| Qual a melhor gramagem de cartucho | |
|
Autor | Mensagem |
---|
pedro piloto Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 31 Idade : 44 Localização : portugal Ocupação : desenhador industrial Humor : bom Data de inscrição : 05/10/2011 Pontos : 59
| Assunto: Qual a melhor gramagem de cartucho Seg Out 28, 2013 11:48 pm | |
| Boa noite, Estou a iniciar-me este ano na caça e ando a falhar muita peça. 1º deve ser da minha inexperiência, precipito-me um bocado e aponto á peça. 2º dizem que de início devia usar cartuchos tipo 30gr, como são mais rápidos. Isso é verdade?! Posso usar cartuchos 30gr nº 6 ou 7 ao coelho? Que marca de cartuchos 30gr e tipo de pólvora me aconselham? Obrigado amigos.
|
|
| |
Bruno S. Moderador Global
Sexo : Nº. Mensagens : 9766 Idade : 42 Localização : Porto Ocupação : muito ocupado Humor : sempre ;) Data de inscrição : 18/11/2011 Pontos : 11023
| Assunto: Re: Qual a melhor gramagem de cartucho Ter Out 29, 2013 1:21 am | |
| Pessoal vamos la ajudar o forista pedro |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1168 Idade : 76 Localização : Almada Ocupação : Alguma Humor : sim Data de inscrição : 06/01/2012 Pontos : 1253
| Assunto: Re: Qual a melhor gramagem de cartucho Ter Out 29, 2013 9:59 am | |
| Talvez eleger uma marca e escolher as 32 g para tudo.
Para o coelho, pode usar as 30 g 6 ou 7, mas, como disse, penso que seria preferível fixar-se nas 32 g e no chumbo 6 para a caça geral.
É muito importante a habituação a um determinado cartucho.
Mas isto é apenas uma opinião, certamente haverá outras. |
|
| |
smarques Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 262 Idade : 46 Localização : Lisboa - Castelo Branco Ocupação : Tec. Informática Humor : H Data de inscrição : 01/03/2010 Pontos : 290
| Assunto: Re: Qual a melhor gramagem de cartucho Ter Out 29, 2013 10:08 am | |
| Caro Sr.
Um cartucho de 30gr podera ser mais rapido (normalmente sao), como ter a mesma velocidade de outros com mais carga depende de muitos factores.
Um cartucho de 30gr tambem exige menos margem de erro por parte do atirador. Em 30gr tens varios cartuchos
Quase todas as marcas tem um cartucho de 30gr, agora qual o melhor isso depende de cada um o que pode ser bom para mim podera nao ser para si.
Se caca mais ao coelho pode experimentar um bom dispersor que e o que eu faco pelo menos no 1 tiro.
Uns que gosto muito sao os superdispersor da miratiro (33gr) e os fob choc (32gr), embora nunca utilizasse sei que existe pelo menos um dispersor em 30gr da marca Armusa que e carregado com a bucha da gualandi.
Com um cartucho com maior gramagem e que abra um pouco mais cedo tem uma maior margem de erro, ou seja um cartucho com gramagem superior tem normalmente uma aba de tiro maior permitindo assim compensar o desconto do tiro.
Cumprimentos
Sergio |
|
| |
cordovaguty Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1727 Idade : 46 Localização : Estremoz Ocupação : ----------- Humor : depende da lua Data de inscrição : 09/09/2012 Pontos : 1864
| Assunto: Re: Qual a melhor gramagem de cartucho Ter Out 29, 2013 10:15 am | |
| Allo.. Isto da caça é como em tudo..vai ouvir montes de opiniões e dicas, mas no final o que vai contar serão sempre as suas proprias experiências e comparação depois dos resultados. Eu aconselhava-o a ir das 32gr para a frente até às 36gr, e variar entre o chumbo 5 e 7 , pois mais chumbo=mais hipótese tem de acertar Depois de muita insistencia, com as dicas habituais de apontar à frente da peça x cm..ou de correr a mão à velocidade da peça apontar ao bico ou cabeça sem parar no momento do disparo.. Um sem fim de técnicas que terá que ser voçê mesmo com a prática que irá descobrir a que melhor resultados lhe dá.. Sendo nós todos diferentes e com reacções tão desiguais, será o tempo que o ensinará.. |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Qual a melhor gramagem de cartucho Ter Out 29, 2013 11:38 am | |
| Amigo Pedro Piloto: Conforme já alguns amigos disseram, tem que ser o amigo Pedro a encontrar "o seu tiro", pois tudo depende da sua forma de atirar, arma que usa e, sobretudo, a que espécie está à caça e local... Parece-me que gosta de caçar aos coelhos...pois a esses normalmente fazem-se "tiros curtos" pelo que um bom tiro com dispersor(pelo menos no 1.º tiro) sempre se aconselha(olhe, esse da Miratiro é M. B.) Mas nunca se esqueça de que se tiver que errar uma peça de caça, erre-a pela frente...é que se um baguito da aba do tiro a apanhar pelo rabo, ela "ainda foge mais depressa..." mas se lhe bater na cabeça, "cai redonda"!
Abraço |
|
| |
João Cardoso9 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 247 Idade : 30 Localização : Valpaços / Faro Ocupação : Estudar e caçar Humor : Sempre Data de inscrição : 09/01/2013 Pontos : 291
| Assunto: Re: Qual a melhor gramagem de cartucho Ter Out 29, 2013 1:56 pm | |
| Mas nunca se esqueça de que se tiver que errar uma peça de caça, erre-a pela frente...é que se um baguito da aba do tiro a apanhar pelo rabo, ela "ainda foge mais depressa..." mas se lhe bater na cabeça, "cai redonda"! Abraço[/quote] É isso mesmo... caço a 2 anos e o meu avó foi das primeiras coisas que me ensinou se errar a peça erra-se sempre pela frente ... então ao coelho... ja matei 2 coelhos assim, o coelho em corrida, dei-lhe o 1 tiro muito a frente e como o tiro bateu a frente do coelho cerca de 2 palmos o coelho assusta-se e quase que para e com o 2 tiro logo de seguida é logo.. É como na perdiz, errar perdiz pela frente ela abranda sempre um bocado e abana toda Muito bom :fixe: |
|
| |
André Sousa Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 160 Idade : 40 Localização : Évora Ocupação : Engenheiro Humor : Ótimo Data de inscrição : 05/10/2012 Pontos : 177
| Assunto: Re: Qual a melhor gramagem de cartucho Dom Nov 10, 2013 10:20 pm | |
| Pedro, Na caça ao coelho, quando muitos tiros são de chofre e/ou bastante próximos, a velocidade do tiro não será a variável mais importante. Eu pessoalmente para o coelho prefiro os de 32g, do tipo dispersor em chumbo 7. Tenho utilizado Polvichumbo Super Caça Dispersor, a pólvora é a AS. Um bom tiro. |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Qual a melhor gramagem de cartucho Seg Nov 11, 2013 6:58 pm | |
| É eleger um bom cartucho de 32 grs e depois habituar-se a ele...com os falhanços é que nós aprendemos...tem de insistir que mais tarde ou mais cedo os resultados aparecem... |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Qual a melhor gramagem de cartucho Ter Nov 12, 2013 8:34 am | |
| - João Gil escreveu:
- É eleger um bom cartucho de 32 grs e depois habituar-se a ele...com os falhanços é que nós aprendemos...tem de insistir que mais tarde ou mais cedo os resultados aparecem...
Ora, nem mais amigo João, um dos grandes "problemas" dos caçadores(e também dos atiradores aos pratos) é andarem sempre a mudar de tiros(e também a mexer nas armas...) como se fosse o material que tivesse que se adaptar a nós... o "remédio" é escolher um tiro com perfuração e que NA NOSSA ARMA faça uma boa distribuição e depois...é aprender onde meter o cano! Abraço |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Qual a melhor gramagem de cartucho | |
| |
|
| |
| Qual a melhor gramagem de cartucho | |
|