* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Dentes dos cães Button10  Dentes dos cães 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Dentes dos cães

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 56
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Dentes dos cães Empty
MensagemAssunto: Dentes dos cães   Dentes dos cães EmptyQui maio 28, 2015 10:55 am


Dentes dos cães


Ao nascerem, os cães não possuem dentes. Os dentes de leite surgem a partir do 20º dia até a 5ª semana – são 28 dentes de leite (temporários ou decíduos) e depois 42 dentes permanentes. Os dentes de leite são perdidos gradualmente, no período entre a 14ª e a 30ª semana, e nascem os definitivos. Entre sete e nove meses, geralmente, já houve a troca de todos os dentes de leite e os definitivos já estão todos presentes.

O tutor deve verificar se os dentes de leite caíram. A permanência dos dentes de leite pode trazer vários problemas na saúde do animal e deve ser resolvida com a extração, pelo médico veterinário especialista em odontologia veterinária. As datas de erupção e muda podem variar em função da raça. Durante a muda, os cãezinhos podem comer um pouco menos e mastigar mais: seus sapatos, pernas de mesa, etc. Brinquedos de borracha dura devem ser utilizados para ajudar o filhote a ultrapassar essa fase.

Os dentes definitivos do cão são: 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 4 molares em cima e 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 6 molares embaixo.

Dentes dos cães Fy0a5l

Dentes dos cães 2ur09vk

Dentes dos cães 1zvr13l

Dentes dos cães Nman91

A escovação deve ser iniciada ainda com os dentes de leite, para acostumar o cão. Há pastas de dente próprias para cães e deve-se escovar uma vez ao dia. Em geral, o mau hálito é causado pela placa bacteriana, popularmente conhecida como tártaro (que é a calcificação da placa bacteriana), ocasionando gengivite, doença periodontal e cálculos dentais.

A consequência da doença periodontal não é só na boca, mas as bactérias podem entrar na circulação sanguínea e se alojarem em órgãos vitais como rins, coração, fígado e outros. Se o animal estiver com mau hálito, deverá ser levado ao veterinário, pois pode haver outras causas além da placa bacteriana: tumores, lesões nas mucosas, lesões no palato, sinusite, endocardite, nefrite, etc.

“Já em equinos”, alerta a veterinária Drª. Angélica Úrsula Landau, “devido ao tipo de mastigação e hábitos alimentares bastante alterados e diferentes dos originais, praticados pelos seus ancestrais (que passavam 18 horas do dia mastigando capim), ocorre um desgaste que deixa “cantos vivos” nas laterais das mesas dentárias, que ferem a mucosa nas bochechas (lado interno da cavidade oral), formando feridas e ulcerações, dificultando a ingestão de alimentos, ocasionando emagrecimento e uma série de doenças nutricionais carenciais. O exame periódico da boca do cavalo favorece a intervenção logo no início dos desgastes, limando as bordas, cortando as formações irregulares e extraindo dentes abalados (“soltos”) de dentro dos alvéolos dentários.”

Portanto, escove todos os dias os dentes de seu animal, leve ao veterinário com frequência para exame da boca, e ofereça a alimentação indicada pelo veterinário – o tártaro é produzido por alimentos macios, tenros e cozidos, o que leva à má conservação dos dentes.
in: anda.jor.br
Ir para o topo Ir para baixo
 

Dentes dos cães

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Podengo Andaluz na caça
» Desparasitação dos cães
» LICENÇAS DE CAES
» caes de parar
» alimentaçõ dos cães

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Cães - :: » Alimentação, saúde e criação «-