A coisa notável aconteceu em A Primeira Francis Crick Memorial Conference anual realizada na Universidade de Cambridge, 7 de julho no Reino Unido Um grupo de neurocientistas de destaque assinou uma proclamação declarando a consciência humana e animal da mesma forma. Chamado A Declaração de Cambridge da Consciência , ele afirma:
Nós declaramos o seguinte: A ausência de um neocórtex não parece impedir um organismo de experimentar estados afetivos. Evidência convergente indica que os animais não-humanos têm os substratos neuroanatômicos, neuroquímicos e neurofisiológicos de estados de consciência, juntamente com a capacidade de exibir comportamentos intencionais. Por conseguinte, o peso de evidência indicam que os humanos não são os únicos que possuem os substratos neurológicas que geram consciência. Animais não-humanos, incluindo todos os mamíferos e aves, e muitas outras criaturas, incluindo polvos, também possuem estes substratos neurológicos.
Para muitos pais de estimação e amantes dos animais, a conferência só confirma o que já acreditava através de suas próprias observações e interações com animais - embora, não com a credibilidade da pesquisa científica.
Stephen Hawking - considerado o maior mente em Física desde Albert Einstein - foi o convidado de honra na cerimônia de assinatura. A declaração é da autoria de Philip Low e editado por Jaak Panksepp, Diana Reiss, David Edelman, Bruno Van Swinderen, Philip Low e Christof Koch, todos os neurocientistas respeitados. A assinatura foi lembrada por 60 minutos.joseph Dial, ex-diretor executivo da Fundação Mente Ciência, explica por que essa laração é histórico e inovador:
O que é Consciência?
Há uma distinção importante entre a inteligência e a consciência. Inteligência é medida pela "capacidade de aprendizagem, raciocínio, compreensão e formas semelhantes de actividade mental; aptidão em compreender as verdades, as relações, os fatos, significados, etc" Então, é justo dizer que os seres humanos são mais inteligentes do que os animais? Animais certamente têm uma capacidade para aprender. Elas não podem criar uma bomba atómica, talvez que deve defini-los como inteligente?
O dicionário define a consciência como "consciência da própria existência, sensações, pensamentos, ambiente, etc" Dê uma boa olhada no seu animal de estimação, pois esse assunto, ver um elefante jardim zoológico ou um veado na floresta. Eles estão sempre conscientes de sua própria existência. Eles sentem dor e outras sensações. Seu cão pode ficar irritado com você, se você provocá-lo com um tratamento por muito tempo antes de jogar do jeito dele. Um cervo travado nos seus faróis sente medo antes de decidir tomar o vôo. elefantes choram seus familiares apenas como seres humanos.
O que isso significa para o futuro
Durante milénios, os humanos têm segurei sua arrogância em relação à crença na superioridade humana. Talvez A Declaração de Cambridge da Consciência irá inspirar uma atitude diferente e mais investigação sobre as mentes de todas as criaturas não-humanas.
Começando com os direitos dos animais através de veganismo, mudando as mentes daqueles que acreditam que os seres humanos são "top dog" será um desafio. Cientistas Notáveis reconhecendo formalmente consciência animal em um nível com os seres humanos devem fazer para algumas conversas interessantes.