* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Os elasticos Button10  Os elasticos 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Os elasticos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Pescador sem mortes
Novato
Novato
Pescador sem mortes

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 36
Idade : 49
Localização : GD
Ocupação : ajudar sem nada em troca
Humor : sempre bem humorado
Data de inscrição : 13/08/2008
Pontos : 5

Os elasticos Empty
MensagemAssunto: Os elasticos   Os elasticos EmptyQua Set 24, 2008 4:19 pm

ELÁSTICOS: O SEGREDO ESTÁ NA PRESSÃO



Ver sair um elástico atrás de um peixe de tamanho consideravelmente grande para o fio e elástico que estamos a utilizar no momento, provoca a subida da adrenalina a níveis que provocam nervosismo a quem tem a cana nas mãos e todo o tipo de reacções àqueles que o observam a seu lado.
A história dos elásticos no mundo da pesca com canas sem carreto é bastante larga. Desde os seus começos em que se utilizam as borrachas de um tensor colocadas uma a uma ou duas a duas, atadas as famosas pontas das esferográficas BIC e na frente a um destorcedor ocupando somente o espaço da ponteira, desde daí para cá temos passado por todo o tipo de evoluções, ou melhor por três grandes gerações.

A PRIMEIRA GERAÇÃO
Os fabricantes procuraram soluções durante mais de dez anos a um problema relacionado com uma competição em que contavam os pontos por exemplar somados aos pontos por peso. Era a época da procura dos peixes pequenos para pontuar, mas também se podiam capturar peixes de tamanho maior.
Nessa época fabricavam-se elásticos finos que esticavam alguns metros (nunca mais de 4 ou 5) que associado à flexibilidade da cana e dilatação do fio ajudava bastante sem ser perfeito a captura de um peixe maior, servia somente para o efeito surpresa, pois o grande objectivo eram os peixes pequenos e para isso nada melhor que elásticos finos.

A SEGUNDA GERAÇÃO
Quando os sistemas de competição mudaram e o peso era a única forma de pontuar, os fabricantes evoluem para elásticos mais grossos, para dar resposta aos maiores exemplares. Aqui começa a segunda geração dos elásticos fabricados em materiais de borracha ou derivados destas, protegidos por uma cobertura que provoca um melhor deslizar em contacto com o carbono da cana, facilitando a entrada e saída deste, esta característica era muito limitada pois com o decorrer da pesca, o lubrificante original perde-se em contacto com a água que vai entrando para o interior da cana dificultando o deslizamento deste.
Apareceram então no mercado os líquidos lubrificantes para minimizar esse problema, estes líquidos não são mais do que detergentes desdobrados com uma percentagem de água, mais importante que isto é o diâmetro do orifício por onde sai o elástico o qual deve ter uma boa abertura de duas vezes o seu diâmetro, só assim podemos garantir uma boa prestação.
E até aos nossos dias têm sido estes ao mais utilizados, o problema com o qual se enfrentam os fabricantes agora é diferente.

A TERCEIRA GERAÇÃO
A terceira geração já está posta em marcha, há cerca de três anos. Um senhor Inglês de nome Simon Gould criou o agora denominado Hidroilástico. E este não foi mais um invento seu, ele pensou uma forma distinta da funcionalidade de um elástico numa cana de encaixes, de imediato todos o seguiram não fosse um gigante da pesca mundial DAIWA ter adquirido a patente.

O SEGREDO ESTÁ NA PRESSÃO
Este não é um artigo propriamente destinado a principiantes, mas até um principiante pode entender bem o que muitos levam anos a tentar perceber e sobretudo mal entender.
Temos de entender, que cada elástico tem um limite e que esse limite deve de estar de acordo com o fio que usamos para evitar uma descompensação que possa originar rotura de um dos elementos, ou a tensão do elástico e este acabe saltando pelos ares ao chegar ao limite da sua capacidade, parece simples, é simples, mas não deixamos de assistir a frequentes situações destas.
Quando ferramos um peixe, a força da nossa ferragem estende-se desde o anzol até ao nó final onde o elástico se encontra atado, e é a partir desse ponto onde o elástico começa a trabalhar. Se entendermos bem este principio, só nos falta entender outro principio mais, a pressão do elástico não é sempre a mesma, quando saem os primeiros metros este conserva o seu diâmetro e as suas capacidades, mas á medida que vão saindo metros a sua capacidade de pressão vai-se perdendo e quando pensamos que este está a colocar mais pressão, passa-se o contrário por que a sua capacidade de absorção é muito menor. É este o ponto onde entra a nova geração de elásticos ocos.

SIMPLES E ENGENHOSO
Um elástico do tipo Hidroilástico tem múltiplas vantagens, para começar é oco, isso quer dizer que o ar, liquido ou o conjunto dos dois que contenha no seu interior é sempre o mesmo e ajuda a mater a mesma pressão em todo o seu comprimento, não é exactamente a mesma, mas não varia muito, provocando que o comportamento dos peixes mude quando enfrentam um Hidroilástico. Este comportamento é em tudo diferente de um elástico maciço em que os peixes fazem kilómetros até se darem por vencidos, isso pela ausência de pressão a determinada altura do combate, enquanto que nos Hidroilásticos esses mesmos peixes tem a sua arrancada inicial, mas quase de imediato nos vem parar aos pés pelo facto da pressão ser constante, sem por isso estar em risco uma possível rotura.
A sua capacidade de se retrair é muito maior que a dos elásticos maciços. A sua capacidade de impedir a saída do elástico quando se pretenda é muito simples, basta colocar a cana de forma a que o ângulo entre esta e o elástico provoque o seu esmagamento junto da ponteira, travando assim a sua saída, procedimento muito importante no acto de colocar um peixe maior no chalavar.
De momento estes elásticos estão pensados para a captura de peixes médios a grandes, mas estou convicto de que os fabricantes vão evoluir como fizeram nas outras gerações de forma a estes poderem ser mais finos conservando as mesmas características actuais. Então qual ´+e a diferença entre o elástico criado pelo senhor Simon Gould e as restantes marcas existente? Algo que os outros não podem fabricar por estar protegido sob patente, o liquido interno, que nenhum dos outros tem. Se associarmos a constante quantidade de ar do seu interior ao liquido lubrificante que se move para trás e para a frente do elástico como se fosse bombeado criando uma determinada pressão sobre o ar existente, este processo impede as deformações e matem a pressão constante ao longo de todo o comprimento de elástico. Esta é a grande diferença e o grande segredo desta nova geração de elásticos.

APLICAÇÃO PRÁTICA
Se observarmos os sítios com muita pressão de pesca, como por exemplo (Cabeção, Cavez, Chaves), com o passar dos anos, o instinto dos peixes vai-se apurando, estes acabam por adoptar comportamentos realmente curiosos quando sentem o anzol a cravar-se na carne, lançam uma corrida desesperada para águas abertas na tentativa de se soltarem, mas quando chegam a um determinado ponto em que o seu instinto lhe diz que não serão capazes de se soltarem, param a corrida para subirem á superfície e descansar, de forma que se não aproveitar estes momentos de aparente debilidade, a corrida começa de novo.
A pressão que pomos sobre um peixe deve ser mais constante possível por que os peixes que pescamos não são peixes enormes de 20 kg que podem dar golpes de força repetidos por não terem a outra arma defensiva que é a corrida, para estes basta enfrentarem-se directamente com o diâmetro da linha pois chegam rapidamente ao máximo de pressão do elástico.
O que quero dizer com isto? Algo muito simples: temos de criar um equilíbrio entre o diâmetro do elástico e do fio. Chegados a este ponto, é muito importante saber, por exemplo, que um fio que forma a parte debaixo de uma linha debilitada está em mais de 20%, de tal forma que uma linha de 0,14 com um terminal de 0,12 é na realidade, na hora da pressão o equivalente a uma linha directa 0,11 sem nós nenhuns.
Ir para o topo Ir para baixo
 

Os elasticos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Pesca - :: » Pesca á Francesa «-