* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  A visão dos cães Button10  A visão dos cães 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 A visão dos cães

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
jorgemeida
Moderador
Moderador
jorgemeida

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9468
Idade : 58
Localização : lisboa
Ocupação : eletrecista--desempregado
Humor : razoavel
Data de inscrição : 19/04/2012
Pontos : 10917

A visão dos cães Empty
MensagemAssunto: A visão dos cães   A visão dos cães EmptySeg Abr 08, 2013 12:31 am

A visão dos cães 66813509906729065399596


Por Alexandre Rossi - autor do livro Adestramento Inteligente, é zootecnista
especializado em comportamento animal e adestramento.

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensam, os cães não vêem com menos qualidade que os humanos. Quanto mais estudamos sobre a visão, mais descobrimos que é quase impossível determinar quem vê melhor, o homem ou o cão.

A dúvida mais comum quando se fala da visão é se o cão vê em colorido ou em preto e branco. A visão envolve muitos fatores além da capacidade de identificar cores, e muitas dessas capacidades são mais desenvolvidas nos cães do que nos homens. Portanto, em algumas potencialidades da visão, os cães ganham em relação a nós e em outras eles perdem. Mas, afinal, eles vêem colorido ou não? Sim, eles têm a capacidade de ver cores, mas não da mesma maneira que nós.

Entender como um cão vê, além de ser uma curiosidade intelectual, ajuda a compreender melhor o mundo e a natureza de seu animal de estimação. Treinadores também beneficiam de tais informações, pois podem aperfeiçoar suas técnicas, especialmente para cães que desenvolvem atividades orientadas visualmente, como é o caso de obediência a distância, guiar cegos, trabalhar com a polícia, etc.
A visão dos cães 30599650990699573203910


As cores
Que cor de bolinha escolher para brincar com seu cão? Se você for brincar sobre um relvado, o seu cão localizará mais facilmente uma bolinha azul do que uma bolinha vermelha, já que ele não consegue diferenciar vermelho do verde, que é a cor do relvado. Para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não têm diferença nenhuma. Para um cão, o semáforo não muda de cor, pois ele vê da mesma maneira o verde, o amarelo e o vermelho. Para que ele notasse a diferença de cores do semáforo, duas delas deveriam ser alteradas para violeta e azul, já que o cão consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde.
A visão dos cães 52432950990952573178683


Os tons cinza
Assim, os cães vêem as cores, mas menos cores do que nós. Já a capacidade de diferenciar tons de cinza é tão desenvolvida nos cães, que é impossível testar esse talento utilizando somente nossos sentidos, já que não saberíamos se os cães estariam diferenciando corretamente as diversas tonalidades.

A LUZ
O cão, originalmente, era um predador com hábitos principalmente nocturnos e por isso possui um sistema visual muito mais adaptado para ver no escuro do que o homem.
A visão dos cães 53923150990714239869115
O MOVIMENTO
Talvez você já tenha tentado mostrar ao seu cão um gato a distância e ele só percebeu o gato assim que esse começou a movimentar-se. Predadores como o cão estão sempre à procura de presas, e por isso é muito vantajoso que objetos e animais em movimento se sobressaiam do resto da paisagem. Essa sensibilidade a objetos em movimento é um dos aspectos mais desenvolvidos na visão canina. Uma pessoa que só seria capaz de ser vista pelo cão a 500 metros de distância pode ser vista a 800 metros se estiver em movimento. Se você estiver com seu cão em um ambiente aberto e ele tiver dificuldades em encontrá-lo, procure movimentar-se, pois isso facilitará bastante a sua localização pelo animal. Uma outra utilização prática dessa habilidade é a utilização de sinais que envolvem movimento para comandar um cão a distância. Esse é um dos motivos pelos quais a maioria dos sinais para comandar um cão envolvem movimento da mão ou do braço.

A TELEVISÃO
Sabia que a imagem que observamos assistindo à televisão é composta de diversos "slides" parados que, por trocarem muito rápido, nos dão a impressão de continuidade e de movimento? Essa é mais uma das características da visão, chamada cinemática. A tecnologia da televisão aproveita essa característica da visão humana e troca 30 vezes de quadros por segundo, tornando incapaz para qualquer ser humano de observar os quadros ou "slides" separadamente. A visão do cão tem a capacidade de processar de 20 a 30 quadros a mais que o ser humano. Portanto, o cão assiste à televisão como se estivesse vendo "slides" estáticos sendo trocados rapidamente. A televisão, para conseguir "enganar" os sentidos do cão, teria que aumentar a velocidade de troca dos quadros
A visão dos cães 52530150990727573201112


CAMPO DE VISÃO
O campo de visão é a área que pode ser vista quando fixamos o olhar num ponto. Para entender melhor, olhe para frente e fixe seu olhar num objecto, abra bem os braços e vagarosamente traga-os para frente até que você consiga perceber visualmente suas mãos. Quando isso acontece, significa que suas mãos entraram no seu campo de visão. Nosso campo de visão é cerca de 180 graus, o que não nos permite ver para trás quando estamos a olhar para a frente. Mas isso, por incrível que possa parecer, os cães conseguem! O campo visual de um cão, em média, é de 250 graus.
A visão dos cães 52837950990743239866267


DEFINIÇÃO VISUAL
A definição visual é a capacidade de perceber detalhes. Uma pessoa que tenha astigmatismo, miopia ou hipermetropia possui uma definição visual menor que uma pessoa com visão perfeita. A definição visual dos cães é inferior à do ser humano, mas funciona muito bem em condições de pouca iluminação. Isso significa, por exemplo, que visualmente o ser humano é capaz de reconhecer um rosto a uma distância maior do que o cão, mas num ambiente com pouca iluminação, a definição visual do ser humano diminui muito, enquanto a do cão não. Um objecto que uma pessoa consiga reconhecer a uma distância de 25 metros só seria reconhecido pelo cão a 7 metros
A visão dos cães 55887550990775573196311


Os cães também podem ter miopia, hipermetropia e astigmatismo. Um estudo científico feito numa clínica veterinária constatou que 53% dos pastores alemães e 64% dos rottweilers tinham miopia. Quem acha que óculos para cachorro é uma idéia absurda precisa saber que já estão a ser utilizadas lentes intra-oculares projetadas especialmente para os cães. Um dos usos dessas lentes é a maximização da recuperação da visão após a remoção de cataratas.
A visão dos cães 53294850990799573193910


Um cão não reconhece uma fotografia, mas é capaz de assistir televisão. Porque?

Porque os cães não estão preocupados (como nós) com a forma dos objetos. Para eles, pouco importa se você tem olhos azuis, se usa barba, brincos, óculos ou outra indumentária qualquer.
O importante para os animais são os rituais... do amor, de submissão e apaziguamento, da liderança etc. Quer dizer: o movimento. Na televisão, a imagem tem movimento.
Eles reconhecem o dono pela maneira com que se movimenta, sem se importar se está de máscara ou de batom.
A visão dos cães 53601450990931573180731


Assim como para nós o sentido da visão é o mais importante e, através do qual, reconhecemos as pessoas, o sentido mais importante para os cães é o olfato, através do qual, ele, ao nascer, antes de abrir os olhos e os ouvidos já encontra as tetas da mãe.
"Actualmente, a hipótese mais aceite é a que os cães são capazes de ver apenas algumas cores, como azul e amarelo. As demais cores seriam detectadas como variações de cinza."

Até hoje ninguém sabe como um daltônico vê. Só se sabe que certos comprimentos de onda não são percebidos ou são confundidos por deficiência genética dos cones e bastonetes que formam a retina, mas ninguém jamais ficou daltônico e, menos ainda, deixou de ser daltônico para contar qual é a diferença

O preto-e-branco não existe na natureza. Foi criado pelo homem para suprir sua incompetência de representar as cores: pegou um galho queimado e riscou na pedra das cavernas. As cores obtidas através de pigmentos de terra vieram depois. As fotos em preto-e-branco, também, surgiram devido a incapacidade inicial de representar as cores. O órgão da visão (independente de que animal seja) percebe os comprimentos de onda da luz refletida pelos objetos.
Dependendo do pigmento, da cor, parte da luz incidente nos objetos será refletida e a outra parte absorvida, a retina será atingida e perceberá somente a porção de luz refletida. Os objectos de cor preta absorvem a totalidade das ondas eletromagnéticas do espectro visível incidente e os objectos brancos reflectem todos os comprimentos de onda, independente da intensidade da luz incidente. Mais luz, o objeto parecerá mais claro, menos luz, mais escuro.

Os cães vêm as formas e as cores da mesma forma que nós, só que a hierarquia de importância dos sentidos é completamente diferente da nossa:
Humanos: 1- Visão; 2- Tato; 3- Audição; 4- Olfato; 5- Paladar.
Caninos: 1- Olfato; 2- Audição; 3- Visão; 4- Tato; 5- Paladar

O olfato para os cães é tão importante que três ou quatro minutos após o nascimento, com os olhos e os ouvidos ainda fechados, os nascituros conseguem, pelo faro, encontrar as tetas da mãe sem que ninguém lhes tenha ensinado. Pela seqüência, os ouvidos abrem-se após alguns dias e o cachorro começa a familiarizar-se com os sons ambientes. Aos dez para doze dias abrem-se os olhos. Entre os humanos, alguns já nascem abrindo os olhos...
A visão dos cães 67972509909759065096114



---------
Como o cachorro vê: http://www.sabido.com.br

Existem muitas lendas e mentiras a respeito de como os cães vêem. Saiba algumas verdades em relação à visão dos cães e aprenda a entender sobre a vida dos melhores amigos dos homens.

Passo a passo:
1. Os cães vêm colorido, mas menos cores do que os humanos.
2. O vermelho, verde e amarelo não apresentam qualquer distinção de coloração para os cães. Violeta, verde e azul são cores que os cães são capazes de diferenciar.
3. O cão tem melhor adaptação visual ao escuro do que os humanos.
4. A cor cinza pode apresentar inúmeras tonalidades diferentes para os cães.
5. O ponto forte da visão canina é a capacidade de ver melhor objetos em movimento.
6. Para os cães, as imagens na televisão (sequência de 30 quadro por segundo) são vistas como slides que são expostos rapidamente. Isso porque têm capacidade de processar de 20 a 30 quadros a mais do que nós, humanos.
------------
Os cães vêem colorido ou em preto e branco?
Das cores básicas do espectro (amarelo, azul e vermelho) os cães, que têm visão dicromática, ao contrário do homem cuja visão é tricromática, distinguem bem o amarelo, o azul e o branco (somatória das cores) e o preto (ausência delas). Imagine que o cão, ao observar uma roseira, a veja a preto e branco, porquanto o verde ele reconhece como preto e o rosa como branco - fosse esta mesma roseira amarela com flores azuis ou azul com flores amarelas, ele a veria com fidelidade de cores! É o que as evidências nos mostram sobre a visão dos cães. (Prof. J. L. Laus -Unesp)

A visão dos cães 52479850990998906507312


Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

A visão dos cães Empty
MensagemAssunto: Re: A visão dos cães   A visão dos cães EmptySeg Abr 08, 2013 8:22 pm

Muito bem Jorge... fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
hugo bento
Aprendiz
Aprendiz
hugo bento

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 290
Idade : 38
Localização : albufeira
Ocupação : trabalhador e caçador etc....
Humor : mto
Data de inscrição : 14/11/2011
Pontos : 340

A visão dos cães Empty
MensagemAssunto: Re: A visão dos cães   A visão dos cães EmptySeg Abr 08, 2013 11:28 pm

fixe kaci Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno S.
Moderador Global
Moderador Global


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9766
Idade : 41
Localização : Porto
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre ;)
Data de inscrição : 18/11/2011
Pontos : 11023

A visão dos cães Empty
MensagemAssunto: Re: A visão dos cães   A visão dos cães EmptyTer Abr 09, 2013 12:55 am

fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




A visão dos cães Empty
MensagemAssunto: Re: A visão dos cães   A visão dos cães Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

A visão dos cães

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» A visão dos peixes
» Como é a visão de um Cão?
» equipamento de visao
» Os meus cães
» Caçar ratos com visão nocturna

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Galeria - :: » Cães «-