* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Normas de Segurança com Armas de Fogo Button10  Normas de Segurança com Armas de Fogo 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Normas de Segurança com Armas de Fogo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptySeg Ago 04, 2008 7:03 pm

1 - Trate sempre qualquer arma como se estivesse carregada.

2 - Atenção à "boca do cano". Saiba sempre para onde está virada, mesmo no caso de escorregar ou tropeçar.

3 - Certifique-se que não há obstruções no cano ou na culatra. Use apenas e só munições do calibre correcto para a sua arma.

4 - Identifique com clareza o alvo antes de disparar. Não atire ao vulto. conheça bem o aspecto físico dos animais que está a caçar.

5 - Nunca aponte uma arma a nada que não tenha a intenção de atirar.

6 - Nunca suba a uma árvore, salte uma vala ou uma cerca com a arma carregada. Não confie na segurança, retire mesmo as munições das câmaras. Nunca peque numa arma com a "boca do cano" virada para si.

7 - Nunca atire contra superfícies planas e duras ou para a água. Quando praticando assegure-se de que o pára-balas é adequado.

8 - Não misture bebidas alcoólicas com armas.

9 - Nunca entre num carro, casa ou tenda com uma arma carregada. Descarregue as armas quando não estão a ser utilizadas.

10 - Nunca encoste uma arma ao carro ou a uma árvore, é quase certo que vai cair. Se estiver carregada pode disparar e atingir algém.

11 - Guarde sempre as armas separadas das munições e fora do alcance das crianças.
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Pangolim
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 10
Idade : 58
Localização : Moreira da Maia / Maputo
Ocupação : Empresario / Caça e Pesca
Humor : Muito
Data de inscrição : 30/09/2008
Pontos : 3

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptyQui Out 02, 2008 7:28 pm

Posso acrescentar mais algumas?

12 - Não cace sobre o efeito de qualquer medicação entorpecente,

13 - Nas progressões do terreno active sempre que possível a patilha de segurança da arma.

14 - Sempre que possível ponha a arma inactiva quando a guardar, retirando o percutor, o ferrolho ou qualquer outra peça e guarde-a separadamente.

15 - Evite caçar debaixo de temperaturas muito elevadas, a onda de calor pode perturbar a sua visão e a focagem correcta do alvo.

16 - Certifique-se que as munições estão em perfeito estado de conservação, dentro do prazo de segurança, sem qualquer amolgadela, rachadela ou reacções.

17 - Se caça em linha com mais caçadores nunca ande avançado ou atrasado em relação aos seus companheiros.

18 - Em viagem transporte a arma sempre dentro do estojo, com o cadeado de gatilho colocado, sem munições, deitada na bagageira da viatura e com os canos perpendiculares à mesma.
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptySáb Abr 03, 2010 7:48 pm

Boas Amigos

Eu entrei neste tópico porque tenho-me apercebido que temos Membros que se vão iniciar agora nestas lides e outros que começaram á pouco tempo e é do mais importante darem uma vista de olhos nestas regras de segurança que tão sabiamente foram colocadas pelo Rogério e o Pangolim. Cumprir as regras de segurança é meio caminho andado para um excelente dia de caça.
Cumprimentos fixe
Ir para o topo Ir para baixo
litofaria
Aprendiz
Aprendiz
litofaria

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 56
Idade : 29
Localização : ponte de lima
Ocupação : estudar , caçar com o pai
Humor : muito
Data de inscrição : 16/11/2009
Pontos : 66

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptyDom Abr 04, 2010 6:02 pm

joão gil escreveu:
Boas Amigos

Eu entrei neste tópico porque tenho-me apercebido que temos Membros que se vão iniciar agora nestas lides e outros que começaram á pouco tempo e é do mais importante darem uma vista de olhos nestas regras de segurança que tão sabiamente foram colocadas pelo Rogério e o Pangolim. Cumprir as regras de segurança é meio caminho andado para um excelente dia de caça.
Cumprimentos fixe

ja tive a dar uma vista de olhos fixe
Ir para o topo Ir para baixo
reizinho
Moderador
Moderador
reizinho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1499
Idade : 59
Localização : PORTO
Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER
Humor : SIM
Data de inscrição : 27/08/2008
Pontos : 1773

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptySex Abr 30, 2010 7:37 pm

Boa tarde,
Só um aparte e que penso ser de interesse não como norma mas como experiência pessoal, infelizmente.
- Quando carregar a sua arma para iniciar a caçada tenha sempre em atenção a posição dos canos.
- Quando acabar a época venatória, limpe sempre a sua arma, o mau funcionamento da mesma pode dar origens a acidentes, tais como disparos involuntários por acumulaçao de residuos de pólvora.
Infelizmente aconteceu com um colega de caça este tipo de acidente e só não me matou a mim e a um colega que estava ao meu lado bem como á minha cadela porque o a chumbada ainda ia muito fechada e passou pelo meio de nós os dois indo bater no chão por debaixo da barriga da cadela.
Com as armas todo o cuidado é pouco.
Ir para o topo Ir para baixo
http://abertura-geral.blogspot.com
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptySex Abr 30, 2010 9:00 pm

É isso mesmo fixe fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptySáb maio 01, 2010 1:30 am

Para quem está para adquirir carta de caçador atravé de exame proprio, será muito vantajoso darem uma vista de olhos ao que está escrito por aqui, tenho a certeza que os interessados em serem caçadores no futuro vão muito mais preparados para esse exame. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptyQua Jul 07, 2010 10:47 pm

O manuseamento de armas deve ser sempe uma mais valia que em concordancia com a segurança, devem estar sempre presente, antes, durante e após o acto venatorio, muitas das vezes observar actos de caçadores experientes em nada contribui para a evolução do acto venatorio, nem em termos legais nem de segurança.A grande evolução foi a aceitação, por vezes a força, de regras estipuladas por lei para o manuseamento e utilização das armas de fogo durante o acto venatorio.Estou habituado, por inerencia da minha profissão, que por vezes as regras elementares de segurança com armas de fogo sejam suprimidas em detrimento do espaço de tempo e e isso é um erro, nunca a pressa foi boa conselheira assim delapido e constantemente as normas de segurança com armas de guerra que são as mesmas que devemos ter com armas de caça.Regra basica a arma esta sempre municiada até prova em contrario, assim nunca, nem de maneira alguma, se aponta ou se direcciona a arma para alguem porque no limiar da desgraça ou do descuido ela esta carregada e se dispara...outra regra basica o sabe tudo..é o que mais erra..voltem a verficar por isso, se la tem mais algum cartucho, depois tudo o que alguem vos diga nada tem a eficacia de abrirem a culatraou os canos para ver se ha algum cartucho introduzido...Um abraço a todos vós e mais que tudo a segurança nunca é demais..
Ir para o topo Ir para baixo
Vitaro
Novato
Novato
Vitaro

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 14
Idade : 45
Localização : Alto Douro
Ocupação : muito ocupado
Humor : com 1 sorriso de orelha a orelha
Data de inscrição : 11/06/2010
Pontos : 20

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptySex Jul 09, 2010 1:34 am

Olá amigos.
Queria aqui deixar mais um alerta, quando forem almoçar ter atenção onde deixam a viatura, não facilitem, deixem a viatura perto de uma janela, onde possam tar de olho, se lhes roubarem uma arma as multas são pesadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitaro
Novato
Novato
Vitaro

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 14
Idade : 45
Localização : Alto Douro
Ocupação : muito ocupado
Humor : com 1 sorriso de orelha a orelha
Data de inscrição : 11/06/2010
Pontos : 20

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptySex Jul 09, 2010 1:35 am

Olá amigos.
Queria aqui deixar mais um alerta, quando forem almoçar ter atenção onde deixam a viatura, não facilitem, deixem a viatura perto de uma janela, onde possam tar de olho, se lhes roubarem uma arma as multas são pesadas.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 43
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptySex Jul 09, 2010 10:33 pm

Infelizmente é mesmo assim. Se nos roubarem a arma quando se deixa no carro estamos metidos numa série de sarilhos grandes. Se for provado que a arma estava à vista pior.

É chato mas a arma devia sempre acompanharmos até quando vamos almoçar ou tomar café quando andamos em transporte da arma. Não a devíamos abandonar onde quer que seja.
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo EmptySex Jul 09, 2010 11:11 pm

Realmente é um grande problema, é preciso ter sempre muito cuidado com a ladroagem que por aí anda. Eu nesse caso estou um bocado mais á vontade, pois dia de caça para mim, ainda continua a ser com farnel no campo grelha fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty
MensagemAssunto: Re: Normas de Segurança com Armas de Fogo   Normas de Segurança com Armas de Fogo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Normas de Segurança com Armas de Fogo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Vários Manuais de Armas de Fogo
» Nova diretiva europeia sobre armas de fogo
» Regras de seguranca
» Segurança na Pesca
» Segurança e bons costumes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Ética do Caçador «-