* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Muita atenção... Button10  Muita atenção... 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Muita atenção...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Muita atenção...   Muita atenção... EmptyQua Out 03, 2012 6:25 pm

Muita atenção... 1z1wryx

A maioria dos hospitais não tem em stock o soro para combater as picadas venenosas da víbora-cornuda – a cobra que nas últimas semanas tem ferido pessoas de Norte a Sul do país. É que, segundo os especialistas, o risco de se ser mordido por este réptil aumenta no fim de Agosto e em Setembro, época em que o animal sai da vegetação para acasalar.
Fernando Tomé, de 42 anos, foi picado quando, no final de Agosto, passeava na sua aldeia (Póvoa de Meadas) e foi socorrido no hospital de Portalegre. «Apesar de estarmos tão perto do Parque natural de São Mamede e de haver vários casos de mordidelas na região, o hospital não tinha sequer o antídoto contra víboras para me dar», denuncia o motorista de autocarros da Câmara Municipal de Castelo de Vide, que ficou três semanas internado e só teve alta há uma semana: «Foi um grande susto. A picada ia-me custando a perna. O pé não chegou a gangrenar, mas já não tinha pulsação na ponta dos dedos».

Fernando esteve quatro horas na urgência à espera de ser internado. Os médicos tentaram descobrir o tipo de serpente e encontrar o soro antiofídico, que o hospital não tem disponível.

«Não temos o antídoto disponível», admite Hugo Capote, director da urgência do Hospital de Portalegre, explicando: «Ligámos para o Centro Anti-Venenos (CIAV) para saber se seria indicado o soro, mas alertaram-nos que para este tipo de víbora o soro nem sempre é eficaz e está destinado apenas a casos muito graves». Por isso, esclarece o médico, optou-se pelo «tratamento habitual com antibióticos».

A maioria dos hospitais não tem soro por as administrações alegarem que são raros os casos em que a sua utilização é imprescindível.

Em Portalegre, onde todos os anos surgem casos de pessoas atacadas pela víbora, que abunda no Parque de São Mamede, o soro só foi usado uma vez na última década. «Como os hospitais não tinham o soro disponível, pedimo-lo a um hospital espanhol», recorda Hugo Capote.

Segundo Fátima Rato, responsável do CIAV, este soro antiofídico é importante sobretudo «para casos mais graves». A responsável realça ainda que a «sua utilização fica ao critério dos hospitais porque há outros tratamentos com antibióticos». Além disso, a especialista alerta que o uso do soro antiofídico também pode ter efeitos secundários graves, como choque anafilático, cabendo, por isso, ao médico decidir caso a caso.

Soro salvou actor de Morangos com Açúcar

A verdade é que foi o soro que curou o pequeno actor dos Morangos com Açúcar que recentemente foi picado no pé, perto de casa, em Belas, Sintra, por uma víbora-cornuda.

É que João Pacheco, de 13 anos, foi tratado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, um dos poucos do país que possui o soro em stock.

Dias antes, já outra criança tinha dado entrada no mesmo estabelecimento com ferimentos graves semelhantes. «O caso era grave. O rapaz estava a fazer um pic-nic em Sintra e foi mordido numa mão porque mexeu na cobra com um pau», contou ao SOL Maria do Céu Machado, directora do serviço de pediatria do hospital.

A médica confirma que tanto no caso de João Pacheco como neste último «foi usado o soro antiofídico, que o Hospital tem em stock e está destinado a situações graves».

Maria do Céu Machado explica que o soro ajuda a travar mais rapidamente a progressão do veneno na corrente sanguínea do que os outros medicamentos alternativos. E, além disso, nota, aquele produto ajuda a reduzir a intensidade de outros sintomas provocados pelo veneno.

«É essencial dar este soro logo, porque quando a cobra morde injecta no corpo toxinas que podem provocar choque anafilático ou outros problemas graves».

Mas o elevado preço do soro, o prazo de validade apertado e o facto de as picadas muito graves não terem sido frequentes nos últimos anos levaram a que os stocks existam em apenas dois hospitais: Santa Maria, em Lisboa, e São João, no Porto. «Os outros hospitais podem pedir directamente ao laboratório», refere Maria do Céu Machado.

100 chamadas para o INEM

Todos os anos o CIAV recebe uma centena de chamadas motivadas por picadas deste e de outros répteis – quer de doentes, quer de técnicos de saúde pedindo indicações de tratamento. Até meados de Setembro, este serviço do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebeu 87 chamadas.

De acordo com os médicos, as crianças e os idosos são os grupos mais vulneráveis às mordidelas destas serpentes e, se forem mordidos, devem recorrer ao hospital: os mais novos por terem menos massa corporal e o veneno espalhar-se rapidamente; e os mais velhos por sofrerem de outras doenças.

Setembro é mês de maior risco

É no final do Verão e na Primavera que se registam mais casos de mordeduras de víboras-cornudas – uma espécie que pode atingir os 80 centímetros e que existe em algumas serras portuguesas, mas é rara nas cidades.

A maioria das pessoas é picada precisamente no final de Agosto e em Setembro. «A víbora cornuda em Setembro está mais activa porque é a época de acasalamento e as fêmeas e os machos abandonam a vegetação. Por isso, há maior risco de encontros com humanos», explicou ao SOL José Carlos Brito, biólogo do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, com vários trabalhos publicados sobre este réptil.

O mesmo acontece no início da Primavera, quando a víbora sai de hibernação.

O biólogo diz que este réptil caça por emboscada, não se mexe e não foge. Por isso, muitas vezes quem é mordido só se apercebe da presença da cobra depois de ser picado. Foi isso que aconteceu a Fernando Tomé: «Só vi a víbora depois de sentir a picada no pé e ainda a consegui matar».


"Sol"
Ir para o topo Ir para baixo
Herminio
Moderador
Moderador
Herminio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2214
Idade : 45
Localização : Suiça. Celorico da beira (férias)
Ocupação : Construção de jardins, caça e pesca
Humor : Bastante
Data de inscrição : 19/03/2011
Pontos : 2267

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... EmptyQua Out 03, 2012 6:32 pm

É preciso cuidado, e em Portugal uma vez mais as pessoas nao sao traradas de maneira igual, pois ums hospitais têm o antiduto e outros nao!!!!!! nofixe nofixe nofixe
Ir para o topo Ir para baixo
jorgemeida
Moderador
Moderador
jorgemeida

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9468
Idade : 58
Localização : lisboa
Ocupação : eletrecista--desempregado
Humor : razoavel
Data de inscrição : 19/04/2012
Pontos : 10917

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... EmptyQua Out 03, 2012 10:55 pm

Atenção caçadores ponham-se a pau com a picada

kaci hunter fixe
Ir para o topo Ir para baixo
juari
Moderador
Moderador
juari

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6476
Idade : 40
Localização : Ponte de Sor
Data de inscrição : 23/03/2011
Pontos : 6886

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... EmptyQua Out 03, 2012 11:02 pm

Todos estamos sugeitos. temos de abrir a pestana.
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... EmptyQua Out 03, 2012 11:16 pm

Esta época de caça quero ir fazer algumas caçadas na serra da Lousã, mas já me disseram que abundam por lá estas cobras, não sei se umas polainas evitam as mordedoras!... affraid
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... EmptyQui Out 04, 2012 7:47 pm

Umas polainas poderão ser uma mais valia, amigo João... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... EmptySex Out 05, 2012 12:01 am

Aqui na serra da estrela temos muitas, no fim do verao costumo ve-las e as vezes mais que uma juntas...Nunca fui picado nem tenho informaçao de alguem que tenha sido...geralmene nao me meto em zonas que nao vejo bem e se meter tem que ser com um bom par de botas...Nao as mato porque nao sao elas que entraram em conflito conosco, mas sim a expansao desenfreada do ser humano que entrou no territorio delas! Para alem de serem animais muito uteis que controlam pragas de outros repteis e de roedores. Tem e que haver cuidado com elas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
jorgemeida
Moderador
Moderador
jorgemeida

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9468
Idade : 58
Localização : lisboa
Ocupação : eletrecista--desempregado
Humor : razoavel
Data de inscrição : 19/04/2012
Pontos : 10917

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... EmptySex Out 05, 2012 12:21 am

fixe fixe fixe fixe

kaci
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo Marques
Membro Experiente
Membro Experiente
Gonçalo Marques

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 765
Idade : 82
Localização : S.Jorge, Arcos de Valdevez
Ocupação : Reformado, Caçador
Humor : *****
Data de inscrição : 27/10/2013
Pontos : 948

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... EmptySáb Abr 05, 2014 3:52 pm

É possivel encontrar dessas viboras em Arcos de Valdevez, S.Jorge, ZCA do Gião?
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... EmptySáb Abr 05, 2014 8:52 pm

por mim podiam morrer todas Twisted Evil tantos animais a desaparecer mas essa praga continua ai nofixe 
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Pepino
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 358
Idade : 43
Localização : Cartaxo
Ocupação : Técnico Agricola
Humor : Bom
Data de inscrição : 29/03/2014
Pontos : 379

Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... EmptySáb Abr 05, 2014 10:10 pm

Todo o cuidado é pouco....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Muita atenção... Empty
MensagemAssunto: Re: Muita atenção...   Muita atenção... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Muita atenção...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Bom Natal ,Muita Saúde ,Muita Paz !
» Dá muita comida ao seu animal?
» Patos com muita sorte só visto
» ATENÇÃO
» ter atenção

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Cuidado, existem outras espécies «-