envolvendo a Coca-Cola e a Dolly). O responsável da Heineken admitiu a concorrência desleal e a Corona teve sua popularidade em alta novamente. Mas esse rumor é espalhado até hoje por todo o país!

Mulheres não gostam de cerveja – Quem será que inventou isso?! Algumas mulheres bebem muito mais do que homens. Há milhares de casos em que a mulher agüenta beber muito mais do que o homem.
in: vocesabia.net
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptySeg Jun 01, 2015 9:44 am


Quanto frio podemos suportar? E calor?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uma aventura no deserto ou uma expedição no polo sul pode levar o corpo ao extremo. Tanto frio quanto calor são capazes de matar. O anesteseologista Alexandre Slullitel afirma que cada organismo tem um comportamento individual muito diferente, por isso, é difícil precisar a temperatura máxima ou mínima que podemos suportar.

O que pode ser determinante, mais do que a temperatura em si, é o tempo de exposição. “Tudo depende da intensidade, da variação de temperatura e do tempo em que o organismo é exposto”, alerta o especialista. Os principais sintomas de quem está sofrendo hipertermia (excesso de temperatura corporal) são suor, desidratação, boca seca, pele flácida e a consequente parada do funcionamento dos órgãos. Já na situação contrária, na hipotermia, as primeiras reações do corpo são tremor e contração muscular.

No livro A Vida no Limite – A Ciência da Sobrevivência, a fisiologista inglesa Frances M. Aschcroft afirma que, em um ar parado de -29º C, há pouco perigo para uma pessoa adequadamente vestida. Se o vento for de meros 16 km/h, porém, a sensação térmica cai para o equivalente a -44º C e a pele congela em menos de um ou dois minutos. Já no calor, se a temperatura basal – temperatura dos tecidos do corpo e do abdômen – passar dos 42º C ocorrerá morte por insolação. No livro, há o registro de um homem que suportou 15 minutos a uma temperatura de 105º C!
in: vocesabia.net
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyTer Jun 02, 2015 9:32 am


Como as formigas conseguem carregar tanto peso?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O comprimento das formigas varia de 1,6 mm a quase 5 cm. A maioria das espécies são vermelhas, negras, marrons ou amarelas, mas existem algumas verdes ou de um azul metálico. E, como outros insetos, elas têm seis patas.

Os corpos se dividem em três segmentos distintos: cabeça, tórax e abdômen. Ao contrário de outros insetos, as formigas têm antenas articuladas (e não retas ou recurvas), e um pedicelo, um estreitamento do corpo entre o tórax e o abdômen. O bucho, um órgão localizado no abdômen, é usado para armazenar comida, que mais tarde pode ser regurgitada para alimentar outros membros da colônia.

A maioria das formigas têm corpos lisos, ainda que algumas apresentam projeções espinhosas. As formigas têm fortes mandíbulas adaptadas para matar, esmagar, mastigar, cortar ou dilacerar, dependendo da espécie e daquilo que ela coma. Algumas espécies de formigas dispõem de glândulas que produzem ácido fórmico, um forte ácido que pode ser lançado contra inimigos, causando queimadura ou coceira. Muitas formigas dispõem de ferrões que contêm veneno, e algumas, como a formiga lava-pés e a colheitadeira, podem infligir picadas dolorosas e ocasionalmente fatais aos seres humanos e outros animais.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Por que as formigas têm cinturas finas?

As formigas têm cinturas finas para que possam mover as porções separadas de seu corpo com mais liberdade em passagens estreitas. Isso permite que elas se contorçam em diferentes direções, característica importante para o movimento em um formigueiro.

Elas têm três porções principais de corpo: cabeça, tronco e o abdômen. Os olhos, antenas e mandíbulas da formiga ficam em sua cabeça.

Afixadas ao tronco, existem seis pernas segmentadas. Cada perna dispõe de um pé com duas garras. As garras se aferram à terra, cascas de árvore ou folhas, de modo que as formigas podem caminhar, galgar e escavar rapidamente. As formigas também são fortes. Muitas delas são capazes de erguer pesos 50 vezes superiores aos de seus corpos.

O abdômen tem duas partes – a cintura e o gáster. Os órgãos que cuidam da digestão, da eliminação de dejetos e da reprodução ficam no gáster. Algumas espécies de formigas têm um ferrão no extremo do gáster como defesa contra outros insetos.


Onde vivem as formigas?

Existem cerca de 10 mil espécies de formigas. Por isso, não surpreende que as formigas, como milhões de outros insetos sociais, vivam em todo o mundo, exceto nas regiões mais frias. De fato, as áreas com climas mais úmidos e quentes abrigam o maior número de formigas e outros insetos.

As florestas tropicais apresentam grande riqueza de insetos. Se todos os animais que habitam a selva amazônica fossem pesados, muitos cientistas acreditam que formigas e cupins responderiam por um terço do peso total.
As formigas apresentam forte capacidade de sobrevivência. Elas apresentam diferentes formas de vida que permitem que vivam em diferentes habitats. E seu pequeno tamanho lhes torna fácil encontrar alimento e abrigo.


Sentidos

O sentido mais desenvolvido da formiga é o do faro. As formigas dispõem de glândulas abdominais que excretam diversos feromônios, substâncias químicas que causam reações específicas da parte de outros indivíduos. Os feromônios atuam como alarme, como forma de atração sexual e como marcadores de caminhos, e ajudam indivíduos a se reconhecer. As formigas têm um senso bem desenvolvido de paladar, e são capazes de distinguir entre sabores amargos, doces, azedos e salgados. Elas também têm um senso de tato desenvolvido. Os receptores tácteis se localizam nos pés e nos pêlos da perna. As antenas são usadas para determinar cheiro e sabor, e para tocar objetos.

Algumas espécies de formigas apresentam olhos compostos e visão bem desenvolvida, enquanto outras têm olhos simples que só podem distinguir entre claro e escuro. Existem algumas espécies de formigas cegas.
in: vocesabia.net
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 57
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 EmptyQua Jun 03, 2015 9:50 am


Beber água do mar faz mal para a saúde?


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A água do mar é repleta de sais e para cada litro de água do mar, temos pelo menos 32 gramas de sais.

O sal que mais ocorre é o Cloreto de Sódio (NaCl), o mesmo sal que usamos para cozinhar. Além dele, substâncias como magnésio, potássio e cálcio, estão presentes em concentrações menores.

Sabendo de tudo isso, é lógico que já podemos esperar que beber a água do mar não seja uma boa ideia. Inclusive, dependendo da quantidade ingerida pode até levar a morte.

Para funcionar bem e manter o equilíbrio, nosso corpo precisa de sais, mas somente 0,9% do nosso sangue é composto por sais. Na água do mar existe cerca de 4% de sais, um valor bastante alto para os padrões do corpo humano, principalmente quanto à taxa de cloreto de sódio. Se ingerirmos essa água, nosso intestino receberá uma quantidade de sal muito maior do que a que temos circulando em nossos vasos sanguíneos. Os rins parariam de funcionar pois não saberia lidar com o excesso de sal no sangue. A partir daí o corpo só iria desidratar e pedir mais água e beber mais água salgada seria um desastre total.

Beber sem querer um pouquinho de água enquanto se diverte no mar não muitos problemas, no máximo poderá causar uma diarreia.
in: vocesabia.net

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Sabia que... - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Sabia que...   Sabia que... - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Sabia que...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» SABIA QUE O LOBO.....
» Coelho ou lebre (femea) não sabia que agiam desta maneira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Lazer - :: » Off-Topic «-