* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Hematoma Button10  Hematoma 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Hematoma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Freitas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 93
Idade : 31
Localização : Braga
Ocupação : Engenheiro
Humor : bom
Data de inscrição : 05/01/2010
Pontos : 123

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Hematoma   Hematoma EmptySeg Jan 04, 2016 11:38 pm

Alguém me sabe explicar porque é que fico sempre com hematoma depois de uma jornada aos tordos?


Última edição por Freitas em Sex Jan 08, 2016 3:07 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 38
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 12:11 am

Question Question Question
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 38
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 12:12 am

Quantas caixas gastou???
Ir para o topo Ir para baixo
Freitas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 93
Idade : 31
Localização : Braga
Ocupação : Engenheiro
Humor : bom
Data de inscrição : 05/01/2010
Pontos : 123

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 12:16 am

6
Ir para o topo Ir para baixo
jose costa
Membro VIP
Membro VIP
jose costa

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3885
Idade : 63
Localização : lisboa
Ocupação : servente
Humor : algum
Data de inscrição : 02/07/2010
Pontos : 4108

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 12:20 am

boas
então amigo do que será
deu muitos tiros
e a arma deve ser de sobrepostos
talvez um calço de borracha resolva
eu conheci um amigo era na cara metia a cara em cima da coronha e inchava-lhe com o impacto
meta gelo que isso passa
cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Freitas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 93
Idade : 31
Localização : Braga
Ocupação : Engenheiro
Humor : bom
Data de inscrição : 05/01/2010
Pontos : 123

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 12:29 am

jose costa escreveu:
boas
então amigo do que será
deu muitos tiros
e a arma deve ser de sobrepostos
talvez um calço de borracha resolva
eu conheci um amigo era na cara metia a cara em cima da coronha e inchava-lhe com o impacto
meta gelo que isso passa
cumps

Eu publiquei esta foto porque foi com uma semi que fiz este hematoma. Nunca fiquei com nada parecido quando caçava com uma sobrepostos.
Ir para o topo Ir para baixo
litos77
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 545
Idade : 47
Localização : Lisboa
Ocupação : TTC
Humor : .........
Data de inscrição : 18/06/2015
Pontos : 594

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 2:52 am

Pouca experiência...
Arma mal apoiada...
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Baptista
Membro Experiente
Membro Experiente
Carlos Baptista

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 712
Idade : 36
Localização : Funchal
Ocupação : Aussiliar Adeministrativo
Humor : Divertido
Data de inscrição : 13/08/2012
Pontos : 785

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 10:11 am

A arma pode lhe estar curta amigo a mim aconteceu me isso quando comprei a minha estava muito curta batia muito um calço de borracha ajustado a minha medida resolveu o problema fixe
Ir para o topo Ir para baixo
CésarAraújo
Aprendiz
Aprendiz
CésarAraújo

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 65
Idade : 44
Localização : Braga / Ponte de Lima
Ocupação : Contabilista
Humor : Sim
Data de inscrição : 10/10/2012
Pontos : 79

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 10:23 am

A mim parece-me que a arma nem sempre foi bem encarada... tens ai umas marcas bastantes baixas no peito, daí eu supor ser esse o principal problema.
vê bem o que te disseram acima, medida da coronha e muda de calço se for esse o caso, se estes dois factores estiverem bem, com o tempo vais encarar melhor a arma e isso deixa de acontecer...

6 caixas gastas é obra!!! já agora com que gramagem?
abraços
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 38
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 2:40 pm

Sim 6 caixas 150 tiros, é sempre caso para estar dorido, mas esse nível de ematou-ma há aí alguma coisa que não está bem, poderá sim a coronha não estar bem... scratch
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 3:15 pm

Na minha opinião algo tem que estar muito errado nas medidas da coronha (comprimento ou pitch), e possivelmente também com o tipo de calço. O hematoma está na zona da cova do ombro onde a maioria de nós também apoia a arma, logo parece-me que a arma estará a ser encarada no sítio certo.
Se visse hematoma no exterior da cova do ombro ou até no músculo do braço, aí sim seria a arma mal encarada, o que não me parece ser o caso.

Já fiquei ligeiramente marcado com 200 ou mais tiros, e após mudar o tipo de calço e acertar o comprimento da coronha já podia estar um dia inteiro aos tiros e nem uma marca ficava, e muito menos nesta altura do ano em que se atira com muito mais roupa que no verão o que ainda mais ajuda a não deixar marcas nenhumas no ombro.

Para ver se conseguimos dar uma ajuda mais eficaz, qual o modelo da arma, qual o cartucho usado, qual o comprimento da coronha e qual o tipo de calço que a arma tem?

Ainda na minha opinião, com uma arma que nos esteja mesmo bem (ainda por cima sendo uma semi-automática) nem dando 150 ou 200 tiros de 36 gramas num dia de pombos o ombro deverá ficar com alguma marca, quanto mais com cargas mais leves como as que usamos nos tordos.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manuel Batista
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 726
Idade : 58
Localização : Abrantes
Ocupação : Administrativo
Humor : Conforme o vento
Data de inscrição : 28/06/2013
Pontos : 778

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 3:32 pm

Eu acho que isso foi mais derivado ao levantamento do copo e ao laçamento da beata. Ossos do oficio, cura, gelo por dentro.
Ir para o topo Ir para baixo
Freitas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 93
Idade : 31
Localização : Braga
Ocupação : Engenheiro
Humor : bom
Data de inscrição : 05/01/2010
Pontos : 123

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 5:14 pm

João Rodrigues escreveu:

Para ver se conseguimos dar uma ajuda mais eficaz, qual o modelo da arma, qual o cartucho usado, qual o comprimento da coronha e qual o tipo de calço que a arma tem?

A arma é uma Beretta AL391 Teknys Stonecoat Gold, o cartucho usado foi de 31 gr, csb5 e o calço da arma é de gel.Hematoma Calco-beretta-em-gel
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 5:49 pm

Já tive um calço de gel da Beretta numa AL391 Urika 2, e acho que foi dos calços piores (em desconforto no ombro) que alguma vez tive.

Sugiro que ligue para a espingardaria Belga e que encomende um calço micro-core para a sua arma, de preferência o mais grosso que eles lá tiverem em stock.
Na minha Urika, após o de borracha de origem beretta e o de gel da mesma igual ao seu, coloquei um micro-core e a arma ficou muitíssimo mais confortável no ombro, e mesmo com cargas grandes nos pombos nunca mais tive queixa dela.

É igual a este que se pode ver no site da belga, de um dia para o outro estará em sua casa se ligar para lá a fazer a encomenda:
http://www.esp-belga.com/marcas-e-produtos/Pecas-para-armas/Pecas-diversas/178/CALCO-MICRO-CORE-P-A400-20-mm-E73004/1058/

mas, para ficar assim todo pisado a sua arma também deve estar-lhe um bocado curta, portanto, se quiser experimentar o calço micro-core sugiro-lhe a referência E73028 que tem 25mm de espessura, e se o quiser mais barato encomenda o mesmo de sites italianos, como este por exemplo:
http://www.buellistore.com/beretta-calciolo-micro-core.html

Se a sua arma for de caça utiliza as referências do link do site italiano que lhe indiquei que são os calços para coronhas beretta de caça (esses calços são à medida de qualquer coronha de caça beretta e encaixam logo à primeira não sendo necessário ajustar os mesmos), se a sua arma for sporting, como tem a coronha mais grossa e um pouco mais alta que os modelos de caça, terá que encomendar calços com referência de tiro como os Skeet ou os Trap, que estão aqui as referências neste site:
http://www.brignoliarmi.com/566/articoli-caccia-beretta-calcioli-calcioli-microcore.html

Outra solução (mais cara e que necessita de ajuste de um profissional para ficar perfeito), colocar um calço igual a este (existem em várias cores, pessoalmente coloco-os sempre na cor preto) http://www.pachmayr.com/home/D752B.php , calço com grande capacidade de amortecimento e muito duradouro, que são os que uso em armas sobrepostos.

Ainda, se a sua arma estiver a jogar os invólucros para muito longe de si, a mola recuperadora (no interior da coronha) está velha e por isso demasiadamente macia, deixando a culatra bater com muita força quando vem atrás, acentuando muito mais o recuo sentido no ombro.
Em alguns armeiros colocam molas que não são iguais às de origem, evite essa situação porque a taragem da mola não sendo a correcta pode resultar em recuo a mais sendo a mola fraca, ou em encravanços sendo a mola forte em demasia. Essa mola deve-se trocar a cada 5000 tiros ou em cada 2 a 3 anos, o que acontecer primeiro. Se a mola estiver "cansada", troque-a por uma nova (referência correcta para o seu modelo), a Belga manda-lhe isso de um dia para o outro para casa e é uma peça barata.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 6:05 pm

Também consegue os calços (e muitas outras peças) microcore diretamente da loja online beretta:

http://estore.beretta.com/en-eu/beretta-microcore-field-recoil-pad/

Não ligue à foto que eles lá colocaram, porque além do calço vê-se um kick-off o que induz em erro.
Os calços microcore FIELD são compatíveis com todas as coronhas beretta que sejam modelos FIELD (de caça) e não é preciso qualquer ajuste dos mesmos (caso as coronhas ainda estejam de origem e nunca tenham sido cortadas)

Os calços microcore sporting, ou skeet, ou trap, dão em quaisquer armas beretta que sejam modelos de competição:
http://estore.beretta.com/en-eu/store/gun-accessories/shotguns/recoil-pads/

Uma imagem melhor dos muito macios calços micro-core:
Hematoma Oucs4l
Ir para o topo Ir para baixo
Freitas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 93
Idade : 31
Localização : Braga
Ocupação : Engenheiro
Humor : bom
Data de inscrição : 05/01/2010
Pontos : 123

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyTer Jan 05, 2016 6:44 pm

Obrigado pela ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyQua Jan 06, 2016 11:11 am

Como sempre o João Rodrigues a dar a ajuda espetacular.
Obrigado João
Ir para o topo Ir para baixo
Sérgio Mota
Membro Veterano
Membro Veterano
Sérgio Mota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1118
Idade : 45
Localização : GMR
Ocupação : Caça.
Humor : QB
Data de inscrição : 26/05/2010
Pontos : 1230

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyQui Jan 07, 2016 9:37 pm

A unica vez que fiquei perto desses hematomas foi quando levei aos tordos uma sobrepostos com 2,750kg com 70mm de câmara e 18,3 de almas, dei cerca de 100 tiros, fiz tiros fantásticos com essa arma mas o ombro e a cabeça ficaram num caco.
No seu caso, uma vez que atira com semi, quase aposto que o problema está no comprimento da coronha. Já tive uma Urika a dar 250 tiros numa manhã e nunca tive problemas.


Última edição por Sérgio Mota em Qui Jan 07, 2016 10:49 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
litos77
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 545
Idade : 47
Localização : Lisboa
Ocupação : TTC
Humor : .........
Data de inscrição : 18/06/2015
Pontos : 594

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptyQui Jan 07, 2016 10:23 pm

Eu quase que aposto que isso não tem a ver só com o comprimento da coronha.
O comprimento da coronha, e a altura, o que faz é ressaltar na zona errada da cara, muitas vezes é aí que acabamos por perceber que está alta, baixa ou curta ou comprida.
Eu como tenho 2 metros de altura, sempre foi um problema para mim a standarização das medidas.
Pode existir um problema de saúde , que desconheça , ou será mesmo o mau encare com desleixo na hora de premir o gatilho, e ela salta-lhe muito no ombro, o que deixará marca. Mas essas lesões são tão extensas ,que poderá existir algo mais.
O João Rodrigues propor uma solução dessas ,a uma pessoa , que vem precisamente perguntar qual é o problema que o está a afectar? É simplesmente fora de contexto.
Se o rapaz nem sabe o que lhe está a acontecer... Como é que vai saber ver as medidas da coronha?
Procure um profissional que o ajude, e deixe lá a sabedoria de aprendiz de feiticeiros
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptySex Jan 08, 2016 1:28 pm

litos77 escreveu:
Se o rapaz nem sabe o que lhe está a acontecer... Como é que vai saber ver as medidas da coronha?

Litos77, quando eu perguntei a medida da coronha, estava a perguntar qual o comprimento da mesma, e para ter uma resposta bastava que o Freitas a medisse do gatilho ao centro do calço com uma fita métrica para eu saber se a arma foi cortada, se está de origem, ou não.

Ainda, na minha opinião, propor a alguém que fica com um ombro todo negro com uma semi-automática experimentar um calço maior (que faz aumentar o comprimento da coronha) e muito mais macio, não é tão fora do contexto como o Litos77 está a dizer. Aliás, qualquer pessoa com um mínimo de experiência sabe que uma arma estando curta aumenta o recuo sentido, e provoca nódoas negras, assim como, calços com pouco amortecimento combinados com coronhas curtas ainda acentuam mais as pisadelas no ombro, e o bater na cara que o Litos fala, em 99% dos casos tem a ver com o pitch e muito menos com o comprimento da coronha (dependendo da queda da mesma não ser exagerada). O Freitas nunca se queixou da cara pisada ou da arma lhe bater na cara, pelo menos que eu tenha lido.

Sobre o aprendiz de feiticeiro, o Litos conhece-me pessoalmente?
Julgo que não... Um dia que me conheça pessoalmente logo poderá avaliar o que eu sei de armas e o que eu atiro (e eu avaliá-lo a si), até lá, acho que não é de bom tom andarmos a chamar coisas sem conhecer as pessoas...

Ainda, acha que a boa intenção de eu tentar ajudar alguém que coloca uma dúvida num fórum da internet é algo de errado?
Ou a melhor ajuda num fórum é responder sempre a toda a gente que tenha uma dúvida para "recorrer a um profissional"?

Litos77, não tenha dúvidas do que lhe vou dizer, se o Freitas morasse perto de mim eu ao vivo e a cores a analisar o problema (e com a ajuda de uma chapa e de um campo de tiro) garanto-lhe que resolveria o problema à primeira.


Última edição por João Rodrigues em Sex Jan 08, 2016 1:53 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptySex Jan 08, 2016 1:44 pm

Sobre os profissionais da coisa (na sua maioria coronheiros), conheço uma série deles que de tiro percebem pouco, sabem é executar com grande rigor o que clientes entendidos em tiro e armas lhes pedem para executar, porque quando lá vai alguém que pouco percebe, na maioria das vezes acaba mal servido e é só gastar dinheiro sem solucionar os problemas.

É mais fácil um instrutor de tiro (e onde é que os há hoje em dia em Portugal?) a observar a pessoa a atirar acertar em qual o problema, e se for preciso dizer o que é preciso afinar na arma com rigor, que um coronheiro lá no seu estaminé a pedir apenas à pessoa para encarar a arma a "seco" acertar correctamente com a solução.

Ainda, quem recorre a um fórum para retirar dúvidas não está a pagar a um profissional, ou não quer recorrer a um profissional, logo, recolhe a informação que lhe dão gratuitamente, analisa a mesma e logo vê se esta lhe dá algum jeito, ou nem por isso.

Ainda, faço aqui um pedido ao Freitas, quando resolver o seu problema coloque aqui qual era a causa do problema e qual foi a solução encontrada para o resolver... Cool


Última edição por João Rodrigues em Sex Jan 08, 2016 1:51 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Freitas
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 93
Idade : 31
Localização : Braga
Ocupação : Engenheiro
Humor : bom
Data de inscrição : 05/01/2010
Pontos : 123

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptySex Jan 08, 2016 1:51 pm

João Rodrigues escreveu:


Litos77, quando eu perguntei a medida da coronha, estava a perguntar qual o comprimento da mesma, e para ter uma resposta bastava que o Freitas a medisse do gatilho ao centro do calço com uma fita métrica para eu saber se a arma foi cortada, se está de origem, ou não.

Ainda, na minha opinião, propor a alguém que fica com um ombro todo negro com uma semi-automática experimentar um calço maior (que faz aumentar o comprimento da coronha) e muito mais macio, não é tão fora do contexto como o Litos77 está a dizer. Aliás, qualquer pessoa com um mínimo de experiência sabe que uma arma estando curta aumenta o recuo sentido, e provoca nódoas negras, assim como, calços com pouco amortecimento combinados com coronhas curtas ainda acentuam mais as pisadelas no ombro, e o bater na cara que o Litos fala, em 99% dos casos tem a ver com o pitch e muito menos com o comprimento da coronha (dependendo da queda da mesma não ser exagerada). O Freitas nunca se queixou da cara pisada ou da arma lhe bater na cara, pelo menos que eu tenha lido.

Sobre o aprendiz de feiticeiro, o Litos conhece-me pessoalmente?
Julgo que não... Um dia que me conheça pessoalmente logo poderá avaliar o que eu sei de armas e o que eu atiro (e eu avaliá-lo a si), até lá, acho que não é de bom tom andarmos a chamar coisas sem conhecer as pessoas...

Ainda, acha que a boa intenção de eu tentar ajudar alguém que coloca uma dúvida num fórum da internet é algo de errado?
Ou a melhor ajuda num fórum é responder sempre a toda a gente que tenha uma dúvida para "recorrer a um profissional"?

Litos77, não tenha dúvidas do que lhe vou dizer, se o Freitas morasse perto de mim eu ao vivo e a cores a analisar o problema (e com a ajuda de uma chapa e de um campo de tiro) garanto-lhe que resolveria o problema à primeira.



Eu só não disse o comprimento porque não tenho a arma comigo e não, não tenho a cara pisada.
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptySex Jan 08, 2016 2:08 pm

Amigos, de facto é bom que se tenha como princípio de que as opiniões e sugestões que cada um de nós dá sobre as questões que são colocadas neste espaço sejam sempre levadas em consideração como de bem intencionadas.
Sem querer de forma alguma querer meter "acha na fogueira" apenas direi que lido com armas há 50 anos, tenho alguns conhecimentos sobre estas questões de armas e cargas adquiridos empiricamente, uns, ou por alguma indagação científica, outros, já me cruzei com pessoas bem informadas nesta matéria e sinceramente, sem querer menosprezar ninguém, posso dizer que o amigo João Rodrigues é das pessoas melhor informadas nesta área com as quais até hoje tive o prazer de falar...e não digo isto por o conhecer pessoalmente, podem crer....
Quanto á questão em discussão, de facto o "ombro pisado" pode ter uma ou várias causas...armas curtas de coronha, esta com mais ou menos "bico", calços inadequados, tiros com excessos de carga ou armas muito chocadas com cargas "brutas"...mas perdoem-me, essencialmente tem a ver com a forma como se "agarra" a arma....já me passaram pelas mãos nnnnn armas diferentes, já usei cargas desde as 24grs. às "brutais" magnum e as únicas vezes que "senti" uma arma a bater-me no ombro foi quando, por algum motivo a " meti mal"... uma arma bem puxada ao ombro e com a cara assente na coronha dificilmente fará um "trabalho" daqueles....150 tiros?????ainda que com cargas com uma pólvora não recomendada de origem para tal gramagem de chumbo e que faz um tiro "rijo"????que é isso se pensarmos em provas de tiro nos quais se atiram a 200 pratos seguidos...ou jornadas de caça aos tordos, como já tive (outros tempos....) em que um caixote de 500 tiros não chegava....
Mas é evidente que se tem que procurar a solução para evitar que tal volte a acontecer ou mesmo minimizá-la!!!!
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
litos77
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 545
Idade : 47
Localização : Lisboa
Ocupação : TTC
Humor : .........
Data de inscrição : 18/06/2015
Pontos : 594

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptySex Jan 08, 2016 3:21 pm

O João Rodrigues não fica muito contente com opiniões divergentes.
Essa experiência toda que tem, de pouco serve quando está toldada pela certeza.
Eu respeito o seu conhecimento, quando falo de feiticeiros também eu estou incluído.
Mas quanto a mim está é uma daquelas matérias que não tem muita volta a dar com experimentalismo ! ?
Não é preciso mostrar ferozmente que se tem razão, nem muito menos marcar duelos , por nos desdizer-mos uns aos outros.
Pelo que percebi, o Denis Cruz é seu conhecido, e pessoa com alguma experiência. Posso deduzir do texto que ele escreveu que a minha ideia não estará tão errada quanto você o diz.

Sabe João Rodrigues, por vezes é bom ouvir os outros que também tem algo a dizer...
Se o meu contributo foi dizer ao rapaz para procurar um profissional. Não estou a ver como posso ter ofendido a sua pessoa?
Mais lhe digo, feiticeiros existem e bastantes nestes fóruns , por isso quem tenta ajudar sem saber o que enfrenta, a melhor indicação que pode dar, é exactamente : Procure ajuda profissional.
Você dizer que as pessoas que mexem em coronhas só fazem o que lhes mandam! Essa afirmação é uma ofensa ao sector . Aquilo tem uma certa maneira de fazer as coisas, é por isso que se chama técnica. O que acontece nessa, como noutras profissões que vai mudando padrões , chama-se inovação, que advém desses ditos experimentados usuários das coisas.  
A conversa podia alongar-se muito, mas mantenho a minha opinião(que não passa disso mesmo) .
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma EmptySex Jan 08, 2016 4:15 pm

litos77 escreveu:

Você dizer que as pessoas que mexem em coronhas só fazem o que lhes mandam! Essa afirmação é uma ofensa ao sector?

Onde é que eu disse exactamente isso, ou com esse sentido?
Se faz favor leia outra vez e interprete novamente que encontrará outro sentido no que eu escrevi.


litos77 escreveu:
Essa experiência toda que tem, de pouco serve quando está toldada pela certeza.

A tal resposta que eu dei ao Freitas e que o Litos disse estar fora do contexto, onde está essa tal coisa de estar toldada de certezas?
Qual é a certeza que eu transmiti quando coloquei a hipótese de a mola da arma estar fraca, ou de sugerir que o Freitas coloque um calço mais comprido e macio para experimentar?

Se eu tivesse a certeza, em vez de ter colocado hipóteses para o Freitas experimentar/verificar, teria escrito antes "O seu problema é este ou aquele, e faça exactamente isto ou aquilo".

Mais uma vez, leia novamente e interprete o que eu escrevi, e verá que eu nunca dei uma resposta com qualquer certeza, dei apenas sugestões, e tive o cuidado de dizer isso mesmo através das palavras "Sugiro que".
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Hematoma Empty
MensagemAssunto: Re: Hematoma   Hematoma Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Hematoma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-