* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Button10  OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
AutorMensagem
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 273
Idade : 44
Localização : montijo
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Data de inscrição : 12/02/2014
Pontos : 299

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptyDom Set 07, 2014 8:42 pm

Força nisso amigo!
Ir para o topo Ir para baixo
paulo lion
Membro VIP
Membro VIP
paulo lion

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4176
Idade : 43
Localização : luxemburgo-viseu
Ocupação : trabalhar-caça-carpas
Humor : ja tive mais
Data de inscrição : 25/09/2011
Pontos : 4240

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptyDom Set 07, 2014 10:14 pm

bem bom fixe fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptyDom Set 07, 2014 10:31 pm

Sete, belo numero, não dá muito bem para dividir por dois. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
jose costa
Membro VIP
Membro VIP
jose costa

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3885
Idade : 63
Localização : lisboa
Ocupação : servente
Humor : algum
Data de inscrição : 02/07/2010
Pontos : 4108

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptyDom Set 07, 2014 10:47 pm

boas
parabens pela caçada
e:hunter: hunter afinada
amigo Nelson
um cão de caça tem sempre capacidade para encontrar a peça
--porque até chegar há peça morta
há milhares de milhentos de cheiros e ôdores pela frente,por tráz
pela esquerda ,pela direita do nariz do cão
até a voz do dono tem influência num dia em que esteja mal humorado
e ralhe com o animal de maneira diferente
boas caçadas
cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptyDom Set 07, 2014 11:48 pm

Muito bem, Nelson...foi pena a que por lá ficou... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
francisco gouveia
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 712
Idade : 58
Localização : montijo
Ocupação : op maquinas JCB
Humor : bem disposto
Data de inscrição : 23/06/2014
Pontos : 739

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySeg Set 08, 2014 12:30 am

Pior foi minha, abati uma rola brava, a rola ficou com a asa partida, eu tinha que saltar um vedação.
para apanhar a rola, esperei para ver se abatia outra rola, mas sempre a olhar para a rola ferida.
não sei por onde vê uma águia...quando olhei para o sitio aonde estava a rola, lá ia a rola nas garras da águia...Há coisas na caça que dá para rir Very Happy

Cumprimentos
kaci
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySeg Set 08, 2014 10:29 am

Foi uma refeição fácil, para a águia...
Ir para o topo Ir para baixo
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 273
Idade : 44
Localização : montijo
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Data de inscrição : 12/02/2014
Pontos : 299

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySex Set 12, 2014 4:45 pm

DATA: 11/09/2014

ESPÉCIE: ROLAS + CODORNIZES + LEBRES
ABATES: 1 + 0 + 0

COMENTÁRIO: A convite de um amigo lá fui matar saudades das lides cinegéticas.
As expectativas eram algumas...
Chegados ao local, beber um café ( pois o sono era muito ) e colocar conversa em dia pois já não via este pessoal a algum tempo...
Ida para o monte. Lá nos colocamos na esperança de ver uma rola brava. Começou a passar umas turcas mas do que é bom nada. E de repente por trás de mim passa uma brava entre as azinheiras, sem hipótese de tiro. Aviso o colega mas já não foi a tempo. De seguida mais uma ao largo mas pelas costas...
Decidi recuar o meu posto. 5 min passados e eis que uma aparece por entre as azinheiras. Atiro e fica. De resto assinalar a entrada de 2 rolas que me viram e assim não pude disparar...
Após as rolas fomos dar uma volta ás codornizes e lebres. O terreno muito molhado e sinais de codornizes nada...
Assim se continuou sem ver caça, sem sinais de caça até que vendo eu uns juncos fechados e reparando que havia caganas de lebre na zona mandei o cão lá dentro. Estava com "feeling"...
O cão entrou, começou a bater os juncos e eu reparo uns 20 metros à frente 2 orelhas a "ratarem-se pelos juncos a fora e junto á vedação que lá existia. Corro procuro-a com os olhos e vejo-a a passar-se já para o outro lado. Mando-lhe um tiro, ela continua e de seguida mesmo sem a ver por causa dos juncos adianto-lhe outro tiro. E nunca mais a vi... Nem no olival do outro lado, nem no panasco do outro... nada de nada...
Entretanto o cão batia terreno na procura dela e bateu terreno de um lado para o outro e nada...
Fui ao local do primeiro sítio, o único onde consegui ver a lebre e lá estavam vários pêlos no chão e na peque na vegetação rasteira... Tinha ficado chumbada e por isso bati aquilo inúmeras vezes mas nada... Estava com número 8 para as codornizes... É pena se ficou ferida de morte...
De resto nada mais a acrescentar a não ser outra lebre já no fim da caçada que levou 2 tiros de um amigo e foi embora.
De seguida almoço no campo que soube muito bem, café e viagem de regresso.
De referir uma paragem feita próximo de Évora onde estava a policía que controlava todas as saídas. Como caçadores fomos logo mandados parar. Apresentamos documentos, abrimos as armas e boa viagem.
Agora Caça só para a semana ou talvez depois...
Saudações Cinegéticas!


Ir para o topo Ir para baixo
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 273
Idade : 44
Localização : montijo
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Data de inscrição : 12/02/2014
Pontos : 299

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptyDom Set 21, 2014 2:10 pm

DATA: 21/09/2014

ESPÉCIE:CODORNIZES

ABATES: 2

COMENTÁRIO: Após avaliar muito e pensar se iria á caça ou não pois hoje o meu filhote faz anos lá me convenceram a ir. este vício é tramado eheh
Mas a situação era de arriscar. Caçar próximo de casa, numa zona propícia a esta caça, sabendo que por volta do meio dia já estaria em casa.
Como tal e na companhia do amigo Pedro lá fomos até ás lezírias. Encontramo-nos uma organização profissional e eficiente. tudo tratado com simplicidade e bom funcionamento.
Às 7h 15min já estávamos na nossa zona prontos para caçar. Já sabíamos que codornizes eram poucas, a zona já caçada e muito milho e tomate ainda por apanhar...
Cães correndo e batendo terreno, o meu cão ainda dando interesse a alguns pardalitos o que levava a fazer alguns esticões mas que acalmou com o decorrer da jornada.
Volta para a esquerda, procura para a direita, bate terreno nos meloais, nos tomatais e nada... junto a um meloal havia uma ribeira. Fui-me chegando para a berma da mesma e eis que sem dar paragem aos cães arrancam 2 codornizes. Com um tiro já esticado abato a primeira.
Como caiu no outro lado da ribeira cobrá-la não foi fácil mas lá se conseguiu...
Depois disto sinal pelas 2 codornizes abatidas pelo Pedro e de caça e tiros pouco mais.
Para o fim deixamos um pedaço de terreno com milhã, junto a um milharal. Batemos aquilo com cuidado e eis que sai uma codorniz. Atiramos os 2 e falhamos. Com um segundo tiro seguro-a antes de entrar no milho.
E pronto mais umas voltas e próximo das onze já tinhamos tudo terminado, canitos arrumados e caçada terminada.
Pouca caça, poucos lances, dia ingrato para os cães mas pronto foi o que se arranjou e vendo o que se passou haverá muitas grades...
E assim se passou mais uma manhã no campo a caçar e isso é que conta  Very Happy  Very Happy  Very Happy
Agora é aguardar pela geral e talvez mais uma ou outra caçada pelo meio...
Saudações Cinegéticas!


FOTO DAS MINHAS CODORNIZES:

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Qvgqf5

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 GEskz3
Ir para o topo Ir para baixo
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 273
Idade : 44
Localização : montijo
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Data de inscrição : 12/02/2014
Pontos : 299

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptyDom Set 28, 2014 9:12 pm

DATA: 27/09/2014

ESPÉCIE:PATOS E CODORNIZES

ABATES: 2 + 4 (1 não cobrada )

COMENTÁRIO: Não tinha nada em mente mas à última da hora foi orientada uma caçada. Já sabia de antemão que a caça era escassa mas o vício é muito maior eheh.
Assim ás 5h 30min estava no monte para o sorteio das portas para os patos. Após o sorteio fico a saber que a porta que me calhou em sorte era boa. Fiquei moderadamente animado e vamos a isso.
Após alguns pequenos percalços lá encontrei a minha porta. Ouvia-se patos na lagoa e a emoção aumentou.
Pouco depois de estar instalado passa-me um pato a boa distância mas como era ainda muti escuro aguentei e não atirei...
Assim que começa a amanhecer vejo 3 patos a arrancarem na minha direcção e passei é desta: no entanto à medida que se aproximam da minha porta desviam-se. Mesmo assim aponto a um e chão com ele e mais 2 tiros num outro que vai embora.
Deixo-o lá estar pois começa a levantar alguns patos mas poucos... Um tiro aqui outro ali e pouco mais até que vem outro pato na minha direcção. assim que entra a tiro já estava no chão dando uma grande "chapada"... E pronto mais uma meia hora de espera e ás 7h 30min estava a caçada feita...
Vamos ás codornizes.
Orienta-se o grupo eu vou numa ponta e p cão a bater terreno levanta-me logo uma que a abato. Sempre em alta rotação e cheio de vício mas um pouco largo para as codornizes ( ouvidos um poucos surdos eheh ). Ouvem-se uns tiros intercalados com pausas exageradamente longas para a caça que estavamos a praticar. Sinal que eram poucas.
Já próximo do fim da volta o cão levanta-me outra que abato, seguida de cobro. Depois foi ver o cão parar uma outra mas longe de mais para lhe atirar e para pena minha não aguentou a paragem até ficar a tiro. Consequência foi-se embora...
Ainda levantou mais 2 fora de alcance pois neste momento o cão estava louco de vício...
Lá acalmou passado um bom bocado. Resolvo virar para trás e ir em direcção ao carro e eis que o cão para-me outra codorniz que agora abato...
E pronto assim se passou um dia que não foi nada mau e serviu para ver que o cão está com andamento, precisa de algum controlo e perceber ainda o que é a caça da codorniz... Mas para as perdizes bravas está lançado  Very Happy  Very Happy  Very Happy
Amanhã uns coelhos...


Última edição por nelson oliveira em Dom Set 28, 2014 9:37 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 273
Idade : 44
Localização : montijo
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Data de inscrição : 12/02/2014
Pontos : 299

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptyDom Set 28, 2014 9:31 pm

DATA: 28/09/2014

ESPÉCIE: COELHOS

ABATES: 0

COMENTÁRIO: Após uma grande pesquisa de mercado para arranjarmos um sítio para caçar até hora de almoço, pois de seguida existiam compromissos lá conseguimos encontrar uma zona de caça.
Chegados ao local combinado e à hora combinada e após papelada tratada lá estávamos preparados para caçar. Para mim era voltar ás origens mas sem cães ( algo estranho e que nunca me vou habituar ), pois caçar aos coelhos foi o meu início nas lides cinegéticas.
Palestra dada e recomendações sempre bem vindas lá partimos para o campo. O nosso grupo de 4 ficou inserido num grupo de 11 ou 12 caçadores com 4 matilheiros ( sendo um deles o do meu grupo ).
A zona de caça era toda zona de pinhal com mato e tojo bem fechado com nenhuma ou poucas abertas. as esperas foram-se colocando à medida que os matilheiros iam avançando. Logo de início a cadela do meu amigo agarrou um belo coelho na cama. Começou muito bem!!!
Mas cedo se percebeu que coelhos são poucos e hipótese de tiro diminutas.
Lá foi-se desenrolando a caçada com umas ladras aqui e ali e com uns disparos separados por períodos de tempo longos.
Mesmo assim revivi um momento de adrenalina à antiga quando os cães levantaram um coelho e foi um livre-se quem puder no meio daquele matos com coelho para um lado cães para o outro e vice versa... muita luta o coelho a aparecer uma ou outra vez mas sem dar hipótese de tiro até ser agarrado por um cão.té ao final vi serem errados 3 coelhos mas aqui o je não teve hipótese de disparo...
Fica para uma próxima. Valeu pelo campo, pelos amigos, pelos cães e por ver que ainda existem alguns coelhos ( que animal com uma resistência incrível... )
Depois foi sempre a andar para ás 14h estar em gaio-rosário para levar o meu pequeno ao futebol já que ele joga numa equipa da zona...
Saudações Cinegéticas!
Ir para o topo Ir para baixo
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 273
Idade : 44
Localização : montijo
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Data de inscrição : 12/02/2014
Pontos : 299

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySex Out 03, 2014 4:29 pm

DATA: 02/10/2014

ESPÉCIE: COELHOS

ABATES: 0

COMENTÁRIO: A confirmação de que os coelhos continuam em mau estado de conservação e em risco de desaparecerem tive-a ontem.
À última da hora e após "convite" do dono da reserva onde nos últimos tempos ia caçar aos coelhos ( e que belíssima reserva de coelhos ) fui lá para ver o estado dos mesmos, pois o próprio dono não sabia ao certo como estava aquilo. No entanto já se contava com más novidades.
Mas infelizmente elas são piores... Os coelhos até criaram bem e aguentaram-se até finais de Agosto e inícios de Setembro mas agora deles pouco ou nenhum sinal nofixe nofixe nofixe
Este clima tropical com chuvas arrasa-os...
Viu-se 4 coelhos, 2 com mal ( mixomatose sendo um agarrado pelos cães ) e de resto uns vestígios aqui e ali e mais nada... Simplesmente morte e deserto!!!
E estamos a falar de uma reserva muito boa de coelhos...
Para mim a caça ao coelho terminou mas a minha preocupação para com eles aumentou muito mais... Eles são a balança equilibradora do nosso ecossistema. Com a ausência deles, teremos muitas espécies a entrar em declínio e em rsico de sobrevivência...
O governo tem que olhar para isto com atenção e preocupação e deixar de assobiar para o lado...
A sobrevivência do coelho está verdadeiramente em perigo e mais do que nunca o risco de desaparecer é verdadeiro e muito real!!!
E pronto a segunda e última caçada ao coelho terminou e agora venha a minha caça favorita: perdizes... no entanto vou-me mantendo atento aos relatos dos companheiros coelheiros para ver o evoluir da situação.
Saudações Cinegéticas!
Ir para o topo Ir para baixo
ricardor2
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 79
Idade : 38
Localização : Guarda
Ocupação : Enfermeiro
Humor : Muito
Data de inscrição : 30/10/2012
Pontos : 88

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySex Out 03, 2014 6:02 pm

Amigo Nelson pela minha zona embora nao seja uma recuperação muito significativa, parece que este ano ha mais coelhos, eu pelo menos este ano ja os vi.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manuel Batista
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 726
Idade : 58
Localização : Abrantes
Ocupação : Administrativo
Humor : Conforme o vento
Data de inscrição : 28/06/2013
Pontos : 778

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySex Out 03, 2014 6:10 pm

Infelizmente o milagre que se vinha a sentir terminou em muitas zonas, era muito difícil os animais sobreviverem a este tempo. Penso não tratar-se da nova variante, mas realmente foi pena, pois a coisa até estava bem composta. Apesar de tudo temos de contar que o coelho está bastante emburacado, pois muitos buracos estão a trabalhar. Possível prova disso é mesmo antes de se começar a batida as esperas começarem logo aos tiros e os cães quando entram dentro da mancha ser uma algazarra total, para passado 15/20 mn. parecer que estamos num funeral.  Quando os cães chegam ao fim da mancha, começam as portas que estão mais afastadas dos últimos movimentos dos cães aos tiros, isto estamos a falar de 400/500 m. Será sinal que os coelhos sairão dos buracos mordidos pelos que já estavam ? Infelizmente neste momento só conheço uma ZC que mantem  os níveis de abate sempre muito acima da média, mas o preço a que fica cada coelho ao proprietário não está ao alcance de qualquer um. Infelizmente não à nada a fazer, até aqui o € manda ( e alguma sorte também ).

Luis Batista
Ir para o topo Ir para baixo
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 273
Idade : 44
Localização : montijo
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Data de inscrição : 12/02/2014
Pontos : 299

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySex Out 03, 2014 9:17 pm

Ao menos que haja algumas zonas boas. A mim o que me desanimou é que foi numa reserva que para os coelhos era de luxo...
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySex Out 03, 2014 11:07 pm

nelson oliveira escreveu:
. A mim o que me desanimou é que foi numa reserva que para os coelhos era de luxo...

Má gestão concerteza. scratch
Ir para o topo Ir para baixo
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 273
Idade : 44
Localização : montijo
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Data de inscrição : 12/02/2014
Pontos : 299

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySeg Out 06, 2014 5:34 pm

DATA: 04/10/2014

ESPÉCIE: PERDIZ E LEBRE

ABATES: 2 + 1

COMENTÁRIO: O mais que esperado dia chegou. A noite que antecedeu não serviu para descansar pois a ansiedade era mais que muita eheh.
Assim antes da hora já estava preparado e fiquei à espera da malta. À hora combinada estávamos todos em águas de Moura e foi fazer divisão pelos carros e arrancar. Paragem para comer algo e ás 7h 30min estávamos à entrada da reserva.
E lá nos encontrámos com os outros 2 companheiros de caça. Uns dedos de conversa, uns vão para um lado e outros para outro de forma a tentar mexer as perdizes ao máximo...
Sendo assim fiquei com 2 companheiros e fomos bater uma zona onde as perdizes formam 2 ou 3 bandos grandes e que normalmente são difíceis de desfazer...
Tudo orientado, cães soltos e toca a andar. batendo terreno nas calmas, sempre atentos a algo e a ver-nos uns aos outros. O meu cão nem 10 minutos após termos começado começado a bater num rasto e a dar sinal de caça próxima. De repente dá um esticão e a mais de 50 metros levantam-se 2 perdizes... Sempre malinas...
Continuamos e o cão volta a dar sinal evidente de caça, de um lado para o outro muito acelarado e eu pronto para disparar e eis que vejo uma lebre a fugir no sentido contrário ao cão. Dou um salto para a ver melhor, aponto, disparo e já está. primeira peça de geral!
Continuamos e foram-se levantando algumas perdizes e um grande bando que se escapuliu. Alguns tiros mas nada caiu. Nós os 3 decidimos continuar a segui-las de forma a cortar-lhes a saída antes do fim da reserva. Não tivemos sucesso pois umas voltaram para trás e outras saíram fora da reserva.
Voltamos para trás pois sabíamos que tinham ficado perdizes. E assim foi foram-se levantando mas sempre longe. mesmo no fim desta volta vejo um lebre a furtar-se ao longe. Aviso o meu amigo e ele corre à frente para lhe cortar a saída, entretanto sai-me uma perdiz que falho pois fica encoberta pelos pinheiros enquanto o meu amigo consigo matar a lebre.
Vamos agora para outra zona. Levanta-se uma ou outra perdiz mas nada de especial. Paramos decidimos o rumo a tomar e lá seguimos o nosso caminho. Quando me posicionava para entrar dentro do eucaliptal eis que me salta uma perdiz do mato que atinjo com o primeiro tiro. Reparo que não fica mortal chamo o cão mas este vai embalado em frente e quando chega ao pé de mim já é tarde demais... Uma tristeza deixar caça no campo nofixe nofixe nofixe
Depois de vermos que a zona onde queríamos ir não estava em condições pois o terreno tinha sido lavrado à pouco voltamos para trás e fomos bater um canto muito jeitoso para ter caça escondida.
Mal lá entro o cão começa a bater rasto e eis que a 10 metros de mim o cão faz uma paragem! Aproximo-me e reparo é uma lebre. O meu colega do lado ainda não tinha nenhuma. Mando o Horus avançar, a lebre arranca e o meu colega com calma abate-a e o cão cobra-a.
Continuamos e o cão sempre a caçar e eis que começa a avançar e a parar. Está caça próxima... Assim continua um bom bocado e eis que a uns 20 metros se levanta uma perdiz. Falho-a ao primeiro tiro mas seguro-a ao segundo. O cão cobra-a bem!! Ao mesmo tempo arranco mais 2 longe de tiro.
Próximo do fim da caçada a malta reune-se toda e decide fazer uma linha até aos carros. Assim se fez.
Volta-se a ver perdizes a arrancarem isoladas e em bando, um tiro daqui outro de acolá mas nada de abates. Já a meio do caminho e depois de ter visto o cão levantar 3 ou 4 perdizes vejo-o todo entusiasmado numa zona que é propícia em ter perdizes. Aproximo-me do cão e eis que se levanta uma perdiz na frente do mesmo. Um tiro e cai. Muito bom para a abertura!
Daqui até ao fim mais um ou outro tiro da linha e está terminado o dia de caça.
Chegamos juntos aos carros, juntamos a caça abatida e contamos peripécias. Nota ainda para um grande javali que saiu aos cães e foi na sua vida...
Amanhã à mais!
Saudações Cinegéticas!

As fotos:

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 OuGHJf

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 E23sBb

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 ElvBvC
Ir para o topo Ir para baixo
jose costa
Membro VIP
Membro VIP
jose costa

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3885
Idade : 63
Localização : lisboa
Ocupação : servente
Humor : algum
Data de inscrição : 02/07/2010
Pontos : 4108

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySeg Out 06, 2014 6:01 pm

boas
parabens bom relato
boa caçada
deu para divertir
--boas caçadas
divirtam-se
cumps,
Ir para o topo Ir para baixo
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 273
Idade : 44
Localização : montijo
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Data de inscrição : 12/02/2014
Pontos : 299

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySeg Out 06, 2014 6:10 pm

DATA: 05/10/2014

ESPÉCIE: PERDIZ E LEBRE

ABATES: 3 + 2

COMENTÁRIO: Após uma abertura boa e uma chegada a correr a casa, para arrancar logo de seguida em direcção a outra zona de caça e pelo meio fazer uma espera ao javali ( há gajos malucos eheh ) chegamos ao domingo.
Às 7h todos concentrados no monte. Já sabíamos a zona onde íamos caçar e eu já sabia que fazia a ponta junta ao rio de forma a colocar a perdiz para dentro da zona de caça. Mas aquelas zonas não são fáceis. Mato, encostas e valas de água com silvas que obrigam a contornar as mesmas.
Assim depois de tudo bem orientado pelo responsável do grupo lá começou a caçada.
Cerro atrás de cerro, poucos tiros uma ou outra perdiz avistada e já algumas lebres corridas pelo cão que dentro do pequenos pinheiros mansos nem se viam passar...
Eis que ouvindo 2 tiros do meio da linha chego-me ao vale me frente e está a passar um bando de perdizes para fora da reserva. Rapidamente aponto a uma e já está! Cobrada pelo cão que está a melhorar nesse aspecto...
A partir deste momento começaram-se a ver mais perdizes, umas a frente outras para trás e ainda outras a contornar o rio.
Após falar com o colega mais próximo de mim e orientarmos o sentido da linha entramos num pequeno projecto com mato e pinheiro manso. Cão a caçar muito bem e eis que me levanta uma perdiz! Vai boa mas eu com receio que se tape com as árvores falho-a... Que pena levantada pelo cão! O dono não esteve à altura do seu cão toma
Ouvem-se tiros com mais cadência e a linha avança. Chego a uma zona impossível de transpor e onde a linha se junta para contornar essa mesma zona.
À medida que subo para me juntar aos outros, o colega mais próximo de mim levanta 2 perdizes, uma vem no meu sentido, quando me vi arrepia mas já é tarde...
Após uma pequena conversa para orientar as coisas lá arrancamos para dar a volta final. A zona tem muita pinta para lebres e perdizes. Mal começo a entrar, levanta-se uma ao longe seguida de outra, os tiros aumentam e vai-se vendo umas perdizes e lebres...
O cão levanta-me uma perdiz que encoberta não consigo abater... Entretanto contorno o monte para tentar cortar a fuga da caça. Sai uma perdiz para trás que com 2 belos tiros coloco-a abaixo...
3 perdizes já está uma bela caçada. Entretanto depois de cobrada a perdiz o cão fica todo entusiasmado num molhe de feno e carrasco. Anda tolo é lebre na certa... A pensar nisto e eis que a mesma se está a escapulir mas não vai longe pois abato-a ao primeiro tiro.
Chega-se a mais uma zona que não se consegue transpor. Aproveito e deixo a caça num casebre ( mais tarde ia-se buscar ) pois já pesava.
Daqui até ao fim ainda tínhamos uma hora para andar. Menos caça mas mesmo assim matei uma lebre ao terceiro tiro e voltei a falhar uma perdiz que foi seguida pelo cão! Até ao fim ainda se levantou um grande bando que foi para trás da linha, uns javalis que arrancaram dos fetos e por aí foram e uma situação presenciada por mim que foi caricata: ao longe vejo uma raposa sair do silvado para o mato. Mal ela entra no mato, salta uma lebre para o aceiro e a raposa apercebendo-se disso vira-se para seguir a lebre. Eu ao mesmo tempo corro ao aceiro e mal a raposa salta para seguir a lebre eu mando-lhe um tiro mas esta vê-me e num outro salto entra de novo para o silvado. Fiquei com a ideia de lhe ter acertado mas...
Ao chegar ao carro já vinha estoirado... 2 dias intensos de caça e uns 40 kms feitos é dose...
Mas como o velho ditado: "quem corre por gosto não cansa" isso aplica-se inteiramente a mim no que à caça diz respeito.
Depois confraternização no monte, uma bela feijoada e a divisão da caça.
De seguida um café e toca a andar para caça pois na segunda é trabalhar todo o dia.
Cheguei a casa, estive com a família e ainda com uns amigos e quando fui dormir ia cansado mas feliz...

Fotos da caça:

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 GjaXRU

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 5XOQ3x

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 IGo9B7
Ir para o topo Ir para baixo
Helder Siilva
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 302
Idade : 61
Localização : Belgica
Ocupação : caça & pesca
Humor : pouco
Data de inscrição : 27/06/2013
Pontos : 349

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySeg Out 06, 2014 6:31 pm

Espetaculo!!!!!Mais palavras para que!!! jola
Ir para o topo Ir para baixo
rufi
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 563
Idade : 50
Localização : Porto Covo
Ocupação : Professor de EV
Humor : Bom
Data de inscrição : 25/07/2014
Pontos : 588

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySeg Out 06, 2014 8:44 pm

Até largas as rodas!!!! fixe fixe

Assim tens que arranjar uma arca maior! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 273
Idade : 44
Localização : montijo
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Data de inscrição : 12/02/2014
Pontos : 299

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySeg Out 06, 2014 9:05 pm

Vamos ver como corre a época.
No fim é que se faz a avaliação...
Por agora vai bem... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
francisco gouveia
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 712
Idade : 58
Localização : montijo
Ocupação : op maquinas JCB
Humor : bem disposto
Data de inscrição : 23/06/2014
Pontos : 739

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptySeg Out 06, 2014 9:56 pm

Amigo Oliveira que boas caçadas.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1724
Idade : 41
Localização : POR AI
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Data de inscrição : 11/04/2010
Pontos : 1793

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptyTer Out 07, 2014 9:34 am

Ta ai na foto o Nuno, ganda malha de moço!
Ir para o topo Ir para baixo
csilva
Membro Experiente
Membro Experiente
csilva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 655
Idade : 53
Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro
Ocupação : Director Comercial
Humor : Algum
Data de inscrição : 17/10/2012
Pontos : 682

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 EmptyTer Out 07, 2014 3:48 pm

Boas caçadas e bons relatos! fixe
Espectáculo!!!

Parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 9Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» OLIVEIRA - ÉPOCA 2015/2016
» Época 2014/2015
» época 2014 2015 Comando77
» Palpite Kacipesca - Época 2014/2015
» Competições Europeias - Época de 2014/2015

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Jornadas de Caça «-