* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Regime livre vs Regime ordenado Button10  Regime livre vs Regime ordenado 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Regime livre vs Regime ordenado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
david neves
Aprendiz
Aprendiz
david neves

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 437
Idade : 45
Localização : Évora
Ocupação : Funcionário Público
Humor : Tem dias
Data de inscrição : 20/05/2013
Pontos : 506

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyTer maio 28, 2013 12:30 pm

Bom dia,

Agora que nos aproximamos a passos largos de mais uma época venatória gostava de trazer este tema a lume (espero que brando).

Tenho visto muitas opiniões umas a favor do regime livre outras a favor do regime ordenado.

Na minha opinião deveria haver um meio termo e voltarmos à legislação anterior que definia limites minimos para o terreno livre. Tenho esta opinião porque muitas vezes o número de caçadas na reserva não chegam para mexer os cães todos. Ainda me lembro quando havia RL e RO, que caçava de manhã na reserva e à tarde ia dar uma volta ao RL e ai sim havia cães, e cães que caçavam dias inteiros...

Não concordo com a velha questão de que no RL se acaba com a caça, pois é uma falsa questão, na minha opinião no RL só toca viola quem tem unhas (cães) e porquê?

No regime ordenado vemos linhas de 10 a 30 caçadores no terreno em que tudo o que houver (ou quase tudo) tem que mexer sejam os cães bons ou maus... no RL já não é assim as linhas (para quem as faz) já são mais pequenas, vai um grupo de 2 a 5 amigos é diferente.

Mas responderão: "vai um grupo de 3 a 5 amigos vezes dezenas..." é verdade mas isso só acontece, pela experiência que tenho nos 2 a 3 primeiros dias de caça, a partir dai só vão as pessoas do concelho. Na altura que havia regime livre nunca me pode queixar, desde o inicio da caça até ao fecho via sempre caça, umas vezes a tiro outras não... mas via sempre caça...

Outra questão é que a caça é de todos e todos desde os que tem € aos que tem menos € deveriam poder usufrir de um desporto que gostam.

Agora a questão económica... quando existia RL era ver as tascas, as vilas e aldeias cheias de caçadores que iam lá deixar os €€€€€€ e ajudar essas pequenas povoações, eram vendidos mais cartuchos, era gasto mais combustivel, ou seja, mexia muitos milhões de escudos e posteriormente euros... E AGORA.... sai de casa, vai caçar à reserva que fica ao lado de casa, acaba a caçada volta para casa, almoça... e já está que amanhã é dia de trabalho!!!

Enquanto os governantes deste pais não pensarem que a caça é das atividades que move (movia) mais €€€€ neste pais... não vamos longe...

Concluindo...

Não sou a favor de um RL total... mas desculpem alguns... sou a favor de percentagem do terreno em RL para quem não pode pagar e para quem gosta de caçar o dia inteiro, pois alimentar cães o ano inteiro para "caçarem" 3 a 4 horas por semana durante 3 meses...não obrigado, gosto demais da caça e dos cães para isso...

Levantando-se aqui outra questão... OS CÃES ... sem regime livre e sem campos de treino... é mesmo uma verdade.... alimentar cães o ano inteiro para "caçarem" 3 meses??? (esta questão ficará para próximas núpcias)

Ao que nós chegámos!!! E de quem é a culpa??? NOSSA!!!

Saudações hunter
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyTer maio 28, 2013 2:22 pm

O problema do regime livre está subeijamente debatido "acho eu".
Dito isto e a salganhada é tanta que o porco vai ficar salgado em demasia, o regime livre até poderia ser possivel, mas será possivel alterara a mentalidade para ai de 90% dos caçadores.
É que sem fugir muito do meu circulo de amigos caçadores a grande maioria gosta é de matar não é de caçar. São matadores pronto que se lhes ade fazer e para esses tais 90% mais vale contribuirem para a riqueza de alguem. Se querem matar paguem para isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Baptista
Membro Experiente
Membro Experiente
Carlos Baptista

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 712
Idade : 36
Localização : Funchal
Ocupação : Aussiliar Adeministrativo
Humor : Divertido
Data de inscrição : 13/08/2012
Pontos : 785

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQua Jun 05, 2013 5:31 pm

Na ilha da Madeira sempre se caçõu em regime livre e sempre houve caça para todos aqueles que qeriam caçar, já houve mais mas continua a haver em abundancia suficiente para todos!!

Regime ordenado foi uma maneira camuflada de muitos senhores encheram as suas algibeiras e fazeram da caça um negoçio de milhares de €€€..

quanto a questão dos matadores, no regime livre tambem ha regras a cumprir não e so sair de arma em punho e matar o que se meche pelo campo fora, ha limites de abates por caçador

Felizmente aqui o regime livre funciona minimamente bem e espero que prevaleça por muitos anos assim!!

Reservas de caça aqui não funcionariam pois ninguem pagaria para caçar algo que é de todos nós!!

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1727
Idade : 46
Localização : Estremoz
Ocupação : -----------
Humor : depende da lua
Data de inscrição : 09/09/2012
Pontos : 1864

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQua Jun 05, 2013 5:43 pm

Allo..


Este tema já enjoa um pouco..e digo aqui novamente, a caça NÃO É UM DESPORTO.

É simples, não se pode misturar alhos com bogalhos...

Para existir novamente 1regime livre em condições para todos, tinha que existir cultivo pessoal...Falo de AGRICULTURA a sério ( em abundância ), sem pesticidas ou herbicidas.

Regime livre sim com Regime ordenado à mistura, para poder separar os MATADORES(R.O ) dos CAÇADORES( R.L ) . Pagar muito para matar muito, pagar pouco para caçar pouco..

Era mais equilibrado para todos. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 39
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQua Jun 05, 2013 5:44 pm

Estou de certa forma de acordo cntg Rui,
Citação :
São matadores pronto que se lhes ade fazer e para esses tais 90% mais vale contribuirem para a riqueza de alguem. Se querem matar paguem para isso.

E aí já há quem olhe pelas coisas, para que não falte recursos cinegeticos para a proxima temporada fixe
Ir para o topo Ir para baixo
piistolas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 87
Idade : 46
Localização : Cascais
Ocupação : Bancário
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2010
Pontos : 89

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQua Jun 05, 2013 8:25 pm

também sou de acordo, simplesmente o estado deixou ordenar praticamente o Pais inteiro para receber euros não só das entidades gestores como também dos caçadores.
Agora estamos sujeitos a muita coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
reizinho
Moderador
Moderador
reizinho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1499
Idade : 59
Localização : PORTO
Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER
Humor : SIM
Data de inscrição : 27/08/2008
Pontos : 1773

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQua Jun 05, 2013 10:19 pm

david neves escreveu:




Tenho visto muitas opiniões umas a favor do regime livre outras a favor do regime ordenado.

Na minha opinião deveria haver um meio termo e voltarmos à legislação anterior que definia limites mínimos para o terreno livre. Tenho esta opinião porque muitas vezes o número de caçadas na reserva não chegam para mexer os cães todos. Ainda me lembro quando havia RL e RO, que caçava de manhã na reserva e à tarde ia dar uma volta ao RL e ai sim havia cães, e cães que caçavam dias inteiros...

Não concordo com a velha questão de que no RL se acaba com a caça, pois é uma falsa questão, na minha opinião no RL só toca viola quem tem unhas (cães) e porquê?

No regime ordenado vemos linhas de 10 a 30 caçadores no terreno em que tudo o que houver (ou quase tudo) tem que mexer sejam os cães bons ou maus... no RL já não é assim as linhas (para quem as faz) já são mais pequenas, vai um grupo de 2 a 5 amigos é diferente.

Mas responderão: "vai um grupo de 3 a 5 amigos vezes dezenas..." é verdade mas isso só acontece, pela experiência que tenho nos 2 a 3 primeiros dias de caça, a partir dai só vão as pessoas do concelho. Na altura que havia regime livre nunca me pode queixar, desde o inicio da caça até ao fecho via sempre caça, umas vezes a tiro outras não... mas via sempre caça...

Outra questão é que a caça é de todos e todos desde os que tem € aos que tem menos € deveriam poder usufrir de um desporto que gostam.

Agora a questão económica... quando existia RL era ver as tascas, as vilas e aldeias cheias de caçadores que iam lá deixar os €€€€€€ e ajudar essas pequenas povoações, eram vendidos mais cartuchos, era gasto mais combustivel, ou seja, mexia muitos milhões de escudos e posteriormente euros... E AGORA.... sai de casa, vai caçar à reserva que fica ao lado de casa, acaba a caçada volta para casa, almoça... e já está que amanhã é dia de trabalho!!!

Enquanto os governantes deste pais não pensarem que a caça é das atividades que move (movia) mais €€€€ neste pais... não vamos longe...

Concluindo...

Não sou a favor de um RL total... mas desculpem alguns... sou a favor de percentagem do terreno em RL para quem não pode pagar e para quem gosta de caçar o dia inteiro, pois alimentar cães o ano inteiro para "caçarem" 3 a 4 horas por semana durante 3 meses...não obrigado, gosto demais da caça e dos cães para isso...

Levantando-se aqui outra questão... OS CÃES ... sem regime livre e sem campos de treino... é mesmo uma verdade.... alimentar cães o ano inteiro para "caçarem" 3 meses??? (esta questão ficará para próximas núpcias)

Ao que nós chegámos!!! E de quem é a culpa??? NOSSA!!!

Saudações hunter

Boas,
Em primeiro lugar e corrija-me se estiver enganado, "Regime Livre" (RL), já não existe e o que existe será em breve zona protegida, ou agregado pelas Reservas de Caça Municipais (RCM).

Em relação ao seu segundo parágrafo, não posso estar mais em desacordo consigo, pois nem todos podiam fazer o que relata (excepto se vivessem no Alentejo), de manhã caçar na Associativa e á tarde ir ao RL, e ainda fala em limites mínimos, eh, eh, isso é bonito de dizer agora cumprir, vai lá vai, é um tiro que está a dar no pé, é verdade que existem muitas pessoas que pensam da mesma forma, no final quem padece é simplesmente a caça, por esses motivos o ordenamento do território veio por um pouco de ordem neste regabofe. Mas a forma de justificar essas acções com a desculpa de ser para por os cães em forma é muito interessante.

Seguidamente diz que só quem tem unhas (cães) toca viola, é bem verdade, mas todos podem fazer o mesmo, criem cães de boas raças e vão com elas a campos de treino, eles existem, pelo menos no RO existem em todas as associativas, é uma norma obrigatória na criação desse tipo de reservas, (se as cumprem ou não é uma questão das entidades responsáveis actuarem e fazerem respeitar a lei).
As linhas de 10, 20 ou 30 caçadores também não é essa uma questão preocupante, preocupante é não haver (mais uma vez) fiscalização. As leis são iguais para todos.
Mas deixe-me que lhe diga que conheço o regime livre, antes ainda de ser caçador encartado, e em certas zonas "muito boas", como na zona de Nisa, Crato, Sousel, Fronteira, etc. era ver grupos de caçadores a fazer cabeços de um lado para o outro e ao final do dia, havia certas zonas que ficavam desertas cinegéticamente, porque havia indivíduos que tinham "máquinas" que não deixavam pena nem pelo no mato. Isso sim é que era caçar, enfim, mas era regime livre valia tudo.Algumas dessas zonas, felizmente, passaram a associativas, por exigência dos locais, e agora a caça começa a recuperar.

Também gosto quando diz que agora o pessoal sai de casa e vai caçar á reserva que é ao lado.
Só se você for um desses privilegiados, como vive em Évora em bem possível, essa zona é excelente, principalmente a zona de Arraiolos, que é praticamente ao lado de Évora, mas no meu caso tenho de fazer 250 quilómetros para ir até á minha associativa, por isso compreendendo muito bem quando fala nas tascas, no combustível, etc.

Para terminar, quero somente dizer-lhe que nunca no RL cacei tanto como no RO, antes do 25 de Abril ouvi dizer havia caça aos montes, mas isso eram outros tempos.

Para treinar os cães existem os campos de treino, pelo menos eu conheço bastantes aqui na zona do Porto, para coelhos pelo menos, mas também há para perdiz.

O Regime Ordenado é salutar e foi uma boa opção, haverá casos de insucesso, mas há-os de enorme sucesso, aí na sua zona então, ui, ui, até há listas de espera para entrar em certas associativas.
Fico descansado pois tenho uma boa associativa e posso ano após ano deixar a minha casa e ir caçar com grandes hipóteses de sucesso, mas nunca pensando em grandes molhadas, pois nunca fui e nunca serei caçador de números, basta-me um bom lance por dia, fico com o ego preenchido ao ver uma paragem e um bom cobro da minha perdigueira portuguesa.
Por tudo isto não podia ser mais a favor da ordenação do território.
Ir para o topo Ir para baixo
http://abertura-geral.blogspot.com
antoniomatos
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 369
Idade : 65
Localização : estados unidos da america
Ocupação : maquinista
Humor : quanto basta
Data de inscrição : 28/09/2010
Pontos : 388

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQua Jun 05, 2013 11:51 pm

eu lembrome de ver a malta do regime livre a cacar, mas era encostados as zct que e onde havia a caca ,no livre de caca era 0 querem voltar ao antigo, queren cacar no livre e nas associativas que grande ideia. kaci hunter
Ir para o topo Ir para baixo
david neves
Aprendiz
Aprendiz
david neves

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 437
Idade : 45
Localização : Évora
Ocupação : Funcionário Público
Humor : Tem dias
Data de inscrição : 20/05/2013
Pontos : 506

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQui Jun 06, 2013 12:09 am

A questão não é caçar no livre ou no ordenado... a questão como o amigo reizinho fala, no Alentejo, zona de onde eu sou e onde cacei não muitos, mas alguns anos e calquei a maior parte do terreno na zona de Fronteira ainda sem ser encartado, conhecendo muito bem o terreno, nunca vi o problema entre o livre e o ordenado...

O problema era as linhas de cabeço a cabeço??? Pois é, tambem é daqueles que se lembra de ver carrinhas a circular nas estradas crregadas de coelhos, lebres e perdizes??? a maior parte dessa caça e desses "matadores" não se entendiam... a lingua falada era diferente...

Por isso... o RL nunca foi o problema e como bem diz a fiscalização é que não funciona... pois tanto existe limite no RO como no RL... se a fiscalização funcionasse... ai se ela funcionasse...

Mas, respeito todas as opiniões e ideias... a minha duvido que alguem me faça mudar... sou completamente de acordo com o RL.

Respondendo da mesma maneira relativamente ao caçar de manhã e à tarde, só se for no Alentejo (que é o caso), os campos de treino só se for a Norte... pois no Alentejo... onde é que eles andam???? Pelo menos nos moldes que funcionam para a zona Norte e Centro...

nesta zona os CT que conheço, só tem o nome, pois funcionam com numero minimo de caçadores e peças!!!!!!!!?????? E os das associativas a maior parte deles tem meia dúzia de hectares e servem só para as largadas!!!!

Como vê o óptimo e ideal numas zonas, não existe noutras...quem me dera ter um campo de treino onde podesse pagar 50 ou 60€ por ano e ir lá quando quisesse, levar as minhas peças para treinar, à hora que quisesse e o tempo que quisesse.... isso existe no Alentejo??? deve existir eu é que ainda não descobri... e olhe que me farto de procurar!!!!

Saudações
kaci
cao hunter

Ir para o topo Ir para baixo
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1727
Idade : 46
Localização : Estremoz
Ocupação : -----------
Humor : depende da lua
Data de inscrição : 09/09/2012
Pontos : 1864

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQui Jun 06, 2013 2:56 am

reizinho escreveu:


Boas,
Em primeiro lugar e corrija-me se estiver enganado, "Regime Livre" (RL), já não existe e o que existe será em breve zona protegida, ou agregado pelas Reservas de Caça Municipais (RCM).

Mas deixe-me que lhe diga que conheço o regime livre, antes ainda de ser caçador encartado, e em certas zonas "muito boas", como na zona de Nisa, Crato, Sousel, Fronteira, etc. era ver grupos de caçadores a fazer cabeços de um lado para o outro e ao final do dia, havia certas zonas que ficavam desertas cinegéticamente, porque havia indivíduos que tinham "máquinas" que não deixavam pena nem pelo no mato. Isso sim é que era caçar, enfim, mas era regime livre valia tudo.Algumas dessas zonas, felizmente, passaram a associativas, por exigência dos locais, e agora a caça começa a recuperar.


.


Allo..

Eu corrijo-o sr. Reizinho..

Regime livre existe e com tendência aumentar a cada ano..basta uma consulta rápida pela página do ICNF, e logo se percebe que está mesmo enganado..

E temos um tema perigoso entre mãos amigo Reizinho, pois essa história do regime ordenado, pode acabar tal qual a história do capitalismo...com organizações de MAFIOSOS que com o passar do tempo vão conseguindo controlar cada vez mais terrenos com as máscaras de associações e sociedades que poderão tornar uma actividade que seria para ser desfrutada por todos os amantes da caça, e não só por uma classe abastada e de compadrio, lembrando o tempo dos reis e dos senhores feudais, onde era tudo pertença e propriedade REAL..Agora transforma-se em algo inacessível e protegido pela figura ESTADO ( que seriamos nós ) veja-se o ridículo da coisa .. As ZCM estão falidas e mal entregues, e as ZC associativas com a maioria do povo a passar miseravelmente no corrente ano e muito ameaçados os próximos, e quiçá não se sabe ainda quantos... Onde irá parar a maioria das zonas de caça?
Ver alguém como o amigo, com toda essa experiência, ter uma opinião tão pouco uniforme em relação a uma actividade que vem dando sinais desde há muito, estar mal gerida e mal fiscalizada, fico sem saber o que terei eu ainda de passar, para ficar tão lúcido e achar que deveria ser tudo regime ordenado!!!

Parece-me que tem analisado mal o panorama nacional, as boas intenções destes que pelo desgoverno tem passado, e a inércia de quem mais interessa a actividade, englobando as zonas mais rurais que ali podiam encontrar sustento económico..Deixa-me espaço à critica e perceber que algo vai muito mal com este sistema onde o poder do bolso faz toda a diferença.


Organize-se realmente a protecção às espécies cinegéticas, aposte-se no desenvolvimento local ligado à caça, e depois sim fale-se em defesa dum sistema funcional.
Este que está é muito mau e inoperante na maioria dos casos, o caminho será mudar..


Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQui Jun 06, 2013 11:06 am

Eu continuo na minha, por falta de fiscalização, por motivos culturais,ancestrais e outros como tais, verifica-se que muita coisa está mal.
As zonas de caça, municipais , associativas, foram criadas para os locais e não só poderem caçar ( certo?). Se estão mal geridas é pedir responsabilidades ás direcções.
Mas porque carga de água é que as turisticas tem de pagar as favas e os que lá podem caçar.
Tinham que me pagar muito bem para me meter em alhadas de 30 e mais caçadores a caçar em 200 hectares, a disparar a tudo quanto mexe, em altercações para saber quem matou o pintassilgo se foi ele se foi o outro. etcetc.
Continuo a dizer que não são todos, há por ai muitas zonas de caça associativas bem (muito) geridas e que dá um termendo gozo a quem teve a sorte de se associar, onde todos os associados são como familia e todos remam para o mesmo lado.
Outras há que só servem para a gabarolice da direcção e para outras coisas que tem que ver com Aereos€.
Muita coisa teria que mudar a começar pela lei da caça.
Ir para o topo Ir para baixo
reizinho
Moderador
Moderador
reizinho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1499
Idade : 59
Localização : PORTO
Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER
Humor : SIM
Data de inscrição : 27/08/2008
Pontos : 1773

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQui Jun 06, 2013 11:14 am

HELLO,
Eu gosto de ser corrigido e dou o braço a torcer mas só se for com certezas absolutas daquilo que dizem.
O Senhor tem a certeza absoluta daquilo que leu no ICNF, que são as suspensões de Zonas de Caça, ou interdições, e afirmar com as mesmas certezas de que esses terrenos passaram a Regime Livre? Se tiver sou obrigado a concordar consigo de que o Regime Livre está a aumentar.
Mas eu não tenho uma opinião pouco uniforme, o que eu tenho é uma certeza daquilo que falo e eu disse que gosto de sair de casa com a certeza de que vou ter sucesso na caça, isso passa-se comigo na minha Reserva Associativa, que é gerida por uns carolas, onde eu me incluo e levamos aquilo como a menina dos nossos olhos, e temos resultados positivos, posso dizer-lhe que só desde o dia 1 de Junho o meu "grupo de caça", já leva 6 javalis nas esperas.
Temos ali uma coisa bonita, mas sei que a generalidade do pais não está assim, mas isso é problema dos sócios dessas reservas, não se pode ficar todo o ano com o cu alapado numa cadeira e não ligar á reserva, e chegar lá no inicio da época e querer matar, não se fazem omeletas sem ovos.
Por isso é que os defensores do Regime Livre falam da maneira que o Senhor fala, os outros têm trabalho durante os meses de veda, e quando começa a caça é verem-se as marabuntas sem qualquer tipo de controlo chegarem de todo o país invadindo propriedades, rapinando tudo o que podiam, desde hortaliça das hortas, azeitona dos olivais, até porcos mansos eu vi serem cobrados por javalis e serem surripiados ao dono.
Desertos cinegéticos ficavam para trás depois de passarem essas hordas incontroláveis de "caçadores", O senhor como Alentejano, penso que seja pois é de Estremoz, devia ficar radiante de ver as reservas do Estado que abriam por exemplo nesse ano, serem de tal maneira assaltadas, é esse o termo, por tantos caçadores que ao fim de um ou dois dias de caça não restar NADA para caçar.
Se é esse o regime que quer para o nosso país, eu não me revejo nele.
Tenho a certeza de que há muito a fazer, mas isso é um assunto que está nas mãos da tutela. Sei é que as pessoas têm é de ser colaboradoras e não destabilizadoras, dizendo sempre mal de tudo o que se faz, quando não lhes agrada a situação. Se o problema é a falta de dinheiro, então porque não trabalhar, costuma-se dizer que quem não tem dinheiro não têm vícios, verdade?
Diz e muito bem que tem assistido á inércia de quem mais interessa esta actividade, se for por aí talvez encontre resultados. Será que o exemplo da nossa vizinha Espanha, não se pode aplicar a Portugal, de lá nem só mau vento nem mau casamento, eles tê coisas muito boas.
Empregos, sim a caça poderia dar emprego a muita gente, mas para isso é preciso as pessoas quererem ir para o "campo", para o interior, para zonas onde não há centro comercial, não há cinema, não há internet, ás vezes nem telefone, e isso muitos não querem, mais vale deitar abaixo, criticar, é mais fácil acabar com tudo.
Este é o espírito dos Portugueses.
Mas dizer que quem tem dinheiro caça em zonas boas, onde há muita caça, e criticar só porque se tem dinheiro, é mais uma vez o mais fácil.
Eu não sou rico, nem para lá caminho vou caçando na minha zona, que nunca abandonei, pois faço visitas regulares, mesmo sendo a 250 quilómetros de distância de onde moro, faço alguns sacrifícios, por exemplo não vou para o Algarve deitar-me ao sol, só por achar que também seria um direito meu.
Gostava que essa sua pretensão acerca do desenvolvimento local ligado á caça desse resultado, e ver se a sua ideia se manteria quando viessem no dia da abertura caçadores de todos os sítios do país, com os seus cães, caçar aquilo que os locais tinham andado nesse ano a desenvolver, e no final do dia deixassem o monte sem nada ou pouca coisa, isto porque a caça não é imensa nem se regenera de um dia para o outro.
Para terminar queria agradecer ser chamado de MAFIOSO Capitalista, Monárquico (sou com muito gosto), e ser da classe abastada (gostava de ser), e do compadrio também gostei.
Ir para o topo Ir para baixo
http://abertura-geral.blogspot.com
piistolas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 87
Idade : 46
Localização : Cascais
Ocupação : Bancário
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2010
Pontos : 89

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQui Jun 06, 2013 6:55 pm

CAÇA / Despachos | Editais / Despachos / Zonas de Caça / 2013

Não sao suspensões são reservas extintas face as entidades gestoras não terem possibilidades de sustentarem essas mesmas reservas.
Se for ver desde o inicio do ano já foram algumas a vida.
Ir para o topo Ir para baixo
reizinho
Moderador
Moderador
reizinho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1499
Idade : 59
Localização : PORTO
Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER
Humor : SIM
Data de inscrição : 27/08/2008
Pontos : 1773

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptyQui Jun 06, 2013 9:58 pm

piistolas escreveu:
CAÇA / Despachos | Editais / Despachos / Zonas de Caça / 2013

Não sao suspensões são reservas extintas face as entidades gestoras não terem possibilidades de sustentarem essas mesmas reservas.
Se for ver desde o inicio do ano já foram algumas a vida.
E isso quer dizer o quê?
Chame-lhe os nomes que quiser, eu também podia ter ido ao portal do ICNF, sei muito bem onde isso é publicado, mas daí a dizer que passam a Regime Livre, vai uma grande diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
http://abertura-geral.blogspot.com
piistolas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 87
Idade : 46
Localização : Cascais
Ocupação : Bancário
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2010
Pontos : 89

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptySex Jun 07, 2013 7:59 pm

Se quiser entender as zonas que estão suspensas tem prazos estipulados para voltar a poder exercer actividade cinegética, enquanto as zonas extintas deixam automaticamente de ser ordenadas, ate outra entidade crie um plano de exploração para voltar a ser gerida.
Algumas reservas que abriram a nível nacional no ano passado mantiveram se sem gestão no qual fui caçar sem problemas e houve fiscalização a verificar essa situação.
Apesar de reduzirem o calendário no regime livre e restringirem as espécies migratórias não foi a opção ideal da parte do ministério agricultura. Embora de eu praticar esta actividade em ambos os regimes poderia haver outro tipo de consenso da parte do estado para agradar a todo tipo de caçadores. Refiro 'e a minha opinião sabendo que no regime ordenado não se cumpre os limites e por conhecimento próprio houve reservas turísticas em castelo branco a vender cacadas a 100 euros a porta e as pessoas a cobrarem aos 80 tordos ate não dar mais ou nas esperas porem comida ou químicos para apanhar os javalis, pode sem duvida chamar a menina dos vossos olhos e terminar com o que resta da nossa actividade lazer.
Ir para o topo Ir para baixo
reizinho
Moderador
Moderador
reizinho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1499
Idade : 59
Localização : PORTO
Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER
Humor : SIM
Data de inscrição : 27/08/2008
Pontos : 1773

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptySex Jun 07, 2013 9:30 pm

piistolas escreveu:
Se quiser entender as zonas que estão suspensas tem prazos estipulados para voltar a poder exercer actividade cinegética, enquanto as zonas extintas deixam automaticamente de ser ordenadas, ate outra entidade crie um plano de exploração para voltar a ser gerida.
Algumas reservas que abriram a nível nacional no ano passado mantiveram se sem gestão no qual fui caçar sem problemas e houve fiscalização a verificar essa situação.
Apesar de reduzirem o calendário no regime livre e restringirem as espécies migratórias não foi a opção ideal da parte do ministério agricultura. Embora de eu praticar esta actividade em ambos os regimes poderia haver outro tipo de consenso da parte do estado para agradar a todo tipo de caçadores. Refiro 'e a minha opinião sabendo que no regime ordenado não se cumpre os limites e por conhecimento próprio houve reservas turísticas em castelo branco a vender cacadas a 100 euros a porta e as pessoas a cobrarem aos 80 tordos ate não dar mais ou nas esperas porem comida ou químicos para apanhar os javalis, pode sem duvida chamar a menina dos vossos olhos e terminar com o que resta da nossa actividade lazer.

Boas,
eu entendo aquilo que diz e até nem vou por aí, uma vez que eu estou servido e bem servido, tenho a consciência tranquila de que a gestão na minha reserva é bem feita, só caçamos um dia por semana e somente durante os meses de Outubro e Novembro á caça geral.
Só se caça uma perdiz e um coelho por dia e por caçador e uma lebre por caçador por época de caça.
Por isso continuo e tenho orgulho em dizer que a Associação de Caçadores do Concelho de Mação é a menina dos "nossos" olhos. (Processo nº 2120 - Aceitam-se sócios).
Em relação aos javalis, temos muitos e são apanhados á bala, e ás vezes á mão.
Aproveito para dizer que vamos passar também a gerir uma ZCM contigua á nossa.
Como vê não tenho nada contra o terreno ordenado, tenho é pouco tempo para caçar.

Em relação ao que se passa nas RCT da zona de Castelo Branco, não sei de nada nem conheço nenhuma, ás que vou (RCM) e publiquei aqui os contactos delas, cumpre-se á RISCA.
Também sei que no Facebook foi uma bandalheira de gabarolices e a fiscalização nada fez, por isso como eu não sou policia......
Ir para o topo Ir para baixo
http://abertura-geral.blogspot.com
piistolas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 87
Idade : 46
Localização : Cascais
Ocupação : Bancário
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2010
Pontos : 89

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptySáb Jun 08, 2013 9:33 am

Bom Dia

Na sua zona pode ser um exemplo a seguir mas isso 'e uma em cada 30 reservas a nível nacional, j'a presenciei muitas situações de norte a sul do Pais que me leva pensar como continuamos a gerir a fauna cinegética com o intuito de fazer mais dinheiro para alguns gestores que não existiam a 20 anos atras e que desenvolveram arte de prejudicar os caçadores que tem vicio de caçar ate não poder mais.
'E neste contexto que defendo certas opções que havia no regime livre nos anos 80 e 90 contudo continuo a frisar que sou socio numa associativa que gere forma agradável os interesses da fauna local apesar não se conseguir controlar os sócios todos nos limites estipulados. enfim 'e a gestão que temos.
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptySáb Jun 08, 2013 10:59 am

Sem dúvida que este será um assunto que dividará sempre uma grande parte dos caçadores Portugueses...no entanto, gostaria de ver por aqui algumas opiniões de quem, como eu, conheceu o regime livre em todo o seu explendor, só com as reservas do Estado...é que muita gente fala mal, mas do livre apenas conheceu alguns "quintais"...note-se que acompanho a evolução dos tempos e reconheço que o RL já era...quando foi preciso lutar para tentar reverter algumas situações, as centenas de milhar de caçadores do RL pura e simplesmente se estiveram nas tintas para o assunto...eu não...lutei por todos mas era eu e mais "meia duzia"...agora é tarde para o tempo voltar para trás e o que há a fazer é tentar melhorar toda esta vertente que envolve a caça e os caçadores...tentar melhorar ao máximo, dando sugestões que vão ao encontro de todos os caçadores...
Ir para o topo Ir para baixo
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1727
Idade : 46
Localização : Estremoz
Ocupação : -----------
Humor : depende da lua
Data de inscrição : 09/09/2012
Pontos : 1864

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptySex Jun 21, 2013 3:48 am

Allo..

Para o srº Reizinho saber o que penso sobre a organização do regime livre em coexistência com o regime ordenado, bastava ler o meu post logo no principio da pagina, que está lá explicita a minha ideia..

Respondendo de forma assertiva, ao descrito por si.. tomando as dores do meu comentário, sobre os processos concebidos de  forma organizada, as corporações são responsáveis pela sociedade desregulamentada , à qual se procura, pelo meio da privatização, da venda a retalho de TUDO( cada cm2 ) do que existe no NOSSO( de todos )  planeta está a acontecer...Então continuo a dizer que a sua opinião não é definitiva , e que com as provas documentadas, a mostrarem poucos efeitos benéficos, a crescerem a cada ano que passa sobre esse tão proclamado regime ordenado, pode-se então dizer , que tudo não passou de mais uma de entre muitas oportunidades de negócio.
Ergueram-se cercas à volta de certas propriedades, e agora dizem que produzem caça..não criaram nada desse modo, simplesmente usurparam de algo que já existia e aplicaram-lhe fronteiras e deram-lhe um preço, tirou-se algo que era bem publico, e entregou-se à tirania..O mesmo se passou com esse pedaço de céu ao qual chama de seu..

E agora digo-lhe porque é que se sentiu tão incluído em tudo o que descrevi como Máfia ou organizações de mafiosos..é que as instituições que gerem esses negócios foram criados à imagem de comportamentos psicopatas, e quem mais do que senão aqueles que fazem parte dessas organizações ou estruturas( todos ) , serão os culpados e os responsáveis sociais e morais por estes monstros...Deixo também o meu enaltecimento ao zelo que tem pela sua área onde caça,  pois os indivíduos como 1só são bons e maus como no resto, mas toda essa sua preocupação, não impede que você, como parte de uma organização que usa  o chá e o bolinho para subjugar quem se opõe a esse mesmo sistema, seja co-responsável pelo que está muito MAL.

Embora com a diminuição do numero de caçadores a cada ano, existem mais atiradores agora a caçar, há mais espécies abatidas, pois estão mais confinadas( cevadouros/bebedouros ) mais reservas, mais limites ultrapassados, pois é, onde é que estamos a proteger a fauna cinegética?

Já me ia esquecendo de lhe dizer, que sim, ainda se pode caçar no livre, embora eu saiba que a cada desanexação vem logo um grupo "daqueles" a pedir para anexar.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptySex Jun 21, 2013 8:09 am

João Gil escreveu:
Sem dúvida que este será um assunto que dividará sempre uma grande parte dos caçadores Portugueses...no entanto, gostaria de ver por aqui algumas opiniões de quem, como eu, conheceu o regime livre em todo o seu explendor, só com as reservas do Estado...é que muita gente fala mal, mas do livre apenas conheceu alguns "quintais"...note-se que acompanho a evolução dos tempos e reconheço que o RL já era...quando foi preciso lutar para tentar reverter algumas situações, as centenas de milhar de caçadores do RL pura e simplesmente se estiveram nas tintas para o assunto...eu não...lutei por todos mas era eu e mais "meia duzia"...agora é tarde para o tempo voltar para trás e o que há a fazer é tentar melhorar toda esta vertente que envolve a caça e os caçadores...tentar melhorar ao máximo, dando sugestões que vão ao encontro de todos os caçadores...

Bom Dia, Gil para quem conhece a realidade, não é preciso falar muito, mas enquanto os caçadores passam o tempo a discutir e a dividirem-se, há uma outra parte, que ninguem se lembra e vai ganhando terreno, (os anticaça) vão-nos apertando, até nos asfixiar, enquantos os caçadores forem rivalistas, muito pouco se faz para o nosso interesse...
Ir para o topo Ir para baixo
Chakal
Membro Experiente
Membro Experiente
Chakal

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 813
Idade : 47
Localização : Cambres
Ocupação : Engenheiro Civil
Humor : Lixado
Data de inscrição : 03/12/2011
Pontos : 875

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptySex Jun 21, 2013 10:09 am

Bom dia,

Não sendo eu um caçador que tenha praticado caça no regime livre, pois só conheço a realidade do regime ordenado, lembro-me de algumas historias e acontecimentos então vulgares no regime livre, que dignificavam a caça e o convívio entre caçadores, como era o caso de, aqui na zona de mira, os caçadores, se juntarem em grupos e rumarem ao sul, mas precisamente ao Alentejo para poderem ir aos pombos e ás lebres, e para seia, as beiras interiores procurar o passarito no inverno , que por aqui não havia, e voltavam sempre com boas historias de desses fins de semana de caça, historias dos lances, das peças abatidas das falhadas, historias dos locais e das pessoas das zonas para onde iam caçar, era assim todos os anos, era como uma romaria.

Ou seja o regime fazia circular os caçadores de zona para zona, movimentando pessoas, dinheiro e caça, e isto fazia com que se alivia-se a pressão cinegética, sobre alguma zonas, permitindo que as espécies cinegéticas pudessem ter mais folga durante a época de caça.

Não sendo contra ao regime ordenado, e achando que em certos casos é essencial, estou contra e a maneira como se corta a retalho a zonas de caça associativa, criando zonas com áreas de caça efectivas muito pequenas, concentrando os caçadores em pequenos espaços criando uma pressão de caça sobres as espécies de tal forma, que para os animais, escapar de uma época para a outra é quase como um elefante passar pelo buraco da agulha.

Eu, tenho uma opinião muito favorável ao associativismo, pelo que acho bem que se criem clubes e associações de caçadores em todas as terras e aldeias por forma a promover o convívio, mas sou contra a que em certas zonas porque num município existem 4 ou 5 associações ou clubes, se retalhe a zona de caça municipal em pequenas áreas que se convertem em Z.C. Associativas de cada uma dessas associações e se cometa o crime de concentrar de tal forma os caçadores que em meia dúzia de anos, as únicas espécies cinegéticas selvagens que se consegue encontrar são aquelas que procuraram refugio junto das casas, das povoações.

Por isso, sou a favor do terreno ordenado, mas devidamente ordenado, por forma a não criar zonas de caça associativas e algumas municipais, que são autenticas zonas de extermínio.

Um pequeno exercício, na vossa zona de caça associativa, municipal, ou outra, verifiquem no google earth, especialmente a zonas rurais do interior com uma grande dispersão da habitação, qual é a área em que efectivamente se pode caçar cumprindo escrupulosamente a lei.
Ir para o topo Ir para baixo
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptySex Jun 21, 2013 12:21 pm

Acho que este tema está muito debatido já. Todos sabemos que as opiniões divergem, uns preferem o terreno livre e outros o ordenado. Quanto a mim, penso que a justiça era arranjar um meio termo entre os dois, como se fazia a uns anos em que o estado abria certas zonas, e deixava as restantes de pousio para anos futuros. Isso era justo, agora reservas que se vêm por aí, que são autênticos coutos privados para meia dúzia de ALARVES, que em alguns casos cobrem o dinheiro pago por uma associação aos proprietários e ficam com a zona de caça para depois dizimarem o terreno em 2 ou 3 anos, isso NÃO obrigado.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1724
Idade : 41
Localização : POR AI
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Data de inscrição : 11/04/2010
Pontos : 1793

Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado EmptySex Jun 21, 2013 12:32 pm

Este tema, entristece-me...

A caça de hoje não é a caça de antigamente, e os caçadores de hoje também não o são..passaram a ser caçadores de algibeira, que um punhado de notas enaltece a hombridade e honestidade do que dignifica o verdadeiro caçador.

Sempre disse e volto a dizer, 50% de território Rl e 50% em RO por cada concelho...dava para todos e toda a gente se divertia...metam mais guardas nos campos, com a vaga de desemprego seria uma melhoria.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Regime livre vs Regime ordenado Empty
MensagemAssunto: Re: Regime livre vs Regime ordenado   Regime livre vs Regime ordenado Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Regime livre vs Regime ordenado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» sim ou NÃO
» Zonas de caça do regime ordenado
» caçar tordos no regime ordenado c/sem cão?
» O Regime...
» regime livre no algarve

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-