* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Button10  Paixão Tardia, mas...uma nova paixão 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Paixão Tardia, mas...uma nova paixão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySex Ago 03, 2012 9:41 pm

Dantes, aos primeiros sinais de Outono, eu entrava em depressão. Mais do que a chegada do Outono, o que me deprimia era o fim do Verão, pois que sempre fui devoto dessa verdade enunciada por Rilke: "só o Verão vale a pena". Imaginar um longo ano pela frente sem as praias e os banhos de mar, sem as noites quentes nos terraços e pátios, as noites em que o luar atravessa a sombra dos pinheiros e vem pousar no chão do quarto onde dormimos de janela aberta, a maresia trazida pelo vento de sueste nas manhãs marítimas, as frutas de Verão nos mercados, o peixe fresco brilhando ainda com luminosidades de prata, as vozes que se transmitem ao longe, dobrando esquinas e ruelas do que resta dos nossos souks em aldeias ou até em Lisboa, tudo isso, imaginar um ano inteiro sem tudo isso, deixava-me irremediavelmente triste e desamparado, como se as marés de equinócio tivessem varrido todas as possibilidades de alegria, todos os dias felizes. Se o Verão morria assim, eu morria também com ele, de cada vez.

Mas, há uns anos, tudo mudou. Alguns amigos começaram a levar-me à caça e eu descobri que, além do mar, também havia a terra, e depois do Verão havia o Outono: foi uma descoberta tardia, mas decisiva, como se tivesse descoberto uma quinta estação do ano e, mais do que isso, um novo pretexto para a felicidade. Rapidamente tomei a minha decisão e resolvi tornar-me caçador. Comecei pelo princípio, passo por passo, e são muitos: as aulas e o exame para obtenção da carta de caçador, aprendendo coisas para mim inteiramente desconhecidas, como o ciclo de vida e hábitos dos animais, modalidades de caça, princípios de balística, como criar e treinar cães de caça, etc.; depois, atravessei todo o imenso processo burocrático para a concessão de licença de porte de arma, escolhi as armas (que ainda hoje são as mesmas), experimentei vários tipos e marcas de cartuchos até perceber com quais me dava melhor e fiz um mínimo de aulas de tiro; finalmente, experimentei dois cães - um tão bom, que mo roubaram, o outro tão mau que foi dispensado e hoje é um urbano-depressivo, cheio de doenças e tiques de personalidade.

Muito embora o campo não me fosse propriamente estranho, eu não sabia como eram os campos de caça. Não fazia ideia do mundo novo, primordial e deslumbrante, que iria encontrar. Não imaginava as manhãs de geada ou de orvalho suspenso nos arbustos e nos ramos das árvores, as manhãs de frio polar ou as de chuva e lama, onde nos enterramos até à alma e maldizemos a decisão de ter saído da cama - que logo depois bendizemos, assim que os primeiros raios de sol rompem as nuvens e o frio ou que a primeira peça de caça tomba no chão. Não imaginava as longas caminhadas por cabeços ou planícies, por leitos secos de rios ou através da água, o cheiro a esteva e a giesta, ou as longas emboscadas, atento a todos os ruídos, ao simples agitar de uma folha, adivinhando a presença próxima dos animais antes de os ver. As esperas silenciosas à beira de um riacho, molhando a cara na água cristalina, aproveitando para colher poejos ou beldroegas tardias, aproveitando para pensar na vida, no essencial, no que verdadeiramente importa. A sós, com os três maiores luxos que um homem pode ter: espaço, tempo e silêncio. Porque aqui não há multidões nem urbanizações turísticas, não há pressa nem vozearia de conversas inúteis.

E não sabia que os 'selvagens dos caçadores' (que os há, como em tudo o resto), também conseguem, outras vezes, reunir um grupo de amigos que tudo pode separar à partida, mas que finalmente se encontram unidos por essa paixão primitiva e talvez inexplicável da caça. Gosto especialmente dos jantares que antecedem as manhãs de caça, das conversas soltas e sem pressa, das anedotas que dão a volta e regressam no final da época. Há quem imagine que as conversas dos caçadores são sobre futebol, mulheres e política. Pois lamento desiludi-los: são sobre armas, cartuchos, cães, viagens, o estado dos campos e das culturas e as memórias antigas de 'lances' de caça, umas vezes inventadas, outras reais, que cada um guarda consigo e a que só a um outro caçador vale a pena contar. E gosto muito das pequenas pensões ou hotéizinhos manhosos de província, onde se joga cartas à lareira do salão (a inevitável 'sueca') e onde os quartos têm pesados armários antigos de madeira e uma casa de banho 'moderna' enxertada no meio do quarto, com o polibã para poupar espaço. Gosto de passar em revista e preparar todo o 'material' de véspera: verificar se as armas estão bem limpas, se os cartuchos escolhidos são os melhores para o que se vai caçar, se a roupa e tudo o resto estão preparados para não perder tempo de manhã, em que cada minuto conta. E depois é tentar adormecer cedo - o que nem sempre é fácil, porque a adrenalina e a excitação já começam a fazer-se sentir. E, se o sono vier cedo, hei-de adormecer feliz, pensando que no dia seguinte vou à caça, enquanto tantos outros, lá na cidade, vão gastar a noite e a madrugada em bares, discotecas, festas e concertos onde se atropelam para atrair as atenções dos fotógrafos das revistas sociais. E,quando eles, se calhar, ainda nem vão no primeiro sono, já eu estou sentado à mesa (trôpego de sono, é verdade) para algum extraordinário pequeno-almoço, como, por exemplo, açorda alentejana com ovo e bacalhau.

"Ah", dirão vocês agora, "e o prazer sádico em matar animais - disso não fala?". Falo sim, para dizer que não existe tal coisa como o prazer de matar. Existe, sim, o prazer de acertar, que é uma consequência lógica do prazer de atirar. Nenhum caçador gosta de errar o tiro ou, pior ainda, de errar parcialmente e deixar um animal ferido, em vez de morto redondo. É por isso que a ética exige que, no caso da caça grossa, que pode resistir muito tempo a um ferimento, o caçador vá atrás da peça ferida até lhe poder dar o chamado tiro de misericórdia. E é por isso, também, que nenhum caçador que se preze atira a uma ave que não esteja em voo ou a um coelho ou uma lebre que não esteja em corrida. Claro que há caçadores que o fazem, mas eu não caço com eles e os meus amigos também não. Também não caçamos o que não comemos e fazemos questão de saber cozinhar uma canja de pombo, uma perdiz de escabeche ou um arroz de tordos. E de nos sentarmos todos à mesa, terminada a 'jornada', e ficarmos à conversa pela noite adentro, moídos de cansaço e de felicidade tranquila, de bem com a consciência, de bem com a natureza e as suas leis, em paz contra as imperfeições do mundo, as suas falsidades e fúteis aparências.

E se me deu para escrever este texto é, não só porque abriu a época de caça, mas também por outras duas razões. Uma, porque amanhã, diz a lei, é 'período de reflexão' e eu mantenho a tradição de não falar de política antes de eleições. Outra, porque a caça é um grande tema de reflexão e uma grande escola de vida e de valores - de companheirismo, de fairplay, de conhecimento e respeito pela natureza, de paciência, persistência, de reaprendizagem de coisas primordiais e evidentes por si mesmas. E, por isso, antes que a multidão politicamente correcta da nova doutrina urbana e 'civilizacional' queira julgar como selvagens a caça e os caçadores, ou mesmo bani-los face à lei, convinha que a sua arrogante ignorância ficasse a saber que falam do que não sabem e não percebem, e que, para infelicidade sua, jamais entenderão.

Texto publicado na edição do Expresso de 9 de Outubro de 2009

Miguel Sousa Tavares



Ler mais: http://expresso.sapo.pt/outono-e-elogio-da-caca=f540215#ixzz22W9Cqn00
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySex Ago 03, 2012 9:42 pm

Identifiquei-me muito com estas paixões...o verão, a praia e...principalmente...a caça fixe
Ir para o topo Ir para baixo
fabio_padinha
Aprendiz
Aprendiz
fabio_padinha

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 279
Idade : 29
Localização : Veiros-Estarreja
Ocupação : estudante
Humor : muito elevado
Data de inscrição : 15/07/2012
Pontos : 310

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySex Ago 03, 2012 10:44 pm

Uma grande crónica, acho que é esse o nome que se dá a este artigo. Mas eu revejo-me nas palavras dele principalmente quando ele diz " as manhãs de geada ou de orvalho suspenso nos arbustos e nos ramos das árvores, as manhãs de frio polar ou as de chuva e lama, onde nos enterramos até à alma e maldizemos a decisão de ter saído da cama - que logo depois bendizemos, assim que os primeiros raios de sol rompem as nuvens e o frio ou que a primeira peça de caça tomba "
Adoro sentir o frio a bater-me na tromba, aquele cheiro a uma manhã com orvalho, faz-me sentir vivo, e disfruto mais da natureza, e depois aparece os raios de sol e ai eu fico encantado...Pareço tolo, mas é uma coisa que me faz sentir bem, a caça faz-me sentir bem kaci
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySex Ago 03, 2012 11:27 pm

A geada, o cheiro a terra molhada...enfim... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
m.f
Membro Veterano
Membro Veterano
m.f

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1094
Idade : 53
Localização : sintra
Ocupação : assist.operacional
Humor : 9,9
Data de inscrição : 12/05/2011
Pontos : 1155

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySex Ago 03, 2012 11:30 pm

bem dito e escrito fixe
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySex Ago 03, 2012 11:45 pm

boas para mim tb faz todoo sentido estas palavras
mas o que mais gosto no campo é a paz interior que uma pessoa sente
isso é algo inesplicavél fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno S.
Moderador Global
Moderador Global


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9766
Idade : 41
Localização : Porto
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre ;)
Data de inscrição : 18/11/2011
Pontos : 11023

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySáb Ago 04, 2012 10:23 am

O ar puro o cantar dos passarinhos o sossego tudo isso e maravilhoso fixe
Ir para o topo Ir para baixo
jorgemeida
Moderador
Moderador
jorgemeida

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9468
Idade : 58
Localização : lisboa
Ocupação : eletrecista--desempregado
Humor : razoavel
Data de inscrição : 19/04/2012
Pontos : 10917

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySáb Ago 04, 2012 12:39 pm

Lindo fixe

kaci fixe
Ir para o topo Ir para baixo
reizinho
Moderador
Moderador
reizinho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1499
Idade : 59
Localização : PORTO
Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER
Humor : SIM
Data de inscrição : 27/08/2008
Pontos : 1773

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptyDom Ago 05, 2012 11:39 pm

Grande texto, por um grande escritor e caçador.
Aprendemos todos muito com a caça e a natureza, para mim a abertura ainda faz com que a noite seja passada quase toda de vela, não sei porquê, mas é algo que se entranha.
A abertura é um ciclo que se inicia, o convívio com amigos que já não viamos desde o encerramento, o entrosamento que tem de haver entre todos para deliniar a melhor estratégia para levarmos a água ao nosso moinho, voltar a ouvir os ladridos dos cães atrás dos coelhos ou de uma lebre, a paragem da pedigueira ás primeiras perdizes, os tiros falhados, aquele tiro que nos enche de orgulho, enfim tantas emoções que me levam ano atrás de ano á minha terra, aos meus amigos, a tomar conta da minha parceira de caça com todos os mimos, enfim caçar.
Ir para o topo Ir para baixo
http://abertura-geral.blogspot.com
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySeg Ago 06, 2012 10:06 am

É engraçado, como ao fim de tantos anos, a "excitação" da abertura ainda me faz também passar a noite de véspera ás claras...é como disseste e muito bem, Zé...é uma coisa que se entranha... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
juari
Moderador
Moderador
juari

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6476
Idade : 40
Localização : Ponte de Sor
Data de inscrição : 23/03/2011
Pontos : 6886

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySeg Ago 06, 2012 10:21 am

Muito bom o texto!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
xina 1979
Membro VIP
Membro VIP
xina 1979

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 5247
Idade : 45
Localização : prior-velho
Ocupação : empregado de escritorio
Humor : bom
Data de inscrição : 23/10/2009
Pontos : 6643

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySeg Ago 06, 2012 11:45 am

Realmente, uma excelente crónica fixe


Este nosso desporto é mesmo assim, primeiro estrenha-se e depois entrenha-se fixe


Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 38
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySeg Ago 06, 2012 7:21 pm

Tá Brutal fixe
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Administrador
Administrador
nlidonio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6642
Idade : 44
Localização : fazendas de almeirim
Ocupação : caca e pesca
Humor : outras mentiras
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos : 7021

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptySeg Ago 06, 2012 10:14 pm

Muiguel Sousa Tavares, um homem sempre com grande controvérsia, mas também com uma personalidade impressionante...
Eu nem sempre estou de acordo com as suas ideias, mas adoro a sua frontalidade...
E já agora grande texto este que escreveu sobre esta sua, tardia, mas enorme paixão... a Caça hunter fixe
Ir para o topo Ir para baixo
fdionisio
Aprendiz
Aprendiz
fdionisio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 127
Idade : 36
Localização : (lá perto de...)Coimbra
Ocupação : Estudante
Humor : Sim sff
Data de inscrição : 14/07/2011
Pontos : 134

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptyTer Ago 07, 2012 12:58 am

fantastico!!! espero dentro em breve poder sentir o que as palavras do Muiguel Sousa Tavares exprimem da maneira como ele as descreve!!!!

Obrigado Sr.João Gil, bem apanhadas estas declarações fixe
kaci
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão EmptyTer Ago 07, 2012 1:07 am

ja tinha lido é um grande texto sem duvida, é a grande paixao que é a caça fixe fixe fixe so mesmo um caçador para o relatar fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty
MensagemAssunto: Re: Paixão Tardia, mas...uma nova paixão   Paixão Tardia, mas...uma nova paixão Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Paixão Tardia, mas...uma nova paixão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-