* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

InícioInício  PortalPortal  Registrar-seRegistrar-se  OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Button10  OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 11kdxxe  Conectar-se  
KaciPesca - Diverte-te por cá
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte
AutorMensagem
Helder Siilva
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 299
Ocupação : caça & pesca
Humor : pouco
Pontos : 346

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyDom Dez 21, 2014 10:41 am

Continua sempre em grande! Saudaçoes, feliz natal e bom ano!!! santa OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 21499 OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 60708928
Gonçalo Marques
Membro Experiente
Membro Experiente
Gonçalo Marques

Nº. Mensagens : 765
Ocupação : Reformado, Caçador
Humor : *****
Pontos : 948

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyDom Dez 21, 2014 11:07 am

fixe
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Nº. Mensagens : 30750
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Pontos : 36162

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyDom Dez 21, 2014 11:15 am

Grande abraço e boas continuações... fixe

Ler as Regras e fazer a Apresentação é um dever seu! » Regras ler AQUI e AQUI - Apresentação clicar AQUI

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Userba10

Cumprimentos
João Paulo Gil

kaci
jose costa
Membro VIP
Membro VIP
jose costa

Nº. Mensagens : 3885
Ocupação : servente
Humor : algum
Pontos : 4108

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyDom Dez 21, 2014 3:34 pm

boas
uma perdizita nesta altura
já não é nada mau
continuações de boas caçadas
divirtam -se
cumps,
Carlos Lopes
Membro Experiente
Membro Experiente

Nº. Mensagens : 568
Ocupação : Empresario
Humor : Bom
Pontos : 578

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyDom Dez 21, 2014 8:23 pm

fixe
francisco gouveia
Membro Experiente
Membro Experiente

Nº. Mensagens : 712
Ocupação : op maquinas JCB
Humor : bem disposto
Pontos : 739

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyDom Dez 21, 2014 8:41 pm

Boa noite, amigo Oliveira
Continuação de boas caçadas :fixe

Feliz natal e um bom ano novo OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 21499

nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

Nº. Mensagens : 273
Ocupação : enfermeiro
Humor : normal
Pontos : 299

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyTer Dez 23, 2014 7:30 pm

Obrigado a todos! fixe
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyTer Dez 23, 2014 8:09 pm

DATA: 20/12/2014

ESPÉCIE: PERDIZES E LEBRES

ABATE: 2

COMENTÁRIO:Chegou o dia da última caçada à geral deste ano.
Foram mais caçadores do que é habitual de forma a aproveitar este último dia. Com mais pessoal talvez mais caça se movesse.
De referir que este dia foi, muito provavelmente o dia mais frio do ano. Nunca mais de 4 graus, tempo nublado e com vento. As mãos pareciam tacos eheh...
Após avaliação feita quer ao tempo, quer ao terreno e ao pessoal que por lá andava decidimos ir caçar no montado.
Éramos uma linha de 3 com outros 3 cães. Os cães a caçar bem e a vasculhar todos os cantos. Davam sinais de caça mas vê-la nada...
E assim foi-se passando a jornada de caça sem muita acção.
Por fim e já numa fase final de caçada decidimos bater uma zona junto ao monte que normalmente não tem sido batida.
E aí levantaram-se 2 ou 3 perdizes embora sem hipótese de abate. Uma delas voltou para o montado e resolvemos ir atrás. Dentro do montado voltou a levantar mas longe. Vi para onde foi e seguimos atrás da mesma.
O meu cão começou a caçar cada vez mais entusiasmado e eu à espera que a perdiz saísse. E assim foi durante mais de 100 metros. O cão a guiar e eu a segui-lo, até que numa zona de montado mais fechado um belo perdigão arranca sentindo a presença e a pressão do cão. Eu entre 2 árvores atiro e ele cai redondo.
Cobro exemplar do cão com entrega em mão do perdigão.
Que excelente trabalho fez o cão!!! Fiquei orgulhoso do meu cão. Até me apeteceu dar-lhe um beijo ehehe.
Com este lance já tinha ganho o dia e livrado a grade.
Continuamos a caçada agora mais animada pois apareceram algumas perdizes e mataram-se mais 2.
Na última volta mudamos de zona. Fomos para uma já batida mas onde a perdiz costuma andar para trás e para frente enganando a malta.
Não vimos nada e decidimos virar em direcção ao carro. Passo uma vedação e arranca uma perdiz. O meu cão corre à mesma mas chamo-o pois podia espantar outra. Entretanto ligo a um dos companheiros para dizer que tinha virado de direcção. Ao mesmo tempo olho para o cão e vejo-o muito entusiasmado a bater um pequeno mato. Ainda com o telemóvel nas mãos arranca uma perdiz a toda a velocidade. Mesmo atrapalhado acerto-lhe com o segundo tiro e ficou.
Há cada situação na caça que a tornam mesmo caricata. Esta é uma delas Very Happy Very Happy Very Happy
Pouco depois estava terminada a caçada à geral e também o término da caça geral nesta reserva.

FOTOS DA CAÇADA:
OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Unnamed101_zpsdcf1b793

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Unnamed102_zps1cbe8895

FOTOS DO MEU COMPANHEIRO DE 4 PATAS E RESPONSÁVEL POR TANTOS E TÃO BONS MOMENTOS:
OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Unnamed103_zps4e44edea

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Unnamed104_zps4da8142d
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Nº. Mensagens : 30750
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Pontos : 36162

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyTer Dez 23, 2014 8:13 pm

Mais uma excelente jornada...foi um fecho em beleza... fixe

Ler as Regras e fazer a Apresentação é um dever seu! » Regras ler AQUI e AQUI - Apresentação clicar AQUI

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Userba10

Cumprimentos
João Paulo Gil

kaci
Gonçalo Marques
Membro Experiente
Membro Experiente
Gonçalo Marques

Nº. Mensagens : 765
Ocupação : Reformado, Caçador
Humor : *****
Pontos : 948

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyTer Dez 23, 2014 8:44 pm

Boa! fixe
francisco gouveia
Membro Experiente
Membro Experiente

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyTer Dez 23, 2014 9:47 pm

Boa noite amigo Oliveira:
Fez mais uma boa caçada fixe
Foi um fecho com chave douro fixe OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 21499

Cumprimentos
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyQui Jan 01, 2015 1:07 pm

DATA: 28/12/2014

ABATE: 1

COMENTÁRIO: Tenho andado um pouco afastado pois o trabalho é muito e não há muito tempo para escrever...
Após o fecho de caça numa das reservas fui fazer o fecho na outra reserva.
Começámos a caçar já tarde pois era uma volta mais pequena pois de seguida havia almoço de fim de época.
Eu e o meu companheiro de caça habitual fomos bater a zona que gostamos mais mas hoje o tempo não estava bom para a caça. Muito frio e com vento...
Os cães davam com alguma caça mas sempre longe e afastada de tiro.
E assim foi durante toda a caçada. Entretanto o meu colega conseguiu encontrar um dos bandos e matou uma perdiz.
Entretanto decidimos voltar para trás em direcção aos carros pois já era hora de almoço.
Próximo do fim da caçada no meio de umas estevas o cão dá sinal de caça. Nada sai e eu ando em frente mas o cão volta às estevas e eis que do outro lado sai uma bela perdiz. A boa distância e com um tiro ficou.
E assim acabei a época com mais uma perdiz nesta reserva com boa quantidade de caça brava.
No fim despedi-me de todos e toca a andar para casa pois os deveres parentais assim o exigem...
Saudações Cinegéticas!fixe

FOTO:
OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 20141228_165820_zpsf086ba92
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyQui Jan 01, 2015 2:03 pm

DATA: 30/12/2014

ABATE: 4

COMENTÁRIO: Através de um convite de um amigo fui caçar com um dos meus amigos marteleiros a uma zona de caça que é um ex libris de caça brava.
Chegados ao monte estivemos à conversa com o gestor e o guarda. 2 pessoas afáveis e com muita sabedoria no que à caça diz respeito.
Assim e com um cenário gélido ( já tinhamos apanhado -4ºC ) começamos a caçada com a orientação do guarda, ou melhor com a companhia de uma pessoa que sabe o que lá tem e demonstra muito orgulho no trabalho feito...
Mal saímos saiu um coelho que não deu hipótese de tiro. Esta zona tem uns coelhos jeitosos tendo em conta a desgraça que vai por este país a fora no que ao coelho diz respeito.
Entretanto um de um lado e outro do lado contrário fomos avançando e a perdiz foi saltando. Sempre longe e fora de tiro. Entretanto tiros do meu colega e eis que uma perdiz revoada passa a alta velocidade. Não muito longe mas rápida o suficiente para tirar só umas penas do rabo e lá vai ela...
Continuamos chegamos a uma zona soalheira com pinta para ter caça. E assim foi levantou-se um bando e eu chumbo uma que cai no outro lado do monte. Lá andei com o cão e entretanto o guarda levou os "lulus" para ver se encontrávamos a perdiz chumbada mas nada... Foi pena...
Fomos andando e vendo caça. levanta-se umas perdizes daqui, outras acolá... Vejo 2 perdizes a escapulir-se para o meio de estevas. Acelero o passo nesse sentido. O cão começa logo a dar sinal delas e uma sai fora de tiro mas a segunda sai bem a tiro. E eu com 2 tiros falho-a escandalosamente Mad Mad Mad
Não há nada a fazer continuamos... Vemos várias perdizes a arrancar para uma semeada mas para aí não vale a pena.
O guarda indica-nos a restante volta a fazer. Entretanto mais uns dedos de conversa com esta pessoa bem disposta e afável e não reparo que o meu cão anda a caçar e eis que num pedaço de mato e estevas arranca uma perdiz. Corro e mando-lhe um tiro que a atinge. Cai na semeada e após algum trabalho é cobrada...
Fomos batendo terreno e vendo alguma caça até chegar a uns arrifes de mato e estevas. Aí entramos na esperança de encontrar um coelho. Fomos andando devagar e já no fim destes arrifes e numa pequena encosta soalheira o cão arranca decidido. E eis que sai um bando de umas 10 perdizes. Não longe mas encobertas por 2 pequenas azinheiras o que fez que disparasse os 2 tiros com as perdizes já longe... paciência...
Continuamos a bater e mais alguns tiros do outro lado com o meu amigo marteleiro a fazer um doble ás perdizes...
Após isto voltamos na direcção do monte mas por um outro lado. Logo vi umas perdizes mas a levantarem longe a mais de 100 metros. Batemos uns altos com sobreiros e estevas e em todos havia caça. Um deles tinha uns belos pombos. Ao entrar num outro fui junto ao limite e eis que do meio das estevas arranca uma perdiz que falho ao primeiro mas ao segundo tiro já longe atinjo-a e ela cai embora ferida. Correria habitual e com a ajuda dos cães do guarda e com o cão de loiça do meu amigo lá se cobrou a perdiz... Agora tenho-o que o aturar mais um ano ehehe
Continuamos por aqueles montes e num alto e com o cão a fazer uma guia espectacular levanta-se uma perdiz que a cobrei. Após o tiro levantam-se mais meia dúzia delas.
Já estamos na volta final em direcção ao monte. Entretanto os "lulus" do guarda dão um espectáculo a levantar coelhos que infelizmente não se deram à morte. Que belos cães o homem possui e que estão habituados a caçar naquelas zonas a tudo desde pena a pelo.
Já estamos no monte correspondente à casa. Vamos dar mais uma volta antes de terminar. Fomos bater uma encosta onde o sol batia e estava tudo sossegado. Vão-se levantando uma ou outra perdiz ao longe e um ou outro coelho. O meu cão que já tinha perdido as baterias parecia tê-las recuperado tal era a energia e o entusiasmado demonstrado. E assim e após seguir a caça o cão levanta-me 2 perdizes e das quais mato uma.
Pelo meio tiros do outro lado e eis que uma perdiz a alta velocidade se dirige na minha direcção. Deixo-a vir atiro-lhe de bico e falho-a!!! Devia levar com ela nas trombas Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
E até ao fim o cão levantou mais 3 ou 4 perdizes mas por isto ou por aquilo não consegui atirar a mais nenhuma.
E assim chegou ao fim uma caçada maravilhosa numa zona de caça espectacular e com uma gestão cuidada e profissional. A juntar a isso a boa companhia e orientação do guarda.
Depois das despedidas uma belo almoço na companhia do gestor onde se falou de tudo um pouco mas claro com a caça e as suas problemáticas em particular.
De seguida volta para casa pois já chegaríamos quase de noite.

FOTO DA CAÇADA:
OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Almodovar1_zpse0b58b58

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Almodovar2_zps7a28f145

MINHAS PERDIZES:
OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Almodovar3_zps6ba62c5e

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Almodovar5_zpsf19e3e7a
francisco gouveia
Membro Experiente
Membro Experiente

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyQui Jan 01, 2015 7:53 pm

Boa noite amigo Oliveira:
Mais uma excelente caçada fixe

Continuação de mais boas caçadas fixe
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyDom Jan 04, 2015 4:51 pm

DATA: 03/01/2015

ESPÉCIE: PERDIZES

ABATE: 2

COMENTÁRIO: Após uns contactos efectuados lá fomos fazer uma caçada ás perdizes.
Éramos um grupo de 7 caçadores mais 2 da parte do gestor num terreno difícil, dobrado e com muito mato e estevas.
Sabíamos que devido a este facto ainda não se tinha caçado muitas vezes e a densidade de perdiz era muito razoável.
Assim chegados ao monte com -2ºC e feitas apresentações, tomar o pequeno almoço e conversar um pouco de forma a deixar vir o sol e aumentar um pouco a temperatura e também definir as voltas. Iríamos fazer 4 batidas.
Com isto começamos a caçar próximo das 9h junto a um dos limites da reserva. 6 caçadores em linha e 3 portas. Mal começamos levantaram-se 3 ou 4 perdizes que com um voô saíram fora da reserva. Continuamos e rapidamente o frio foi-se porque a contornar aqueles montes altos e alguns bem inclinados, com estevas e mato não há frio que aguente ehehe
Vê-se umas perdizes mas tiros nada...
Já estamos próximos do fim da primeira batida. As portas dão alguns tiros e uma das pontas também. Numa encosta solarenga e cheia de estevas o meu cão dá sinal de caça. Entramos nessa meia encosta mas rapidamente as perdizes ( 2 ) arrancam e dobram o monte não dando hipótese de tiro.
Entretanto mesmo ao chegar ás portas o marteleiro que ia ao meu lado mata um belo perdigão que se escapulia para trás. E assim acaba a primeira batida com uma perdiz morta.
Não se perde tempo e iniciamos a segunda. A malta que anda mais ( incluindo eu eheh ) vai bater os montes mais íngremes e duros. Estes possuem muito mato tornando quase impossível matar uma perdiz. A outra ponta vai dando uns tiros e nós vamos levantando algumas perdizes de forma a irem para o outro lado que é mais fácil de caçar e acima de tudo de atirar.
Após esta etapa de sacrifício virámo-nos para a outra zona. Assim que chegamos ao alto do monte saltaram logo perdizes que arrancaram logo para o outro monte do lado ( já estão com a escola toda ).
Rapidamente estendemos a linha e toca a andar. E aqui com a linha bem orientada foram-se levantando perdizes de forma sucessiva. Eu vejo uma que vai para trás. Dou-lhe 2 tiros mas só lhe arranco umas penas e ela vai embora...
Tiros foram-se ouvindo de forma mais ou menos cadenciada. Entretanto para-se para tentar recuperar algumas perdizes caídas e isso dá tempo para a perdiz escapulir...
Já próximo das portas vem uma perdiz revoada a uma altura razoável. Com um tiro atinjo-a de morte e ela vai a cair pelo monte abaixo. O meu colega segura-a para evitar que um gajo descesse todo o monte para a ir buscar Very Happy Very Happy Very Happy
Vamos para a terceira batida. Uma zona com mais do mesmo. Belos montes...
Começamos pelo limite para evitar que as perdizes saiam fora do couto. Mesmo assim há algumas que fogem. Eu vou a meia encosta. O cão dá-me sinal de caça junto a um sobreiro. Dirijo-me para lá e só as ouço levantar. Sem hipótese de tiro.
Continua-se a vai-se levantando perdizes e há tiros tanto nas portas como de salto. já estamos quase no fim deste monte e o cão vai à frente dando sinal de caça. E eis que atrás de umas pedras arranca uma perdiz que deixo esticar antes de abater. Cobrada pelo cão de forma exemplar.
Pouco depois temos a terceira batida terminada.
A quarta e última batida é curta e rápida. É só um pequeno monte com alguns pinheiros mansos. O suficiente para esconder algumas perdizes que saem em direcção ás portas. Ouvem-se uns valentes tiros mas no fim fica só uma.
De realçar que este fim de caçada encerra um episódio triste e dramático. Uma cadelinha nova começou a sentir-se mal e a espumar-se... cada vez mais aflita. levou-se para o monte e tentamos de tudo incluindo reanimação mas a pequena cachorro morreu...
Aparentemente devido á lagarta do pinheiro. Terá comido alguma...
Enfim um triste episódio que marcou de forma negativa um belo dia de caça que decorreu com animação e boa disposição.
Para o fim um belo almoço de frango do campo e algumas conversas animadas sobre caça e não só e que deu para desanuviar o ambiente devido ao triste episódio da cadela.
Resultado final: 14 perdizes para 9 armas.
Saudações Cinegéticas!

FOTO:
OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Dogueno1_zps20a0ad07
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyQui Jan 15, 2015 5:23 pm

DATA: 11/01/2015

ESPÉCIE: TORDOS

ABATE: 11

COMENTÁRIO: Com a caça geral a terminar lá chegou o momento de ir aos tordos com a malta do costume e para uma nova zona ainda não explorada por nós.
As indicações dadas eram de confiança e eu só tenho a agradecer fixe fixe . No fim de semana anterior tinha dado muito tordo.
Sendo assim à hora marcada lá estavámos para a inscrição e sorteio. Tudo feito de uma forma clara e rápida sem confusões. Malta afável e simpática! Tudo 5 estrelas!
Após isto, fomos para o campo. A mim calhou-me a porta 1. Uma zona entre um vale de sobreiros e uns laranjais. Tratei das coisas e cartuchos na semi automática e foi esperar pela hora do começo. Não se ouvia muitos tordos mas rapidamente começou-se a ouvir tiros. No meu lado nada até que vindo dos laranjais 3 tordos aparecem... E eu erro e mato os outros 2 que não encontro...
Começou mal, penso para mim...
Aguardo e na primeira hora mato 7 tordos alguns a uma distância que até duvidei que tinha sido eu a atirar ehehe... E todos cobrados.
Ouvem-se tiros de forma mais ou menos cadenciados até que entramos na calmaria... E aí eu sou um gajo sem paciência. E o resultado de andar a mexer de um lugar para o outro, olhar para o chão a ver o feitio dos coelhos ( existem em alguma quantidade ) ir mandar uma cagada, etc, etc foi deixar passar uma dezena de pássaros que vinham a tiro...
Aproxima-se o fim da caçada pois já são quase 11h e eu reparo numa pequena passagem onde vai passando um tordo de tempos a tempos. Coloco-me lá e rogo á minha paciência. E resultou: matei 4 tordos e assim ficou a primeira caçada de tordos.
Depois foi arrumar as coisas, falar um pouco com o pessoal da zona e arrancar.
Pelo caminho um almoço para compor o estômago e resto de viagem 5 estrelas. Aliás não pode ser de outra forma quando se tem companheiros de caça 5 estrelas fixe fixe fixe
xina 1979
Membro VIP
Membro VIP
xina 1979

Nº. Mensagens : 5247
Ocupação : empregado de escritorio
Humor : bom
Pontos : 6643

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyQui Jan 15, 2015 6:46 pm

Já foi bem bom fixe
Sérgio Mota
Membro Veterano
Membro Veterano
Sérgio Mota

Nº. Mensagens : 1118
Ocupação : Caça.
Humor : QB
Pontos : 1230

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyQui Jan 15, 2015 8:02 pm

fixe
csilva
Membro Experiente
Membro Experiente
csilva

Nº. Mensagens : 655
Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro
Ocupação : Director Comercial
Humor : Algum
Pontos : 682

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptySab Jan 17, 2015 12:27 am

Foi pena não ser o dia certo amigo, mas a intenção foi boa! Sad
Domingo não vou porque vai chover, mas em princípio na quinta estou lá!

Um abraço.
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptySab Jan 17, 2015 10:08 am

Obrigado amigo Carlos!
Eu agora só caçarei no outro fds aos tordos. quinta dia 22 devo ir fazer a despedida das perdizes...
Vamos falando!
Mas mesmo assim já não foi mau... fixe
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptySab Jan 24, 2015 8:01 pm

DATA: 22/01/2015

ESPÉCIE: PERDIZES

ABATE: 0

COMENTÁRIO: Como estava previamente combinado lá fomos até á Beira Baixa caçar perdizes bravas num terreno difícil e complicado.
Com umas desistências de última hora ( a gripe anda a dar forte na malta. As melhoras é o que desejo ) assim chegamos após 3 horas de viagem com paragem pelo meio de forma a beber café e comer algo à Idanha.
Dados os bons dias e respectivas apresentações lá fomos para a reserva. 2 encostas íngremes com mato e uma delas com uma bela mancha de eucaliptal!
Divide-se a malta pelas 2 encostas e toca a andar. Subir aqueles montes não há frio que pegue eheh.
Mal chegamos ao alto o cão dá sinal de caça entre uns matos e uns eucaliptos avança rapidamente e eu sigo-o mas não consigo ver as perdizes que se levantam a tiro mas ficam encobertas. E assim passaram para a outra reserva ( eu fazia a ponta. Para andar é comigo Very Happy Very Happy Very Happy ).
E assim continuamos com poucos tiros pelo meio e abates ainda menos. Após umas 2 horas a bater estas encostas decidimos dar uma volta pela zona plana e limpa mas perdizes esqueçe.
Voltamos de novo ás zonas tramadas mas desta vez sem divisões. O grupo foi todo junto por uma encosta e depois iria bater a outra.
Esta encosta menos difícil pois tinha pouco mato e tinha mais montado não se revelou pródiga em perdizes. Viram-se algumas mas nada. Já mesmo no fim ouço um tiro do meu lado esquerdo. Viro-me e eis que 2 perdizes a menos de 20 metros passam-me à frente. Infelizmente não fui rápido o suficiente para lhes atirar antes de as mesmas ficarem tapados pelo sobreiro que estava à minha direita. Como resultado 2 tiros numa árvore e foram-se...
Terminada esta volta fomos fazer a última que tinha sido a minha primeira. a dos eucaliptos. Aqui era onde se tinha visto mais perdizes...
mas um terreno difícil, cheio de mato e de árvores e muito húmido tornou esta última volta penosa mas a malta não desiste. Batemos tudo e eu desta vez fui por dentro dos eucaliptos. Levantaram-se algumas perdizes que só as ouvi. A meio da volta o meu cão acelerou o passo dentro dos eucaliptos e direito a uma pequena clareira. Segui-o rapidamente o que me valeu uma queda apoiada com o cotovelo numa pedra. Mas como sabia que aquilo devia ser perdizes não perdi tempo. E eis que as vejo levantar em frente ao cão que as encontrou nessa pequena clareira. Grito á malta que vai acima. Ouço um tiro. Entretanto a segunda perdiz após levante vira e contorna em direcção ao vale. Passa-me a uns 20 metros entre os eucaliptos. Eu numa pequena brecha descortino a perdiz e disparo. Esta cai pela encosta abaixo e dentro de uns silvados com algum mato á volta. Que puta de sorte Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
Bem que bati o terreno com o cão mas nunca consegui encontrar o local da batida da perdiz. Ainda cai dentro das silvas ehehe... Foi pena pois ficou uma bela perdiz para os bichos. E há alguns por lá e bem grandes...
No final ficaram só 3 perdizes mas caçou-se á séria!!!
Para terminar um belo almoço e em boa companhia. Comida simples mas boa: medalhão de carne com arroz e batata frita.
Depois despedidas e arrancar em direcção a casa pois havia mais 3 horas de viagem que correram bem...
E assim fica fechada a época da perdiz!
Saudações Cinegéticas!
rufi
Membro Experiente
Membro Experiente

Nº. Mensagens : 534
Ocupação : Professor de EV
Pontos : 557

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyDom Jan 25, 2015 4:45 pm

Boas amigo! fixe

Tu a sofreres atrás das Perdizes fixe e eu a sofrer fechado em casa nofixe ! Gripe do c...Evil or Very Mad Mad Evil or Very Mad !!!

Para outubro há mais Perdizes! fixe

Grande abraço!
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyDom Jan 25, 2015 6:35 pm

Exacto para o ano há mais.
Agora é altura de começar a preparar já a nova época a todos os níveis para assim termos dias de caça memoráveis! fixe
As melhoras Artur!
rufi
Membro Experiente
Membro Experiente

Nº. Mensagens : 534
Ocupação : Professor de EV
Pontos : 557

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptySeg Jan 26, 2015 11:33 am

nelson oliveira escreveu:
Exacto para o ano há mais.
Agora é altura de começar a preparar já a nova época a todos os níveis para assim termos dias de caça memoráveis! fixe
As melhoras Artur!

Obrigado amigo!
Já estou melhor e hoje já estou a trabalhar.fixe  Depois de uma semana no choco, até já estava a achar faltas dos alunos! Twisted Evil  

Abraço!
nelson oliveira
Aprendiz
Aprendiz
nelson oliveira

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 EmptyQui Fev 19, 2015 10:14 pm

BALANÇO FINAL ÉPOCA CINEGÉTICA 2014/2015

POMBOS: 14

ROLAS: 4

PATOS: 4

CODORNIZES: 13

PERDIZES: 36

LEBRES: 7

TORDOS: 11

E assim chegamos ao fim de mais uma época de caça. De uma forma geral a caça continua num situação periclitante e preocupante...
E isso constatei com a minha própria época.

Em relação ás migratórias de Verão estas continuam assim assim. os pombos continuam a dar alguns dias razoáveis e as rolas embora tenham passado mais do que é habitual não me parece resultado de melhorias mas sim resultado de um tempo muito específico e que levou a alguns bons dias de rolas.
Patos parece-me razoável.
Codornizes das poucas vezes que cacei dou para fazer algo e dou para entreter...

Caça geral: os coelhos continuam uma lástima e isso nota-se em todo o País, embora haja registos de algumas melhorias. Mas em termos clínicos considero que os coelhos estão num estado crítico e lastimável.
Perdizes foi o melhor ano que tive e resume um pouco a realidade do País. De uma forma geral foi um bom ano de criação das perdizes bravas.
Lebres embora menos devido a problemas semelhantes aos coelhos ainda deu para fazer uns abates engraçados.

Caça migratória de Inverno: resumo facilmente, pombos fraco, tordos fraquíssimo e talvez o pior ano deles desde que caço. Galinholas fraco. E com isto está tudo dito no que á caça diz respeito.

De resto, tive belos dias de caça, cacei muito e por vezes de forma tão intensa e claro a companhia ( menos vezes do que queria ) do meu grupo de amigos que torna a caça ainda mais especial.
e claro o único dia em que cacei com o meu Pai fica-me marcado pois deu-me imenso prazer!!!
Agora limpar armas, tratar dos animais, fazer uma ou outra espera aos javalis e claro ver da caça, das zonas de caça e tratar da caça...
Boa continuação a todos e bom defeso! Aproveito e lanço um desafio: organizem um ou outro convívio pois o defeso é grande e se nesse convívio podermos usar os cães melhor. Um ex: largada de perdizes com rabisco...
Saudações Cinegéticas!!! fixe

Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015   OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 - Página 8 Empty

OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 8 de 9Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Jornadas de Caça «-