* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  A Caça e as Criticas Button10  A Caça e as Criticas 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 A Caça e as Criticas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas EmptyDom Set 22, 2013 6:04 pm

Este texto não é de minha autoria, apenas o considero um pouco meu, sem qualquer tipo de pretensão, por já ter vivido sentido e "cheirado" coisas neles descritas...


"A CAÇA E AS CRÍTICAS


Em tempos, num site onde regularmente publicava fotografias, tornou-se deveras comum receber queixas de outros utilizadores que se diziam anti-caça. Nada que me tirasse o sono, obviamente, mas ainda assim achei que devia responder publicamente a todos, nem que fosse sob o pretexto de me dirigir apenas a um. Afixei isto, mais coisa, menos coisa:

“Recebi um mail de alguém que se referia à caça, aos bichos e a algumas das fotos que tiro. Aliás, confesso que já não é a primeira vez que tal sucede; mesmo que contabilizasse apenas as partes onde me condenam, ainda assim ficaria com um monte de folhas que bateria de longe, em altura, o resultante do empilhamento de todas as escrituras dos apóstolos até ao séc. II d.c.. Honestamente, não me importo que refiram o que pensam sobre esta matéria tão polémica nas mensagens que me enviam, mas gostava de dizer duas ou três coisitas aqui, à luz do dia. Falo para poucos ou para muitos, para todos ou só para ti que não me gramas.

Verdadeiramente, julgo que não é o gosto pelos coelhos que nos separa. Ambos os comemos. Mas enquanto um os compra no talho já esfolados, o outro passa os dias debaixo do sol à procura deles. Por falar em sol, a maior parte das galinhas que tu comes nunca o viram, e as que para ele olharam fizeram-no atrás de grades ou redes. O mesmo se passa com os porcos, com as vacas, com os perus que à tua mesa brilham com molhos e temperos. Todos eles conheceram a liberdade como um gnu africano adulto conheceu o desenvolvimento das máquinas de costura. Mas não os matas, de facto, dou-te isso: outros o fazem por ti. Não deixa de ser irónico, porém, que o não vejas ou não queiras ver, ou disso saber.

Por falar em saber... digo-te que mais de 99% dos animais e aves que vejo durante um dia de caça não são nem serão mortos por mim. Mais de 90% não são, sequer, animais ou aves que a lei permita que se cacem. Conheço-os a todos, ou quase todos, assim como conheço uma infinidade de plantas e insectos, os seus tons e odores, os ciclos da sua vida. Sei como é diferente o cantar de uma perdiz do barulho que uma porta de um armário faz quando abre; como o grasnar do gaio se distingue do ronco de um motor de 6 cilindros. Sei o que os bichos comem e onde vivem, o que fazem e quando o fazem. E sei tudo isto porque tudo isto faz parte do que vejo durante um dia de caça, porque tudo isso faz parte da minha vida e não apenas de um programa do Discovery Channel.

Para além dos animais, aves, plantas e insectos, à caça devo dezenas de paisagens, onde passo dias inteiros rodeado de milhares de cores, muitas delas inexistentes em quaisquer obras ou lugares dos homens. Vejo o sol nascer mais vezes do que tu, a não ser que sejas padeiro; sinto o cheiro da terra húmida do orvalho da manhã; respiro o fresco das ervas, da geada.

Para lá do que vejo, e do que conheço, há o que tenho: sacos de fotografias. Não são apenas de casas, de ruas ou de coisas estanques, que não saem do mesmo sítio; são imagens de momentos passados com o cão, com a namorada, com todo o tipo de criaturas selvagens, em plena natureza. E para além das fotos tenho dezenas, centenas ou milhares de histórias minhas para contar aos meus amigos e familiares, que um dia as contarão aos seus amigos, filhos e netos. E são todas histórias minhas, que presenciei e senti, bocadinhos de mim, de momentos que vivi. Não são histórias de escritores, de livros, impessoais, impressas em milhares de exemplares. São minhas. Diferentes. Únicas. Passas mais tempo a ler as dos outros que a escrever e viver as tuas, não é?

Chego ao fim do dia todo roto, sim, cansado, com o corpo dorido, mas sempre de alma cheia. Fecho os olhos e imagino que estou outra vez nos campos, entre rios e montanhas, ou em qualquer outro lugar, a contar formigas, a descascar laranjas. E é segundos antes de adormecer que penso baixinho que… a caça é apenas uma boa desculpa para ter tudo isto.

Já agora, sobre o respeito pelos animais, duas palavras: o respeito não se apregoa, não se anuncia. Ou temos respeito ou não temos respeito. E o respeito não se confunde com a finalidade ou propósito que os animais tiveram ou têm na nossa sociedade, como base da nossa alimentação. O respeito pelos animais é conhecê-los, saber quem são, onde vivem, o que precisam para sobreviver, para se reproduzirem. É garantir que nascem livres e que morrem livres, é compatibilizar a sua existência com as nossas actividades (agrícolas ou urbanas), é assegurar o equilíbrio entre espécies, dar-lhes recursos, alimentação e abrigo. Muitos caçadores semeiam nos seus campos milho, trigo e centeio para os animais; quando não podem semear criam estruturas para colocar lá comida; em momentos de seca dão-lhes água; plantam vegetação, criam habitats, fazem repovoamentos, vacinam espécies, vigiam as florestas. Este ano, tal como no ano passado, semeei aveia, trigo e milho. E tu? Que fizeste tu? Foste ao talho, não é?

Por falar em talho, tenho mesmo que te dizer esta: o coelho que apanhei ontem não nasceu numa gaiola. Conheceu a mãe, o dia e a noite, e sentiu o cheiro da terra. Com um pouco de sorte encontrou uma coelha toda gira e simpática e já tem uma porrada de filhos a correr pelos campos. O que tu compras no talho ou no hipermercado não chegou a saber que o mundo tem mais de um metro quadrado, que a comida que lhe estava destinada era erva fresca e não ração, e que o sexo é uma coisa bem diferente daquilo que sentiu quando entalou a pila nas latas das vitaminas.

Não sei se já reparaste, mas parecemos duas formigas a tentar decidir se devemos deixar as estrelas onde estão ou mudá-las para o fundo de um poço. Eu não quero o teu peixe, como tu não queres o meu. Não é grave. Nada mesmo. Até me escreveres, eu não sabia que existias."

Partilhado por Simão Leite
Ir para o topo Ir para baixo
jatevarei
Aprendiz
Aprendiz
jatevarei

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 457
Idade : 44
Localização : coimbra
Ocupação : técnico agrário
Humor : muito bom
Data de inscrição : 23/09/2010
Pontos : 493

A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: Re: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas EmptyDom Set 22, 2013 8:40 pm

Simplesmente fantástico!!!
Ir para o topo Ir para baixo
juari
Moderador
Moderador
juari

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6476
Idade : 40
Localização : Ponte de Sor
Data de inscrição : 23/03/2011
Pontos : 6886

A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: Re: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas EmptyDom Set 22, 2013 8:51 pm

muito bom.fixe fixe fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Batista
Membro Experiente
Membro Experiente
Mário Batista

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 610
Idade : 60
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : Manutenção automóvel
Humor : Tristezas não pagam dívidas...
Data de inscrição : 10/08/2013
Pontos : 750

A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: Re: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas EmptyDom Set 22, 2013 10:33 pm

Excelente resposta, adorava ser mosca para ver a cara do otário quando levou com isto na tromba.......

Se calhar estará até hoje a tentar decifrar todo o conteúdo da missiva.....Laughing 

Por trás do anonimato de um teclado há gajinhos mesmo herois...
Ir para o topo Ir para baixo
fmrt
Membro Veterano
Membro Veterano
fmrt

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1061
Idade : 49
Localização : Ponte de Sor
Ocupação : Caça e Pesca
Humor : É so Rir
Data de inscrição : 22/02/2012
Pontos : 1083

A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: Re: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas EmptyDom Set 22, 2013 10:48 pm

fabulastico,
anda por aí muitos protetores dos animais da treta
e de certeza que um animal morto por uma espingarda, sofre
menos que um criado em cativeiro, e que vivem em menos muito menos
de um metro quadrado, como é o caso dos coelhos e dos frangos
alguns deles ainda lhe chamam frangos do campo, tótós
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: Re: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas EmptySeg Set 23, 2013 10:27 am

Felizmente, nem todos têm pensamento fundamentalista.

Existem muitas ONG defensoras da fauna e da natureza que reconhecem que a acção dos caçadores (embora existam alguns que de caçadores só têm o nome) tem sido fundamental na preservação das espécies cinegéticas e não só.
Ir para o topo Ir para baixo
rodabreu
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 37
Idade : 41
Localização : Soure-Coimbra-Leiria
Ocupação : Gestor Exportação
Humor : bem disposto
Data de inscrição : 23/06/2012
Pontos : 40

A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: Re: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas EmptySeg Set 23, 2013 10:51 am


É sem dúvida uma excelente e esclarecedora reflexão, sobre a hipocrisia dos anti-caça. O texto é do autor da página de facebook "As fotos escritas" e também é nosso confrade aqui no Kacipesca.

Um abraço para ele. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: Re: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas EmptySeg Set 23, 2013 7:43 pm

Grande abraço para ele...fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 47
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: Re: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas EmptySeg Set 23, 2013 7:49 pm

Muito bom fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno S.
Moderador Global
Moderador Global


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9766
Idade : 42
Localização : Porto
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre ;)
Data de inscrição : 18/11/2011
Pontos : 11023

A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: Re: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas EmptyTer Set 24, 2013 1:37 am

fixe fixe fixe fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




A Caça e as Criticas Empty
MensagemAssunto: Re: A Caça e as Criticas   A Caça e as Criticas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

A Caça e as Criticas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Um forum de caça, onde o companheirismo e a caça andam de mãos dadas!
» Artigo Sobre Convivio KaciPesca - Revista Caça & Cães de Caça
» Kacipesca na Caça e Cães de Caça
» Conhecer a caça por dentro e por fora - caça menor
» Reportagem Kacipesca na revista Caça e Cães de Caça

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Lazer - :: » Off-Topic «-