* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Atestado médico para renovação de LUPA Button10  Atestado médico para renovação de LUPA 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Atestado médico para renovação de LUPA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
ruca73
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 132
Idade : 50
Localização : Tomar
Ocupação : Tem dias
Humor : QB
Data de inscrição : 21/07/2008
Pontos : 167

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 10:00 am

Boas carissimos

Por ter deixado caducar a minha LUPA e posterior passagem dos 180 dias para renovar a mesma, tenho de fazer o exame na PSP para obter a LUPA, e como tal é necessário um atestado médico para juntar ao processo..
Assim sendo dirigi-me ao centro de saude de Tomar para que o meu médico de familia me passasse o dito atestado ao qual me foi dada a informação que atestados para estes fins não seriam e nem eram passados pelos medicos de familia daquele centro de saude.. affraid

Agora pergunto eu:
- Se o nosso médico de família é quem mais informação tem acerca do nosso estado de saude, como é possivel recusarem-se a passar um simples atestado médico para renovação da LUPA???
- O atestado médico passado por outro médico (ao qual terei de pagar uma consulta para o efeito) que não me conhece de lado nenhum terá a mesma legitimidade e em consonância a mesma veracidade que o médico que nos acompanha uma vida inteira???
- Como é que se processou aqui com os meus carissimos colegas nas vossas renovações da LUPA com a obtenção do atestado médico?

Desde já os meus cordiais cumprimentos cinegéticos aos demais..

Rui Silva
Ir para o topo Ir para baixo
PauloMartins
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 16
Idade : 41
Localização : Barcelos
Ocupação : Tec. Administrativo
Humor : Bom
Data de inscrição : 21/07/2011
Pontos : 23

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 10:12 am

Boas,

Pois comigo aconteceu exactamente o mesmo...
Acabei por ir a um medico particular, em que o dito nao me conhecia de lado nenhum paguei e vim embora com o atestado sem qualquer problema...
E claro que na minha opiniao deveria ser o medico de familia a passar, pois como o amigo diz so ele e que podera conhecer +/- o nosso historial.
É como diz o outro e o que temos Rolling Eyes

Cumprimentos
Paulo Martins
Ir para o topo Ir para baixo
corle
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 47
Idade : 46
Localização : Fernao Ferro
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 09/03/2010
Pontos : 54

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 10:18 am

Boas, também me aconteceu o mesmo.
Acho que o pessoal tem que começar a fazer é pedir o nº da ordem ao medico e fazer uma reclamação. Pode ser que de reclamação em reclamação dê em alguma coisa.
Se calhar no centro de saude não passam mas se o mesmo medico tiver no particular já passa.

Cumprimentos
David Luis
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 10:23 am

Acho que já aconteceu com a maioria de nós.
Eu fui ao particular onde ás vezes vou e paguei 15.00€, ficou praticamente ao mesmo preço.
Ir para o topo Ir para baixo
gabriel correia
Parceiro
Parceiro
gabriel correia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 790
Idade : 63
Localização : couço
Ocupação : empresário mat. construção
Humor : medio
Data de inscrição : 02/11/2011
Pontos : 872

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 11:10 am

o problema não está nos médicos mas sim (apesar de lhes calhar ás mil maravilhas, porque no privado passam sem problema) no serviço nacional de saude que não permite os médicos passarem atestados nos centos de saude á excepção do atestado para carta de condução que só o médico de familia pode passar. mas por aqui um atestado para LUPA por norma é á volta de 60 €, só se consegue mais barato nas fazendas de almeirim 35 € foi o que eu paguei em agosto.
Ir para o topo Ir para baixo
ruca73
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 132
Idade : 50
Localização : Tomar
Ocupação : Tem dias
Humor : QB
Data de inscrição : 21/07/2008
Pontos : 167

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 11:44 am

Pois eu considero ser uma autêntica vergonha porque para mim é um atropelo à legitimidade do atestado médico..
Não consigo digerir nem perceber porque os médicos de familia podem passar atestados para a carta de condução e não pode passar para a renovação da LUPA.. a interpretação que faço é que devem ser objectores de consciencia por estar em causa armas mas esquecem que um automovel pode ser tão letal como uma arma..
Não consigo conceber esta interpretação.. É triste e lamentável que isto esteja a acontecer e eu pessoalmente vou solicitar o livro de reclamações no Centro de Saude para expor esta aberração que estão a fazer contra uma classe que pode mesmo subir a outros patamares ao nivel da subversão dos efeitos para que o atestado serve..
Estou bastante aprrensivo com esta situação..
Ir para o topo Ir para baixo
gabriel correia
Parceiro
Parceiro
gabriel correia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 790
Idade : 63
Localização : couço
Ocupação : empresário mat. construção
Humor : medio
Data de inscrição : 02/11/2011
Pontos : 872

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 12:25 pm

concordo plenamente consigo mas pelo que tenho percebido é que não marcam consultas desse caráter para não tirar possibilidades a pessoas com outras necessidades medicas !!!!
Ir para o topo Ir para baixo
ruca73
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 132
Idade : 50
Localização : Tomar
Ocupação : Tem dias
Humor : QB
Data de inscrição : 21/07/2008
Pontos : 167

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 2:42 pm

gabriel correia escreveu:
concordo plenamente consigo mas pelo que tenho percebido é que não marcam consultas desse caráter para não tirar possibilidades a pessoas com outras necessidades medicas !!!!

Caro Gabriel

Até pode em circunstancia ter alguma razão de ser, embora não concordando com o que referiu porque a aquisição de receituário por parte dos utentes também não precisam de consulta.. basta chegar e solicitar os medicamentos que será passada posteriormente a referida receita com os medicamentos..

Assim sendo penso que o Atestado Médico poderia ser feito da mesma maneira que fazem com as receitas e assim não tirariamos as possibilidades de pessoas com outras necessidades médicas.. Penso é que isto não passa de um capricho dos médicos em sonegar a referido Atestado..
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 3:09 pm

Vamos por partes;
1º um atestado tal como o nome indica atesta a veracidade dos factos.
passar um atestado médico que informa para os devidos efeitos( neste caso para a pratica venatória) que a pessoa está apta para praticar o acto venatório, não pode ser efectuada sem que o médico que atesta o faça devidamente.
Todos nós( penso eu) que já demos com casos de bradar aos céus, pessoas surdas, com problemas de alcoolemia, até com a tão em voga mas muitas vezes mal diagnosticada Alzeimer, etc.
Agora pergunto, passar um atestado sem ver a pessoa , sem a consultar, correndo o risco de arranjar uma carga de trabalhos por qualquer razão ( até os familiares virem mover acção contra o médico porque passou um atestado quando a pessoa em causa sofre de doença incapacitante.
As receitas médicas pedidas ao médico de familia sem consulta estão devidamente assinaladas como doença crónica( 3 vias de receituário) pelo que o médico limitasse a verificar que o doente toma esta medicação recorrente ( cardiacos, diabetes, colesterol etc).
No meu caso fui a um médico particular mas ao qual recorro quando não consigo consulta no médico de familia, e este já lá tem o meu historial e mesmo assim fez.me uma série de testes , incluindo alcoolemia, urina etc.
É claro que a tabela de preços do médico vária de um para outro.
Perceberam o que quis dizer?
Ir para o topo Ir para baixo
PauloMartins
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 16
Idade : 41
Localização : Barcelos
Ocupação : Tec. Administrativo
Humor : Bom
Data de inscrição : 21/07/2011
Pontos : 23

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 3:31 pm

No seu caso o medico ate ja o conhecia e ainda assim fez alguns testes. No meu caso foi a primeira e ultima vez que vi o medico, cheguei la pedi o atestado para tirar a LUPA, ele passou paguei e vim embora...
Claro que isto e muito conveniente para eles, +/- 50 euros para o esquerdo, mas podem estar sujeitos a uma carga de trabalhos.
Ir para o topo Ir para baixo
ruca73
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 132
Idade : 50
Localização : Tomar
Ocupação : Tem dias
Humor : QB
Data de inscrição : 21/07/2008
Pontos : 167

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 3:49 pm

Rui Militão escreveu:
Vamos por partes;
1º um atestado tal como o nome indica atesta a veracidade dos factos.
passar um atestado médico que informa para os devidos efeitos( neste caso para a pratica venatória) que a pessoa está apta para praticar o acto venatório, não pode ser efectuada sem que o médico que atesta o faça devidamente.
Todos nós( penso eu) que já demos com casos de bradar aos céus, pessoas surdas, com problemas de alcoolemia, até com a tão em voga mas muitas vezes mal diagnosticada Alzeimer, etc.
Agora pergunto, passar um atestado sem ver a pessoa , sem a consultar, correndo o risco de arranjar uma carga de trabalhos por qualquer razão ( até os familiares virem mover acção contra o médico porque passou um atestado quando a pessoa em causa sofre de doença incapacitante.
As receitas médicas pedidas ao médico de familia sem consulta estão devidamente assinaladas como doença crónica( 3 vias de receituário) pelo que o médico limitasse a verificar que o doente toma esta medicação recorrente ( cardiacos, diabetes, colesterol etc).
No meu caso fui a um médico particular mas ao qual recorro quando não consigo consulta no médico de familia, e este já lá tem o meu historial e mesmo assim fez.me uma série de testes , incluindo alcoolemia, urina etc.
É claro que a tabela de preços do médico vária de um para outro.
Perceberam o que quis dizer?

Caro Rui

Tem toda a razão em tudo o que diz mas então pergunto eu: Passar um atestado médico para a LUPA não corre o mesmo risco que passar um atestado médico para a carta de condução??? É que as aberrações não se vêm só na caça, podendo ser observadas nas estradas diarimente e em que um automovel poderá ser tão ou mais letal que uma arma..

Eu comtinuo com a minha vincada visão.. acho que o médico deveria passar o atestado médico para a LUPA por ser a pessoa mais credenciada para o efeito.. tem todo o conhecimento do historial clinico do paciente em causa podendo refletir sobre o estado de saude do mesmo..

Não concorde de todo que não sejam passados atestados médicos para a LUPA pelo SNS e podem ser passados a troco de consultas privadas em que impera o €€€€.. os meus descontos mensais servem também para isto através do SNS ou estou a interpretar mal???

Cordiais cumprimentos

Rui Silva
Ir para o topo Ir para baixo
bmsa
Aprendiz
Aprendiz
bmsa

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 201
Idade : 39
Localização : Guarda
Ocupação : Trabalhador
Humor : muito
Data de inscrição : 30/03/2009
Pontos : 252

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 4:20 pm

eu quando tirei a carta, tambem tive que ir lagar 35€ a um privado, o meu medico de familia nao me passou o atestado..
Ir para o topo Ir para baixo
joaomartins
Aprendiz
Aprendiz
joaomartins

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 129
Idade : 29
Localização : Silveiras - Montemor-o-Novo
Ocupação : Estudante
Humor : Variado
Data de inscrição : 24/12/2011
Pontos : 133

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 5:08 pm

a mim aconteceu me o mesmo! o meu custou me "so" 25 euros...

de facto nao se compreende... nofixe
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 5:51 pm

É de bradar aos céus o "nosso" médico de familia, que é a pessoa mais habilitada para o fazer, não ter autorização para tal...isto é uma trapalhada geral e não sei para onde querem levar o nosso querido Portugal... nofixe
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQua Nov 07, 2012 6:54 pm

comigo foi o mesmo e tive de pagar 35 euros mas também é pratico é so la chegar e pagar e ja ta feito scratch mas isso ainda vai mudar um dia desses ainda temos de fazer exames a tudo e temos de pagar do nosso bolso nofixe eles querem dinheiro e os caçadores tao abituados a pagar nofixe nofixe nofixe
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQui Nov 08, 2012 9:33 am

Perguntei ontem no Centro de Saúde se o médico de família me passava um atestado para revalidar a carta de condução e disseram-me que sim. Para levar o impresso da INCM, o cartão de cidadão e a carta.

Logo, parece-me que as recusas relatadas têm mais a ver com a atitude dos médicos do que com os centros de saúde.

Se calhar a maioria não passa porque os cidadãos por norma não o reclamam.
Ir para o topo Ir para baixo
ruca73
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 132
Idade : 50
Localização : Tomar
Ocupação : Tem dias
Humor : QB
Data de inscrição : 21/07/2008
Pontos : 167

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyQui Nov 08, 2012 10:03 am

V. Moura escreveu:
Perguntei ontem no Centro de Saúde se o médico de família me passava um atestado para revalidar a carta de condução e disseram-me que sim. Para levar o impresso da INCM, o cartão de cidadão e a carta.

Logo, parece-me que as recusas relatadas têm mais a ver com a atitude dos médicos do que com os centros de saúde.

Se calhar a maioria não passa porque os cidadãos por norma não o reclamam.

Precisamente V. Moura.. é uma questão de atitude nossa porque se todos nós quando fossemos solicitar o atestado médico para renovação da LUPA e nos fosse negado deveriamos por uma questão de solidariedade e de bom senso reclamar por escrito a situação..

Poderia ser que assim com várias reclamações acerca do mesmo assunto os responsáveis olhassem para esta problemática de forma diferente e mudassem de atitude..

O problema, pelo esclarecimento feito por um médico meu amigo que foi director do Centro de Saude, põe-se pelo facto de que os médicos não são obrigados a passarem o Atestado Médico para a LUPA por directiva da própria Ordem dos Médicos, sendo que cabe ao próprio médico ter uma decisão pessoal sobre se aceita passar o atestado ao não.. o problema está aqui porque se fosse por uma imposição de serviço seria um direito que nos assistia, agora sendo por uma questão de consciência de cada clínico estamos sujeitos a estas situações perversas no sentido demagógico do "objector de consciência"..

Eu pessoalmente vou colocar por escrito no livro de reclamações..
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptySex Nov 09, 2012 11:17 am

Amigo ruca73

Deve ser mm. isso que acontece. Infelizmente a Ordem dos Médicos em Portugal funciona mais como sindicato do que para aquilo que devia.

Um atestado médico é isso mesmo - atesta determinada aptidão física e mental - independentemente do fim a que se destina. E quem melhor para o passar que o médico de família?

Esta faz-me lembrar um caso (relatado na Caça & Cães de Caça) que aconteceu aqui há uns 2 ou 3 anos de uma junta de freguesia que cobrava taxa por atestado consoante o fim a que se destinava. E para caçadores, é claro, cobrava mais.

Como somos um país de brandos costumes, dá no que dá.
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 38
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptySex Nov 09, 2012 8:52 pm

Isso é tudo muito bonito, então eu faço-vos umas pergunta:

E se todos os médicos fossem contra a caça ou objectores de consciencia? e não passasem atestado medico para fins de caça ou de uso e porte de arma? Question

Visto isto ser um documento obrigatorio, a onde fica a democracia no meio disto tudo? scratch

Os atestados deviam ser obrigatorios passar pelo medico de familia sem direito a opcção e sem ser necessário se saber para que fins.

No fundo o medico só tem de fazer uma avaliação fisica e psiquica(e esta é só uma brincadeira, gostava de saber a veracidade de uma analise psicologica feita por um medico clinica geral que te vê de tempos em tempos) da pessoa independentemente do seu fim. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA EmptyDom Nov 11, 2012 2:00 pm

nem mais fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Atestado médico para renovação de LUPA Empty
MensagemAssunto: Re: Atestado médico para renovação de LUPA   Atestado médico para renovação de LUPA Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Atestado médico para renovação de LUPA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Renovação da Licença de Uso e Porte de Arma C/D
» Exame médico.......
» Forcado quase perde perna por culpa do medico
» Ja houve para a grelha e para o forno...este pode ser para fritar...
» Renovação de licenças de associativa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-