* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Bolota de azinho ou de sobro Button10  Bolota de azinho ou de sobro 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Bolota de azinho ou de sobro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 2:02 pm

Boas companheiros

Na vossa opinião qual destes tipos de bolota os pombos torcazes mais apreciam???
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 2:12 pm

Já ouvi alguns a dizer uma e outros outra. Mas alguma será a certa.

Ir para o topo Ir para baixo
reizinho
Moderador
Moderador
reizinho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1499
Idade : 59
Localização : PORTO
Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER
Humor : SIM
Data de inscrição : 27/08/2008
Pontos : 1773

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 2:24 pm

Bom dia,
Se os pombos forem da mesma opinião que eu e penso que será verdade, preferem sem dúvida as bolotas de azinheira, são mais doces.
No alentejo as bolotas da azinheira são conhecidas pelo nome de bolotas, as do sobreiro são conhecidas como lande, é uma bolota mais azeda.
Mas penso que terá mais a ver com a zona, por exemplo na zona de Idanha há muito azinhal e os pombos comem as bolotas, mas nas zonas de sobro no alentejo, comerão as landes dos sobreiros.
Ir para o topo Ir para baixo
http://abertura-geral.blogspot.com
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 4:35 pm

amigo reizinho

O que diz é verdade. Tive um companheiro de caça que as assava sempre que haviam para comermos ao almoço. E eram boas.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno S.
Moderador Global
Moderador Global


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9766
Idade : 42
Localização : Porto
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre ;)
Data de inscrição : 18/11/2011
Pontos : 11023

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 4:41 pm

Ja ouvi comentarios que preferem as de azinheira, mas quando a fome aperta e não teem mais nada vai uma qualquer scratch
Ir para o topo Ir para baixo
bredaaries2
Membro Veterano
Membro Veterano
bredaaries2

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2405
Idade : 48
Localização : grandola
Ocupação : op.maquinas agriculas
Humor : normal
Data de inscrição : 25/05/2010
Pontos : 2508

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 8:56 pm

eu acho que preferem a lande pois onde á das duas coisas como aqui na minha zona eles preferem a lande os caçadores mais velhos dizem que a boleta tem um bico muito maior que a lande e ás vezes fura-lhe o papo. hunter
Ir para o topo Ir para baixo
mioto
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 19
Idade : 44
Localização : marinha grande
Ocupação : trabalho
Humor : sempre que possivel
Data de inscrição : 04/11/2012
Pontos : 21

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 9:06 pm

só sei quando o pombo agarra no azinho, e enquanto houver não quer outra coisa....é o que se está a passar este ano.....os pombos andam todos nos montados de azinho.
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 9:13 pm

Tenho um amigo que é do Lavre que me disse que quando era miúdo, gostava de montar uma "armadilhas" para apanhar uns pombitos e que entre a lande e a bolota de azinho, preferiam o azinho... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
mioto
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 19
Idade : 44
Localização : marinha grande
Ocupação : trabalho
Humor : sempre que possivel
Data de inscrição : 04/11/2012
Pontos : 21

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 9:33 pm

o azinho é mais doce....os pombos são uns gulosos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 9:58 pm

Na minha opinião, entre escolherem azinheiras ou sobreiros, também dependerá de um outro factor, do estado de maturação do fruto de cada uma das árvores, pois cacei durante anos em sítio que tinha um misto e zonas intercaladas de ambos os tipos de árvore, e eles atacarem num tipo de zona, ou no outro tipo, pareceu-me depender sempre mais de qual delas estava no que eles consideram o ponto ideal de maturação.

Na minha opinião, os pombos sabem quando o fruto está verde em demasia, ou seco em demasia, e deve haver ali um ponto intermédio que lhes deve facilitar muito mais a digestão, e nessas coisas os pombos são aves muito "finas", e sabem bem melhor que nós onde ir e quando.

Actualmente, a olho e por alguns sinais, tenho ideia que sei quando a a bolota de sobreiro (ou de azinheira) está no que eles consideram o ponto ideal, e quando está no ponto ideal, papam tudo independentemente de ser azinho ou sobro, pois se repararem, mesmo em áreas grandes de sobreiros, ou de azinheiras, as árvores preferidas deles (e o ponto ideal para armar) vão mudando em função do ponto de maturação do fruto de alguns conjuntos de árvores, que eles vão alternadamente tomando como sendo as suas preferidas ao longo do passar das várias semanas do inverno.

Para terminar, seja azinheira, sobreiro, ou carvalho, o fruto de qualquer uma das espécies pode designar-se por bolota, ou por lande, landra, landre, ou mais correctamente ainda, por glande.

Lande não é exclusiva dos sobreiros, nem a bolota é exclusiva das azinheiras, mas há zonas do país em que teimam que sim, apesar de "vir nos livros" que tal não é verdade...
Ir para o topo Ir para baixo
Canelas
Membro Experiente
Membro Experiente
Canelas

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 901
Idade : 44
Localização : Coimbra
Ocupação : Trab Independente
Humor : "Atracção Fatal"
Data de inscrição : 16/12/2009
Pontos : 921

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptySáb Nov 24, 2012 10:35 pm

Na minha opinião eu acho que o pombo prefere a de azinho,visto serem mais pequenas sendo assim mais fácil digeri-las,também sou da opinião que enquanto houver azinho eles não a largam,como acontece exactamente este ano,na zona onde caço,Idanha e no meu cantinho,nem imaginam a bolota que há para lá,seja no chão,a mais madura ou na azinheira a ainda verde,as azinheiras "reluzem" com a quantidade e os pombos andam exactamente a bater as zonas de azinho este ano visto a ser um ano de muita fartura.Mas penso que se houver de sobreiro pegam bem tambem,o importante tambem é haver erva na zona,pois eles gostam muito principalmente mais para Janeiro.
Ir para o topo Ir para baixo
gatlingun
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 25
Idade : 38
Localização : Aveiro
Ocupação : ...
Humor : quando falho...muito mau
Data de inscrição : 16/11/2011
Pontos : 29

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptyDom Nov 25, 2012 12:13 am


desculpem mas vou por mais uma acha pro lume...

cá mais para cima desde de Outubro até mais ou menos por esta altura (depende dos anos) o pombo ataca primeiro o carvalho e só depois vai para o azinho, penso eu que seja por a bolota do carvalho maturar mais cedo que a do azinho. tornei a verificar isto na ultima quinta-feira em que os pombos estavam alguns milhares nos carvalhos e meia dúzia no azinho.


cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 39
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptyDom Nov 25, 2012 8:43 am

Lá para a minha zona, Ourique sem duvida em primeiro as da Azinheira fixe
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Novato
Novato
beretta302

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 8
Idade : 53
Localização : Setúbal, outras
Ocupação : Profissional dependente
Humor : É do caraças..
Data de inscrição : 01/01/2013
Pontos : 10

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptyQua Jan 02, 2013 9:28 pm

Conhecendo zonas mistas, tenho constatado que os pombos gostam muito de bolota de azinho... depois de terem comido toda a de sobro...
Ir para o topo Ir para baixo
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1727
Idade : 46
Localização : Estremoz
Ocupação : -----------
Humor : depende da lua
Data de inscrição : 09/09/2012
Pontos : 1864

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptyQua Jan 02, 2013 10:01 pm

Allo boa noite para todos....

Na minha modesta opinião, aki no alentejo eles querem é BOLETAS, que essa coisa da bolota não lhes cai lá muito bem....lolololollllll
Ir para o topo Ir para baixo
streetracermz
Aprendiz
Aprendiz
streetracermz

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 328
Idade : 42
Localização : Marinhais, Santarém
Ocupação : Motorista, Caça, Pesca
Humor : muito
Data de inscrição : 21/12/2012
Pontos : 359

Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro EmptyQua Jan 02, 2013 11:01 pm

Eu também sou da opinião que gostam mais de azinho mas é a tal coisa, tanto andam numas como noutras mas talvez se aguentem mais tempo nas zonas de azinho...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Bolota de azinho ou de sobro Empty
MensagemAssunto: Re: Bolota de azinho ou de sobro   Bolota de azinho ou de sobro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Bolota de azinho ou de sobro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-