Eis que finalmente chega uma medalha à comitiva portuguesa. Jéssica Augusto brilhou na maratona, com uma prova de trás para a frente depois de se ter atrasado na fase inicial, e garantiu a medalha de bronze nos Europeus. Está assim garantida a primeira medalha portuguesa em Zurique, na Suíça.
Jéssica Augusto terminou os 42 km em 2:25.41 horas, sendo que a francesa Christelle Daunay arrebatou a medalha de ouro com o tempo de 2:25.14, à frente da italiana Valeria Straneo, cronometrada em 2:25.27, com quem travou uma dura batalha ao longo da prova.
A atleta nacional chegou a perder contacto com o grupo da frente, mas recuperou e foi galgando posição atrás de posição, até que estabilizou no terceiro posto. Ainda tentou o ataque ao duo da frente, só que o esforço solitário de Jéssica Augusto não chegou para o ritmo de Daunay e Straneo.
Quanto à restante comitiva portuguesa, Filomena Costa ficou no 15.º posto, em 2:32.50 horas, enquanto Marisa Barros terminou na 20.ª posição, com 2:34.35 horas. Doroteia Peixoto acabou por desistir.
Record