* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  O homem do anzol de ouro Button10  O homem do anzol de ouro 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 O homem do anzol de ouro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
jmet
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 80
Idade : 72
Localização : lisboa
Ocupação : jornalista
Humor : bom
Data de inscrição : 27/12/2011
Pontos : 210

O homem do anzol de ouro Empty
MensagemAssunto: O homem do anzol de ouro   O homem do anzol de ouro EmptyQui Out 17, 2013 10:46 am

Os tempos eram outros (há 20 anos ou mais) e aquele era um concurso e tanto.
Parte das zonas da prova, organizada já não me lembro porque clube,  espraiavam-se do lado da vila de Coruche até ao fim da vinha que por lá havia, acima da praça de touros. E na outra margem havia mais zonas. Do açude até, pelo menos, à ponte.
Foi a única vez que me lembro de serem utilizadas as duas margens do rio para uma prova. Depois, com a entrada em funções da pista de Santa Justa, nunca mais houve necessidade de tal solução, problemática em termos de pesca e, até, perigosa.

Calhei frente à vila e fui tirando uns barbitos, como grande parte dos pescadores que estavam na minha zona. À beira do fim, ferro um barbo com bem mais de um quilo. Esforcei-me para que não invadisse o pesqueiro do lado esquerdo, mas em vão.
Preparava-me para devolver o peixe à água, quando o companheiro cujo pesqueiro tinha sido invadido me dissuadiu de o fazer. “Ponha o peixe na manga, amigo. Com um barbo desses não tinha alternativa. Faça favor”.

Agradeci, aproveitei a gentileza e fixei melhor o simpático pescador. Era um jovem, com cerca de vinte anos, aproximadamente metade da minha idade, do CAP de Setúbal.

O segundo ou terceiro lugar na zona permitiu-me ganhar um anzol de ouro.  Facto que, apesar de não me ter deslumbrado, me soube muito bem (sempre é um prémio mais adequado, significativo e elegante que um televisor, uma maquineta de café ou um presunto...). Mais impressionados que eu com tal troféu ficaram os meus familiares e amigos.

Cerca de dois mais tarde voltei a ter o privilégio de ficar ao lado do mesmo jovem, numa prova do regional de clubes da Associação do Centro, em Santa Justa.
E, meus amigos, fiquei simplesmente maravilhado com os seus progressos técnicos. Encostava a bóia aos ramos das árvores da margem contrária com uma facilidade impressionante. A minha bóia, embora eu me considerasse um bom lançador, ficava uns dois ou três palmos aquém da dele. A fisgar era outro portento. Bolas de bicho praticamente em cima da bóia.

Fez primeiro da zona, claro. A grande distância do segundo, que por acaso fui eu, com poucos gramas de diferença do terceiro e do quarto classificados.

O nosso reencontro foi uma festa.

Um ou dois anos mais tarde voltei a encontrá-lo ao balcão de uma loja de pesca que então havia em Cacilhas (já encerrada há bastantes anos), ao lado de uma capela.
Nova festa, como não podia deixar de ser.
Comprei-lhe uma cana telescópica de quatro metros, muito fina, e aceitei a sua sugestão de a transformar numa cana de inglesa, para pescar curto. Mandei pôr-lhe um cabo em cortiça e acrescentar-lhe passadores. Ainda hoje pesco com ela.

Depois destes encontros, nunca mais voltei a ver o gentil parceiro.

Ano após ano, sempre que topava com o anzol de ouro invectivava-me por nunca ter perguntado o nome ao jovem que, na prática, mo oferecera.
Durante perto de 15 anos de competição de rio (a nível regional, entenda-se) fiz alguns conhecidos, mas nenhum amigo ou conhecimento mais forte fora do círculo dos clubes que representei.
A não ser o jovem do CAP de Setúbal.
Daí a minha mágoa ser ainda maior, por não lhe poder dar um nome.

Até que...

Recentemente, estando eu na loja “Bem Pescar”, em Moscavide, do meu estimado amigo Basílio (um ex-companheiro de clube), eis que entra um vendedor, que me cumprimentou como se já se tivesse cruzado comigo. Eu também tinha uma vaga ideia de o conhecer.
Às tantas ouvi a palavra Setúbal, no diálogo entre eles. Interrompi-os, de chofre, e perguntei ao recém-chegado:
- O amigo é do CAP de Setúbal?
- Sou.
- Então deve conhecer um rapaz do CAP que trabalhou numa loja em Cacilhas.
- Sou eu.
Trinta quilos a mais e metade do cabelo a menos (de parte a parte) levaram a que não nos tivéssemos reconhecido imediatamente.

Este reencontro não foi apenas uma festa. Foi uma festa muito emocionada e culminada com um grande abraço.

A nota menos grata é o facto do meu amigo ter deixado a competição e mesmo a pesca de rio, há cerca de oito anos, para não prejudicar muito a vida familiar. É uma pena, pois é um pescador de inglesa fantástico.

Finalmente, caros companheiros, sinto-me mais leve.
Saiu de cima de mim o peso de não saber o nome do homem do anzol de ouro.

BALSINHA!... Chama-se BALSINHA.

É funcionário da Anaquático e vende produtos NBS.

Nunca o esquecerei.
Ir para o topo Ir para baixo
brunogomes
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 748
Idade : 42
Localização : Feijo
Ocupação : caça e pesca
Humor : muito
Data de inscrição : 07/10/2010
Pontos : 800

O homem do anzol de ouro Empty
MensagemAssunto: Re: O homem do anzol de ouro   O homem do anzol de ouro EmptyQui Out 17, 2013 11:52 am

Conheci essa loja ao lado capela mesmo em frente a chocheira outra loja de pesca que por lá se mantem , gostava  muito de la ir fixe
foi lá me me ofereceram uma primiras canas da boia era muito puto vai na volta ate foi o balsinha fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
castro pedro
Membro Veterano
Membro Veterano
castro pedro

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1961
Idade : 52
Localização : BELGICA(PAREDES DE COURA) FERIAS
Ocupação : SECTOR DO METAL
Humor : SEMPRE
Data de inscrição : 24/11/2011
Pontos : 2233

O homem do anzol de ouro Empty
MensagemAssunto: Re: O homem do anzol de ouro   O homem do anzol de ouro EmptyQui Out 17, 2013 1:47 pm

bonito....

fixe fixe fixe fixe fixe fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Batista
Membro Experiente
Membro Experiente
Mário Batista

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 610
Idade : 60
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : Manutenção automóvel
Humor : Tristezas não pagam dívidas...
Data de inscrição : 10/08/2013
Pontos : 750

O homem do anzol de ouro Empty
MensagemAssunto: Re: O homem do anzol de ouro   O homem do anzol de ouro EmptyQui Out 17, 2013 2:39 pm

EHEHEHEHEHE....

Efectivamente o Mundo é bem pequeno ......

Grande companheiro esse Balsinha e dos poucos que se pode retirar um parecer de qualidade.

Aquele abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

O homem do anzol de ouro Empty
MensagemAssunto: Re: O homem do anzol de ouro   O homem do anzol de ouro EmptyQui Out 17, 2013 7:10 pm

Feliz reencontro...fixe muito bom...gosto mesmo de ler...fixe fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
jorgemeida
Moderador
Moderador
jorgemeida

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9468
Idade : 58
Localização : lisboa
Ocupação : eletrecista--desempregado
Humor : razoavel
Data de inscrição : 19/04/2012
Pontos : 10917

O homem do anzol de ouro Empty
MensagemAssunto: Re: O homem do anzol de ouro   O homem do anzol de ouro EmptyQui Out 17, 2013 10:37 pm

Bonito

kaci fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1727
Idade : 46
Localização : Estremoz
Ocupação : -----------
Humor : depende da lua
Data de inscrição : 09/09/2012
Pontos : 1864

O homem do anzol de ouro Empty
MensagemAssunto: Re: O homem do anzol de ouro   O homem do anzol de ouro EmptyQui Out 17, 2013 10:49 pm

Allo..


Muito bem ya..

Mas (Balsinha) , é assim meio balseiro.. Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




O homem do anzol de ouro Empty
MensagemAssunto: Re: O homem do anzol de ouro   O homem do anzol de ouro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

O homem do anzol de ouro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Apresentação O Anzol
» Quem mordeu no anzol???
» Que tipo de anzol usar num vinil de achigã?
» Como dar o nó numa Rapala ou anzol? Veja aqui
» Quero ser homem como a mãe

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Pesca - :: » Notícias/Debates «-