Sonho português só terminou na final. Portugal somou um total de duas medalhas no Campeonato da Europa de juniores e cadetes.
Henrique Ramos conquista prata no europeu de karaté
A participação da seleção nacional nos Europeus de Karaté terminou este domingo com a histórica obtenção da medalha de prata por Henrique Ramos na final de junior +78Kg, a segunda medalha do atleta português em termos europeus, já que Henrique Ramos tinha obtido o bronze no Azerbaijão em 2012.
O atleta luso apenas cedeu na final frente ao macedónio, campeão da europa pela quarta vez consecutiva e bronze no mundial de Guadalajara em 2013. O combate foi renhido, mas o macedónio demonstrou mais experiência, fruto também de ser o primeiro ano de sub21 de Henrique Ramos.
O dia ficou ainda marcado pela luta de Hélio Hernandez pelo bronze. Também ele uma grande esperança do karaté nacional. Já Ana Pinto (Sub21-60Kg) e a equipa cadete/junior de kata composta por Manuel Costa, Diogo Baptista e João Pereira alcançaram lugares de honra.
Neste europeu Portugal conquistou uma medalha de prata, uma de bronze, três quintos lugares e mais dez lugares de honra. Estes resultados históricos representam uma das melhores prestações de sempre em termos coletivos, tendo Portugal estado na disputa direta da maioria das medalhas em jogo.
Para Joaquim Gonçalves, selecionador nacional, “a prestação foi fantástica, tendo a equipa estado à altura do grande evento que se realizou. O nível competitivo foi elevado e muitos países apresentaram-se com uma estrutura desportiva altamente profissionalizada, que tentamos combater com a nossa garra, determinação, entusiasmo e atitude vencedora. Contamos ainda com a força do público presente.”
Parabéns a todos.