Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Tiro com Besta de Campo Qua maio 06, 2009 7:53 pm | |
| Esta modalidade é praticada ao ar livre em terrenos limpos e planos de modo a que seja possível dispor os atiradores em linha e em iqualdade de condições de tiro.
O terreno é marcado com várias "linhas". Começando da zona de espera, vamos encontrar as seguintes: de espera, onde os atiradores aguardam a chamada à linha de tiro; de material, onde ficam as armas no intervalos de cada série; de tiro, onde, como o seu nome indica, se coloca o atirador para proceder aos disparos; dos 35 metros; dos 50 metros e, finalmente, dos 65 metros.
Cada prova é constituída por 10 séries de 3 disparos a cada uma das distâncias atrás indicadas, resultando um total pontuável de 900 pontos (300 a cada distância). Deste total advém o nome destas provas: IR 900 (Internacional Round 900).
À ordem do Director de Tiro (coadjuvado no campo pelos Juízes) dá-se início, por meio de sinais sonoros e luminosos, a um período de 3 minutos para serem executados três disparos seguindo-se, sempre à ordem do DT, a contagem de pontos obtidos por cada um dos atiradores, recolha dos virotões e volta à situação inicial. Esta sequência mantém-se ao longo das 10 séries para a distância dos 65 metros; terminada esta distância faz-se um intervalo de 30 a 60 minutos durante o qual são mudados os alvos para a distância de 50 metros, dando-se início a novas 10 séries, terminadas as quais se repete a mudança anterior desta vez para a linha dos 35 metros.
Terminadas as 30 séries segue a disputa das finais efectuada entre os 10 melhores atiradores de cada categoria.
Estas finais (destinadas essencialmente a provocar maior interesse aos orgãos de comunicação) são disputadas em 10 disparos a 50 metros sendo a pontuação anunciada tiro a tiro. Mantém-se, deste modo, a expectativa até ao final da prova.
A pontuação final resulta da acumulação da pontuação obtida nos 90 tiros iniciais adicionada da pontuação obtida nos 10 tiros da final e define o apuramento dos vencedores das várias categorias (veteranos, seniores e juniores) divididas em masculinos e femininos.
Estas provas iniciam-se, geralmente, às 09.30 e terminam cerca das 16.30 .
As bestas utilizadas são de baixa potência (85 a 105 libras) mas de grande velocidade de saída e obedecem a um regulamento técnico bastante restrito de modo a manter-se uma igualdade de possibilidades para todos os atiradores.
Os alvos utilizados são do tipo circular com 60 cms de diâmetro, divididos em 10 coroas circulares coloridas de acordo com o código internacional (amarelo, vermelho, azul, preto e branco).
Esta modalidade é regulamentada pela IAU-Internationale Armbrustschutzen Union através da sua Comissão Técnica de Besta de Campo. Os campeonatos europeus e mundiais realizam-se alternadamente de dois em dois anos, ou seja, intercalam-se anualmente.
Em termos de expansão, esta modalidade conta com cerca de 35 países praticantes com especial destaque para a Inglaterra, Irlanda, E.U.A., França, Itália e Nova Zelândia. A nível de menor número de praticantes encontram-se Portugal, Estónia, Alemanha, Letónia, Hungria e Taiwan.
Em Portugal esta modalidade tem tido pouca expansão, por um lado a falta de campos de treino e por outro o preço das bestas (embora, dentro da regulamentação técnica, seja possível adaptar bestas de preço mais acessível). Contudo. em 1990, a FABP - Federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal organizou, no Complexo Desportivo da Aldeia das Açoteias (Algarve), o 5º Campeonato Mundial de Tiro com Besta de Campo que teve a participação de cerca de 132 atiradores representando 20 países.
Em 1995 foi também organizado pela FABP o III Campeonato Europeu de Tiro com Besta de Campo (também no Complexo Desportivo da Aldeia das Açoteias). O número de atiradores foi de 102 representando 15 países.
A organização destes eventos mereceu, por parte da federação internacional, a atribuição à FABP de uma placa de honra (a terceira atribuída pela IAU ao longo dos seus 35 anos de actividade) e a atribuição, a três membros da Direcção da FABP, membros da comissão organizadora dos dois eventos, de 2 placas individuais de ouro e outras 2 de prata.
Em Setembro de 1997, desta vez no Complexo Turístico de Troia, teve lugar o IV Campeonato Europeu de Tiro com Besta de Campo também organizado pela mesma comissão. Mais uma vez , foi a comissão organizadora distinguida com 4 placas de honra (1 de ouro e 3 de prata).
:http://www.geocities.com/fabp.geo/tbc.html |
|