* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Tipos de Pólvora - Página 11 Button10  Tipos de Pólvora - Página 11 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Tipos de Pólvora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11
AutorMensagem
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptyQui Set 25, 2014 2:40 pm

Para que se saiba, as "bombas" testadas com 1,95 de A1 SP não eram cargas "made in garage", eram um cartucho que a maioria conhece ou já deve ter ouvido falar, os Sulbeja Super Turbo 36gr.

Já vi cartuchos "iguais", mas provenientes de outra espingardaria, carregados com MB.
Pelos vistos, apesar de a Sulbeja informar no site que a pólvora é A1, também carregam com MB para quem assim prefere.
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptyQui Set 25, 2014 2:45 pm

João Rodrigues escreveu:
Para que se saiba, as "bombas" testadas com 1,95 de A1 SP não eram cargas "made in garage", eram um cartucho que a maioria conhece ou já deve ter ouvido falar, os Sulbeja Super Turbo 36gr.

Já vi cartuchos "iguais", mas provenientes de outra espingardaria, carregados com MB.
Pelos vistos, apesar de a Sulbeja informar no site que a pólvora é A1, também carregam com MB para quem assim prefere.

É, amigo João, são essas "miscelâneas" que depois acabam por causar as tais confusões...

Vivam os M.I.G. lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySeg Out 13, 2014 9:17 pm

Boa noite amigos,

Preciso da ajuda daqueles mais "velhos" nestas andanças. Que pólvora é esta A2 ou AS?
Já vi A2 e sei que era mais rosada, mas também sei como é a AS e esta está entre as duas, como veem têm mais rosa e as cores não são tão vivas. Será da idade?
Com a mesma carga, esta pólvora é menos "activa" que a actual AS

Tipos de Pólvora - Página 11 33jltsx
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySeg Out 13, 2014 9:19 pm

A2
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 43
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySeg Out 13, 2014 10:45 pm

Para mim também é A2.
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptyTer Out 14, 2014 8:58 am

Amigo Rogério, "apostaria" mais na A2.... e olhe que as cores que apresenta não serão do decurso do tempo, recordo-me perfeitamente que a A2 nem sempre vinha com as "palhetas" das mesmas cores, por vezes eram mais "esbatidas" conforme me parece ser esse caso....
É certo que as primeiras As que apareceram também eram diferentes da actual, um período houve até vinham com mais "palhetas" cor de rosa e como tal esse poderá eventualmente pertencer a essa fase....

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptyTer Out 14, 2014 11:10 am

Pois... o que é certo é que esta nada têm a ver com a AS actual.
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptyTer Out 14, 2014 11:50 am

Amigo rogério não esquecer que a A2 foi decontinuáda á ums bons anos atendendo que a validade da polvora ronda os 5 anos não é de admirar que as prestações não sejam as melhores, na minha opnião a A2 era bem superior á AS.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptyTer Out 14, 2014 6:04 pm

Eu sei António. Já fiz vários testes e nota-se a diferença. Mas não faz mal, ainda faz "pum" hunter
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1727
Idade : 46
Localização : Estremoz
Ocupação : -----------
Humor : depende da lua
Data de inscrição : 09/09/2012
Pontos : 1864

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptyQua Out 15, 2014 2:12 am

A.silva escreveu:
Amigo rogério não esquecer que a A2 foi decontinuáda á ums bons anos atendendo que a validade da polvora ronda os 5 anos não é de admirar que as prestações não sejam as melhores, na minha opnião a A2 era bem superior á AS.



Allo..

Lembro-me de, em conversa com alguém, também eu lhe disse k a A2 era diferente da AS..
Parece k se confirma o caso, com a experiência do amigo A.Silva, senhor muito versado na matéria, ao contrario dos k afirmaram ser a AS a continuação da A2. Suspect
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptyQui Out 16, 2014 11:04 am

Bom dia,

Alguma alteração teve que haver, senão não faria sentido mudar o nome.
Do lote que tenho com A2 e da AS actual uma coisa tenho a certeza, a AS é muito diferente e para melhor. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
pmelo
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 7
Idade : 45
Localização : Santarém
Ocupação : Eng.Civil
Humor : aproveitar a vida
Data de inscrição : 25/02/2015
Pontos : 13

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySex Fev 27, 2015 9:52 pm

Olá pessoal

Qual é a vossa opinião da pólvora GM3?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySáb Fev 28, 2015 9:09 am

pmelo escreveu:
Olá pessoal

Qual é a vossa opinião da pólvora GM3?

Obrigado

Amigo, não sei como está agora a GM3, dado que não a uso há largos anos....
Todavia sempre direi que era uma pólvora que logo à partida tinha um grande mérito para os "carregamentos de garagem..." como é granulada, nas "maquinetas" de carregamento simples não variava muito no peso de cada carga...
Fazia bons tiros em 32/33grs.... Aliás houve um conhecido armeiro da Mealhada que projectou os seus cartuchos a nível nacional com ela... Quanto a mim, tinha dois "problemazitos" : para se conseguirem bons tiros em eficácia a carga ficava "dura", os tiros "batiam " a sério...aliás esta foi a questão principal que me levou a abandoná-la já que na altura atirava com uma "Laurona" que me via aflito para a segurar em cada tiro que dava... depois o outro problema é que variava bastante com as diferenças de temperatura, mas est e era um problema da maioria das pólvoras na altura...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySáb Fev 28, 2015 2:00 pm

O Gilinho ficou " famoso" com essa pólvora. Bons tiros .... rijinhos! hunter
Ir para o topo Ir para baixo
jomed.az
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 15
Idade : 43
Localização : S. Miguel Açores
Ocupação : muito
Humor : algum
Data de inscrição : 13/11/2010
Pontos : 19

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySex Out 16, 2015 5:42 pm

Boas!
Estou aqui com uma dúvida!
Recebi hoje alguns cartuchos sulbeja caça 32, carregados com PSB3.
Como é habitual, abri um e ao comparar a pólvora com a de cartuchos com PSB3 de outro fabricante, nota-se uma grande diferença, não a nível da cor, pois a cor é muito semelhante, mas sim a nível do corte.
A polvora do sulbeja são quadrados verdes relativamente pequenos enquanto que, a do outro cartucho que usei como comparação são também quadrados (mais para a forma de losango) relativamente grandes (quase o dobro do tamanho dos do sulbeja).

Imagem anexa!
Tipos de Pólvora - Página 11 IMG_20151016_163752
image hosting free

Na anterior estão as duas polvoras lado a lado, à esquerda Sulbeja caça 32, à direita a do outro cartucho carregado com PSB3.
Atenção que comprei ambos os cartuchos como sendo carregados com PSB3.

Tratam-se de cortes diferentes da mesma pólvora? ou são pólvoras diferentes?


Cumprimentos!
Jorge


Última edição por jomed.az em Sex Out 16, 2015 9:15 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySex Out 16, 2015 6:12 pm

Pode ser a mesma pólvora, sim...os cortes podem variar consoante os lotes...embora se identifique mais  a PSB3 com o corte maior(da direita na foto...)O corte da esquerda até se identifica mais com o tamanho da A1.....
Ir para o topo Ir para baixo
jomed.az
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 15
Idade : 43
Localização : S. Miguel Açores
Ocupação : muito
Humor : algum
Data de inscrição : 13/11/2010
Pontos : 19

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySex Out 16, 2015 7:29 pm

A da esquerda foi de um carregamento deste ano, pois os cartuchos foram adquiridos esta semana na fabrica da sulbeja, a da direita é de outro fabricante, e foram adquiridos à cerca de 3 a 4 anos.
Ambos os carregamentos estão descritos como PSB3, pelo que ao deparar-me com tão grande diferença no aspecto da polvora fiquei na dúvida se era a mesma ou não!
Ir para o topo Ir para baixo
litos77
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 545
Idade : 47
Localização : Lisboa
Ocupação : TTC
Humor : .........
Data de inscrição : 18/06/2015
Pontos : 594

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySex Out 16, 2015 7:48 pm

Acho que esqueceram, que essa PSB3 (a mais pequena) será a dita cuja PSB3+, que já foi falada num outro tópico. No ano transacto terá sido a opção de algumas marcas. De longe prefiro a PSB3 normal.

O jomed.az, pode dizer quais os cartuchos que arranjou com os quadrados maiores?
Ir para o topo Ir para baixo
litos77
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 545
Idade : 47
Localização : Lisboa
Ocupação : TTC
Humor : .........
Data de inscrição : 18/06/2015
Pontos : 594

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySex Out 16, 2015 7:52 pm

denis cruz escreveu:
Pode ser a mesma pólvora, sim...os cortes podem variar consoante os lotes...embora se identifique mais  a PSB3 com o corte maior(da direita na foto...)O corte da esquerda até se identifica mais com o tamanho da A1.....

Se reparar, a PSB3, parece um nada maior que a A1, e de corte mais irregular
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySex Out 16, 2015 9:09 pm

A da esquerda é a nova PSB3+, a da direita é a antiga PSB3.

Todas as PSB de produção recente são designadas de PSB + , sendo uma das principais diferenças o corte de lâminas de menor dimensão, diferença essa que visa eliminar o "maior" defeito das anteriores PSB, que era, devido ao corte grande e pouco uniforme variarem um pouco mais a dose de cartucho para cartucho.

Com o corte mais reduzido as novas PSB+ carregam agora de forma mais regular que as anteriores PSB.
Ir para o topo Ir para baixo
jomed.az
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 15
Idade : 43
Localização : S. Miguel Açores
Ocupação : muito
Humor : algum
Data de inscrição : 13/11/2010
Pontos : 19

Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 EmptySex Out 16, 2015 9:27 pm

Ok, obrigado pelas vossos esclarecimentos.
Espero que os comportamentos das duas seja igual e que não precise de nova adaptação, pois já estava habituado aos com a PSB3 dos quadrados grandes.

Os cartuchos com a PSB3 dos quadrados grandes são da Espingardaria Silva, o modelo não sei, apenas sei que eram tiros muito bons, tanto perto com a distancias consideráveis os pombos caiam redondos, mas infelizmente os que cá tinha acabaram.
Comprei os Sulbeja, pois também são carregados com PSB3, e sobretudo porque consegui alguém que os lá fosse comprar e deixar no barco, para seguirem para cá (Açores), pois por correio o custo do transporte não compensa.

Cumprimentos
Jorge
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Tipos de Pólvora - Página 11 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 11 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Tipos de Pólvora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 11 de 11Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11

 Tópicos semelhantes

-
» quais os cartuchos com a venda com estes tipos de polvora
» Tipos de Fulminantes
» Polvora
»  Tipos de Maridos...
» polvora

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-