Boas a todos tenho uma Breton com 2 anos. A cadela veio para minha casa já com um ano de idade e já iniciada na caça.
Fui ver a cadela a trabalhar antes de a comprar. No ano passado fui a caça com ela alguns dias. Mas como estava fraco quase no final tive de ir a uma largada de perdizes com ela.
Trouxemos umas 7 ou 8 perdizes todas com excelente paragens e cobros. A cadela tal como tinha visto antes de a comprar ia direitinha à peça de caça e trazia à mão com alguns cobros feitos a mais de 50 metors. Mas exactamente na ultima perdiz ela fez o cobro muito bem mas depois passou ao nosso lado a "mostrar o troféu" e foi para debaixo dumas moiteiras com a perdiz escondê-la e nunca a trouxe à mão até termos de a ir lá buscar... e deu-me a impressão que ela a tentava esconder quando lá cheguei.
Ontem o meu pai levou-a a uma batida à perdiz organizada lá pela nossa associativa, porque tirando estas iniciativas a caça praticamente não existe e ela fez o mesmo com 3 perdizes abatidas. Faz a paragem e o levante muito bem, depois faz o cobro mas não entrega à mão escondendo a peça de caça como fez o ano passado! Não trouxe nem uma à mão!! E ela fazia isso de forma exemplar ao inicio!!!
Gostava de saber se me podiam ajudar a saber o porquê desta atitude e qual a melhor forma de poder resolver ou corrigir este problema.
Fico a aguardar resposta. Os meus cumprimentos a todos.