RESUMO ÉPOCA 2014/2015:INDIVIDUAL:Perdizes: 48
Lebres: 1
Galinholas: 5
Codornizes: 7
Coelhos: 1
Patos: 1+1/2
Rolas: 24
Pombos: 9
Narceja: 1
Tordos: 297
GRUPO:Perdizes: 83
Lebres: 8
Galinholas: 9
Codornizes: 18
Coelhos: 9
Mais uma época finda e cá vai o balanço final de muitos dias a levantar de madrugada com muitos quilómetros percorridos, alguns deles solitários e apenas acompanhados de pensamentos cinegéticos e cinófilos que desaguaram em caçadas calcorreando montes e vales na companhia de Amigos e Fieis Companheiros ou esperando "sentadinho" à sombra da oliveira depois de noites mal dormidas e quilómetros a queimar pestanas!!
As migratórias de verão abriram as hostilidades com rolas em quantidade e pombos na míngua. As rolas continuam a proporcionar-me o tiro favorito e este ano tive-os belíssimos apesar de os "remorsos" do abate de tão bela ave me apoquentar amiúde!
Codornizes tive a felicidade de ser convidado para duas caçadas em restolho à moda antiga para começar a "apalpar" a minha nova fera, JUMBA(BAF), no acto venatório propriamente dito.
Coelhos duas caçadas em Setembro para matar saudades com o abate do único coelho que tive a tiro(e que tiro!
)
Em Outubro a Geral atrás da Rainha, minha actual paixão, de salto com os cães e o meu "sócio" Ricardo(ricardor2) com muitos e muitos quilómetros andados a pé e de carro, muitos lances bonitos e alguns erranços de palmatória proporcionando momentos que ficam gravados na minha memória e me acompanharão pelos anos de vida. As expectativas iniciais de muita criação depressa se desvaneceram à medida que os dias de caça se desenrolaram e os cantitos foram sendo batidos. Pessoalmente tive uma época para recordar com a Maxus a finalizar belíssimos quadros pintados pelas guias infindáveis da Jumba que terminavam ora com paragens seguras ora com perdizes nas asas, proporcionando belíssimos lances de caça e cobros, muitos deles impossíveis, protagonizados pela "Rasteira" Zara(EBF)! A Jumba revelou-se uma excelente companheira e cadela de caça, uma cadela habituada às perdizes de provas e aos terrenos de treinos que soube fazer-se à vida e trabalhar em terrenos duros sem ventos a favor onde conseguiu impor a sua autoridade e competência dominando, por paixão, a arte de caçar perdizes bravas e gravando lances à Benfica
, com grande nota artística e muitas perdizes servidas em bandeja de ouro! Uma palavrinha para a minha nova menina, Java(BAF), que apesar de tenra idade já mostrou a matéria de que é feita!
Lebres poucas avistadas, uma abatida e não fosse o meu "sócio" Ricardo a pendurar meia dúzia não tinha material para a tachada que eu tanto gosto!
Galinholas, meia dúzia de caçadas, numa época atípica com um efectivo menor que o habitual e salvo por uma entrada tardia já em Janeiro com galinholas velhas e sabidas que fazem das patas o seu meio de sobrevivência proporcionando guias infindáveis que, na maior parte das vezes, terminavam com a galinhola no ar assim que ouviam o beep.
Patos, um ano péssimo quando comparado com igual período na época anterior.
Tordos, a espécie que mais me faz pegar no mapa e no googleearth
, melhor do que o ano passado mas mesmo assim aquém das expectativas iniciais. Muitos e muitos quilómetros percorridos na companhia de mais uns "doidos" e quase sempre no Zague!
A culpa é minha que teimo em andar acompanhado do caçador mais espanta-tordos que eu já conheci - o CarlosM!
.... e terminou ..... já a pensar em Agosto e em melhorar tudo o que seja possível!
Agradeço aos Amigos que me acompanharam, em especial ao Ricardo pela sua AMIZADE e COMPANHEIRISMO (obrigado por tudo "sócio"!
) que comigo viveram momentos únicos, e por ultimo agradeço à Rainha - Perdiz Vermelha - porque sem ela não era a mesma coisa!
O meu "sócio" - Ricardo.