* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Abertura no livre.. - Página 3 Button10  Abertura no livre.. - Página 3 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Abertura no livre..

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySex Out 10, 2014 4:19 pm

manuel araujo escreveu:
BOAS

Se o spna actuou fez muito bem, há marginais no R.L E R.O, SÓ QUE NO ORDENADO NEM POEM LÁ OS PÉS!!!! E COMEM JUNTOS Á MESA!

ABRAÇO

Quando se fala no RO é numa prespectiva do que ele prevê, quanto a mim bem, na defesa de uma causa, agora os caçadores cumprirem ou não é da responsabilidade de cada um, o que está claro é que não é tão facil cometerem-se certas anomalias no RO em comparação com o TL.  Smile  

Só se é a favor do livre porque se gosta de fazer aquilo que se quer e sempre em desrespeito dos outros e de facto é para aí que em força o SPNA deve canalizar os seus serviços. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
manuel araujo
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 261
Idade : 69
Localização : gaia
Ocupação : telecomunicações
Humor : bastante
Data de inscrição : 21/11/2011
Pontos : 266

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySex Out 10, 2014 4:37 pm

BOAS

A.HMOTA escreveu:
Só se é a favor do livre porque se gosta de fazer aquilo que se quer e sempre em desrespeito dos outros e de facto é para aí que em força o SPNA deve canalizar os seus serviços. fixe

Esta é de bradar aos céus!!!!!quem defender o R.L."PUMBA" é marginal, e não cumpridor das regra e normas instituidas!!!

E porque há aqui no forum defensores do R.L,e que de certeza são pessoas de bem, essa sua afirmação cai muito mal e mais não +pretende que lançar um anátema sobre todos aqueles que defenden o R.L.

SEM MAIS
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySex Out 10, 2014 4:47 pm

Até eu meu caro amigo, acredite que é verdade, sou a favor da liberdade e defendo-a com todas as forças do meu ser fixe, mas pf não confundam alhos com bogalhos.  Laughing

Agora defendores do quê?  scratch
Ir para o topo Ir para baixo
HugoCoelho
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 129
Idade : 45
Localização : Vialonga
Ocupação : Mt Ocupado
Humor : tem dias
Data de inscrição : 16/04/2010
Pontos : 133

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySex Out 10, 2014 5:13 pm

Boas,

Comecei a caçar no livre como quase todos, sempre que posso, é la que dedico as minhas jornadas de caça. Existem regras que regulam a actividade cinegética nesse tipo de terrenos, faço intenções de cumprir tal com se estivesse numa reserva (nem pode ser doutra maneira). A postura de um caçador não está no tipo de zona em que caça mas na maneira como está e vive esta actividade.

Cps
Hugo Coelho
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardoo
Membro Experiente
Membro Experiente
Ricardoo

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 553
Idade : 40
Localização : Porto
Ocupação : Comercial
Humor : Quando me dao um estalo, nao dou a outra face...
Data de inscrição : 30/04/2012
Pontos : 653

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySex Out 10, 2014 5:31 pm

Eu só caço no RO e vejo muito gajo que não chamo de caçador a fazer muita merd@.... no RO ou no RL temos de tudo.. caçadores, Matadores e gente sem civismo... já vi pessoal a comer a merenda e a deixar o monte cheio de plásticos e papeis... uma vergonha.

Ir para o topo Ir para baixo
csilva
Membro Experiente
Membro Experiente
csilva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 655
Idade : 53
Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro
Ocupação : Director Comercial
Humor : Algum
Data de inscrição : 17/10/2012
Pontos : 682

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySex Out 10, 2014 5:55 pm

Ora nem mais! fixe
Bandidos e transgressores há-os em todo o lado; no RL e no RO.
Não é uma questão de ter ou não dinheiro, mas sim, ter ou não princípios e respeito pelo próximo e pelos bens alheios.

Eu também tenho boas recordações do RL, em termos de convívio, de liberdade de escolha, etc.
Mas vi muita coisa mal feita, muita selvajaria, muita falta de educação e de respeito pelos camaradas, etc, etc...

Se fizer um balanço consciente, diria que me sinto muito melhor no RO por vários motivos: segurança, organização, resultados, etc, etc...
Eu por exemplo, que a minha caça preferia é a dos torcazes, a armar, era impossível poder fazê-lo no RL, porque se desse meia dúzia de tiros, passado 10 minutos tinha 3 ou 4 caçadores à minha frente!
Não havia respeito algum pelos colegas!

Assim como não havia pelos terrenos onde caçavamos (e que eram de terceiros).
Eu acho que se não tivessem aparecido as reservas, possivelmente hoje o que há de RO estava de NÃO CAÇA!!!

Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySex Out 10, 2014 9:58 pm

Carlos Silva...subscrevo na íntegra o que escreveu.
Ir para o topo Ir para baixo
streetracermz
Aprendiz
Aprendiz
streetracermz

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 328
Idade : 41
Localização : Marinhais, Santarém
Ocupação : Motorista, Caça, Pesca
Humor : muito
Data de inscrição : 21/12/2012
Pontos : 359

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySex Out 10, 2014 10:17 pm

Em alguns dos RO (atenção só alguns) existe muito mais selvajaria que no livre.
De certeza já souberam de reservas onde excedem em muito mas mesmo muito os limites de abate (por exemplo)
Eu considero o RO muito mais ganancioso que o livre pelo simples facto da pessoa estar restrita a uma zona, enquanto que quando havia muito terreno livre hoje íamos para um sitio e amanha podíamos ir para outro.
Todos temos as nossas opiniões, claro que nem todos concordam mas acho que a caça devia ser possível a todos da mesma forma e não por classes.
Ir para o topo Ir para baixo
Neutel
Aprendiz
Aprendiz
Neutel

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 187
Idade : 46
Localização : Setubal
Ocupação : funcionário publico
Humor : sempre...
Data de inscrição : 27/10/2012
Pontos : 220

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySex Out 10, 2014 10:26 pm

csilva escreveu:
Ora nem mais! fixe
Bandidos e transgressores há-os em todo o lado; no RL e no RO.
Não é uma questão de ter ou não dinheiro, mas sim, ter ou não princípios e respeito pelo próximo e pelos bens alheios.

Eu também tenho boas recordações do RL, em termos de convívio, de liberdade de escolha, etc.
Mas vi muita coisa mal feita, muita selvajaria, muita falta de educação e de respeito pelos camaradas, etc, etc...

Se fizer um balanço consciente, diria que me sinto muito melhor no RO por vários motivos: segurança, organização, resultados, etc, etc...
Eu por exemplo, que a minha caça preferia é a dos torcazes, a armar, era impossível poder fazê-lo no RL, porque se desse meia dúzia de tiros, passado 10 minutos tinha 3 ou 4 caçadores à minha frente!


Não havia respeito algum pelos colegas!

Assim como não havia pelos terrenos onde caçavamos (e que eram de terceiros).
Eu acho que se não tivessem aparecido as reservas, possivelmente hoje o que há de RO estava de NÃO CAÇA!!!



Nem mais!! fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySex Out 10, 2014 11:13 pm

Há tanta materia no RO para se discutir porquê falar-se e promever-se uma coisa que, no meu entender, não tem ponta por onde se lhe pegue, esse "regime" está moribundo quase morto não fazendo sentido nenhum estar a querer voltar ao antigamente, era regredir piorando as coisas.

Não está em causa, neste aspecto, o comportamento dos caçadores, todos nós sabemos que no RO não se cumpre com as normas, basta ver-se o que se passa na caça aos tordos, é mau demais para ser verdade, nesta caça o espirito do livre prevalece, só com muita dificuldade uma EG consegue suster a vontade dos caçadores de darem tiros ainda de noite.

No RO pode-se e deve-se debater discutindo tanta coisa como, fazer baixar o preço das taxas cobradas pelas EG das ZCM pelas jornadas de caça. Sobre as ZCA porque não discutir e fazer baixar o preço das joias e quotas como tambem os alugueres dos terrenos cinegeticos inseridos nestas ZC que, tornam tudo muito mais caro, nas ZCT porque não discutir e tomar medidas sobre os altissimos preços paraticados por cada peça abatida, ou porta paga á epoca. No RO é possivel, porque não, uma organização que mobilize os caçadores a tomar medidas sobre o que se entende estar a funcionar mal corregindo-se certas e determindas lacunas que infelizmente ainda por lá existem.

E no NO o que é que ele nos dá?, anarquia?, desleixo? cada qual que se desenrasque?. Logo á partida, por ser não ordenado, faz-nos lembrar se há alguma coisa presentemente que vigore sem ser organizado, nós quando falamos de algo a este nivel teremos que colocar em causa o que  acontecia em tempos idos neste dito TL hoje, voltar a eles, era o extreminio de tudo o que diz respeito ao sector porque os caçadores, não somos só nós os que fazem parte dos foruns, são filhos de muitas Mães.

Por sermos a favor do RO não impede que sejamos criticos sobre ele, agora há criticas aceitaveis e outras que o melhor era estarmos caladinhos porque senão cada vez perdemos mais com essas posições que eu diria de pura demagogia, balufas de conteudo que alguem contrário a nós aproveita. Dentro do RO existe a possibilidade, mais do que credivel,  de mudar algo a favor dos caçadores.

Ainda ninguem, não só neste topico, a favor do NO disse algo que fosse credivel de aceitar numa sociedade como nossa, julgando eu não ser possivel mudar nada nele a favor dos caçadores no que quer que seja, apenas se mudar alguma coisa é só para pior. No RO existem regras previstas nos RI que sendo cumpridas a caça torna-se numa actividade que dá imenso prazer praticar desfrutando nós de um todo aonde, havendo respeito, é uma alegria imensa andar pelo campo conjuntamente com os nossos camaradas e os nossos mais do que tudo, os canitos.
Abraço e boas caçadas.
Ir para o topo Ir para baixo
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1724
Idade : 41
Localização : POR AI
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Data de inscrição : 11/04/2010
Pontos : 1793

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySáb Out 11, 2014 1:28 am

manuel araujo escreveu:
BOAS

Se o spna actuou fez muito bem, há marginais no R.L E R.O, SÓ QUE NO ORDENADO NEM POEM LÁ OS PÉS!!!! E COMEM JUNTOS Á MESA!

ABRAÇO

Essa é que é essa....

Sempre disse que, quando caçava no RL tinha medo de abater uma lebre a mais, um coelho, porque nunca sabia onde podia aparecer a GNR...Hoje a caçar no RO, só os vi uma vez!

É mais facil fazer operações stop nas estradas, caça ao caçador, que patrulharem os campos.

Mas o problema, embora se diga que não, é a falta de liberdade de escolha imposta, e este tema, é que se joga para debaixo da mesa e se finge que não existe, assim, uma forma fugaz de fugir com as culpas no cartório.
Ir para o topo Ir para baixo
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1724
Idade : 41
Localização : POR AI
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Data de inscrição : 11/04/2010
Pontos : 1793

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySáb Out 11, 2014 1:41 am

Ja agora, a quem defende o RO, eu gostaria de ter uma resposta:

"Porque se paga uma licença de caça, e quem caça no RL esta proibido de caçar migratórias de inverno? Quais são os motivos LÓGICOS para tamanha descrição, só mais uma no meio de tantas"
Ir para o topo Ir para baixo
anterolopes
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 74
Idade : 54
Localização : Leiria
Ocupação : funcionário público
Humor : tem dias
Data de inscrição : 17/11/2012
Pontos : 82

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySáb Out 11, 2014 11:21 am

Boas

A afirmação que o SEPNA só actua no regime livre é incorrecta.
Caço numa associativa e ainda no domingo passado eu e muitos outros sócios fomos fiscalizados pelo SEPNA.
Já é a segunda vez este ano, que o SEPNA, fiscaliza caçadores nesta ZCA.
Aliás nesta zca, todos os anos o SEPNA faz lá fiscalizações.
Agora quem nada teme, não se deve importar que haja fiscalização, porque o que falta em Portugal é o SEPNA, ter pelo menos o triplo do elementos que tem, para haver uma fiscalização eficaz, para ver se acabavamos com os heróis que passam a vida a publicar fotografias no facebook e noutros sites, de caçadas muito acima dos limites legais.
Esses sim ajudam a destruir o património cinegético e passam a ideia para a opinião pública que com uma arma na mão, matamos tudo o que mexe.
E infelizmente ainda são muitos....e pior, muitos são bem mais novos do que eu....o não que augura nada de bom para o futuro.


Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1724
Idade : 41
Localização : POR AI
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Data de inscrição : 11/04/2010
Pontos : 1793

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySáb Out 11, 2014 1:37 pm

E uma vez que só se caça em RO as ditas migratórias, a culpa certamente esta fora de quem frequenta o RL.

E sem dúvida, que faz falta mais sepna, aliás, ate nisso i RO foi bom, para aumento de desemprego.
Ir para o topo Ir para baixo
Esteves
Aprendiz
Aprendiz
Esteves

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 353
Idade : 62
Localização : Beira Baixa/Africa
Ocupação : Operador de Central
Humor : Caça
Data de inscrição : 16/04/2010
Pontos : 361

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptySáb Out 11, 2014 9:29 pm


.A afirmação que o SEPNA só actua no regime livre é incorrecta.

Dos Anos que tenho de caçador 2/3 no livre e uma terça parte no RO no livre nunca mostrei documentos no RO nunca passei uma época sem os mostrar e algumas 2 ou 3 vezes.
Com o aumento que a caça do Javali teve nos ultimos anos se fosse tudo livre quem podia ter cevadouros?
Ir para o topo Ir para baixo
anterolopes
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 74
Idade : 54
Localização : Leiria
Ocupação : funcionário público
Humor : tem dias
Data de inscrição : 17/11/2012
Pontos : 82

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptyDom Out 12, 2014 8:58 am

Boas

Dos 15 anos que caçei no livre só fui fiscalizado uma vez, já no regime ordenado, tenho sido fiscalizado quase todos os anos e às vezes duas vezes no mesmo ano.

Nem toda as zonas de caça do regime ordenado, podem caçar sempre às migratórias, como se faz crer nos posts publicados.

Na zca que sou sócio e estando a mesma dentro de um parque natural(90% ou mais da área), apenas se pode caçar á rola brava a partir de Setembro; a caça ao pombo torcaz apenas é permitida a partir do dia 02 de Novembro, a caça ao estorninho é proibida, tal como gralhas e pegas rabudas.
A caça aos tordos termina sempre, no fim do mês de Janeiro.
As coisas não são bem como muita gente fala e escreve e já me tinham visto escrever alguma coisa a dizer que estava a ser prejudicado a relação a outras zonas de caça?
E a minha zca paga uma taxa ao ICNF, exactamente igual às outras.

Atendendo que hoje, mais de 90% do território está subordinado ao regime ordenado, é natural que a haver infracções (e há muitas) estas ocorram no mesmo.

O problema não é do regime ordenado ou livre é da mentalidade do caçador português.
Infelizmente continua a haver muita gente que tem pouco de caçador e muito de matador e com uma arma na mão e podendo matar, matam.

Mas não me venham dizer que no regime livre não há (ou havia) transgressões, dos 15 anos que lá caçei, vi pessoas a cumprir, mas também vi cometerem barbaridades.
Onde é que caçam agora estes transgressores? No ordenado provavelmente. Mudaram? não acredito, devem é ter mais cuidado, para não haver um sócio que os denuncie e sejam corridos da zona de caça.

Tive hipótese de transgredir no regime livre dezenas de vezes, nunca o fiz, caço no ordenado, já tive montes de hipóteses de transgredir, não o faço. Levo para casa muitas "grades" e caço no regime ordenado.


Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1724
Idade : 41
Localização : POR AI
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Data de inscrição : 11/04/2010
Pontos : 1793

Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 EmptyDom Out 12, 2014 1:37 pm

Sr Antero, lá esta, questão de mentalidade e bom senso.

Mas com o terminar da caça ás migratorias no RL, qual foi a razão para tal? A lenga-lenga dos acidentes não é valida e toda gente sabe disso, abates, os abates são todos hoje em RO, e eu sempre disse que o regime ordenado é no meu ver um espetáculo para se poder transgredir. Eu só fui fiscalizado uma vez, uma unica vez em 12anos de caçador legal.

Sei de pessoas que andam com Guias de transporte das varias reservas que caçam, onde se no sábado mataram 80 e no domingo outros tantos, eles preenchem as guias e lá vem para casa descansados. A treta das Guias de transporte que de nada serve!!!

Isto tem muito que se lhe diga, uns pagam outros não pagam tanto, mas uma coisa eu acho que estamos todos de acordo, devia haver liberdade de escolha.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Abertura no livre.. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura no livre..   Abertura no livre.. - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Abertura no livre..

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Terreno Não Ordenado «-