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 Combustíveis... simples ou não?

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Pavlopher
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MensagemAssunto: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptySex Abr 17, 2015 5:32 pm


Amigos forenses,

"A partir desta sexta-feira, vai reparar num pormenor quando tiver de ir abastecer o carro numa estação de serviço: vai encontrar sempre um ponto de abastecimento de combustível sem aditivos.

Que diferenças podemos esperar? E, mais importante, haverá riscos?


A lei que chegou para mudar tudo é a lei nº. 6/2015. O nome formal é fácil de traduzir na realidade: a partir de agora, todas as gasolineiras terão de passar a incluir pelo menos um ponto de abastecimento de combustível de gasóleo e gasolina sem aditivos, os chamados combustíveis simples.

Será que isto muda alguma coisa na ‘saúde’ dos carros?

À Renascença, António Chícharo, da Associação das Empresas de Comércio Automóvel (Anecra), alerta que, quando há problemas causados pela utilização de combustíveis não aditivados, “tudo o que se refere com a injeção do carro, com a circulação do gasóleo e com os filtros tem de ser tudo renovado”, algo que é uma despesa considerável. O pior é que a garantia não cobre problemas destes porque “a avaria dos motores é provocada pelo combustível que está a ser utilizado”.

A DECO, porém, não concorda que estes combustíveis sejam problemáticos. À Lusa, o responsável da associação de defesa do consumidor adiantou que "não existe nenhum indicador que leve a pensar que têm menos qualidade ou que podem danificar ou prejudicar o motor". A mesma posição tem António Lopes, presidente da Associação Nacional do Ramo Automóvel, que diz que os problemas que houve no passado “foram pontuais” e que até ao momento não houve “quaisquer questões relacionadas com a utilização"  destes combustíveis, adiantou à Renascença.

Mas se os preços mais baixos dos combustíveis simples não são uma questão da qualidade duvidosa do produto, por que razão é possível ter preços mais baixos? É uma questão de modelo de negócio. Os postos low cost têm dependido de estruturas de espaço reduzidas e rendas de espaço mais baixas, como acontece por exemplo com as estações de serviço associadas a hipermercados.

A legislação que agora obriga a que haja combustíveis simples à disposição não tem grande força nesta questão. Não pense, por isso, que é uma revolução no mercado que vem a caminho. Como realça o jornal Público, as gasolineiras já adiantaram que a medida não vai trazer os preços mais baratos que o Executivo anunciou e que os consumidores poderiam esperar. Seja no preço, seja nos riscos para o automóvel."
in: noticiasaominuto.com


Leia e comente. Será esta uma boa medida?
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptySex Abr 17, 2015 5:42 pm

Paulo, para resposta às suas dúvidas, sugeria-lhe a visualização destes dois vídeos:

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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptySex Abr 17, 2015 6:08 pm


Obrigado amigo João Rodrigues.

Realmente estes vídeos são esclarecedores apesar da Associação das Empresas de Comércio Automóvel dizer o contrário.

Interesses...
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptySex Abr 17, 2015 11:21 pm

Realmente pelo que vi nas noticias hoje continua a haver uma grande diferença de preços 

kaci nofixe nofixe
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptySex Abr 17, 2015 11:33 pm


Pelos vistos a anunciada substancial diferença entre o combustível "simples" e o "normal" é de ... dois cêntimos!

É dinheiro, mas tem pouco a ver com o preço das conhecidas "marcas brancas" (essas sim, bem mais baratas).
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyTer Abr 21, 2015 6:27 pm

João Rodrigues escreveu:
Paulo, para resposta às suas dúvidas, sugeria-lhe a visualização destes dois vídeos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Oh amigo João, eu não acho que isso sejam respostas Razz

São estudos que podem conter alguma verdade, mas não está lá toda, hehehe

Esses estudos/testes não sei onde foram buscar o combustível para testar, mas uma coisa eu garanto, o combustível que entra nos nossos veiculos não é todo igual!

Tenho muitos milhares de KM`s e muitos milhares de litros de combustíveis gastos e já conduzi veículos desde os 45cv até 450cv.

Muito antes de existirem os low-cost, começaram por aparecer os combustíveis nas grandes superfícies, que eram mais baratos, mas não tão significativamente como agora, mesmo assim a maioria abastecia nos postos de abastecimento, porque havia a "fama" que esses combustíveis eram de má qualidade.
Quando terminei a escola, ainda fui trabalhador da Galp durante um ano, foi na altura que apareceu aqui o posto de abastecimento do Intermarche, bombas novas, tanques novos, tudo bonito, que espetáculo... ora na altura e agora, quem me faz o melhor preço, mais meu amigo é... pois, menos nos combustíveis! Prefiro pagar mais e comprar qualidade, e já vão perceber porquê...
Nessa mesma altura, com o posto do Intermarche novinho, coincidência ou não, houve uma série de carros a gasolina que deram problemas, principalmente os de carburador, notavam-se falhas, os carros soluçavam e como não há aqui muitas oficinas, os mecânicos começaram a associar os problemas ao mau combustível que poderia haver aqui na zona.
Houve quem fosse reclamar comigo e com o meu patrão acerca do combustível, mas aquele homem não se deixava comer e provava que não tinha motivos para esconder nada, umas das vezes, à minha frente, depois de um cliente fazer as queixas, ele só lhe disse "espere aqui" foi buscar um kit rápido de detecção de líquidos e fez o teste à frente dele, pois então aqueles depósitos só tinham gasolina... e no final ainda lhe disse "para a próxima vez, reclama com o Intermarche, pois é lá que abasteces"... bem o fulano até engoliu em seco hehe

Agora dizem vocês, mas é igual e blá blá blá eu abasteço nas marcas brancas e eu digo, os depósitos iniciais do Intermarche foram trocados depois destas queixas, pois... o problema até poderia não ser do combustivél, mas pelo menos dos depósitos era.

Actualmente, no meu carro, se for com marcas brancas faço cerca de 250km com 20€, se for de marca, Galp ou Repsol que é o que mais utilizo, já faço mais de 300km, ora então têm que haver diferenças...
Se colocar 98 noto mais rendimento no carro e faço os mesmos km`s ou mais do que com a 95 e no entanto são menos litros...

Andei 6 anos a conduzir camiões e ultimamente já havia instruções para abastecer sempre nos low-cost (houve uma vez em Portel que até me queriam expulsar porque o "bichinho era muito grande para ir abastecer Razz), e no computador de bordo a média passava dos habituais 30L/100 para 38L/100, notava-se falta de rendimento, nas subidas utilizava muito mais vezes a caixa de velocidades e de manhã quando o motor estava frio, demorava mais tempo a pegar e até aquecer fazia bastante fumo.
Em 5 DAF todas deram problemas no filtro de gasoleo... adivinhem o que aparecia lá dentro... água ou algo que não era combustível...

Nos carros, além da quebra de rendimento e aumento do consumo o que mais se nota, são as panelas de escape a serem trocadas frequentemente...

Cada um abastece com o que quer, para mim é 98 se faz favor... e hoje em dia é difícil de encontrar...

Economicamente, o "tecto máximo" (98) está quase a desaparecer, preparem-se para aumentos nos preços...
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyTer Abr 21, 2015 7:27 pm


Amigos, como complemento ao que o amigo Rogério disse, leiam esta opinião da APETRO (Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas):

Folha de opinião - APETRO
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João Rodrigues
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyQua Abr 22, 2015 10:51 am

Rogério, até já houve casos como estes em bombas de marca, e isto nenhum consumidor consegue controlar ou evitar:
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Conheço um camionista de uma transportadora de combustíveis muito conhecida que faz transporte de combustíveis, e disse-me que os combustíveis que transporta (fornece várias marcas de gasolineiras) e que descarrega nos diferentes postos são exactamente os mesmos que vai buscar à refinaria da Petrogal, só variando o preço final consoante o posto...

Uma pergunta, o gasóleo e as gasolinas, quando com origem em Portugal não vêm todos da Petrogal com a mesma especificação, e não são iguais para todas as marcas?

Dizem eles (algumas marcas) que depois lhes juntam aditivos...

Hum... Será que é o camionista do transporte, quando vai encher a cisterna na Petrogal que junta nessa altura os aditivos consoante vai para a BP, Repsol, ou Galp?
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyQua Abr 22, 2015 11:25 am

João não duvido em nada desse camionista. Agora que na utilização e consumo há diferenças isso há.

Mas repara no que digo atrás, "mas uma coisa eu garanto, o combustível que entra nos nossos veiculos não é todo igual!"

O que quero dizer foi mesmo o que expliquei acima, há diferentes tipos de depósito que provavelmente não armazenam em condições o combustível e que devem criar humidade/água ou então os contadores das máquinas andam marados Razz

Ainda na tua observação/pergunta... será que só as grandes superfícies comercializavam low-cost?
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyQua Abr 22, 2015 12:04 pm

Rogério escreveu:
Se colocar 98 noto mais rendimento no carro e faço os mesmos km`s ou mais do que com a 95 e no entanto são menos litros...

Rogério, isso é normalíssimo assim ser, ainda não havia bombas de grandes superfícies ou low-cost e já eu tinha chegado a essa conclusão...

Sobre os postos, aqui perto de mim, há uns anos dois postos antigos da Galp e um da Repsol rebentaram com uma série de bombas injectoras de carros, e também houve chatices as bombas de low cost do Fórum de Coimbra, inicialmente da marca  Continente, hoje da Galp (e mesmo sendo Galp, ainda antes da história dos low cost já tinham sempre mais baixo preço que as outras bombas na restante cidade), quando novas também numa grande chuvada meteram água em alguns dos tanques de combustíveis e deram grandes chatices a muitos veículos.

Os depósitos das 2 primeiras estavam velhos e tinham infiltrações de água, e depois das reclamações só não viu quem não quis que as bombas foram encerradas e todos os depósitos velhos retirados e metidos novos, as segundas tiveram que alterar algo nas caixas de alimentação dos tanques.

Tenho um amigo que é dono de um posto de abastecimento, onde às vezes abasteço, e não há um camião que abasteça as suas bombas, que após o efectuar, ele (ou os funcionários) não faça passados uns minutos o teste com a tal pomada branca na vareta dos depósitos, que em presença de água fica roxa escuro, e ao longo dos anos já aconteceram algumas coisas estranhas e as empresas distribuidoras/transportadoras tiveram que retirar novamente todo o combustível de alguns dos tanques...

Ainda, há postos com bons filtros que captam lixo e água e têm os mesmos instalados nas bombas de abastecimento, outras não os têm, ou não lhes fazem manutenção. Às tantas faz mais diferença a boa manutenção dos tanques dos postos e que estes tenham um bom sistema de filtragem nas bombas, e que não haja esquemas de combustível adulterado, que o preço final do combustível.

Chatices, a única vez que tive e que me lixou a bomba injectora de um jipe, foi mesmo quando passei a usar gasóleo especial (composição e nome ainda anterior ao Ultimate e do qual não me lembro do nome) de uma bomba da BP. Na altura a casa de reparações de bombas injectoras disse-me que era comum repararem muitas bombas a quem usava esse tipo de gasóleo, que os aditivos usados atacavam alguns componentes de certas bombas Bosch que utilizavam vedantes internos de borracha, e o que é certo é que esse gasóleo foi alterado e mudou de designação para o Ultimate.

Tenho um colega que quando íamos à caça na sua pickup me dizia que os gasóleos mais baratos aumentavam o consumo.
Depois, ao fim de algumas viagens percebi o porquê. Ele quando metia mais barato ia sempre a muito maior velocidade... Very Happy

Por acaso, como tenho cartão Galp Frota, a maioria das vezes até abasteço na Galp, e mesmo estando mais caro acaba por me ficar ao mesmo preço que abastecer nas ditas low-cost, mas, por aqui, quando não meto na Galp e basteço noutra qualquer low-cost, ou de outras marcas, não tenho notado qualquer diferença nos consumos entre meter nas bombas mais caras ou nas mais baratas. Uma das viaturas tem detector de água no combustível, e até hoje nunca acusou nada, e quando se retira o filtro nas revisões, no compartimento de captação de água nunca apareceu nenhuma. Provavelmente tenho tido sorte com os postos onde abasteço, mas que em Portugal há postos mais "manhosos" ou com má manutenção, pelo número de queixas anuais disso não tenho grandes dúvidas.

Sobre os contadores marados, e como só são fiscalizados/aferidos de muito em muito tempo, se encheres uma vasilha com 10 litros de combustível em diferentes bombas, esses mesmos 10 litros teóricos por vezes têm diferenças significativas na quantidade real...
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyQua Abr 22, 2015 2:37 pm

Usar 98 num carro preparado e afinado para 95 é um desperdício, a 98 so vai ter efeito em "atrasar " a autodetonaçao , ou melhor, impedir que aconteça facilmente

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rufi
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyQua Abr 22, 2015 3:14 pm

São mais uma cambada de CHULOS com licença para roubar!!!!

Se há guerra no cu de judas, sobe-se os preços no dia seguinte, se acaba a guerra no cu de judas, desce-se o preço 6 meses depois porque os barris já tinham sido comprados 6 meses antes! F.....d.P........! Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyQua Abr 22, 2015 3:27 pm

JCF, não tenho a certeza, mas mesmo vindo afinados para 95 de fábrica, tenho ideia que cada tipo de motor poderá ser um caso diferente, e só experimentando e verificando as médias que cada carro faz com uma e com outra é que se consegue chegar à conclusão real de qual rende mais em determinado tipo de motor. Provavelmente haverá motores que usando 98 em vez da 95 em nada melhorarão, mas em outros talvez sim.

Já tive um carro a gasolina (de carburador) que de origem trazia no interior da tampa de combustível o autocolante a indicar gasolina 95, e portanto, deveria vir todo afinadinho de fábrica para a mesma, mas, com a de 98 fazia uma média mais baixa em quase um litro aos 100 Km, e o motor "grilava" menos e respondia melhor ao pé direito, pelo que, naquele caso ficava um pouquito de nada mais barato andar com 98 que andar com 95, e notava-se mais genica com a de 98.

JCF, não haverá carros que variam o atraso ou o avanço da injecção de forma electrónica em função dos gases de escape de cada tipo de gasolina?
Também não tenho a certeza, e hoje nem me debruço muito sobre o assunto uma vez que já não tenho viaturas a gasolina, mas tenho amigos com desportivos recentes, de fábrica a indicarem 95, e diziam eles que usando a gasolina BP 100 octanas notavam que os carros ainda ficavam com mais "veneno" e que a injeção electrónica variava o avanço da injecção consoante os gases de escape. Se é verdade ou não, não sei, mas "vendo pelo mesmo preço que comprei".
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João Rodrigues
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyQui Abr 23, 2015 4:36 pm

Fantástico, a decisão de impor combustíveis simples já está a dar resultados, mas não para o lado dos consumidores...

Passei agora nas bombas da Galp junto ao fórum de Coimbra, onde habitualmente o gasóleo normal Hi Energy da Galp custava menos 5 cêntimos que em outras bombas da Galp, ou que o gasóleo normal das outras marcas

Neste posto acabaram com o gasóleo normal, e colocaram dísticos com a indicação de "gasóleo simples" e em letras pequenas a indicação "sem aditivos de melhoramento do rendimento".

A diferença, se antes o Hi Energy, o dito gasóleo normal estava a 1.19 o litro, agora está a 1,25, ou seja, ainda mais caro que estava anteriormente o normal, e está ao mesmo preço (ou mais caro) que que o gasóleo normal em outros postos de abastecimento. De manhã passei por um intermarché, e o Low Cost estava marcado a 1,15, menos 10 cêntimos que o dito low cost da Galp ( Golpe Very Happy ).

Resultado, a imposição legal só serviu para que muitos postos de abastecimento acabassem com a disponibilidade de gasóleo normal com aditivos (se é que alguma vez colocaram alguns) e em vez disso ofereçam agora o dito gasóleo Low Cost ao mesmo preço do que faziam antes pelo tal gasóleo normal com aditivos.

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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyQui Abr 23, 2015 4:40 pm

Quem sabe se não foram as gasolineiras que pedirem para o DESGOVERNO inventar esta lei para eles a contornarem e ainda ganharem mais!!! Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyQui Abr 23, 2015 6:36 pm

Amigo João eu já tinha alertado para isso no meu primeiro post...

Citação :
Economicamente, o "tecto máximo" (98) está quase a desaparecer, preparem-se para aumentos nos preços...

nomeei a gasolina m as isto iria acontecer com todos os combustíveis.
Segundo a lei de bla bla de Janeiro se não estou em erro, todos os postos são obrigados a comercializar um low-cost... eu de certeza que não era o único a abastecer com 98, porque motivo foi essa que desapareceu?

Talvez para subir o preço da 95 e colocar a low-cost ao preço da 95. Vantagens, só mesmo para as petrolíferas, agora é que não usam mesmo aditivos.

É impressionante como Portugal resolve sempre as coisas da melhor forma para o consumidor Evil or Very Mad
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptyQui Abr 23, 2015 11:55 pm


E agora, com a pressão que as gasolineiras estão a fazer, há-de voltar a gasolina 98 só que ao "preço do ouro".

O que sei é que, e independentemente do preço do barril do petróleo, cada vez pagamos mais caro pelos combustíveis.

É que quando baixa o petróleo sobem os impostos!
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptySex Abr 24, 2015 9:49 pm

Hoje fui à bomba da BP aqui na Amadora e não vi mangueiras de gasóleo do antigo.
Por cada ilha há duas mangueiras para gasóleo e duas para gasolina.
O gasóleo aditivado é € 10 cêntimos mais caro.
O empregado da bomba disse que o gasóleo "novo" nada mudou em relação ao que existia, é igual.
È € 2 centimos mais barato, que o "antigo" já foi mais barato mas entretanto subiu e voltou a descer. O costume.
Será que é mesmo assim? Que é igual?
As gasolineiras a darem benesses?
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptySáb Abr 25, 2015 10:42 am

O que acontece, é que estamos a pagar praticamente o mesmo preço por litro, nos combustíveis mais baratos e estes mesmos litros fazem menos KM... scratch
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MensagemAssunto: Re: Combustíveis... simples ou não?   Combustíveis... simples ou não? EmptySáb Abr 25, 2015 11:23 am

A questão das octanas é outra coisa e depende das necessidades dos motores.

Os aditivos são benéficos, mas quando compramos o combustível A, B, ou C não sabemos de facto o que trazem ou não adicionado.

Quando apareceu pela primeira vez o gasóleo aditivado da BP passei a usá-lo no meu Discovery e constactei melhorias quer nos consumos quer nas performances.

Actualmente não noto diferenças entre os aditivados e não aditivados, mas só costumo abastecer na Repsol.
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