* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Melior especial batida plus - Página 2 Button10  Melior especial batida plus - Página 2 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Melior especial batida plus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Melior especial batida plus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Melior especial batida plus   Melior especial batida plus - Página 2 EmptyQua Out 31, 2012 12:51 pm

Amigo Silva, actualmente, para além da Fatub no Porto, não sei quantos produtores nacionais ainda estarão a produzir algum chumbo, o que sei é que os Espanhóis produzem de acordo com a tabela que indiquei acima, e que essa tabela métrica europeia está correcta, e não são os Espanhóis que estão errados na numeração.

Sobre a dureza do chumbo, o chumbo um pouco de nada mais duro com apenas 2 ou 3% de antimónio como é o caso do espanhol de caça, nunca me mostrou em nada ser pior para abater caça larga e seca, e se formos a ver bem as coisas, os melhores e mais caros cartuchos para atirar ao voo e para tiros largos não utilizam chumbo mole puro, e alguns até utilizam chumbo magnum com 4 a 5% de antimónio, pois é certo e sabido que chumbo puro (mole) só é verdadeiramente indicado para uma coisa, para ser seguro a atirar para o chão, porque de resto, em questões balísticas a maior distância deixa muito a desejar.

Chumbo mole que ao levar mais carga de pólvora antes de sair do cano já vai achatado, devido a perder mais a sua aerodinámica perde mais depressa velocidade, escangalha a chumbada e chumba pior.

Nunca vi nenhum cartucho de chumbo mole da mesma gramagem a chumbar melhor ou a matar melhor um pombo ou uma perdiz larga que aquilo que faz um destes http://rws-munition.de/en/hunting/products/rottweil-shotshells.html#!1/159/0 e uma coisa garanto, o chumbo utilizado nestes cartuchos é muito mais duro que o normal espanhol utilizado por cá nos cartuchos de caça.

Chumbo mole é indicado para o chão, e pode também ser usado em cartuchos "lentos" ou com pólvoras muito progressivas sem sofrer muita deformação, porque a maioria dos cartuchos de caça que estão no mercado, se só utilizassem chumbo puro, certamente que chumbavam e matavam a caça larga bem pior.

abraço,
joão
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Melior especial batida plus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Melior especial batida plus   Melior especial batida plus - Página 2 EmptyQua Out 31, 2012 1:37 pm

Ainda á meia duzia de fabricantes nacionais de chumbo e todos eles utilizam a muitos anos o mesmo diametro de chumbo até porque os crivos vieram do mesmo fabricante, não estou a afirmar que os Espanhois estão errados ,apenas disse que á diferença dos fabricantes Portugueses, quanto ao chumbo mole e a sua deformação é teoria? ou já testou na prática? por exemplo numa placa de gel balistico a uma certa distancia.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Melior especial batida plus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Melior especial batida plus   Melior especial batida plus - Página 2 EmptyQua Out 31, 2012 4:27 pm

Amigo Silva, o chumbo mole não é teoria, em superfícies muito duras amola (deforma) mais.
Quando se alveja vê-se isso de várias formas, como bem sabe, e numa lista ensopada (que dá uma textura semelhante à carne), o amigo sabe bem que um bago de 8 tanto fica redondo sendo mole, como rijo, e quem já tirou chumbo debaixo da pele sabe bem disso Laughing

O que eu nunca encontrei em carnes moles como os tordos ou pombos, foi nenhum chumbo deformado (seja ele mole ou rijo) por ter batido nas carnes desta passarada a 30 ou a 40 metros.

Já nos patos sim, já apanhei patos vivos em tiros perto por os chumbos moles dos cartuchos de dispersor terem batido no osso da quilha e se terem espalmado ou quase desintegrado, sem sequer terem perfurado o osso até ao outro lado.

Como em tudo na vida, não há só vantagens de um lado, nem do outro, e eu sei ao que se quer referir, só que, a falta de densidade que poderá ter um bago de chumbo por ter antimónio, não é com 2 ou 3% versus bago puro que faz grande diferença, se começarmos a ir para extremos de 7 a 8%, aí sim, a grande distância a maior esfericidade poderá não conseguir compensar a menor densidade.
Aliás, chumbo com falta de densidade aparece no mercado e não é por ter antimónio e ser de qualidade, mas sim porque é chumbo reles com pouco pureza e tem outras ligas à mistura, o que também é fácil de ver, basta pesar uma grama de cada tipo de chumbo com o mesmo diâmetro e ver qual tem menos bagos por grama (o que tem menos bagos por grama é mais puro).

Aproveito para lhe fazer uma pergunta, já comparou com verdade a dureza dos bagos brilhantes de alguns dos fabricantes nacionais com o tal chumbo espanhol sem brilho que vem nos Melior, por exemplo? Então faça-o, é capaz de ter uma surpresa.

Também me diziam que o chumbo de caça da Fatub (que brilha parece ele niquelado) era muito mais mole que o chumbo de caça espanhol, e não foi isso que os meus dentes me disseram Laughing

Mole mesmo mole, eram umas sacas de chumbo marca Perdigão e uns IPM que eu tinha cá por casa, e na actualidade não tenho visto desse chumbo em lado nenhum, e tudo o que tenho visto tem sempre alguma percentagem do endurecedor antimónio.
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Melior especial batida plus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Melior especial batida plus   Melior especial batida plus - Página 2 EmptyQua Out 31, 2012 10:08 pm

Sobre este assunto haveria muito para se dizer, mas tem razão, o chumbo mole quando embate com a lista deforma mais que o mais duro, perde tambem perfuração em relação ao mais duro apenas e só pelo facto de deformar mais, á até algum que circula no mercado que nem deforma, quanto ao facto do que se afirma em certos artigos que o chumbo mais rijo mata mais longe a experiencia não me diz isso, mas é apenas e só a minha opnião, outros terão outra, quanto a esse sem brilho tenho alguns sacos á bastantes anos (possivelmente não é do mesmo fabricante)é tão rijo que num forno normal de um fabricante de chumbo não derrete, esse ninguem mete o dente, quanto a chumbo deformado em peças de caça em tordos ainda não reparei mas em pombos já encontrei alguns deformados.
Ir para o topo Ir para baixo
JCarpelho
Aprendiz
Aprendiz
JCarpelho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 243
Idade : 54
Localização : cabeção setúbal mértola
Ocupação : caça
Humor : muito
Data de inscrição : 24/05/2010
Pontos : 263

Melior especial batida plus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Melior especial batida plus   Melior especial batida plus - Página 2 EmptyQua Out 31, 2012 10:25 pm

Eu tenho andado a atirar com o especial batida 36gr fixe fixe hunter hunter kaci
Ir para o topo Ir para baixo
la.satel
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 144
Idade : 36
Localização : Outeiro - São Pedro de France
Ocupação : tecnico de electronica
Humor : Rir pra não chorar
Data de inscrição : 17/10/2012
Pontos : 174

Melior especial batida plus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Melior especial batida plus   Melior especial batida plus - Página 2 EmptyQui Nov 01, 2012 2:41 am

tem fama de ser bons
eu gosto e conheço mt gente que so utiliza esta marca de cartuchos
Ir para o topo Ir para baixo
ratinhu
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 130
Idade : 31
Localização : almodovar
Ocupação : caça
Humor : assim k o vi morto vi logo k nao escapava
Data de inscrição : 04/11/2012
Pontos : 162

Melior especial batida plus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Melior especial batida plus   Melior especial batida plus - Página 2 EmptySeg Nov 19, 2012 9:26 pm

boas. eu atiro com o batida 36 chumbo 6 e sao espetaculares. o meu pai caça a quase tudo com o plus chumbo 5. e utiliza a ponteira ***** aqui na serra e mata perdizes bem largas com eles por isso nao acho que abram muito.
Ir para o topo Ir para baixo
juari
Moderador
Moderador
juari

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6476
Idade : 40
Localização : Ponte de Sor
Data de inscrição : 23/03/2011
Pontos : 6886

Melior especial batida plus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Melior especial batida plus   Melior especial batida plus - Página 2 EmptySeg Nov 19, 2012 9:29 pm

la.satel escreveu:
tem fama de ser bons
eu gosto e conheço mt gente que so utiliza esta marca de cartuchos

apesar de muita gente criticar porque são carregados em espanha, etc.... Melior é Melior. è como os carros, só existe dois bons, é o mercedes antigo e o mercedes novo. he he he he
Ir para o topo Ir para baixo
ratinhu
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 130
Idade : 31
Localização : almodovar
Ocupação : caça
Humor : assim k o vi morto vi logo k nao escapava
Data de inscrição : 04/11/2012
Pontos : 162

Melior especial batida plus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Melior especial batida plus   Melior especial batida plus - Página 2 EmptySeg Nov 19, 2012 9:35 pm

juari escreveu:


apesar de muita gente criticar porque são carregados em espanha, etc.... Melior é Melior. è como os carros, só existe dois bons, é o mercedes antigo e o mercedes novo. he he he he





o meu pai quando me manda comprar cartuchos e nao ha plus . dis tras uns quiasquer que isso e tudo igual. so nao caça com eles ao tordo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Melior especial batida plus - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Melior especial batida plus   Melior especial batida plus - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Melior especial batida plus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

 Tópicos semelhantes

-
» Cartuchos MELIOR
» Melior Super GT Plus
» Melior onde encontrar??????
» Melior
» Melior Super Gt

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-